Todo carro tem bomba de combustível. Os mais antigos usam uma bomba mecânica, tocada pelo motor do carro e presas no motor. Com o surgimento da injeção eletrônica as bombas passaram a ser elétricas e são instaladas quase sempre dentro do tanque de combustível. Se o seu carro é moderno ou tem injeção, então a bomba dele é elétrica e está sujeita a alguns defeitos. Esse post é sobre elas, as bombas de combustíveis elétricas. De fato, temos um conjunto de peças onde a bomba de combustível trabalha, imersa na gasolina. Ela foi feita especialmente para trabalhar assim, mesmo sendo uma peça elétrica. Uma troca, ou reparo, deve ser feito por técnico experiente e com o tanque de combustível sempre na reserva.
Problemas na bomba de combustível do seu carro
Podem ser
- Bomba simplesmente queimada por uso ou mangueiras dobradas ou esmagadas também causam a queima de uma bomba de combustível. Mesmo sendo nova.
- Fusível queimado. Isso é um defeito muito comum. Ele pode queimar por vários motivos. No caso do fusível da bomba pode ser fio esmagado debaixo do banco traseiro, relé de bomba em curto, e até mesmo curto na bomba. Isso acontece mais quando costumamos rodar com o tanque vazio.
- Filtro principal de combustível entupido. Esse filtro fica depois da bomba e filtra a gasolina que sai do tanque. Se ele estiver entupido por sujeira, a bomba trabalha forçada e queima. A troca desse filtro deve ser periódica. Sempre que trocamos um a bomba queimada o filtro também te que ser trocado.
- Por fim, um defeito interessante que pode enganar na hora de um diagnóstico: a tomada ou plug que energiza o sistema. Ela pode ficar com seus pinos bambos, ou até torrar alguns fios dela. Se for algo muito evidente, fica fácil de descobrir. Mas muitas vezes é algo pequeno. É nesse caso que parecer ser um defeito que não ter solução, onde muitas peças são trocadas e ele volta acontecer logo em seguida. Seria um simples mau contato que com um simples teste se descobre: mexendo na tomada e observando se o carro normaliza. Nesse caso devemos trocar a tomada e averiguar o local onde ela fica ligada.
Além de testes elétricos, a bomba elétrica do seu caso tem que ser medida com um teste de pressão final e de retenção de combustível no sistema. Isso é feito um manômetro próprio e deve ser feito antes da troca da bomba e depois do serviço realizado.
Caríssimo FERNANDO IVANENKO
Parabéns pelo Blog, inclusive pelo criativo e inteligente nome. Parabéns ainda pela sua dedicação e atenção aos leitores. Constata-se facilmente suas duas paixões (carros e escrever) e principalmente que vc é muito bom nas duas. Pena eu somente ter descoberto esta página agora… mas antes tarde do que nunca. Vc tem mais um fã!
Buscava por solução a um problema c/ faróis e cheguei a um post seu antigo = “DEFEITOS EM FAROL: O QUE FAZER – DICAS E SOLUÇÕES-Posted by Fernando Ivanenko | nov 27, 2015 | Lâmpadas automotivas”.
Minha dúvida permanece e fiquei preocupado em colocá-la no post, em vista do tempo que ele já está no ar. Mas, se puder ir até ele… bem, a dúvida está lá, p/ uma possível dica sua (afinal nem todos os ‘autoelétricos’ são honestos e venho sofrendo c/isso…). Abraços.
Dr. Joaquim Roberto
Obrigado Joaquim. Acabei respondendo sua pergunta em outro comentário. Mas reforçando, eu diria que uma lâmpada que não acende no carro tem que ser testada fora, em uma bateria de bancada. Pode ser outro defeito, como chave de farol com mau contato, relé de farol – mas aí seriam pelo menos duas lâmpadas apresentando o defeito ao mesmo tempo. Também pode ser mau contato nas tomadas dos faróis. Duas semanas é muito pouco tempo de duração! Mesmo com a lei nova.
Agradeci lá e mais uma vez agradeço aqui a sua disposição e atenção e, além de tudo, rapidez. Coisas raras hoje em dia. Como novo fã desta sua maravilhosa página, estarei acompanhando-a e indicando-a a amigos. Abraços.
Olá senhor Fernando tudo bem? Então. Eu tenho um Corsa 98, o carro tá gastando muito combustível tá fazendo mais ou menos 6km/L . Raramente o carro pega na primeira partida tem que segurar a chave e fica pisando no acelerador.
Isso pode ser problema na bomba de combustível?
Como faço pra não ser enganado por mecânico na hora do diagnóstico ?
Obrigado
Olá Zacarias. Primeiro tem que verificar velas e cabos. se forem antigos a sugestão é trocar. A bomba pode ser responsável por demorar a pegar. Nesse caso tem que medir a pressão dela.
Amigo tenho um uno 1.0 98 um bico ele começou a esquentar e queimar o fusível da bomba se tiver quente se por fusível ele queima na hora mais quanto esfria ele pega normal sabe o que pode ser ?
Olá Patrick. O mais provável é bomba em curto, principalmente se for antiga. O fato do fusível só queimar depois de rodar é um indício disso. Se trocar a bomba, revise o chicote, relé, e troque o filtro da bomba.
Amigo, tenho um UNO VIVACE 12/13, já troquei 3x a boia, a ultima vez durou 2 meses funcionando e quando fui ligar pela manhã fez um barulho estranho e o marcador de combustível ficou piscando… Esse UNO VIVACE fica fazendo um barulho toda hora na parte onde fica o tanque de gasolina, barulhinho pequeno, tipo um zunnnnnnn e depois para.
O que pode ser tudo isso?
Olá Wagner. É normal a bomba fazer um barulho quando liga a chave. Mas se for alto a ponto de incomodar, tem que tirar ela. Desse modo também podemos verificar se alguma mangueira está atrapalhando a bóia dentro do tanque.
Tenho um celta 2015 e ele morreu quando estava em movimento, a direção ficou pesada e quando tentei ligar novamente um barulho e estalos muito forte e não pega mais, acredito que seja o relé da bomba de combustível queimado ou mesmo a propria bomba.
Olá Jaime. Se deu estalos pode ser arranque. Mas não insista na partida. Nesse caso um mecânico tem que verificar.
Boa tarde!a bomba de combustível mesmo fora do veiculo em um balde com agua ligada diretamente na bateria aciona porém não suga nem uma gota .o que pode estar acontecendo?ou tenho que substitui la?
Olá Ronaldo. Sim, ela pode girar e não puxar. O correto é medir a pressão dela com um manômetro.
Boa noite tudo bem eu tenho um Fiat Tempra 95 16v serie ouro toda vez que coloco um fusível da bomba de combustível e giro a chave ele queima e não chega nem a ligar o carro, já arranquei o carpete do carro não vejo fio nenhum encostando na lata, o problema começo assim quando esterca o carro para direita se o volante virava ate o final o fusível queimava, mas agora não chega nem a ligar o carro só no simples virar da chave no contato, o senhor sabe me dizer o que pode ser?
Olá Paulo. Primeiro verifique se algo mais parou de funcionar junto com a bomba. Se não, desligue a tomada da bomba e faça o teste observando se o fusível queima. Se queimar não é defeito na bomba. Em seguida verifique o relé da bomba e sua fiação. Ele costuma ficar no compartimento do motor perto da churrasqueira no meio. Esta fiação pode ser afetada pelo giro da direção.