Fumaça branca saindo da descarga do carro
Então você começou a reparar uma fumaça branca saindo da descarga do carro? A cada dia ela aumenta mais? Um motorista atento fica preocupado com esse fato. Mas a maioria somente procura um profissional quando a fumaça é muita e passa a chamar a atenção de outros na rua. Pode não ser tão grave. Mas também pode ser um problema mais sério, onde o tempo é essencial para preservar outras partes do motor. Nesse caso temos envolvidos o óleo do motor e a lubrificação de peças internas.
Na verdade essa fumaça parece ser totalmente branca, mas é meio azulada e pode ter outras explicações. Normalmente um mecânico recomenda a retífica do motor, algo sério e bem custoso. Por isso uma avaliação com profissional de confiança é essencial. Existem alguns procedimentos, durante uma avaliação, que podem descobrir outras causas mas fáceis de resolver. Seria alguns poucos reais em vez de milhares, uma opção obviamente bem melhor.
Uma dica é reparar a fumaça que sai do seu carro. Muitas vezes é vapor de água, principalmente se você usa mais o álcool como combustível. Mas mesmo no caso de uso de gasolina, o vapor acontece. Afinal ela contém 27% de álcool na sua composição. Se não conseguir identificar esse vapor, um mecânico de confiança pode confirmar. Outra possibilidade de defeito que pode causar fumaça branca saindo da descarga do carro é o antichama entupido. Trata-se de uma válvula externa (na maioria dos carros) de fácil acesso. Sua função é filtrar o vapor do óleo aquecido pelo motor. Esse vapor serve para aumentar a temperatura do ar que é puxado pelo motor. Fica fácil de imaginar o local dessa válvula.
Esse vapores podem entupir a válvula, ou o filtro que existe por ali. Isso pode fazer sair fumaça branca na descarga do carro, mas não é defeito dentro do motor. O conserto é simples. Ou troca-se a válvula, ou faz uma limpeza nela. Em alguns carros mais antigos é apenas uma mola espiral dentro de uma mangueira que sai da tampa de válvulas do carro. Mas em alguns modelos ele fica dentro da tampa de válvulas e ela deve ser retirada para reparo. Nesse caso é um pouco mais caro. Mesmo assim são serviços bem mais baratos do que uma retífica de motor. Muitas vezes o mecânico sequer verifica esse itens e o resultado é fumaça branca na descarga do carro, mesmo depois de retificar o motor inteiro. Vale conferir.