Essa é uma pergunta constante em nossa loja de baterias: porque uma bateria de táxi dura pouco, ou menos que outros carros? Aliás é uma dúvida dos taxistas sempre apresentada com indignação. E é bem compreensível, pois em alguns casos a bateria dura apenas 3 meses, mesmo que seja uma marca top.
Mas o leitor pode perguntar: e a garantia? Ela não é sempre de mais de 1 ano? É sim. Algumas são de até 18 meses, ou 24, nos novos lançamentos. Mas a maioria das garantias não cobre esse tipo de defeito. Então, para entender por que uma bateria de táxi dura menos é preciso saber o que ataca a vida útil dela.
Bateria de Táxi é igual as outras – mas…
Como acumuladoras de energia, uma bateria depende do carro para ficar carregada. Ou seja, a loja vende ela carregada e a partir daí o carro tem a obrigação de repor o que ele estiver gastando. Por exemplo: você liga o farol e ele imediatamente repõe a carga gasta.
É exatamente como acontece com a caixa d’água de sua casa quando alguém usa uma torneira ou a descarga no banheiro. Neste exemplo a boia abre para repor a água gasta e assim você sempre terá uma caixa d’água cheia.
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Simples não é? Mas o que aconteceria se a boia não funcionasse direito e a água não parasse de entrar por dias ou mais tempo? Bem, então teríamos um vazamento ou danos definitivos na caixa d’água produzidos pelo excesso de água.
Pode-se dizer que o mesmo acontece com uma bateria quando recebe muita carga por tempos prolongados. E como isso pode acontecer com um carro? Um táxi usa constantemente ar condicionado, faróis, rádio, GPS, e todo sistema elétrico e eletrônico do motor, as vezes tudo ao mesmo tempo e por várias vezes no dia. Afinal, é assim que um taxista se sustenta: rodando com seu táxi. E quanto mais ele usa seu táxi, maior a renda.
Essa é o que chamamos de sobrecarga por uso. Ainda existe a sobrecarga por defeito do alternador, mas isso é outra história. Lembrando que não precisa ser um táxi para perder a garantia da bateria por excesso de carga. Basta o seu carro ter uma rodagem semelhante aos taxistas. Também o mesmo tipo de situação pode acontecer com caminhões, ambulâncias ou carros da polícia.
Então, o que fazer?
Você tem duas opções. Ou anda menos com seu táxi, o que é sem sentido, ou procura uma marca de bateria que oferece garantia por sobrecarga. Uma delas é a Tudor, que a partir deste ano vai equipar a linha Volkswagen e terá como lema “Garante até sobrecarga”. Outra marca que também oferece garantia cheia é a Cral.
O importante é você, taxista, ficar de olho no custo benefício e escolher a melhor opção.
Oi, xará (desculpe a intimidade…rs).
Porque não existe nos carros o mesmo processo de carga/recarga da bateria como existe nos celulares, por exemplo?
Um indicador avisaria sobre nivel de carga da bateria (100, 60, 30%….).
Se 100%, a carga seria suspensa até que baixasse pra outro nivel pré-estabelecido.
Se 30%, por exemplo, a carga seria “religada”.
Me parece simples. Estou muito enganado?
Atte,
Fernando M Filho
Olá xará. Concordo com a presença de um medidor de carga bem simplificado, como o de um celular. Sei que alguns modelos mais modernos e caros tem esse equipamento. Alguns bem antigos também tem, mas era necessário um certo conhecimento de valores elétricos para entende-los. No caso da porcentagem é mais complicado, por enquanto. O sistema elétrico e eletrônico dos carros exigem que a bateria sempre esteja com carga plena, 100 por cento ou perto disso. Muitos acessórios simplesmente param de funcionar se a bateria for caindo a carga como acontece com um celular.