Baterias de carro e suas diferenças
Todo veículo exige o uso de pelo menos uma bateria. Seja carro, ônibus, caminhão ou motocicleta. É assim porque toda a mecânica exige uma fonte de energia elétrica que deve estar armazenada em algum lugar.
Esse lugar chama-se bateria, ou acumulador de energia. Como já dito em outro post, podemos comparar uma bateria com a caixa d’água de nossa casa.
Mas mesmo em nosso país, certas normas tem que ser obedecidas pelas indústrias para que haja o máximo possível de semelhança entre os mesmo produtos fabricados por fábricas diferentes. Basta ver quantas marcas de baterias nós temos no mercado.
Também os modelos de veículos citados no início tem suas diferenças básicas e poderiam ter baterias bem diferentes uma das outras. Um carro poderia exigir bateria de 38 volts, outro de 24 e assim por diante.
Sistema elétricos
Antigamente as regras giravam em torno dos veículos, principalmente de passeio, com sistemas elétricos de 6 volts. Evidentemente que o avanço exigiu que se aumentasse essa capacidade de energia e então rapidamente as fábricas adotaram o sistema de 12 volts, que é usado até os dias de hoje no Brasil.
Então qual é a diferença entre elas? O tamanho e o uso. Alguns ônibus e caminhões usam duas baterias de 12 volts ligadas em série criando um sistema de carga de 24 volts. O resultado é bom para veículos grandes, como esses, que necessitam de mais voltagem e tem mais espaço para armazenar duas baterias de 12 volts e 150 amperes hora.
Baterias de carro e suas diferenças básicas
É verdade que em alguns veículos mais restritos, como empilhadeiras e outros, se usam baterias de 24 volts. Mas são um número insignificante perto do tamanho da frota brasileira.
O tamanho de uma bateria é proporcional a sua capacidade de armazenar energia, assim como uma caixa d’água que comporta 500 ou 1000 litros também varia de tamanho. No caso da bateria de caminhão temos uma capacidade de 150 AH (Ampére/hora) ou mais.
Já no caso das baterias de automóveis a força varia de 40 A a 90 A (utilitários de luxo) , mas são de tamanhos bem inferiores.
No caso das motocicletas o tamanho é minúsculo se comparado com as dimensões das baterias automotivas. Nesse caso elas também são 12 volts, mas variam na capacidade/hora de 5 a 12 amperes. É como se fosse um balde perto de uma caixa d’água.
Mas podemos colocar uma bateria maior ou mais forte em nosso carro? É sempre bom obedecer o manual de fábrica. Além disso, depende do espaço disponível. Quanto a voltagem, ela não varia nos carros brasileiros. (sempre 12 volts)
Também é bom pensar no avanço tecnológico dos alternadores. Basta lembrar dos caminhões mais antigos que usavam baterias de 150 A e seus alternadores eram de baixa potência. Mesmo assim, os cuidados com uma bateria continuam os mesmos.
Mas no caso de troca do modelo da bateria, sempre devemos levar em conta o custo. Quanto mais forte a bateria, mais cara vai ser. É assim por implicar em mais energia, e consequentemente mais chumbo, que é o material mais caro na fabricação de uma bateria. Pelo menos aqui no Brasil.
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O que diferencia em uma bateria quantidade de Amperes? Baterias com caixas menores acumula pouco Amper e caixas maiores acumula mais amperes?
Ola Thiago. Sim. Nas baterias tradicionais, de tecnologia com uso de chumbo, quanto maior a amperagem/hora maior será a caixa exatamente pela quantidade de placas de chumbo que precisa ter.Uma bateria de 45 Amperes hora significa que nós podemos tirar dela 45 amperes em uma hora, quando ela estará completamente sem carga. Em termos práticos seria o seguinte: uma lampada de farol baixo consome cerca de 5 amperes. Duas lampadas seriam 10 amperes (p/v= i ou A). Se você deixar o seu farol ligado a bateria vai arriar 50% em 4 horas e 100% em cerca de 9 horas. (esses valores podem variar dependendo da qualidade da bateria). Quanto mais amperes a bateria tiver(40, 45, 60, 70 etc), mais horas de carga ela vai ter. Seria como aumentar a caixa de água da sua casa para ter mais reserva.
com todo o respeito, um veículo com faróis ligados, a bateria não aguenta nem duas horas. talvez você tenha se confundido com as lanternas, essas talvez dures as quatro horas .
Olá Marcos. Na verdade é o tempo para ela descarregar totalmente, e não apenas arriar. Seria uma descarga total.
Quanto mais equipamento no carro a amperagem deve ser maior
Olá Fernando. Obrigado por participar. É verdade. Quanto mais equipamento maior a amperagem. Mas temos observado que alguns carros saem de fábrica com todos os equipamentos e a bateria é de 40Ah. Quando perguntamos o motivo as montadoras respondem que fizeram testes e as baterias de 40Ah resistiram por mais de 2 anos. Ou seja: em milhares de carros produzidos dá para imaginar a economia feita ao usar bateria de 40 em vez de 60… Abraços.
Boa tarde tenho uma empilhadeira motor 2.0 ap uma bateria marca Tudor45amp roda sem problema ou nao
Olá Rafael. Se a partida for leve não vejo problema nenhum.
Bom dia, Fernando! Tenho um Pálio 96 e a bateria me deixou na mão. Tem dois rapazes querendo me vender, um uma bateria selada Heliar de 48 ah por 150,00 reais e o outro um bateria Moura usada de 60 ah usada por 140, o que vc me recomenda? Mto obrigado!
Olá Claudio. Se a heliar for nova o preço está muito bom. Já uma bateria usada tem que passar no mesmo teste de uma nova. O problema é que não tem como saber quanto tempo ela vai durar. Pode ser comprar gato por lebre.
Se eu colocar uma bateria de 150. No meu carr no lugar da de 70 faz alguma diferença corre risco d queimar algo?
Olá Igor. O que pode acontecer é o seguinte: se a bateria de 170 descarregar totalmente ela deve ser levada até um carregador porque obviamente vai forçar o alternador se vc usar ele para tentar carregar a bateria. E o alternador pode queimar nessa situação. Mas se ela estiver carregada, então não vejo problemas. é manter a caixa de água cheia pra não queimar a bomba. Abraços.
Com a nomartiva do Inmetro ten diferença entre as marcas, já que todas tem selo.
Olá Fabio. Obrigado por participar. Realmente o selo do INMETRO veio para criar normas que ajudaram em muito o consumidor. Muitas fábricas estavam se aproveitando da total falta de fiscalização do setor e vendendo gato por lebre. Melhorou muito esta parte. Até as baterias estão vindo mais pesadas. Abraços.
Sua resposta me tranquilizou muito! Comprei uma bombinha d’água para meu trailer que traz no rótulo a seguinte informação: “Max Amp: 1,8A” Logo pensei que tinha comprado equipamento errado, pois minha bateria é de 60A. Imaginei que a amperagem da bateria queimaria a bombinha. Agora, com sua excelente explicação, compreendi que estava confundindo Tensão com Amperagem. Obrigado.
Bom tarde! Meu avô tem um gol bola, que está com uma bateria Heliar 12V 60Ah 320A, ele me pediu para comprar on line uma bateria nova para trocar, posso pedir qualquer bateria de 60Ah ou precisa ser igual a que está no carro?
Olá Edmilson. Se ele quer uma bateria top então repita a marca. Também tem a Moura,Ac Delco, Tudor. São todas boas. Colocar uma muito barata pode falhar na hora que mais precisar, além de durar menos.
Boa noite,
Meu carro veio com bateria de 60 amperes de fábrica, mas no caso, eu posso utilizar uma de 48? Qual seria o risco em usa-la?
Obrigada!
Olá Paula. Normalmente não é recomendável diminuir a amperagem da bateria em relação a que veio de fábrica. O que é mais permitido, se houver espaço, é o contrário. O risco seria como uma caixa de água menos com o mesmo consumo da anterior que era maior. Uma hora ficar sem carga.
Boa tarde. Meu filho tem uma moto de 6v e 4ha, só que ele cresceu e essa moto não aguenta mais ele como antes. Queria saber se eu colocar uma bateria de 12v e 9ah e trocar o capacitor que é bi-volts resolve meu problema ou se tem outra alternativa. Desde já agradeço!
Olá Danilo. O mais importante é saber a capacidade do motor. Veja se ele é apenas de 6 Volts ou suporta 12. Deve ter alguma referência no brinquedo sobre isso.
Tenho um Jetta 2013 2.0, a bateria é caixa alta ou baixa ?, saiu de fabrica com 12V e 72a, posso usar uma de 75a ? Obrigado.
Olá paulo. Obrigado por participar. Segundo o aplicativo da Moura sua bateria de reposição é um 75 LD com a caixa um pouco mais alta do que a 70. Quanto a amperagem é tudo semelhante (72,70,75) o que pode mudar é tamanho e instalação.
Oi Fernando, bom dia. Tenho um Fusca 6 volts. Ela arriou e tenho 2 perguntas: Em uma emergência, pode-se utilizar uma bateria 12 volts para chupeta rápida? Outra pergunta, essas baterias de 6 volts não são seladas. É possível tentar salva-las de alguma forma, pois sinto que ela ainda tem força. Bom, pelo menos, quando ando com o carro, quando paro e preciso dela,vela responde.
Muito obrigado!
Olá Mauricio. Obrigado por participar.Veja bem. Tudo que for 6 volts no seu carro e estiver ativo no momento da chupeta de 12 volts vai sofrer e pode queimar. Por exemplo : rádio, relé de seta e outros. O arranque também vai, mas a longo prazo, o que acontece mais quando todo o fusca é convertido para 12 volts, mas mantem-se o arranque de 6 por diferença na bitola do induzido e caixa de marcha. A chupeta vai ter que ser muito rápida e com a certeza de acessórios desligados no momento que acontece. Quanto a bateria de 6 ainda, existe mão de obra para reforma delas.Basta se informar em um revenda ou pela net.Abraços e cuide bem do seu Fusca!
Oi queria saber o meu carro a bateria dele é de 48 amperes eu posso mudar pra uma de 60 amperes quais riscos posso ter na mudança pode danificar o alternador?
Olá Stephanie. Qual é o modelo e ano do seu carro?
Meu carro é um fiesta ano 98
Olá Stephanie. O aplicativo da fábrica diz que tem que ser uma bateria 48. No caso uma de 60 exigiu adaptação, como por exemplo retirada da caixa onde ela fica. Foi adaptar demais na minha opinião, visto que uma de 45 ou 40 serviria bem.
Mais eu queria saber se eu posso por uma de 60 am ou nao pq pode prejudicar alguma coisa do meu carro?
Não vejo problema elétrico nenhum nisto. Inclusive, quando o espaço permite, é a preferência dos consumidores e indicação da fábrica. Eu não me preocuparia com isso. Meu Uno, por exemplo, saiu de fábrica com uma bateria de 40. Hoje eu uso uma de 60 e isso já tem anos. Fique tranquila.
Meu amigo bom dia tenho uma uno 06 gostaria de saber o seguinte ela tem ar bateria de 60 faz diferença se eu colocar uma de 50?
Olá Renan. Se a recomendação de fabrica for a de 60 é porque testes foram feitos com ela e com outras menores.O oposto também vale. O Fox, por exemplo, sai completo com bateria de 40. A fábrica informa que foram feitos testes de 4 anos antes de usar na linha.
Meu carro é um fiesta ano 1999/2000 e usa bateria com 45 A.
Não consegui comprar uma de 45A e coloquei uma de 60 A.
Posso ter algum problema?
Ola José.Não haverá problema a não ser o de espaço por ela ser maior. Seu carro tem um bom alternador. Hoje em dia as baterias de reposição são quase todas de amperagem maior.Abracos.
GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE.. SE EU COLOCAR UMA BATERIA DE 48A SENDO QUE A ANTERIOR ERA DE 60A POSSO TER ALGUM PROBLEMA?
Olá Rebeka. Depende do carro. Se ele tiver ar condicionado e acessórios, além de um motor mais pesado, a de 48 vai durar menos. Seria como se vc trocasse a caixa de água da sua casa por uma menor, mas o consumo continua o mesmo. No caso iria faltar água. Mas se for um carro mais simples possivelmente não vai interferir em nada.
Ola , instalei um som maos ou menos potente com um modulo de 1600. Tenho um celta 2013 . Qual bateria devo usar . O celta tem ar condocionado.
Olá Vanessa. 60A, não é necessário mais do que isso. Basta saber usar o som e a bateria. Isto implica em usar ele mais com o carro ligado, ou dar pausas e ligar o motor para compensar. Outra opção seria instalar outra bateria somente para o som. Normalmente os instaladores colocam ela no porta-malas. Uma chave também é instalada para que vc consiga carregá-la em outras situações como dirigindo no dia a dia. Mas lembre-se que em qualquer situação seu alternador vai ser mais exigido. A vantagem é que ele deve ser de 90A por causa do ar-condicionado. Obrigado por participar.
Boa noite, a referência da bateria da minha moto e 12v 9.1amperes, posso usar uma 12v 7amperes?obrigado.
Olá Jonatas. Muitos fazem esta troca por amperagens mais baixas. Mas no caso de motos não é recomendado por causa da baixa amperagem das baterias e o aumento de tecnologia eletrônica. Ela pode arriar mais fácil e durar menos. Mas se for uma caso de não se encontrar a peça, então seria única solução. Abraços.
Boa tarde Amigo
Estou com uma dúvida, fui fazer transferência de carga na bateria de um pálio agora, e logo que o carro do meu colega deu partida, o meu desligou, e a bateria que estava arriada agora era a minha. Ele fez transferência de carga na minha bateria mas a bateria dele não tinha carga suficiente pra isso talvez, então meu carro está na rua agora. Minha dúvida : minha bateria e de 45 Amperes(Ford Fiesta 2001) a do meu colega e de “60 Amperes” (Palio 98) a diferença de amperes pode ter ocasionado algum problema, e possível q a bateria dele tenha puxado toda minha carga? Ele deu uma volta c/ o carro dele é fez carga na minha bateria novamente, mas ele não segurou a carga e em 10 min descarregou . Obs: minha bateria tem alguns anos de uso
OLá fernando. Não, sua duvida não procede. A maioria dos auxiliares de partidas profissionais tem menos de 40A. O único perigo em fazer uma chupeta de emergência é inverter os cabos. Mas isso iria causar muitas faíscas e assustar vc. Creio que sua bateria deu o último suspiro. Mas somente um teste final em uma loja especializada vai confirmar isso. Abraços.
Tenho um Sonic Sedã 2012 e ele começou a apresentar queimas constantes de lâmpadas e alguns problemas elétricos.
Verifiquei que a bateria dou trocada… No manual informa 12v 60Ah.
Fisicamente está montada uma 12v 45Ah.
Isto pode ter influenciado nos problemas elétricos?
Olá Marcelo. Não. A bateria não afeta a parte elétrica apenas porque aumentou a reserva de carga dela, que são os 60A. Verifique a qualidade das lâmpadas e cite quais são os outros problemas elétricos.
Tenho um Corolla 2012 completo, minha bateria original é de 50ah. Preciso trocar se eu mudar pra uma de 70ah , terei problemas com alguma coisa elétrica no carro ? E o alternador não dará problema? Pq tenho um som razoavel.
Olá Wagner. O alternador do seu carro é projetado para o consumo elétrico dele. A bateria, hoje eme dia, é bem assistida em quase todas as situações, como seria no caso de uma de 70. (isto para uso normal do dia a dia) O problema pode ser espaço para a bateria no carro e uso inadequado do som, como ficar horas escutando com o motor desligado. Neste caso pouco vai mudar. Abraços.
A bateria da minha moto é de 8 ah , posso usar uma de 10ah?? Ela é com injeçao eletronica e alarme…
Olá marcio. No caso de moto o correto é repetir a bateria original. O sistema de reposição de carga de uma moto é mais fraco e pode estragar com uma bateria mais forte. Não é recomendável neste caso.
Olá, tenho um Citroen C4 Lounge e preciso substituir a bateria. Gostaria de sugestões de bateria para repor a original de fábrica tendo em vista algumas características. A maior parte do tempo (3x ao dia) o carro percorre distâncias curtas (2 km por percurso – 6 km por dia). Possui ar-condicionado (sempre ligado), cambio automático além de dois amplificadores de som além dos itens de série de um carro Citroen (quase tudo é digital).
Pesquisando na Internet, identifiquei que o alternador de fábrica é um 14v-150a. Com esse cenário, qual bateria seria indicada para substituir a original com uma capacidade adequada de amperes?
PS – Parabéns pelo prontidão em responder perguntas e pelo projeto do site.
Olá marcos. O uso que vc relata é o normal e suficiente para manter a carga da bateria em dia. O aplicativo da Moura indica para o seu carro uma bateria 75 LD, que é uma excelente bateria com boa reserva e capacidade de recuperação de carga. Confirme no revendedor a peça. Vc estará bem servido com esta marca. Abraços.
Possuo um Corolla 2013/2014 GLi 1.8, automático, completo (adquirido em Junho/2013) a bateria original dele é uma Heliar 50Ah, ontem (27/Maio/2016) a bateria deu sinais de necessidade de troca (descarregou e tive que dar uma chupeta pra poder pegar). Passei hoje numa loja de baterias e o vendedor me deu duas opções da bateria Heliar de 52Ah e 60Ah, como o vendedor fez o mesmo preço, independente da amperagem, optei pela Heliar de 60Ah. Isso pode acarretar algum problema no meu carro por não ser a mesma amperagem da que veio de fábrica ? Será que essa bateria estava mesmo no tempo de trocar mesmo ? Qual o tempo médio de vida útil de uma bateria ?
Olá Wagner.O tempo de vuda util da vateria de dois anos a três anos para o seu carro é normal. Quanto amperagem a diferença vai ser apenas que vc ganhou mais capacidade de armazenamento de energia. Ela deve até durar mais. Inclusive na reposição as fábricas de baterias estão aplicando baterias maiores, se couber.
Bom dia meu amigo, tenho um Sentra 2010 e o mesmo apresenta problemas para dar partida pela manhã e quando demora um certo tempo desligado. Ele até dá 2 solos mas se não pegar já fico sem bateria. Já substituí a bomba e filtro de combustível, uso gasolina aditivada e sempre mantenho o tanquinho cheio de premium… será que a tensão da bateria não consegue dar conta da partida e ao mesmo tempo de enviar o combustível pra régua no motor? Já pesquisei um pouco e alguns me dizem que tenho mesmo que trocar, até porque ela já tem mais de dois anos… outro detalhe é que, quando dou a “chupeta” notoriamente o motor de partida gira bem mais rápido e o carro pega rapidinho… o que poderá ser? Obrigado pela atenção!
Olá Alexandre. Obrigado por participar no site. Não tenha dúvidas em trocar a bateria. Mas tenha sempre em mente que a maioria dos carros precisa pelo menos funcionar mais, de preferência todos os dias por uns 10 minutos. Este tempo em marcha lenta irá manter sua bateria carregada. Medir a carga do alternador é essencial e o próprio vendedor da bateria pode fazer esta medidas. Abraços.
A duvida e .bateria a gel . pode ser usada de lado ??? Esta em uma moto ??
Olá Fernando, tenho um Fusca 1978, 1300L ele ainda é dínamo em vez do alternador. O ideal seria eu colocar uma bateria de 48Ah ou existe a possibilidade de colocar uma de 60Ah? Existe algum risco de colocando amperagem de 60? A propósito, me indica algum período de atividade para que ele não perca a carga?
Olá Vinícius. De fato o gerador vai trabalhar menos com uma bateria de 48 ou 45, embora a sua função seja a mesma de um alternador: manter a bateria carregada. Mas no caso dela descarregar muito o gerador vai sofrer e a bateria não carrega. O risco é esse. Mas por outro, lado se o carro for de uso diário, a bateria de 60 tem mais força na partida. O certo em um Fusca é ligar todo dia e manter meia aceleração por cerca de 10 minutos. Também existe a possibilidade de instalar um alternado no fusca e aumentar a corrente fornecida ao sistema elétrico.
Boa tarde,
Possuo um Citroen C3 e gostaria de saber qual seria a bateria ideal para este tipo de veículo, se 45Ah é suficiente ou se seria necessário uma de 60Ah ou até 75Ah.
Obrigado!
Olá Rafael. Obrigado por participar no site. Segundo o aplicativo da Moura a bateria do seu carro na reposição deve ser uma 50A ou 48A. Uma maior vai depender do espaço no carro.
Boa noite.
Tenho uma carro modificado, uma parati turbo 1.6 AP 95/96, injeção fueltech com 4 bicos 120lbs. A bateria ficou parada durante 6 meses.
Nessa semana, quando ligamos a bateria ela funcionou e carrega normalmente enquanto andamos. Porem, de um dia para o outro ela não segura carga e acabamos então por fazer uma chupeta. Só assim o carro funciona.
Atualmente, estou usando uma bateria 60 amperes.
Será que uma nova bateria de 60 amperes daria conta de ligar e alimentar o carro ou seria melhor adquirir uma com mais amperes?
Muito obrigado e parabéns pelo site.
Olá Juliano. Se a bateria é mesma de 6 meses atrás, então eu sugiro uma carga lenta. Se ela estiver em condições normais, vai manter a a carga e vc pode usá-la tranquilamente. Uma chupeta e andar com o carro não carrega a bateria completamente e por isso ela descarrega. Mas se depois de carga lenta e um teste ela acusar defeito, uma de 60A atende bem a situação.Abraços e obrigado por participar.
Boa noite.
Tenho um triciclo tuk tuk,(de carga c/bau)a bateria de fábrica contem ref.6 DM 18 e custa R$450,00,gostaria de saber se posso usar uma bateria de 30 amperes( de jet squi)mais barata para substituir a original que apresentou defeito?
agradeço antecipadamente.
Olá Antonio. Neste caso é preciso comparar as amperagens e tamanho. A diferença de amperagem não pode ser muita. Procure saber a potência do sistema de carga do triciclo.
Passando só pra agradecer o meu xará responder todo mundo. Belo trabalho!
Eu que agradeço! Abraços.
Comprei um pequeno motorhome Kombi….nele ha duas baterias de 12 v 60 A cada, uma para a casa e a outra para a partida. Sucede que, quero instalar um frigobar e necessito, para a casa, uma bateria mais potente 120 ou 150 A ou duas de 60 aproveitando a que já tenho….Ha problemas com o alternador (55A/h) para carregar 1 de 60 mais uma de 120A ou as duas de 60A?? Até agora os eletricistas não me responderam com segurança.
Olá Rubens. O correto é aumentar a potência deste alternador porque existe a possibilidade de se usar equipamentos pesados por mais tempo. Um alternador de 55 vai ser forçado se as baterias estiverem muito descarregadas. Com o tempo vai haver desequilíbrio do que sai de energia e do que entra, e o estator dele torra literalmente. A bateria da partida estando separada da casa é muito importante para não ficar sem partida e energia de emergência, caso o alternador estrague (cerca de duas horas de energia sem o alternador). Os eletricista respondem como vc disse porque sabem que o alternador é apenas um repositor de carga e não um carregador. São coisas bem diferentes. O conselho é: aumente a potência do alternador (veja as possibilidades disso), coloque mais uma bateria de 60 para o motorhome, deixe a bateria da partida separada do sistema, e use com comedimento os acessórios do motorhome. Também compre um carregador de 10A para emergência em locais que tenha energia. disponível.Abraços.
OLA FERNANDO TUDO BOM,TENHO UM FORD F4000 ANO 2009 E A BATERIA DELE É DE 90 AMPERES … QUERO TROCAR POR UMA DE 150 AMPERES PARA TER UMA MELHOR PARTIDA….TEREI ALGUM PROBLEMA RELACIONADO AO ALTERNADOR ?? FICO NO AGUARDO
Olá Paulo. Se a bateria ficar sempre com carga plena, não haverá problema (O carro rodar diariamente). Mas se ela descarregar muito, ou totalmente, então terá que ser carregada por um carregador profissional para não forçar o alternador. Aliás este é o procedimento com qualquer bateria descarregada. O alternador é dimensionado para o consumo elétrico do carro, como ar condicionado, conjunto de faróis, etc.
Olá Fernando tendo em vista que aqui é o único lugar onde respondem as questões… (e parabens por isso)
Vê se você pode me ajudar, comprei um mini carro elétrico para meu filho porem a bateria não carrega mais e nem da sinal algum. A bateria atual é de 6V se eu comprar uma bateria estacionaria de 12V vou ter problemas futuros para o brinquedo do meu filho?.
Obrigado pela atenção
Olá Max. Obrigado por participar. Se a bateria original é de 6 V, significa que toda a parte elétrica do carrinho também é 6 V. Colocar uma de 12V vai queimar estas peças e o carro não vai funcionar mais.Talvez você encontre uma bateria de 6, mas com amperagem maior, o que seria possível usar e ela iria durar mais. O único impedimento neste caso seria o carregador dela que tem que ser proporcional a amperagem. Por exemplo: se você dobrar a amperagem da bateria, o carregador vai ter que ser o dobro mais forte do que o antigo. Mas tem que ser uma bateria de 6 Volts.Abraços e obrigado por participar.
Obrigado pelo retorno Fernando sua informação foi de grande valia…
Sucesso com o site e mais uma vez muito obrigado pela atenção.
Ola Fernando, eu tenho uma cb 300 modelo 2010 que necessita de uma bateria nova. A ficha tecnica dela me informou que a respectiva bateria é de 12v e 6Ah selada. Minha preferência para a bateria seria a Moura, só que tenho buscado em toda a linha e somente encontrei com amperagem 5Ah e 7Ah, ambas de 12. Sei que não posso diminuir a amperagem que vem da fabrica, e por isso queria saber se posso utilizar a Moura de 12v e 7Ah. Caso não possa, gostaria de saber um alternativo.
Olá Kath. Procure por outras marcas como a yausa, que é muito boa e talvez produza 6ah. Mas em último caso a de 7 da Moura atente bem a sua moto se o tamanho for o mesmo.
Bom dia! sempre usei a heliar nos carros que tive, minha esposa comprou uma Montana na agência e a bateria está vazando. Eles irão dar outra e questionei em é ela da a diferença é pegar uma heliar, e eles disseram que a comum e a mesma coisa que tem garantia também, que estaria jogando dinheiro fora. Favor me de uma orientação?
Olá Alexandre. As boas marcas são, pela ordem: Moura, Heliar, Ac delco e Tudor. Qualquer uma destas , com 18 meses de garantia, te atende bem. Nào sei a marca que eles vão instalar, mas a garantia não quer dizer longevidade além do tempo garantido.
Olá Fernando , tudo certo ?
Tenho um Passat GTS 86 a álcool , no momento ele está com uma bateria de 60 amp,mas já está no fim da vida útil , por motivos de economia irei colocar uma de 45 amp , há algum problema ? Ou só interfere em relação a partida a frio ?
Olá Matheus. Por ser a álcool ela vai durar pouco e pode dificultar na partida em dias mais frios. Em dias quentes, e com a partida a frio funcionando bem ela funciona normal.
Fernando, tenho um fusca 1200 e ainda 6 volts. Ficou muito tempo parado e agora estou reativando. Depois de colocar tudo em ordem após uma boa revisão. A bateria é de 2010 de 110Ah e foi pouco usada. Ao medir no voltimetro apresenta exatos 6V, mas quando dou a partida, o motor de arranque praticamente não faz nada. Até inicia algum movimento e nada. Como saber se o problema é da bateria ou do arranque? Será que se fizer uma “chupeta” colocando uma bateria de 12V em série com a de 6V, vai estragar algo? Por favor aguardo suas sugestóes. Obrigado! Paulo Lima
Olá Paulo. Obrigado por participar. Tudo que for 6 volts no carro, e estiver em contato com a bateria na hora da chupeta que vc relata, vai sofre e pode até queimar. O arranque vai girar mais rápido, a bobina pode queimar. Muitos fazem (ou faziam quando havia mais carros de 6V) isto e funciona se o carro pegar rápido. Mas não é recomendável. O correto seria aplicar uma carga lenta na bateria e depois testá-la. Outra informação: a ligação da chupeta é em paralelo, pois em série vc soma a voltagem.
Boa noite estou na dúvida qual é melhor eu copra para o meu palio 2007 1.0 com ar
Estou na dúvida de uma bateria 2 linha zetta de 50 amperis ou uma de 1 linha Moura de 40 amperis
Pois muda só a amor agem pois o fabricante e o mesmo no caso a zetta e a 2 linha da Moura
Olá jedeson. As duas são boas. Mas de 50A Moura (50ED) é a original e recomendada.
Boa noite comprei uma bateria de caixa baixa ele e de caixa alta tem algum problema ele e original e de 70 hp agora coloquei uma de 60 hp .tera alguma problema no alternador?
Olá Thiago. Qual é o seu carro e acessórios que ele tem?
Olá bom dia esqueci os faróis ligado e a bateria arriou, e agora o carro não quer mais da o arranque, acende todas as luzes mais não dá o arranque, tem como recuperar a bateria?
OLá Jelso. Se ela for nova, sim, vai recuperar. Mas de qualquer forma ela vai ter que ser carregada em uma oficina para ter certeza disso.
Bom dia, tenho um corolla 2009 tenho que trocar minha bateria, vi que a que está no meu carro e de 65ah, então resolvi ligar para cosecionaria e lá eles me indicarão uma de 45ah o que faço?
Olá Ricardo. Obrigado por participar.Segundo a distribuidora da Moura em BH a sua bateria é um 60Ah na reposição. Apenas procure saber na loja se a sua é modelo caixa alta. A caixa baixa exige adaptação. Abraços.
Ola amigo, td bem? Tenho uma L200 GLS 2005, e usava uma bateria de 70ah dessas mais baratas… Dai ela parou de funcionar, chamei a asistencia do seguro pois estava sem cabo de fazer chupeta, e vimos q realmente ela tinha ‘morrido’… Como precisava resolver na hora o meu problema, e por estar com um preço bom, acabei comprando uma bateria MOURA de 60ah, que a empresa da assistência tinha ali na hora! Fiquei meio na duvida na hora, mais ele me garantiu que nao tonha problema, e q por ser de marca boa, duncionaria ainda melhor do q a q usava…! Por isso cheguei ate aqui, e gostaria de saber se realmente o q ele disse tem fundamento!! Obg!!
Olá Vinícius. O que ele quis dizer é que uma Moura de 60A é semelhante ou melhor do que uma de 70A de marca desconhecida. Ou seja: a mais barata é 70 na etiqueta e por dentro é 60. Mas a bateria correta do seu carro é uma 70A real, Moura, Heliar ou outra marca conhecida com selo do INMETRO.
Mais posso usa-la sem problemas no meu carro? So ira mesmo afetar a cida util da bateria, sem danos para o meu carro? Agradeço pela atençao!!
Somente a vida útil vai diminuir. O resto é a fixação dela no carro. Se ela ficar firme e na mesma posição não tem problema.
Boa tarde a minha bateria é de 65A eu posso colocar uma de 60A o meu carro tem som tem problema fazer essa troca?
Olá Josué. Não tem problema trocar uma de 65 por uma de 60. São quase idênticas. A não ser que uma seja maior em altura do que a outra. A referência hoje do INMETRO é 60Ah e não mais 65Ah.
Olá, tenho um SienaEL 2010 e a bateria é de 50A Moura, só acho bateria Moura de 48A posso fazer a troca ou seria melhor colocar uma bateria Moura de 60A.
Grato.
Luiz
Olá Luiz. Pode colocar ade 48. Ela é quase idêntica a de 50. Somente é um pouco mais baixa. A de 60 também pode. Mas se a de 50 for a original, então durou muito e a de 48 acompanha. Além disso vc vai economizar na compra.
Me tire uma dúvida compreu uma moto elétrica pra minha filha e a bateria está descarregando rápido vou comprar outra a que está na moto é 6 v 8 ah posso colocar uma 6v 4,5 ou vai me dar algum problema? A ah pode ser diferente?
Boa tarde Fernando,
Meu padrasto tem uma moto nxr 150 bros da honda ano 2011 de bateria heliar 12 v 5 Ah que descarregou. Na casa dele possui um carro gol 2008 de bateria moura 12 v 60 Ah. A minha pergunta é se dá para fazer uma conexão entre as baterias (do carro para a moto) sem afetar a parte elétrica da moto, tendo em vista a grande diferença de amperagem e mesma tensão (12v). Em caso positivo quanto tempo deve ser realizado a conexão e qual o cabo ideal para essa conexão (a que ele possui é um cabo de conexão entre baterias de 300 A). Desde já agradeço qualquer esclarecimento.
Olá edmilson. Você pode usar a bateria do gol apenas para fazer uma chupeta. Ou seja: apenas para fazer a motor pegar. Para carregar a bateria vai s necessário ela ficar e uma carga lenta com carregador apropriado. Os perigos são os mesmos de uma chupeta para carro: possíveis curtos, com o positivo encostando em partes metálicas, inversão de polaridade, e alguma faísca que possa inflamar gases da bateria (bem mais raro de acontecer). Mas o que tenho visto é que quando a bateria da moto está descarregada, e a medida dela acusa menos de 12 volts, então ele está com defeito. A não ser que seja muito nova. Quanto a amperagem o que importa é o que a bateria descarregada pode puxar da carregada.(5 de 60) Seria como encher um balde usando a água de uma caixa de 500 litros. Os problemas maiores são sempre possíveis curtos no processo.
troquei a bateria do meu gol , posso utilizar a velha na minha cerca elétrica?ela ainda tava virando o motor,pois minha central não veio bateria!
Olá Carlos. Se as especificações forem as mesmas, pode sim.É preciso conferir a amperagem da bateria que seria usada na cerca elétrica.
boa tarde
amigo tenho um palio seminovo
preciso trocar a bateria e a ki estava era de 60 amp
gostaria de saber se eu colocar bateria de 40 amp eu posso colocar
meu carro e um palio 1.0 vidro e um som basico tenho duvidas ???
desde de ja agradeço
Olá evaldo. Sim, você pode colocar uma de 40A sem problema nenhum.Ela é até original da maioria dos Palios.
Ola como vai amigo,tdo bem?veja bem tenho um Tipo 95 IE estou em duvida se posso comprar uma bateria de 40A pra ele pois nao sei o total de gastos do carro quando ta com farol ligado etc,nao tenho som.Me ajude ai por favor.Grande Abraço vlw….
OLá Denir. Vou bem, obrigado. O problema de instalar uma bateria de 40 vai ser a pouca potência de partida dela em relação ao motor do Tipo. 60 A seria a ideal. Com o motor ligado pouco vai influenciar, pois o alternador repõe o que é gasto.. No mais a durabilidade vai ser menor.
boa tarde Fernando !!!
Minha dúvida é a seguinte tenho um palio 97 edx , a bateria de 45 amperes está o mesmo valor de uma bateria de 60 amperes, porém o vendedor me disse que a marca do de 45 é melhor e o tamanho seria melhor para a de 45 amp, mas fiquei na dúvida será que a vida útil , seria melhor com de 60amp.
Olá Daniela. A bateria de 60 tem mais força na hora da partida e uma reserva maior de energia. A de 45 é menor em tudo, mas é a original de fábrica e deve ser por isso que o vendedor está elogiando. A caixa onde fica ela é apropriada para a de 45. Se for uma marca top, e a diferença de preço for compensadora (o que nesta loja não é), você por instalar a de 45. O tempo de duração é muito parecido. Eletricamente as duas podem ser usadas.
Olá, bom dia Fernando Ivanenko, o que diferencia uma bateria selada de uma bateria em gel, e vale apena comprar uma em gel usada? Obrigado!
Olá Bruno. Depende do estado e se ela couber no seu carro. A diferença é que uma tem solução e a de gel tem uma substância gelatinosa, o que implica em uma vida útil maior. Mas a diferença de preço é bem grande.
Fala amigo. Desculpe mudar um pouco o foco aqui mais segue: tenho uma bateria de parafusadeira de 9,6 v e não consigo encontrar o mesmo modelo para troca. Assisti a um vídeo em que o eletricista pegava uma bateria de 12v e simplesmente ligava aos polos da máquina e boa. Você considera arriscado realizar esse ‘ artifício tecnico” rss para não perder o equipamento? quais são os riscos? posto que a máquina foi dimensionada pra 9,6v e estamos aplicando 12v?
Olá Carlos. Grato por participar. A máquina vai funcionar. Porém vai ser forçada e até girar mais depressa. Ela pode queimar ou diminuir muito a vida útil dela.
Boa tarde, meu carro é um gol G6 que veio com bateria de 48A posso trocar por uma de 90A? Vai dar algum problema eletrico no meu carro?
Olá Magno. Uma bateria de 90 não vai caber no seu carro se você estiver pensando em trocar uma pela outra. O que acontece quando colocamos uma bateria com diferença tão grande assim, é que se ela descarregar totalmente o alternador vai ser forçado e muito provavelmente não vai carregar ela totalmente. Seria necessário um carregador profissional para isso.
Boa tarde meu carro é um jetta 2.5 bateria 60 amp caixa alta.
Posso colocar uma 60 amp caixa baixa ? Coloquei uma do lado da outra na loja e diferença d altura não é mta.
Obrigado
Olá Ednaldo. Se a fixação ficou ok, então não há problema nenhum. O contrário é que poderia não dar certo. Por dentro as duas bateria são idênticas.
Prezado, comprei uma fiat toro, peguei o carro na concessionária e no mesmo dia, entrei no painel de avisos eletrônicos do computador de bordo, o computador de bordo com o carro desligado marcava 12 V, quando liguei o auto, passou para 14 V.
Olhando o manual do carro as especificações da bateria são : 70 amperes / 16 V.
Pergunto, é normal esta marcação com carro ligado 14V , ou deveria mostrar 16V já que o carro é zero km ? ou a bateria que está no carro já era usada?
Olá Branko. O correto é 14V. 16v seria o suportável de uma sobrecarga para um sistema de 12V. Ou seja: se o alternador der defeito carregando para mais, até 16 V o circuito suportaria. Sempre que você medir o alternador com um multímetro vai perceber que a medida vai estar perto dos 14V, dependendo do acessório que estiver ligado. As especificações, e o que você percebeu estão corretos. Abraços.
Fala Fernando,blz?
Tenho um Uno 2003 e quando comprei a três anos atrás estava montada uma bateria da marca Pioneiro 45Ah.
A seis meses atrás tive que trocar e,como não tive problemas nesses dois anos e meio, mantive a marca como também a capacidade.
Agora…Estou querendo colocar farol de milha.
Será que vai suportar???
Obs.:O carro tem alarme positron e som básico.
No aguardo
Olá Cássio. Como usamos o milha normalmente com o carro ligado, o que tem que suporta o sistema elétrico é o alternador.Pelo ano do seu Uno não vejo problema nenhum em continuar com a bateria de 45. No caso do alarme é trabalha em “silêncio”, e somente gasta bateria quando é acionado por algum gatuno e dispara. Também não vejo problema. E sim, a Pioneiro tem surpreendido como uma boa marca. Obrigado por participar.
Fernando boa noite , precisava tirar várias dúvidas com v. Se tivesse um email poderia enviar diretamente ou um telefone , porém seguem algumas . No caso de utilizar a bateria/alternador em um sistema que consome de 100 a 500 Watts . Poderia utilizar uma bateria de 25 A somente para a partida e um alternador de 70 A para manutenção do sistema no consuma máximo ?
Olá Marcio. Seu sistema vai gastar de 8 a 42 A. Quanto mais forte o alternador melhor. Mas um de 70 para uma reposição máxima de 40A é uma boa referência. A bateria de 25 para a partida pode ser sim suficiente. Meu e-mail é [email protected]. Abraços;
Ola, Fernando!
Bom saber que existem Profissionais De bom coração como você que gostam De ajudar pessoas. Parabéns!
Bem, Moro em Israel com minha esposa que é Judia e temos um pequeno Varro eétrico 4 rodas tipo golf cart. Ele é movido pot um motor 24volts. USA duas baterrias 12volts 70amps cada, ligadas em série que sao carregadas por enérgia elétrica. Resolvi alimentá-lo a enérgia solar e comprei um painel solar semi-fléxivel De 180watts, 36volt, 5amps, da China. Instalei-o usando um controlador De caga Minghe, também da China. Parece-me estar funcionando muito bem mais eu não
entendo bem as coisas que aparecem no display. Quem sabe você pode me ajudar e tirar minhas dúvidas. Se você river email out Whatsapp posso te enviar Fotos e as perguntas. O meu é +9720586004419
Moramos nas Colinas do Golan Israel fronteira com Syria.
Obrigado,
Abraços!
Emmanuel Távora Freire.
Olá Emmanuel. Seja bem-vindo ao site. Meu e-mail é [email protected]. Mande as fotos e mais detalhes para que eu possa te ajudar. Abraços.
Boa noite.tenho uma moto YES 125 que bateria e de 7amperes mais qual serias o risco de eu colocar uma 8 ou 9 amperes?oque pode acontecer .obrigado desde ja.
Olá Valdmar. No caso das motos a especificação de fábrica deve ser respeitada por conta do magneto que carrega a bateria. A vida útil dele pode diminuir quando aumentamos a amperagem da bateria.
Oi Fernando, fiquei preocupada, tive que trocar a bateria do celta hj, e a corrente de partida da bateria nova nova é de 300, mas a minha era partida de 340. Quero saber se está diferença vai me causar problemas. Grata.
Ester.
Olá Ester. Obrigado por participar. Não haverá problemas. Esta medida é “força” de partida. Significa que a bateria vai aguentar virar o arranque mais tempo, se for preciso. Pode ficar tranquila.
Tenho uma Ford Transit 2011 usa duas baterias de 65 ampares o correto de fabrica e 800 amperes ela não pega na partida so usando wd no CDI antes com o ex proprietário pegava na partida ele trocou as baterias se colocar a bateria de fabrica tenho uma chance de pegar na partida…
estou com o mesmo problema com uma transit de 1993
Olá, boa tarde.
Tenho um gol g6 2013 e gostaria de saber se a bateria dele é realmente caixa alta?
E se pode trocar por uma de caixa baixa?
Ou se o que dizem sobre só colocar caixa alta no gol é válido.
Olá Igor. De fato é uma caixa alta. Mas eletricamente ela é idêntica a caixa baixa. Inclusive aqui em BH o preço das duas é igual. O mais comum é repor com caixa baixa por ser mais fácil de encontrar. A caixa baixa encaixa bem no lugar. Abraços.
Suas informações são muito esclarecedoras, e a comparação ao uso de caixa de água foi muito bom para entender. Parabéns…
Olá Augusto. Agradeço as palavras e seja bem-vindo ao Mãos ao Auto!
Boa noite amigo! Tudo bem? Tenho um corsa 00/01 completo e cheios de acessórios elétricos instalados com uma batetia Moura de 60amp. Gostaria de saber se é possível trocar a bateria para uma de 70amp ou 90amp?! E se for possível, tenho a gatantia de q não irá prejudicar algum setor elétrico do carro? Ou até mesmo poder queimar algo? Posso ter algum prejuízo? Ou posso fazer a troca tranquilamente? Se sim, a de 70amp ou 90amp? Obrigado por responder as minhas dúvidas e pela paciência! Aguardo!
Olá Jésus. Não há muita diferença da 70 em relação ade 60. A de 90 não vai caber. Dependendo dos acessórios a de 60 vai aguentar bem, ainda mais uma da Moura. Lembrando que o alternador é dimensionado principalmente para o consumo elétrico do carro que sai de fábrica (como ar radio etc) Uma bateria maior prejudicaria se ela se descarregasse totalmente, forçando o alternador. Mas isto aconteceria com qualquer bateria. Um alternador não é carregador de baterias e sim repositor de cargas. Ele sempre deve trabalhar com a bateria carregada.
Boa noite Fernando!
Tenho um celta 09, com ar condicionado, vidros eletricos, direção, um som mais ambiente, porém um pouco potente, com um módulo de 400w e um sub de 10″, só uso o som com o carro em movimento, raro funcionar o som com o carro desligado.
Qual é a melhor amperagem para minha bateria? E exceto a Moura, quais outras marcas vem em seguida? Heliar e Tudor respectivamente?
Agradeço e aguardo retorno.
Olá Horácio. Grato por participar. A heliar tem uma bateria chamada racing que atende bem situação de som como o seu. Ela é de 65 amperes e muito boa. A Tudor é boa também e o diferencial é que a fábrica costumar cobrir garantia por sobrecarga, o que é comum no seu carro. Já Moura e a Heliar não cobrem. ( aqui em minas)
Qual a amperagem ideal para o uno mille 2010
Olá Marcos. Seu carro estará bem servido com uma Moura 48A
Boa tarde
Olá tenho um Santana ano 90 !
No momento ele está com uma bateria de 60 a pm
Devido ao som eu kero colocar uma de 100 amp!
Isso Pod ser feito ou terei algum problema?
Olá Danilo. É óbvio que você quer colocar uma bateria de 100 porque vai aumentar o consumo elétrico do carro e vai ganhar mais tempo de som. As dificuldades vão ser: forçar mais o alternador, que é a usina de energia do seu carro, o espaço para a bateria. Pelo ano do carro, creio que você vai ter que aumentar a potência do alternador (procure o mais forte), manter a bateria normal do carro, por uma chave que separe o circuíto do som do alternador, e principalmente, ter bom senso no uso. nenhum alternador consegue carregar uma bateria totalmente descarregada.
Boa tarde!!
Tenho um Kia Soul 11/12 e preciso trocar minha bateria tem alguma marca que você indica?
Minha bateria é de 45 seria melhor colocar uma de 60 caso tenha espaço?
Sei que algumas marcas são de primeira linha (AC Delco, Moura, Eliar, Boch) mas me ofereceram outras marcas com um valor mais acessível como a Erbo, Fortex, Power, Lider. Sabe me dizer se estas marcas são boas? vale a pena arriscar?
Obrigado
Olá Rodrigo. Se tiver espaço e o cabo positivo ficar em posição segura – longe de partes metálicas – a de 60 pode ser instalada. Mas eu gosto da relação custo/benefício se a 45 for original, ela durou bem e custa menos. Das marcas que vc citou eu conheço somente a Erbo, sendo de segunda linha. Mas tem a Zetta da Moura que é muito boa e mais barata. Abraços.
BOM DIA QUAL SERIA O RISCO DE COLOCAR UMA Bateria 12v 7a Para Nobreak ,EM UMA MOTO.EXEMPLO MESMA AMPERAGEM?
Olá Valdmar. O risco vai ser diminuir a vida da bateria. Também pode ocorrer curtos dependendo do tamanho e da posição que a bateria vai ficar, além da pinagem da bateria que pode ser diferente.
bom dia !!!
quais as melhores baterias do mercado alem de moura tenho um voyage 11/12 – 1.6 e preciso trocar a bateria mas só conheço a moura e é muito cara. desde já agradeço.
Olá Fabrício. Eu gosto da Zetta da Moura. Ela é mais barata e tem agradado muito
ola boa tarde ,tenho um corsa wind 97 quando comprei veio a bateria 55 ah ,e agora a bateria nao funciona mais ,..
eu posso colocar a bateria de 50 ah ou nao pode
Olá dion. Obrigado por participar. Pode sim colocar a de 50. A diferença será muito pouca.
Oi. Boa tarde. Tenho um gol bola 95.Posso fazer chupeta com o cabo de chupeta de 1200amp? Ou ela é específica para caminhão? obrigada.
OLá Marcia. Se for apenas um cabo de chupeta mais grosso, não tem problema. Basta respeitar a ligação como se fosse o outro. Ou seja: positivo com positivo e negativo com negativo, na hora de fazer a chupeta.
Bom dia Fernando, Meu carro S10 tem uma bateria de 12v e 70Ah. Ficou 10 dias na oficina aguardando peças. Quando foram ligar o carro na oficina, foi necessário fazer chupeta. Quando ligo o carro, percebo que ele vem carregando normalmente a bateria, que chega tensão 15,4. Tenho andado pouco com ele, mas nas dua vezes que saí, tive que ser socorrido por chupeta. Nesse caso uma recarga por carregador resolveria? ou foi a bateria que pifou mesmo?.
Olá Sebastião. O primeiro passo é mandar carregar a bateria em carga lenta e depois fazer o teste com equipamento apropriado. A medida que você relata é alta para o alternador, mas pode ser porque a bateria está descarregada ou com defeito.
Há mesmo como saber se uma bateria de carro está carregada? Como? Como medir amperagem da bateria? Como?
O que define a carga de uma bacteria, voltagem ou amperagem?
Grato!
Emmanuel Távora Freire.
Olá Emmanuel. Para saber se uma bateria está carregada e se vai segurar esta carga é preciso usar um equipamento de teste. Toda casa de bateria e quase todas as auto elétricas possuem este aparelho. Mas, antes de testar, a bateria tem por obrigação ficar em carga lenta por cerca de 10 horas, descansar algumas horas, e aí sim ser testada. A carga é definida pelos dois: voltagem e amperagem. Mas normalmente uma bateria descarregada vai ter uma voltagem abaixo de 12 Volts e automaticamente a amperagem vai estar baixa.
Obrigado!
ola meu amigo!!! tenho uma D10 1982 motor diesel o carro utiliza duas baterias 60hp minha duvida e a seguinte se eu trocar por uma de 150 hp estragaria o motor de arranque por ser uma carga maior ou nao tem nada e ver? e o alternador carregaria ele normalmente? grato e aguardo resposta!!!!
Olá valdirnei. Grato por participar. A bateria não vai afetar em nada o arranque da sua D20, não se preocupe.O que importa é ser 12 Volts. Quanto ao alternador eu também não vejo problemas, desde que você não use ele para carregar um bateria totalmente descarregada.Ele deve apenas repor o que a parte elétrica do carro está tirando da bateria. Isto vale para qualquer bateria, mesmo as duas de 60 do seu carro. Abraços.
Bom dia, Fernando. E com relação a veículos elétricos? Se o manual diz 45ah, posso colocar baterias de 48? Obrigada
Olá Gislene. No caso de carro elétricos o procedimento é respeitar o fabricante. Embora você vá aumentar o tempo de carga, o carregador dele pode não aguentar a somatória de amperes extras, pois a bateria é usada ou desenergizada de maneira diferente.Neste caso não seria recomendado aumentar a amperagem.
Olá! Tenho uma Tracker 2008/2009 (chevrolet). Preciso trocar a bateria. Atualmente está com uma Heliar de 65 ampéres. O manual recomenda a de 45 ampéres. Parece que hoje as baterias duram menos e estou na dúvida se pago mais pela de 65 Ah ou se não vale a pena e compro uma de 45 Ah. O que me diz? Grata
Olá carolina. Se a bateria de 65 coube bem no carro (espaço), então é sempre bom repetir uma boa experiência. Inclusive o aplicativo da Heliar recomenda uma bateria de 65A para o seu carro. Obrigado por participar.
Bom dia, tenho um Celta 07 e quero colocar uma bateria de 60 nele, mas na hora de comprar vi que tem bateria de 60a e de 60ah, gostaria de saber qual a diferença entre elas.
Obrigado
Olá Giuliano. Não existe diferença nas baterias que você citou. Pode ser que uma seja mais alta do que a outra. No seu carro é usada a bateria 60A Gd (modelo Moura caixa`baixa)
Boa tarde, tenho uma moto virago 250 carburada ano 1999, no manual pede 10A, coloquei uma de 14A, teria algum problema? a moto não tem alarme e nenhum acessório adicional que precisa da bateria
Quero instalar algumas baterias extras no meu carro apenas para serem recarregadas no carro para não gastar energia elétrica em casa para recarregá-las na tomada. Qual a amperagem máxima que posso ter num carro popular sem queimar o alternador, derreter a fiação e causar incêndio? Isso é, qual a quantidade de baterias? E, ainda, posso substituir o alternador por outro mais potentes para este meu objetivo sem prejuízo da instalação elétrica do veículo?
Olá Antônio. Aumentar a potência do alternador vai ajudar sim. mas é bom lembar que um alternador é um carregador de baterias limitado. Sua função principal é manter a carga de uma bateria 100% já carregada. Ou seja: ele é mais um repositor de carga do que um carregador. Esperar que ele carregue uma bateria com menos de 80% de carga nela vai descompensar o sistema. Mas uma alternador consegue manter uma bateria carregada sem ser forçado. Basta lembrar que os caminhões antigos usavam baterias de 150 e os alternadores erma fracos. Então vai depender do consumo também. O alternador vai queimar somente se for forçado por um bom tempo por uma bateria totalmente descarregada.
Boa tarde!
Tenho um focus 2.0 16v automatico 2004. Ele começou apresentar o problema de quando ligar o ar condicionado, o carro fica fraco e as vezes até morre. No manual
aconselha bateria de 60amperes, o carro está com 48 amperes. Pode ser esse o problema?
Olá Cláudio. Sim, pode ser se a bateria for antiga. Muitos modelos saem de fábrica,completos, com baterias de 40 A. O recomendável é medir o alternador e a bateria em uma oficina de confiança. Abraços e grato por participar no site
Boa tarde Fernando !!!
Tenho um caminhão mod 608 ano 84,normalmente sempre usei bateria de 150 A comprei uma de 180 A .Tem algum problema ???
Olá Paulo. Se for do Mesmo tamanho tudo bem. O caminhão vai até ganhar mais reserva de carga e corrente de partida. Não vejo problemas na instalação.
BOM DIA .
TENHO UM STILO BLACKMOTION 1.8 8V QUE NO MOMENTO ESTÁ USANDO UMA BATERIA DE 60 AMP.
PRECISO TROCÁ-LA , GOSTARIA DE SABER QUAL A AMPERAGEM MÁXIMA DE BATERIA QUE EU POSSO INSTALAR NO VEÍCULO SEM DANIFICAR O MESMO?
DESDE JÁ , AGRADEÇO.
Olá Eduardo. Grato por participar. No seu caso até 70A se couber, pois este é o maior empecilho. Não é bom espremer a bateria no local pois pode danificar outras partes pelo atrito.
Olá, boa noite! Queria saber entre MOURA e HELIAR qual a melhor?????
Olá Kaline. Na minha opinião, em termos de qualidade, e aqui em minas, a Moura é melhor. Mas se falar de tempo de garantia a Heliar tem 24 meses contra 18 meses da moura de garantia. O preço é quase igual.
Olá bom dia.. Tenho um palio Sporting com a bateria Cral 55ah, fui olhar no manual e diz que a bateria é de 60ah a ser utilizada no veículo, hj a bateria deu Pau colou as placas, e na correria e na falta de condições no momento comprei uma da mesma com 55ah, vai dar algum problema, e tem alguma problema quanto a vida útil, sendo que a que troquei durou 1,4 meses
Olá Davi. Grato por participar. Não se preocupe, pois uma bateria de 55 é quase idêntica a uma de 60, uma podendo substituir a outra. A vida útil vai depender da qualidade da marca.
ola meu carro tem uma bateria de 40 amperes que ja veio de fabrica posso botar um com amperagem maior
Olá freitas. Eu sempre gosto de sugerir que se repita uma boa experiência no que diz respeito a baterias. Se a de 40 for original e durou muito, não vejo necessidade de mudar para uma de 60. Mas se o consumo de energia aumentou por alguns equipamentos instalados no carro, então uma de 60 pode ser usada dependendo do modelo do carro. Neste caso, se for um carro mais moderno, o espaço onde fica a bateria pode ser a principal dificuldade, pois uma bateria de 60 vai ocupar mais espaço.
Amigo minha moto segundo o manual é 12v 12ah, mas toda loja que eu ligo os vendedores falam que não tem problema usar um amperagem menor 7/9 até 14 por exemplo, aí eu fico na dúvida e a moto ta parada.
Olá Tiago. Pelo fato de ser moto, uma bateria de 7 ou 9 vai ter menos capacidade de armazenar carga. Se for de 14 vai forçar o magneto que carrega a bateria. Na falta da de 12, creio que a de 9 ou 10 é a melhor opção. O tamanho dela e a fixação também tem que ser levado em conta.
Boa noite
Posso usar uma bateria 60 amperes numa Tucson V6 ano 2010?
Obrigado
Olá Fabio. No caso da Tucson tem que ser de 80A. Uma de 60 pode te deixar na mão por causa da partida e sistema elétrico do modelo. Já vi casos assim e apresentava dificuldades com frequência. Ale’m disso ela vai durar bem menos.
Olá troquei o meu alternador do gol de 70a para 90a será q vai prejudica minha bateria ?
Olá Souza. Não se preocupe. O alternador libera a carga que a bateria está pedindo ou a que o motorista está usando, como faróis, ar, etc. Quando um alternador estraga uma bateria é por sobrecarga. Mas isto aconteceria com o de 70a ou outro também. Abraços e obrigado por participar.
Olá Fernando
Tenho um celta 2010 ele tá com uma bateria de 60 posso repetir ou coloco à de fábrica.
A que vem de Fábrica aguenta som de 800 wats.
Olá Fiu. Vai aguentar um pouco menos do que a de 60. O correto é fazer um uso equilibrado do som ou colocar outra bateria somente para ele.
Boa tarde Fernando!A bateria original do meu carro era de 75 amperes e se estragou.Tenho uma de 45 amperes.Posso utiliza la sem problemas para o sistema elétrico?
Olá Ricardo. O que pode acontecer é: a bateria arriar por falta de potência para virar o arranque (mais raro), menor durabilidade, você não poderia utilizar todos os esquipamentos juntos, pois ela sofre mais na sobrecarga. Estes seriam os inconvenientes. Mas dependendo do carro, ele não “sentiria” nada. Um exemplo são os carros da Volks, como Fox, que saíam com bateria de 60 e com todos os acessórios, e passaram a sair com bateria de 40 e com boa durabilidade.
Boa noite, possuo um celta 2003. A bateria dele é de 40ah, tenho som no carro e as vezes ela falha com o som mais de 10 minutos ligado. Quero trocar por uma de 60ah que era de um gol g5 de um amigo. Tem algum problema nisso será? Obrigada
Olá Ana. O único problema vai ser a altura dela. Normalmente a bateria do Gol é caixa alta e a do Celta caixa baixa. Nesse caso tem conferir comparando a altura de uma com a outra. A altura tem que ser idêntica ou pode pegar no capo do carro ou em outras partes metálicas.
Bom dia, qual a bateria mais adequada para o carro:
Peugeot 405 – 1995 2.0
Att
Olá Alex. Segundo o catálogo da Tudor é uma bateria 60Ah.
Ola Fernando me ajuda! Comprei um Kia Rio tem 2 anos 8 meses de estava funcionando bem! Tive que viajar e deixei para minha mãe ligar para aquecer o motor! Quando voltei comecei a usar novamente,passei 4 dias sem ligar o carro e nao pegou mais acendia as luzes mas dava uns trancos e o motor não ligava! Chamei o mecânico e ele disse que era a bateira talvez eu tivesse esquecido algo ligado! Ele deu uma carga de energia e voltou ao normal! Voltei a usar o carro novamente. Apos 15 dias passei 4 dias sem usar novamente e o mesmo problema apareceu chamei o mecânico que disse que precisava trocar a bateria! Ele mesmo foi compra uma nova a meu pedido pois confiava nele a bateria que ele comprou foi ( AMARON HI-LIFE12V). Ele fez a troca e pedi que deixasse a velha para meu marido checar quando chegar de viagem! A minha dúvida é : essa nova bateria e mesmo boa e pq ele levou a velha sem minha permissão isso me intrigou um pouco ! Liguei e no outro dia todo errado ele retornou uma bateria que nao parece ser a minha original de fábrica! Tem como eu saber se é a original?
Olá Patrícia. De fato, em toda venda de bateria se exige a velha na troca. Senão, o preço sobe mais um pouco. O que faltou da parte do mecânico foi te informar sobre esta venda com troca. Quanto a marca AMARON HI-LIFE12V eu percebi que é uma bateria importada, mas pouco conhecida. Se puder enviar a foto da bateria que ele enviou, a antiga, eu consigo saber se é a original. Se puder envie para o email: [email protected]
Tem como saber se a bateria foi trocada do carro pelo mecânico?
Não entendia nada de bateria, até agora. Meu carro tá na garagem mortinho da Silva, bateria com 3 anos e 8 meses de vida – viveu bastante, né? – A bateria instalada é de 45ah liguei para a loja e me informaram que pode ser trocada por uma de 60ah. Fiquei na dúvida e vim parar aqui, muita sorte, você esclareceu tudo! Muito obrigado. Edson.
Disponha Edson!
Olá Fernando, comprei uma Kombi para transformar num pequeno motohome e percorrer pequenas distâncias com meu filho (raio de 300 km máximo). De saída preciso comprar uma bateria nova pois a dela já está muito ruim mesmo. Pensando na necessidade de usar mais equipamentos na Kombi (ventilador, um ou duas lampadas, carregador de celular e computador) gostaria de saber se será necessário uma bateria para partida e outra para os equipamentos, conforme observei em outra conversa sua com um participante do fórum (21/06/16), e também mudar o alternador e, em caso afirmativo, qual seria o recomendável. Grande abraço.
Olá. Sim, instalar outra bateria iria ajudar muito. Ela deve ser ligada separada dos componentes externos e de funcionamento da Kombi. Ou seja: apenas para os acessórios do moto home(apenas o alternador dela vai ter que ser ligado na bateria extra). Quanto ao alternador, para por um mais forte, sendo a kombi de motor antigo, você vai ter que procurar uma reformadora de alternadores e pedir para aumentar a potência dele. Mudanças nas peças internas, como o estator e o rotor, vão ter que ser feitas. Digo isso porque não existe alternador de kombi com mais de 45A.
Olá Fernando, tenho um corolla 2004, minha ateria é de 50Ah. Há algum problema para o carro se utilizar uma estacionária? Esse tipo de bateria funciona normalmente em um carro?
Muito obrigado, grande abraço.
Olá Bruno. Se a especificações elétricas forem semelhantes, além do tamanho e terminais, não haverá problemas. Mas se for uma bateria já bem usada ela pode ter sofrido sobrecarga e sua vida útil pode ser pequena no carro.
Bom dia Fernando.
Tenho um Toyota Prius de 2006 e quero substituir a bateria de 12V. A original é de 45Ah mas montei um novo som que acho está a consumir mais bateria, posso colocar uma de 55Ah ou maior e também têm me dito que deveria comprar uma de GEL, é aconselhável? Pois são aproximadamente o dobro do valor, terei algum beneficio nisso?
Obrigado desde já
Olá Filipe. Existem baterias próprias para som, ou para segurar mais a carga durante o uso de som. São várias marcas no mercado e o preço varia muito. Uma top é da Heliar e são de gel e diferenciadas no formato. Mas também tem o preço bem salgado. No caso de uma bateria comum uma de 60 seria bom, desde que caiba no local sem pegar em nada do carro inclusive na altura.
Obrigado Fernando.
Comprei uma de Gel de 55Ha pois a normal de 60Ha não cabia. Montei e está 5 estrelas!
Obrigado mais uma vez pelo conselho!
Grande abraço
É isso aí! Forte abraço e sucesso por aí!
Ola pessoal a bateria com mais carga gira com mais força o motor para partida ? ou nao depende da amperagem.
Olá Osvaldo. Quanto maior a amperagem/hora, mais placas de chumbo a bateria tem, o que aumenta a corrente de partida. Basta comparar os rótulos e você vai perceber que uma de bateria de 45 tem corrente de partida menor que a de 60 e assim por diante. Corrente de partida maior significa mais força na hora da partida.
Obrigado
Vlu por sua respostas
Olá Fernando, meu corolla 2013 rodava bem com a bateria original + DVD player com camera de ré e TV + 2 amplificadores Alpine por quase dois anos. Depois de trocar a bateria por uma nova da Moura 50A sinto que ao diminuir a velocidade ao parar no semafóro a rotação do motor cai além do normal parecendo que vai morrer e depois sobe rapidamente, como se o alternador compensasse a queda na rotação. Já fiz limpeza de todo sistema de injeção e o tecnico disse que minha bateria apesar de nova, esta “fraca”. Poderia ser a bateria o motivo da queda de rotação ou aterramento? O carro tem 47mil KM.
Olá Bruno. Peça um teste da bateria no local que você comprou.Normalmente o alternador sustenta a parte elétrica na marcha lenta do carro. Também tem que medir ele com o motor ligado.
Boa noite … tenho uma duvida sobre recarregar uma bateria de 12 volts de 60 amp. e uma bateria de 150 amp. de caminhão … o carregador de bateria utilizado para fazer a recarga de cada bateria … qual a amperagem é necessário ter de saida no carregador, é a mesma para as duas ? como saber ? testar a saida da amperagem do carregador? se está correta.
Olá Altino. No mínimo tem que ser de 10 ou 15 A para não esquentar muito. Esta amperagem vem escrita no carregador ou no manual dele. Quanto mais descarregada a bateria, mais ela vai exigir do alternador. Uma bateria de 150 A, teoricamente deveria carregar em 15 horas, em carga lenta e diminuindo a carga aos poucos. Mas você deve carregar uma e depois a outra. A corrente, dependendo do carregador, é automática. Ouse seja: o que a bateria pedir ele libera. Lembrando que uma bateria totalmente descarrega só vai conseguir inicir a carga em aparelho profissional
Fernando , bom dia! Chev ette 78 1.4 to querendo botar uma bateria de 40A vai dar partida ? Abracos
Olá Mauro. A bateria original do Chevete é 45A. Então uma 40 vai estar bem perto. Se for nova com certeza virar o motor. Mas veja a diferença para uma de 60. Muitas vezes é uma diferença pequena e a durabilidade vai ser maior.
Bom dia Fernando! Tenho uma duster 2.0 4×4. Ela veio de fabrica com uma bateria de 50 A. Estou precisando trocar a bateria. Pensei em trocar por uma de 60 A ou de 70 A ou 75 A. Qual você recomendaria? Você acha que teria algum problema com o alternador ao colocar uma bateria maior? No espaço para a bateria, a de 50 A fica sobrando espaço. Abraço
Olá Bernardo. A mais recomendada é a 60. Mas como a 50 é caixa alta, confira com o revendedor se tem necessidade da 60 também ser caixa alta. O alternador suporta bem.
Muito Obrigado Fernando!
Olá Fernando tudo bem, minha dúvida é seguinte tenho um Sandero e a bateria original é da Heliar só que está nas últimas, se eu colocar uma bateria com outra marca ex: Tudor,com o mesmo amperes, Qual é a diferença, Só vai durar menos tempo de uso?
Olá Emerson. A heliar é top de linha, original de muitas montadoras. Mas a Tudor é uma fábrica gigante também e tem pouco retorno. Se a diferença de preço for muita, vale instalar a Tudor. Apenas repita a amperagem da original.
Olá Fernando tudo bem, tenho um Sandero a bateria original é Heliar só que está nas últimas, se eu colocar uma da marca Tudor, será que dá alguma diferença? Ou tenho que colocar da Heliar mesmo, a diferença de valor é de R$ 80,00.
Boa tarde, tenho uma LIFAN X60 2015-2016 e esta veio com a bateria original da Moura 60 amp, mas no mes passado deu problema e eles trocaram a bateria por uma de marca Fortex 60 amp e o carro já parou 03 vezes.
Esta bateria é recomendada para este carro? Todos os componentes são eletricos e eletronicos.
Olá Rodolfo. A marca é menos conhecida, o que implica em bateria com qualidade inferior. O correto é fazer um teste nela e no alternador. A amperagem é a mesma.
Fernando, muito obrigado por incrível que pareça a LIFAN quer que eu aceite esta bateria e diz que atende o veiculo (o meu veiculo tem 04 meses e 5.000 KM – comprado zero km deles) Este é o serviço que estão prestando no Brasil
Meu alternador é de 70 ampéres, tenho som básico só um par de 6×9 e to pra trocar a bateria que é de 60ah seu pegar uma de 50 da algum problema? E que bateria vc indicaria to com a grana curta pra comprar moura ou heliar.
Olá Maurício. É bom lembrar que a 50A original tem a caixa um pouco mais alta e pode pegar em partes do carro. Esse seria o problema maior. Quanto a amperagem vai diminuir o tempo de carga dela e a potencia na partida. Mas basta usar com equilíbrio. Tente a Tudor ou a Zetta. A Kondor também é muito boa.
Obrigado pela informação Fernando, esqueci de falar que o meu carro é um gol g2 97/98. Você saberia informar se a bateria líder é de qualidade?
Aqui em BH é segunda linha. Mas não sei se é a mesma fábrica.
Boa tarde
Tenho uma spacefox 2013 a bateria que veio original é de 45a e agora com 4 anos veio a dar uma pequena demora na partida, tenho um voyage 2015 aqui que vou vender, e ele tem uma original de 40a, poderia ser colocado no meu carro? ele vai e volta todo dia para SP esse é o trajeto dele diario ida e volta uns 120 km, o que voce acha?
Olá Renato. A diferença é pouca e já vi Fox com 40A de fábrica. Se ela estiver em boas condições não vejo nenhum problema.
Tenho um santan 2.0 uso uma bateria normal mas arreia muito rápido quandobnao ando muito com ele se eu colocar uma de 110 amperes corre algum risco
Olá Leandro. Risco elétrico não corre, a não ser o fato da alternador não conseguir carregar ela se descarregar totalmente. Mas isso também é possível de acontecer com a bateria original. Com o tempo, e não ligando o carro, a de 110 também vai descarregar. O mais correto é ligar mais ele em marcha lenta para nào descarregar a bateria.
Oi EU TENHO UM HONDA CIVIC LX 1.6 AT VIDROS TRAVAS ALARME RADIO E UM DIAS ATRAS A BATERIA PIFOU VAZOU ZINABRE NO POSITIVO FIZ PONTE E VOLTOU AO NORMAL O CARRO ESTA COM UMA BATERIA EXCEL 50 AMPERES QUERIA COLOCAR UMA DE 60 DEPOIS QUE PIFOU ELE DA A PARTIDA MAS ESTOU USANDO MODERADAMENTE ANTES EU DEIXAVA GPS CARREGANDO LIGADO OUVIA MUSICA ALTA E COM AR CONDICIONADO LIGA ATE QUE PIFOU A BATERIA JA TEM 2 ANOS QUERO VER SE COLOCA UMA MOURA DE 60 AMPERES OU 50 MESMO TEM ALGUM PROBLEMA
Olá Anderson. Grato por participar. Normalmente a bateria do Honda é bem mais fina e alta do que a de 60. Esta diferença de tamanho seria o maior empecilho.
Fernando boa tarde! Sempre leio seus artigos e depois disso os auto-elétricos não dão uma certeza do que fazer.
Sou marinheiro de primeira viagem, comprei uma Kombi Casa (Home car) que necessita de duas baterias, uma para a máquina outra para a casa….ela já tem duas iguais, de 60A 12 volts…..mas todos eletricistas indicam que deveria ter uma estacionária para casa para tocar através de um inversor 12V/110V um frigobar…… pelo pouco que rodei a de 60A é pouco para tocar a geladeira (frigobar) por uma noite sem energia externa…..Indicaram-me adquirir uma estacionária de 150A…..porem não sei se o alternador aguenta carregar as duas 60Acarro + 180A casa….Podes orientar-me?
Olá Rubens. Obrigado por sua participação e pela leitura dos post. Se for uma análise fria, um caminhão mais antigo carregava uma bateria de 150 A ou 200 Ah com um alternador bem fraquinho (35 a 45A), o mais forte da época. Dificilmente descarregava a bateria. Mas em compensação os acessórios eram mínimos, apenas lâmpadas a mais que um carro. Já no seu caso, tem que saber a potência do alternador. Se a Kombi for antiga, vai haver dificuldades. O seu problema maior é o consumo que pode ir além do que o alternador consegue mandar para a bateria. Seria como o exemplo da caixa de água: você teria uma saída de água de cano largo e uma entrada de cano bem mais fino. O resultado é obvio: uma caixa vazia mesmo recebendo água o tempo todo. No caso do alternador ele vai queimar com o tempo e ter pouca eficiência. Uma solução seria aumentar a potência do dele (alternador). Isso é possível. Mas mesmo assim teria que haver um uso equilibrado com o carro sendo ligado algumas vezes. A ideia do inversor é interessante, pois existem alguns que ajudam a economizar a bateria estacionária. Além disso, a estacionária libera menos gás do que a de 60 que você usa e isso é bom para a segurança. Usar locais que fornecem eletricidade para carregar a bateria também seria uma boa ideia. Mas o grande segredo é jamais deixar a bateria descarregar totalmente. Isso força o alternador e a vida útil dela diminui. Ter um carregador portátil (110V) de emergência é essencial. Tenho amigos na mesma situação que você que seguiram os passos que citei e melhoraram muito o problema.
OLÁ, Fernando Ivanenko!
TENHO UM SIENA 2009 MODELO 2010 MOTOR FIRE QUE TEM UMA BATERIA DE 48 QUE PRECISA SER TROCADA. GOSTARIA DE COLOCAR UMA DE 60 JÁ QUE ELE POSSUI SOM, AR CONDICIONADO, CÂMERA DE RÉ, VIDRO ELÉTRICO E ALARME. HÁ ALGUM PROBLEMA EM COLOCAR UMA BATERIA DE 60? REFERENTE A PROBLEMAS ELÉTRICOS OU DE O ALTERNADOR NÃO CARREGAR A NOVA?
Olá marcelo. Grato por sua participação. O Uno pode usar uma bateria de 60 desde que caiba sem pegar em outras partes do carro. Normalmente não pega. Quanto a parte elétrica, os carros mais modernos estão bem adaptados para isso. Tenho um 92 que usa uma de 60 sem problemas. O que acontece é aumento de potencia na partida e uma reserva maior de energia.
OLA , BOA TARDE, PRECISO TIRAR IUMA DUVIDA , QUERO SER ECONÔMICO E EFICAZ , SE POSSÍVEL, TEM DUAS BATERIAS DESCARTADAS DE NOBREAK , DE POTENCIA 35 AMPERES, MAS AINDA COM CARGA, PERGUNTO: ESSAS DUAS BATERIAS SENDO USADAS EM SÉRIE AUMENTAM A CARGA E PODERIAM SER USADAS NUMA KIA BESTA? SÃO DUAS BATERIAS PEQUENAS E ACREDITO CABER NO COMPARTIMENTO DA BESTA
Olá budiene. Para ligar no carro tem que ser em paralelo e não em série, pois em série vai produzir 24 Volts e em paralelo 12V.
Bom dia Fernando, parabéns pelo ótimo site, sou seguidor já. Após pouco mais de 4 anos vou ter que trocar a bateria do meu Citroen C4 (2012), aliado ao tempo de bateria e quase 1 mês parado na garagem. Liguei para a CC e para algumas lojas, cada uma fala que a bateria original é de uma marca diferente. Saberia me dizer primeiramente qual é a marca original que a Citroen usa? Acredito que seja Helliar certo? Estou na dúvida entre Helliar e Moura de 60a por R$330 ou então AC Delco de 65a por R$350. Ultimamente estou usando o carro 1 ou 2 vezes por semana no máximo para ir ao trabalho. Nesse caso qual das marcas me indicaria? Vi que a garantia de todas elas é 18 meses. Obrigado.
Tenho uma ranger 2009 bateria de 70 amperes.
pooso trocar por uma de 60a??
Olá Ismael. Grato por sua participação. No seu caso não é recomendável diminuir a amperagem da bateria. Vai funcionar? Sim, mas a vida útil da bateria vai diminuir, a garantia não vai cobrir possíveis defeitos (se a loja souber da troca), e o mais complicado é se você precisar da bateria mais do que o normal para virar o motor, a de 60 arria mais fácil nesses momentos, no caso da Ranger. Mas é bom ter em mente que se deve levar em conta uma bateria de marca, que realmente “vende” 70A no seu produto.
Boa noite Fernando , tenho uma passat alemao automatico 1998 v6 2.8, posso usar uma bateria de 60 amperes?
Olá michel. Vai funcionar. Mas a durabilidade dela vai ser menor. O Passat exige uma de 70 por ser 6 cilindros e também por ter um sistema elétrico exigente.
Bom dia! Estou com uma pequena duvida. Tenho um veiculo que usa uma bateria do cofre 70 amperes, quero acrescentar mais uma bateria de 115 amperes para o som. Pergunta: O alternador consegue carregar as duas baterias por completo? Ou seja! Carrega a de 70 amperes e continua mandando carga até carregar 115 amperes? Se sim, esta pratica não vai danificar a bateria do cofre 70 amperes?
Olá Jorge. Grato por participar. Um alternador trabalha repondo a carga que é retirada da bateria quando o motor está ligado. Se ele for de 90A esse será o limite que pode ser gasto na bateria. Não podemos pensar no alternador sendo um carregador de bateria. Ele pode queimar por exagero de uso, não importando a potência. Isso (potência maior)vai apenas adiar o estrago nele, embora ajude em outros aspectos. No caso de uma bateria que perdeu carga por algo ligado sem o alternador atuando, ela não vai ser carregada plenamente pelo alternador.A situação piora no caso de duas baterias. O correto seria usar com equilíbrio o som e o sistema elétrico do seu carro e usar um carregador de baterias algumas vezes. Fazer um revezamento. A carga só é completa com a bateria em repouso. O cabo tem que ser igual ao que chega na bateria original e as baterias podem estragar por carga incorreta ou sobrecarga. Esses são os problemas mais comuns com som automotivo.
oi posso colocar duas baterias pra uma f75 o motor gira pesado demais se eu usar duas baterias em 24 volts na partida causaria algum problema?
Olá Apolônio. Pode queimar qualquer acessório elétrico de 12 volts que estiver no circuito de 24volts. O arranque vai girar, mas não dura muito.
Fernando, bom dia! Tenho uma dúvida! Tenho um Gol GTi 1993 que o positivo da bateria fica do lado esquerdo, mas comprei uma bateria pela internet sem prestar a devida atenção e ela é positivo direito. Eu posso utilizar a bateria normalmente apenas deixando ela de costas? Os cabos tem um pouco de sobra, então creio que virando a bateria deixando os polos na posição correta deverá funcionar normalmente, certo? Isso é uma prática comum ou uma gambiarra? Muito obrigado!
Olá Rodrigo. De fato a original é outra. Mas o mais importante é positivo com positivo e negativo com negativo. Outro fator é que o positivo tem que ficar longe de partes metálicas do carro. Use um a proteção de borracha grossa (câmara de ar de pneu) em cima do positivo, em caso de dúvida.
Olá Fernando!Eu comprei uma bateria e me disseram que é de 60 amperes mas não tem nada escrito nela tiraram o rotulo dela , tem como eu saber se é de 60 amperes mesmo? Ela é do mesmo tamanho de uma de 45 amperes?
Olá Erika. A bateria de 60 é maior que a de 45 apenas no comprimento, algo em torno de 5 cm. O peso também é maior.
OI FERNANDO TENHO UMA PAJERO TR4 2013 E TINHA BATERIA ORIGINAL DE 65 AMPERES E NA TROCA FOI COLOCADO UMA HELIAR FREEDOM DE 60 AMPERES POIS NÃO TINHA DE 65 AMPERES ALGUM PROBLEMA USAR A DE 60 AMPERES UM ABRAÇO REZENDE
Olá Hastinfilo. A diferença é pouca, se as duas forem do mesmo tamanho. As referências também estão mudando e a tendência é a bateria de 65 sair de fábrica como 60.Tudo é uma questão de regulamentação mais rígida pelo INMETRO.
Olá Fernando. Gostei da forma como responde aos seus ouvintes, é a primeira vez que também participo nestes foruns. mas admiro o respeito que tem, por todos aqueles que têm dúvidas e necessitam de respostas para as mesmas. Já agora, gostava também que me desfizesse uma dúvida. A bateria do meu carro “morreu” ( é um renault laguna 1900 dci de 2002.) de origem gasta uma bateria de 70 AH 680 A, mas neste momento meti uma mais fraca ( só para remediar ) até voltar a colocar uma de origem,Pergunta! Tem algum problema para o carro,andar alguns dias assim? Obrigado.
Olá Joaquim. Não tem problema.O ano do carro ajuda. Apenas evite ficar tempo além do combinado.
Bom dia! Eu tenho um tipo 1.6 ano 95 , posso usar uma bateria de 75AH 12V nele?
Olá João. Se ela couber sem problemas e o carro não ficar muito parado funciona bem. Mas se ela descarregar tem que ir para um carregador para não forçar o alternador do carro.
Olá Fernando, tenho um Honda City 2010 (ótimo carro), mas que utiliza uma bateria de apenas 38Ah. Eu gostaria de substituir por uma de 60 Ah ou mesmo 65 Ah. O que me recomenda? Onde encontraria um bom compartimento ou suporte metálico, para retirar o original e alojar a bateria almejada? um ferro velho? de que carro eu deveria buscar? há espaço de sobra no Honda City.
Olá Mario. Grato por sua participação. Tudo vai ser uma questão de espaço. Ou seja: custo benefício. Talvez exista outra opção para o seu caso. Existe a bateria de 50A igual a de 38, porém mais comprida. Mas seria uma adaptação mais fácil e mais barata. A diferença entre uma bateria de 60 e de 50, de marca boa, é mínima, e pode valer para o seu caso.
Boa tarde. Tenho um Mitsubishi Lancer vi Glx 1999. Estranhamente de um momento para o outro o carro parou, e só pegou novamente com um ligeiro empurrão, após pegar o carro estava com rotações baixas mas após uma volta de 10 minutos voltou tudo ao normal. Já me tinha acontecido o mesmo a cerca de 3 meses e resolvi da mesma forma. Fui pesquisar e a bateria recomendada è de 60ah e o carro tem uma bateria de 45ah. Poderia o problema ser da bateria? Devo trocar por uma de 60ah?
Olá Felipe. Primeiro tem que medir o alternador e depois aplicar uma carga lenta na bateria. Depois da carga tem que fazer o teste na bateria. De fato pode ser problema de bateria e na troca o correto é aplicar a de 60A. Mas teste antes, pois a sua pode estar boa e ter um valor de mercado.
Obrigado Fernando. Uma vez que o alternador está a carregar a bateria em princípio não será daí o problema. Ou ainda assim pode ser do alternador?
Se a medida for entre 13,4 e 14,9 com acessórios elétricos ligados, então não é problema do alternador.
Boa tarde Fernando…
Comprei uma Toro 2.4, Flex, com start & stop, equipada com uma bateria Moura de 72 Ah.
Ocorre que uma das funcionalidades me disponibiliza a tensão da bateria e eu comecei a acompanhar as medições.
Ela totalmente desligada informa 12.4V.
Com acessórios ligados informa 13.8V, e
Em movimento sobe para 14.8V.
Pergunto: Esse valor máximo de 14.8V não está muito elevado?
Aguardo a sua resposta e aproveito para parabeniza-lo na atenção aos seus leitores.
Olá Jorge. Grato por sua participação. A voltagem de 14,8 não está alta. Uma medida alta ou de sobrecarga seria de 15 Volts ou mais. Quase sempre, quando está com defeito de excesso de carga, o voltímetro dispara podendo chegar perto de 20 Volts. Não marcando 15 ou menos de 13 (motor ligado), o sistema está dentro do aceitável.
Muito obrigado.
A sua prontidão em responder tirou a minha dúvida e me tranquilizou com relação as medições.
São atitudes assim – rápidas, técnicas e esclarecedoras – que encantam e estimulam os leitores a participar do seu blog.
Um abraço.
Obrigado Jorge. Um abraço também e estamos a disposição!
Bom dia Fernando! Estou colocando uma bateria de 60ah no meu Uno Mille Fire GASOLINA 4 PORTAS COM AR CONDICIONADO, eu dei uma olhada na bateria que estava no meu carro e é uma bateria de 50ah, corro algum risco?? Pode dar sobrecarga?? Ou alguma outra coisa pode acontecer?
Olá Thiago. A diferença é pouca. Um possível problema é o espaço pois a de 60 é mais comprida. Não existe risco elétrico, desde que seja bem instalada.
Olá, estou expandindo minha empresa de prestação de serviço automotivo na linha de estética automotiva para revender bateria de automóveis, mas sou muito leigo no assunto e gostaria de algumas dicas (se possivel) para comprar estoque junto ao fornecedor! Desde já agradeço.
Olá Thomas. O macete é negociar com as distribuidoras, mas com o valor disponível em caixa para comprar as baterias a vista. Eu sugiro metade do capital que você tem em mente de/para baterias na prateleira e a outra guardada. Jamais gaste o custo da bateria, a não ser que diminua a quantidade da próxima compra. Por isso é sempre, mas muito, melhor comprar a vista. Procure a Moura e a Heliar. A tudor também uma boa.
Boa noite Fernando.
Tenho um projeto pra escola d um robô q usará 4 rodas e vai puxar uma carretinha, em cada roda vou usar 1 motor e funcionará com uma bateria automotiva.
Estava pensando em usar 4 motores d limpador d parabrisa do carro gol, esses motores são d 12 volts e a amperagem eu não sei. Pesquisando sobre o motor ideal, vi q tem uns motores d moto elétrica infantil (q a criança anda em cima) q tbm tem 12 volts e 9 amperes.
Como vi q vc é um especialista nesta parte elétrica, gostaria q se possível vc me ajudasse.
Qual motor vc me indicaria utilizar, visto q na carretinha o robô vai carregar entulho pesado ? Vc indicaria o motor d para brisa ou o motor d moto elétrica ?
Se eu colocar 1 alternador na carretinha e fizer uma adaptação pra q a roda da carretinha tenha uma engrenagem grande q rode a polia ou engrenagem do alternador q é pequena, d forma q quando o robô ande, puxa a carretinha e faça o alternador girar rápido, vc diria q manterá a bateria carregada ? Visto q os 4 motores da roda do robô consumirão energia da mesma bateria.
Espero ter conseguido expressar minha ideia corretamente.
Obrigado.
boa noite tenho um triciclo de carga motocar 200cc a bateria original é 12v e 8 amp pifou fiz uma adptação e coloquei uma bateria de 12v e 45 amp, rodou uns 30 dias quimou o estator sera que oproblema foi o aumento da amperagem? .
Olá Manuel. Tem que saber a potencia do gerador do seu triciclo. Se for igual de motos, então é um magneto e eles não suportam muito e pode ter queimado por isso sim.
Meu carro veio com uma bateria de 55 amperes troquei por uma de 75 pois quero colocar um subwoofer com amplificador. antes na hora da partida o rádio reiniciava com a bateria de 75 isso não ocorre mais.. ótimo, agora notei que o terminal positivo tá aquecendo muito, a ponto de queimar o dedo. Será que tenho que reverter a bateria?
Olá Pedro. Primeiro tem que medir o alternador do carro para saber se está jogando excesso de carga na bateria. Se estiver normal, então o polo está esquentando por muito uso da parte elétrica do seu carro. Tente diminuir o uso do som por uns dias e veja se para de esquentar tanto.
boa noite tenho um elantra 12\13 e minha bateria zerou , tentei por a bateria do carro do meu cunhado de 40 amperes , as luzes acendem o ar liga etc, mas o carro na da partida , sera q meu carro so funciona com bateria de 60 amperes pra cima ..
Olá philipe. O que importa no seu caso é a corrente de partida que é menor, mas deveria virar o carro. Pode ser defeito na bateria do seu amigo ou no arranque do carro. Desligar a bateria de alguns modelos pode parar algumas funções com o arranque. No caso de ter Start stop é perigoso troca a bateria sem energizar o sistema com uma bateria de suporte.
Tenho um celta 2003 básico com som e alarme e o carro percorre 21km todos os dias. Qual a amperagem indicada?
Ola Ana. A indicada é uma 45ah da AC Delco. Moura e Heliar também são boas marcas.
Temos em uma subestação um conjunto de baterias de 40 ah que alimentam os SEPANs.
posso troca-lás por baterias de 45ah ?
obrigado!
Ola Lucas. Vai depender da potência do que recarrega elas. 5A somados podem sobrecarregar o sistema de carga. Se fosse uma bateria não haveria problemas.
Eu tenho uma sprinter ela usa bateria de 100ah posso por uma de 60ah .
Olá Rafael.A curto prazo você vai ter problemas. A de 60 na sprinter tem pouca durabilidade. A partida pode falhar a qualquer momento.
Bateria nova caindo de 12,7 pra 12,2 em dois dias. Se u deixar o carro sem ligar por 3 tres dias vou conseguir dar a partida nel?
Comprei uma bateria da marca FORMAX (nunca ouvi falar), mas como comprei em um plantao as 22:30 num sabado nao consegui uma marca melhor. Tenho a bateria a um mes e se eu deixar o carro desligado por mais de dois dias acho que nao conseguirei dar a partida nele. Meu carro tem uma fuga de corrente baixissima de 0,1 e o permissível para a amperagem da minha bateria é de 0,3.
Olá Daniel. No caso de baterias mais fracas ou de marca duvidosa, ligar o carro todos os dias é essencial para manter a carga dela.Caso contrário ela vai descarregar com pouco tempo parado.
Boa noite, tenho um Onix com bateria de 40 ah posso por ui má de 50 ah.
Olá Rubens. Sim. Mas tem que ser da mesma altura que a de 40. Isso porque as de 50 originais são caixa alta.Tem que por uma do lado da outra e se a 50 for mais alta pode dar problema na instalação.
MEI FIESTA SEDAN COM 98000 KM SIMPLESMENTE APAGOU. NÃO LIGA. ESTÁ DE BATERIA 48 AMPERES NOVA. PAINEL APAGOU ANTES MAS FUNCIONAVA BELEZA. AGORA NEM DÁ SINAL NO QUADRO. FUSÍVEIS TESTADOS E BONS. SERÁ QUE COLOCANDO UMA BATERIA DE 60 AMPERES VAI LIGAR NORMALMENTE COMO SE NÃO TIVESSE NADA. ?
Olá Roberto. Uma de 60 pode não caber no seu carro. Mas se a de 48 é nova e está boa, então tem que verificar os terminais dela, se estão bem fixos, e fazer uma chupeta e testar o alternador.
Tenho um sentra S CVT 2016/ 2017 e minha bateria, de fábrica, 60am, findou-se (ela foi fabricada em março de 2016) mas o carro começou a rodar em dezembro de 2016.
Na loja de baterias. pelo modelo caixa alta, o vendedor me indicou uma moura m80rd. Ela é maior, mas cabe no espaço reservado para bateria sem problemas. Apenas a capa branca, que vinha na bateria de fábrica, não foi colocada, mas eu guardei.
A pergunta é: Essa alteração, de amperagem, 60 para 80, pode gerar algum problema no carro?
Forte abraço
Ola deivisson. Na minha opinião os problemas seriam pequenos como evitar que ela descarregue totalmente por esquecer algo ligado. Se isso acontecer ela tem que ir para uma carga lenta ou pode forçar o alternador. O tamanho pode atrapalhar na fixação e principalmente na altura. Repare se não pega no capô ou em partes metálicas. No mais não vejo problemas. O carro ganha potência de energia e durabilidade maior da bateria.
Obrigado amigo. Sua orientação foi decisiva. Optei pela bateria de 80ah. A fixação ficou padrão, sem nenhum alteração, coube no espaço, tanto em altura, quanto em largura. Parabéns pela sua disponibilidade em esclarecer o público, que não tem muito conhecimento, evitando problemas em possíveis trocas inadequadas. Pelo que olhei na etiqueta do alternador do sentra, ele é fabricado pela Mitsubishi e acusa 150 ampere nessa etiqueta, salvo engano.
De qualquer sorte, optei pela Moura, única disponível na loja, que fui resolver essa questão.
ola Fernando. tenho um siena foi substituída a bateria no circuito que alimenta o radio do carro esta medindo 12,6 volts. o mesmo liga mas não sai o som nos autos falantes. substitui a alimentação por uma fonte 12 volts. e o mesmo funciona normal. essa anomalia seria possível por conta dessa tensão no circuito um pouco mais elevada? como resolver isso. obs. na bateria também se tem 12,6 volts. com o carro desligado.
Olá Marcelo. Semnpre existe uma margem para cima no caso de aparelhos de 12 volts. Se ligar o carro e medir é provável que chegue a 14 volts, o que é normal. Sugiro que verifique fusíveis ou a possibilidade de exigência de um CODE, o que acontece quando desligamos a bateria.
Estava comparando uma bateria Cral 90Ah com uma Moura 80Ah. Por que a Cral possui RC menor(110min) do que a Moura (120min)? Neste caso, seria mais recomendado a Moura? Meu carro é uma Parati 1.0 98 com bateria 60Ah, pretendo colocar uma maior por conta de sistema de som. Seria um som básico com módulo amplificador pequeno, que geralmente nem se aumenta a bateria, mas gostaria de ter uma reserva maior.
Com certeza a Moura tem uma reserva maior, além de um poder de recarga bem melhor. Acho a cral bem mais fraca.
Muito obrigado pela atenção. Adorei seu site. Um forte abraço.
Comprei um Logan 2013 completo de leilão, ele veio com bateria de 45ah viciada, o ar condicionado não está funcionando, pode ser a bateria? O recomendo pelo fabricante é 60ah.
45 é pouco. Mas o ar deveria funcionar. Troque a bateria e mande analisar o ar. Pode ser falta de gás com vazamento.
Boa tarde tenho um corsa wynd 95 roda 1 vez por semana tem trava eletrica mas so fecho na chave e faz aquele clic, tem alarme mas esta desativado, as veses dispara , dai coloco a chave na porta e para. Minha bateria arriou total , fiz chupeta e fui trocar o cara me ofereceu uma de 60 mas quase nao uso o carro nem ventilador , etc so os farois mesmo, nao sei de quanto e o alternador so sei que o motor foi retificado, entao, coloco uma de 60h ou 40ah isto vai diferenciar em que? Nao importo com o valor , vou colocar uma boa de segunda linha qual vc indica . Obrigada
Olá Joana. O que falta é ligar mais vezes o motor do carro. Um carro parado como o seu vai arriar a bateria, não importa a marca. Use uma de 60 Delco, mas ligue o carro pelo menos 3 vezes por semana por 15 minutos.
Hola Fernando.
Tenho um PT Cruiser, e preciso trocar a bateria atual, que é marca Renova FB 60 AD.
Posso subtituir-la pela:
Fabricante: LUBAX (CRAL) mod: LD 60, ou
Fabricante: AMERICA mod: LD AMR 60 DD?
Qual é a diferença entre as letras AD e LD.
Obrigado.
Olá Antônio. No caso das letras AD significa bateria de caixa alta. Ou seja: sua bateria tem que ser de 60 caixa alta. Para saber se LD é caixa alta tem que ver no catálogo ou comparar as duas. Devem ter a mesma altura e largura
Muito obrigado.
A sua informação foi de grande valor.
Valeu!!!