Seu carro não precisa ser tão velhinho quanto o Monza da foto. Aliás, esse tem uma boa aparência e deve ser muito bem cuidado por seu dono. Mas pesquisas recentes apontam que carros com 10 a 15 anos de fabricação são os que menos recebem cuidados de seus donos, como uma simples revisão periódica, por exemplo. A pesquisa também revela que existem mais de 5 milhões de carros nessas condições. Neste post vamos dar dicas de como cuidar de carros antigos ou carro velho.
Carro velho e os cuidados que devemos ter
Por Fernando Ivanenko
Técnico de elétrica e eletrônica automotiva
Estamos falando de algo perigoso, carros rodando em nossas ruas colocando seus ocupantes, e transeuntes, em perigo de vida. As justificativas dos donos desses carros é a falta de dinheiro, ou de tempo. Mas a grande verdade é que as revisões são deixadas em segundo plano, o que é o mesmo que não dar prioridade a sua própria segurança. Veja abaixo
- O que talvez seja desconhecido da parte dos donos de carros velhos é que as peças de veículos antigos são mais baratas, além do conhecimento maior da parte dos profissionais por lidar anos com alguns modelos.
- Ou seja, nesse caso, existe mão-de-obra mais capacitada, além do preço mais baixo.
- Seja qualquer modelo de carro, novo ou mais antigo, cuidar bem dele é sinônimo de segurança e economia para todos. Além do mais, existe o valor de revenda que sempre é maior quando o automóvel é bem cuidado.
- E com certeza isso é bem visto pelo comprador. E para quem gosta de colecionar carros, o único caminho para transformar um carro em antiguidade é aplicando revisões constantes, tanto da mecânica , como da lataria e outros.
Mas um bom velhinho, em se tratando de carro, não perde a jovialidade quando é bem cuidado por seu dono. Ele continua capaz de fazer longas viagens com segurança adequada e ainda esbanja beleza, ganhando respeito de outros motoristas. As manutenções são as de praxe, as mesmas que fazemos em qualquer carro. A diferença será em seu bolso, com uma boa economia. Por isso cuide bem do seu velhinho!
Serviços necessários e baratos!
- Procure por uma oficina de confiança
- Peça uma revisão de óleo de motor vencido
- Mande verificar pastilhas e lonas
- Uma revisão completa da parte elétrica é de extrema necessidade
- Carros antigos possuem fios grossos, pouco fusíveis e muita gambiarra!
- Troque periodicamente todas as correias e seus tensores.
- Além disso tudo, verifique o estado da suspensão e mantenha seu carro sempre alinhado e balanceado.
Cuidados assim fazem bem para todos, o seu e sua auto-estima, sua segurança e a de outros, além da beleza a nossa volta. Ter um carro antigo é um privilégio. Porém, requer cuidados como se fosse um idoso, forte, mas um carro que talve já rode desde os anos 60 do século passado! Também, jamais desista de procurar peças para seu carro antigo. Existem lojas especializadas e vários grupos nas redes sociais sobre determinado carro antigo.
Existem os clubes, como o clube do fusca, o clube o opala e de muitos outros. Basta “dar um Google” e teremos até o Clube do Gordini. No nosso site também temos muitos artigos peblicados sobre carros antigos. Falamos sobre a história deles e até publicamos algumas tabelas de fusíveis. Porcure pela categoria “Carros antigos”.
Carros antigos também podem ser um bem muito valioso. Existem modelos como o Dodge Charge Rt que tem um valor de carro novo, caro, ou até mais. O modelo mais cobiçado desta montadora é o Dodge SE, pouco fabricado e com cores e detalhes no estofamento diferenciados. O Maverick da Ford é outro carro raro e que encanta os colecionadores. Por incrível que pareça o Fusca ainda é muito comerciável no Brasil. Perde em muito, em termos de valor de mercado, para a querinha dos colecionadores: as Kombis. Todos os modelos dela são caros. Mas quanto mais antiga, mais alto é o valor. Além disso, as Kombis são uma ótima opção para montar um Motor home, uma prática cada vez mais comum no Brasil.
Lembrando que, para quem tem um projeto de restauração, existem oficinas specializadas nisso. É um serviço caro? Sim. Mas o resultado final pode triplicar o valor do carro, com muitas ofertas ou propostas de compra. Como Investimento é uma excelente opção.
Quantos anos é considerado um carro velho?
Quando se fala de quantos anos um carro pode ser considerado velho, as reportagens são a respeito de renovação de frota para reduzir a emissão de poluentes. Mas isto é um termo técnico. Já no nosso caso é um termo emcional de carinhao por um carro mais velho. Os especialistas consideram qualquer carro com 10 anos como um carro velho. Eu, na minha experiência considero um carro velhinho aquele que nos ensinou a melhor gerações mais novas. Entao um carro velho, no meu ponto de vista, são os fabricados dos anos 70 para trás. São poluentes, barulhentos, rabujentos, mas são adoráveis.
Faz seguro de carro velho?
Sim, mas é mais difícil de fazer. Alguma seguradoras fazem. Porém o carro vai ter que passar por uma avaliação para indicar qual tipo de seguro pode ser feito no seu carro mais velho.Uma opção é o “seguro popular” onde nós podemos optar por peças recondicionadas, visto que em um carro mais antigos simplesmente pode não existir mais peças novas para a reposição.
Quanto mais velho o carro mais caro o seguro?
Sim. O motivo é óbvio. Quanto mais velho o carro maior o risco de dar defeito. Mesmo que a gente cuide dele muito bem!. O ponto de vistas das seguradoras é o tempo de uso, peças antigas e sem reposição, tecnologia antiga e portanto mais fráfil (do ponto de vista deles); falta de mão de obra especilizada.
Qual ano o carro não paga mais IPVA?
Sim, alguns carros velhos ou antigos não pagam mais IPVA. Masisto vai depender do estdo que moramos. Aqui emMinas, por xemplo, não existe isenção de IPVA, mas o valor baixa ano após ano. Já na maioria dos outro estados brasileiros a isenção total de IPVA é de veículos com mais de 16 anos. Então devemos pesquisar para saber como é no estado que moramos ou que o carro é registrado.
Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)
Quer aprnde a cuidar do seu carro velhinho? É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? No caso de carros mais antigos ocurso também é muito bom!
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.