Todos os motoristas sabem usar a seta de um carro. Em um modelo que nunca dirigiu, um motorista pode até não saber ligar um rádio, ter certa dificuldade em ligar o farol ou até de abrir o capô do motor. Mas com certeza a seta ela vai saber usar. Isso acontece porque é uma ação quase constante de direção ou condução do veículo, através do relé de seta.

No caso do uso da seta a diferença é que ela é bem específica: serve para sinalizar uma mudança de direção – ao contrário da luz de freio que é acionada pelo uso do pedal e a necessidade de frear ou parar o carro. Tudo isso através de um rele, conhecido no Brasil como relé de seta. Tenho visto muitos casos de mau uso das setas, com veículos rodando com seta queimada.

Relé de seta

Mas o que faz a seta piscar? E como isso é separado por lados? Como funciona o pisca alerta?  Em todas as respostas temos uma peça essencial: o relé de seta.Talvez seja o único relé que trabalha em “movimento” constante. Uma comparação seria o relé temporizador do limpador de para-brisas. Mas este trabalha com tempos definidos enquanto o relé de seta simplesmente pisca, ou desliga e liga a corrente positiva das lâmpadas de seta enquanto o motorista precisar.

Normalmente o rele de seta tem três saídas ou pinos. Talvez sejam os únicos assim, principalmente se houver neles a numeração: 49, 49a e 31. O seu funcionamento é simples. Uma corrente positiva, pós chave do carro ligada, entra no 49, um negativa constante no 31 e as lâmpadas são ligadas no 49a. 

O interessante é que o relé só funciona com a lâmpada ligada nele produzindo uma “resistência” no circuito. É por isso que quando uma lâmpada de seta queima o relé sempre pisca mais rápido, indicando que a resistência no circuito diminuiu.

ruim

Como dito acima, a corrente elétrica chega ao rele (relé) com a chave ligada, mas também com o pisca alerta ligado. Como o relé só pisca com uma ou mais lâmpadas ligadas nele, quando acionamos a seta para um lado é exatamente o que acontece: o positivo das lâmpadas de seta (do lado acionado) é conectado pelo comando de seta no relé e temos o efeito.

No caso do pisca-alerta, apenas muda o número de lâmpadas conectadas, o rele – quase sempre – é o mesmo da seta. Ao acionar a tecla do alerta ele conecta as 4 lâmpadas ou mais de todo o sistema de pisca do carro. Uma diferença nesse caso é que a corrente principal não precisa da chave do carro estar ligada. Ela é direta por motivos óbvios, pois serve de advertência em caso de alguma emergência.

ruim

O sistema de seta pode apresentar muitos defeitos. Mas o mais comum é a queima do relé. Alguns veículos possuem dois relés de seta, que são menores. Por isso alguns carros piscam para um lado e para o outro não. Mas nesse caso é sempre recomendável trocar os dois relés de seta. Também podemos testar o relé na bancada, bastando localizar e retirar do seu local. Veja abaixo.

Neste post vamos responder as duas perguntas do título: “Como testar um relé de seta”, uma peça muito interessante, e “Como fazer para trocá-lo”, um pedido de muitos leitores do site.

Como trocar o relé de seta

Para saber se o relé de seta está defeituoso primeiro é preciso retirá-lo do seu local. Como trocá-lo? Evidentemente que cada modelo de carro tem um lugar diferente para isso. O meio mais fácil de encontrá-lo é consultando o manual do seu carro. Mas na falta desse, talvez a tampa da caixa de fusível indique onde ele está. Em alguns carros ele fica debaixo da capa que dá acabamento embaixo do volante, em outros ele fica acoplado na caixa de fusíveis, como o exemplo abaixo.

caixa de fusível com relé de seta

Como existem relés de seta de várias cores, você poderá procurar pelo nome “relé de seta”gravado nele ou retirar um por um e ver se coincide com as informações a seguir.

Como testar este relé?

Visto por fora um relé se parece com uma caixinha com alguns pinos misteriosos. Mas alguns possuem funções bem complexas para o seu tamanho. No caso específico do relé de seta ele tem a função de fazer piscar, em períodos sincronizados, a luz que indica a direção na hora de fazer uma conversão com seu carro. Sem essa função ninguém saberia para qual lado queremos ir quando dirigimos.

A maioria deles tem três pinos, ou três saídas, como se diz entre os técnicos. E, como qualquer outro relé, existem números bem específicos gravados ao lado de cada pino. Esses número são suficientes para qualquer um identificar facilmente um relé de seta. Sao eles: 49; 49a e 31.

Como trocar o relé de seta do Uno antigo?

O Uno é um dos carros mais vendidos no Brasil, principalmente o Uno antigo. Seu lançamento foi uma grande novidade no mercado, aliás um grande avanço tecnológico para a época. Embora também tenha recebido o elogio de “carroça” do governo brasileiro, alguns itens chegaram a desbancar outros modelos de carros. O sistema elétrico do Uno foi um exemplo disso. Organização, código de cores aprimorado, maior número de  relés substituindo fios grossos, e  posicionamento de peças para uma troca mais rápida ou lógica. É desse último item que vamos falar nesse post. Descubra aqui como trocar  o relé de seta do Uno antigo.

Como trocar o relé de seta do Uno antigo

Até hoje os carros modernos meio que escondem algumas peças que o próprio motorista poderia trocar com facilidade. Pensem no caso do relé de seta. A maioria é instalada na caixa de fusíveis, alguns até atrás dela, e ao lado de vários outros relés.

Dificilmente vamos encontrar ali uma informação básica assim: “este é o relé de seta”. Talvez no manual do carro exista alguma informação sobre isso. No caso do Uno mais antigo e alguns dos mais novos (tipo Vivace) o relé de seta fica na coluna do volante, debaixo das capas delas. Em alguns casos precisa retirar o volante.

Mas se a capa sair com facilidade, então basta retirá-la e o relé é facilmente visto. Alguns são de cor azul e com 3 pinos (mais novos) e outros de cor preta e com 4 pinos (Uno antigo anos 90). Eles ficam apenas encaixados ou presos por uma presilha plástica contra mau contato bem evidente.

O serviço tem que ser feito com a chave desligada e fora do contato de ignição. O pisca alerta também deve estar desligado. Assista ao vídeo abaixo que explica a troca do relé de seta do Uno antigo passo a passo, inclusive a retirada do volante.