O que é aditivo de radiador
O aditivo de radiador é famoso por ser oferecido aos motoristas principalmente em algum posto de gasolina. É vendido sem mais explicações, ou com definições de funcionamento que não são a realidade. O aditivo em questão trabalha em conjunto com uma das peças mais importantes do nosso carro: o radiador.
É dentro do radiador que a temperatura do motor é controlada, onde a água que circula no motor é resfriada e tudo passa a ter uma temperatura ideal de trabalho. Sem isso, o carro ferve. Um simples defeito elétrico já é o suficiente para causar sérios problemas no motor do carro. É na água do reservatório do radiador que o aditivo é colocado. Dali ele se mistura e temos um líquido mais refrigerante do que somente água.
Verificar e completar o nível de água do radiador é essencial, mas também requer alguns cuidados (VEJA AQUI).
Os aditivos de radiador também são conhecidos por “refrigeradores do radiador”. Sua função é impedir que a água ferva a 100 graus, aumentando para 150 graus. Evidentemente isso não preserva seu motor de possíveis problemas devido à alta temperatura. Ou seja: ele aumenta o ponto de ebulição mas também serve como anticongelante, impedindo que a água congele dentro do motor. Mas isso vale para países frios, com neve e temperatura abaixo de zero.
Porém, ele é bom para o seu carro, evitando a corrosão e melhorando algumas ligações químicas. Lembramos sempre aos motoristas que respeitem as marcas de reservatórios e luzes de advertência de seu carro. Muitas fábricas de carros recomendam um tipo de aditivo de radiador. Seguir as informações da montadora sempre é uma boa escolha.
A troca desse aditivo deve ser a cada 25 mil km ou o que o manual do carro recomendar. Se o carro roda pouco, um ano é considerado o tempo ideal para trocar. O aditivo também tem a função de preservar as peças internas do motor que mantém um contato constante com a água e podem enferrujar. Mas é bom saber que o aditivo de radiador não é o mesmo usado para limpá-lo.
Alguns postos de gasolina oferecem esse serviço, como dito no início da matéria. Mas o correto é levar até um mecânico experiente ou em uma oficina de radiadores. Por que? Simples: normalmente um carro chega no posto com o motor já quente ou muito quente. Em algumas situações pode entrar ar, o que causa calço impedindo a passagem de água do motor para o radiador. Nesse caso o carro vai ferver rapidamente. Se acontecer em uma mecânica, com certeza o profissional vai saber resolver o problema e o carro é liberado somente depois de constatado que não vai ferver. Isso não é possível de fazer em um posto de gasolina.