Alguns podem imaginar: “Será que até a direção do meu carro também é elétrica?” Não, não ao pé da letra como se ela usasse eletricidade para girar as rodas. Mas muitos veículos estão saindo de fábrica com direções assim: chamadas de elétricas. O que realmente vem a ser esse acessório?
Com mais essa novidade, os carros podem sair de fábrica com um de três tipos de direção. São elas: –
- A comum, que é muito conhecida por ser “pesada”
- A hidráulica, que surgiu para deixar a direção comum mais leve e facilitar o dirigir
- E , como novidade, temos a direção elétrica.
Direção elétrica
A diferença entre a direção comum e a direção hidráulica, as primeiras da lista acima, é que a hidráulica usa uma bomba tocada por uma correia “ligada” diretamente as polias do motor. O resultado é uma direção leve que facilita as manobras até para o mais fraco dos motoristas.
Mas este sistema exige muito do motor, o que , obviamente , também exige mais do bolso do dono do carro. Ou seja, o consumo de combustível é maior. Por isso que muitos quando compram um carro optam pela direção “dura”. Ou melhor, optavam, porque a direção elétrica veio exatamente para acabar com o excesso de consumo de combustível. Pelo menos no que diz respeito a direção do seu carro.
Como funciona a direção elétrica?
Um opcional caro? Sim. Porque envolve a economia de combustível, entrando na antiga regra comercial de oferta e procura. E descobrimos que a direção elétrica está no mercado desde 1999! Evidentemente que é um acessório testado e, por experiência, o recomendamos na hora de escolher um carro e seus atributos.
É possível colocar direção elétrica?
Sim. Até em Kombi antiga já se instala direção elétrica. Já liguei algumas em munha oficina e é relativamente descomplicado. A melhora na dirigibilidade é boa. Até o momento qualquer carro aceita a instalação ou adapção dela. Tudo é encontrado em kits, seja na autorizada ou em lojas especializadas.
Quais as desvantagens da direção elétrica?
As vantagens são as mesmas da direção hidraúlica: uma direção bem mais leve que facilita em muito a condução do carro. Mas quais são as desvantagens de uma direção elétrica? A primeira é que ela é mais pesada ou tem menos sensibilidade do que a direção hidraúlica convencional. Outra é o custo de mantenção que ainda é elevado no Brasil. Praticamente , no caso de defeito de uma direção a eletricidade, trocamos a peça inteira, Pois não existe manutenção preventiva dela.
Qual é a vantagem da direção elétrica?
Consumo de energia, Como assim? O sistema de direção hidrúlico está diretamente ligado ao motor por correia exigindo mais dele. Ate o conumo do carro pode aumentar.
- Também é uma direção mais suave
- Aumenta o conforto ao dirigir e torna o carro mais seguro
- Facilita muito em caso de manobras ao estacionar ou outras
- Menor manutenção, menos custo para nós
Vai óleo na direção elétrica?
Embora seja óbvio que uma direção elétrica não use fluídos e óleo, é muito comum eu ouvir esta pergunta na minha oficina. Não. Ela é totalmente elétrica, possui componentes elétricos e é neles que fazemos manutenção. Muitos donos de carro ficam com esta dúvida simplesmente por não saber a direção do seu carro é elétrica. Basicamente ainda é uma novidade para o consumidor do Brasil.
O que é uma direção elétrica progressiva?
Basicamente o contrário, em termos de dirigibilidade. da direção hidraúlica. A medida que pisamos no acelerador e o carro vai ganhando velocidade, o carro vai perdendo a ajuda da direção elétrica e ela vai ficando pesada. Também tem o fato de ter menos peças o facilita a instalação. É muito importante se informar sobre istto com a montadora ou com o profissional responsável pela instalação da direção. Daí escolhemos a que se encaixa melhor no nosso dia a dia.
Como saber se meu carro tem direção elétrica ou hidraúlica?
Náo é difícil, se o manual não estiver como a gente. Primeiro: a direção elétrica não tem reservatório de óleo. Segundo: normalmente a direção hidraúlica faz um estalo quando viramos ela toda para um lado. Já a elétrica é silenciosa. Mas no caso de dúvida faça o que já foi dito mais acima: se informe com um profissional de confiança.
Qual o valor para colocar direção hidráulica no carro?
Isto pode variar muito. Depende do modelo, ano, se já existe o kit do seu carro no mercaco, entre outros. Mas no geral pode passar dos 2 mil reais a adaptação e instalação de uma direçã assim em um carro. Em alguns modelos tem que retirar a direção hidrúlica, se for esquipado, o que pode aumentar o custo. No caso de ser um veículo “raiz”, só com direção mecânica, aí o custo benefíciovale a pena. Taambém vai depender da oficina que vai fazer o serviço.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas, inclusive tudo sobre direção elétrica!
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Tenho um Ágile. Está com 4 anos e 4 meses e 6 mil quilômetros rodados. Em estado de muito boa conservação. Notei que ao manobrar no silêncio da garagem, em baixíssima velocidade para estacionar, ao girar o volante ouço um rangido fraco que nunca tinha observado antes. Passei a notar quando desliguei o som do rádio para fazer as manobras, pois antes sempre fazia ouvindo música e não ouvia o rangido. Será algum problema? Ou é normal?
É um sintoma ainda fraco. Mas pode ser homocinética, a tal engrenagem que liga a caixa as rodas dianteiras.
Vou mandar à concessionária, para examinarem, pois fiz a revisão há uma semana e não me disseram nada.
muito bom seu artigo