Amortecedor
O amortecedor é um item de segurança do seu carro. São 4, cuja função é atenuar os movimentos da suspensão do veículo. O nome da peça diz tudo: “amortecedor”. De fato ela alivia as “dores” de partes da suspensão, como as molas e borrachas, que possuem baixa capacidade de atenuar impactos do solo ou via onde o carro roda. O veículo sem bons amortecedores fica como se estivesse flutuando, meio mole na suspensão. Isso diminui dramaticamente a vida útil de outras peças da suspensão.
Veja abaixo 4 sintomas de defeitos no amortecedor
Barulhos
São ruídos bem evidentes de metal raspando em metal que incomodam e preocupam o motorista. O carro parece “socar”, como se estivesse sem uma peça, que pode ser o amortecedor danificado. Solavancos e movimentos bruscos durante uma freada, por exemplo, também podem ser sinais de problemas na suspensão e nos amortecedores. O espaço de frenagem aumenta. Ou seja: seu carro vai demorar mais a parar se seus amortecedores estiverem barulhentos.
Qualquer buraco ou defeito na pista, acusa mais, faz mais barulho que normalmente deveria.
Carro fica sem “estrutura”
Esta é a palavra correta: estrutura do carro. Os amortecedores em bom estado mantém o carro firme e alinhado, sua carroceria fica “durinha”, como dizem alguns. Amortecedores com defeito deixam o carro mole, com a suspensão abaixando com mais facilidade. Isso pode comprometer o resto dela (suspensão), como as buchas e leques, além do problema com a dirigibilidade (leia abaixo). Isso acontece porque todo o sistema de suspensão do carro fica comprometido com o defeito de uma das suas peças. No caso dos amortecedores pode ser um com defeito ou todos.
Falta de controle da direção
Sim, pode acontecer do estado dos amortecedores afetar a dirigibilidade do veículo. O motivo é bem óbvio: os amortecedores mantém o carro mais preso no chão. Se eles perdem sua força por tempo e desgaste, a aderência do carro na pista vai diminuir. Então imagine isso associado a chuva, pista molhada. Com certeza dificulta a direção e pode causar sérios acidentes. É muito importante o motorista ter pleno controle do carro, e isso começa pelo volante.
Pneus
Repare o estado dos pneus do seu carro. Como os amortecedores trabalham em conjunto com o restante da suspensão, um defeito neles afeta diretamente os pneus. Os amortecedores também aliviam o peso, ou o impacto excessivo dos pneus no solo. Sem essa proteção, também dimensionada pela fábrica, os pneus podem gastar a parte do centro e até causar deformação bem visíveis.
Por fim, existem equipamentos em lojas especializadas que avaliam o estado geral dos amortecedores do seu carro. Normalmente é oferecido ao cliente como parte de um orçamento. Uma quilometragem ideal para testar os amortecedores é a cada 15 mil quilômetros.