Tudo sobre limpadores de para-brisa

É simplesmente impossível dirigir um carro sem os limpadores de para-brisa. Mesmo um piloto de Fórmula 1 , com toda tecnologia existente, se vê obrigado a “trocar” suas viseiras para conseguir pilotar na chuva. No caso de carros normais, ou de passeio, é bem diferente.

Se o limpador de para-brisa não funcionar, segundos depois de começar uma chuva, os vidros perdem sua transparência e a visibilidade é zero. Quase sempre o desespero toma conta do motorista e a situação fica perigosamente imprevisível. Mas por que esse acessório para exatamente quando precisamos dele? Quais são os seus principais defeitos e como evitar que a situação descrita aconteça ou se repita?

Dicas sobre limpadores de para-brisa

Limpadores de para-brisa não funciona – por quê?

Neste post explicamos alguns defeitos e dicas para que tudo corra bem ao dirigir na chuva. Normalmente o que mais acontece é queimar o fusível do limpador. E isso ocorre principalmente quando esquecemos da existência dele em períodos que não chove. Por ele ficar parado, às vezes por meses, a borracha do limpador costuma grudar no vidro, dificultando o movimento e o fusível pode queimar. Em alguns caso o motor do limpador pode queimar e o prejuízo será maior.

Primeira dica:

  • Não “esquecer” do limpador e ligar ele também em época de seca. também podemos levantar as palhetas antes de ligar o limpador para desgarrar do vidro.

Mas o limpador de para-brisa precisa de um conjunto de peças, além do motor, para funcionar.  Muitos modelos são equipados com o reservatório de água, que é lançada no para-brisa em conjunto com as palhetas de borrachas. Sua função é ajudar as palhetas a limpar melhor o para-brisa, além de ajudar a deslizar pelo vidro como um verdadeiro rodo.

Segunda dica:

  • Mantenha o reservatório de água do limpador de para-brisa sempre cheio. Isso ajuda no movimento dele, além de evitar possíveis arranhões por poeira.

Já falamos das borrachas das palhetas. Elas podem ser totalmente emborrachadas (as chamadas de “siliconadas”) ou ainda ter uma armação de metal. Nesse caso, o vidro pode ser arranhado por alguma ponta que sobressaia. É por isso que observamos alguns riscos que fazem um arco no para-brisa, acompanhando o movimento das palhetas.

Terceira dica:

  •   troque as palhetas com frequência, principalmente quando a época de chuvas estiver chegando e mesmo que tenha pouco uso. As borrachas ressecam com o sol e o tempo, podendo causar o que foi citado acima.

A qualidade do produto também conta. Comprar e trocar palhetas de limpador sem procedência é uma temeridade, principalmente aquelas vendidas em semáforos, como se fossem quase uma ameaça do vendedor. Além de não ter qualidade, muitos limpadores têm sua máquina comprometidas. O peso e o tamanho podem quebrar o limpador.

Quarta dica:

  • Compre sempre uma palheta original. Embora seja mais caro, compensa em todos os sentidos.

São dicas fáceis de fazer que podem ajudar a não enfrentar uma situação inesperada e perigosa como ficar sem os limpadores de para-brisa durante uma chuva

Limpador traseiro acende a ré

Então seu Uno Novo ou Way já te surpreendeu com o limpador do vidro traseiro quando você manobrava em ré? Pois alguns leitores do Mãos ao auto já tomaram esse susto. E por ser algo que acontece esporadicamente, muitos acabam procurando uma oficina achando ser um defeito do carro.

Até profissionais não sabiam o que era o tal defeito estranho. Mas não é um problema ou algum defeito intermitente. Isto faz parte do sistema elétrico do carro, mas diretamente do circuito dos limpadores dianteiros e traseiro.

O que é isso?

Sempre aconselhamos o motorista a ler atentamente o manual do seu carro. Somente assim iremos conhecer todos os recursos disponibilizados pela montadora, quase todos para aumentar o conforto e principalmente segurança ao dirigir. E é exatamente esse o caso entre o limpador traseiro e a ré do seu Uno.


Limpador traseiro e a ré

Temos uma ajuda para manobrar de ré durante uma chuva. Aí entra a explicação do por que acontece esporadicamente: tem que estar chovendo. A explicação é simples. Se estiver chovendo, obviamente o limpador dianteiro vai estar ligado. É impossível dirigir na chuva com ele desligado. Porém o limpador traseiro pode ser acionado de duas maneiras: ou no seu interruptor no comando do volante ou ao engatarmos a ré para manobrar. Mas isso só acontece quando limpador dianteiro estiver ligado, o que vai facilitar a manobra limpando o vidro traseiro!

A chuva parou, você desligou o limpador dianteiro, o traseiro não vai ser acionado mais pela ré engatada. No trânsito maluco de hoje não deixa de ser uma ótima ideia. Com certeza não é um acessório exclusivo da Fiat. Outros modelos e fábricas também devem usar essa técnica. Sabe de algum outro carro que também funciona assim? Deixe sua opinião e conte para nós nos comentários no fim desta página.

Limpador traseiro e a ré

Então seu Uno Novo ou Way já te surpreendeu com o limpador do vidro traseiro quando você manobrava em ré? Pois alguns leitores do Mãos ao auto já tomaram esse susto. E por ser algo que acontece esporadicamente, muitos acabam procurando uma oficina achando ser um defeito do carro.

Até profissionais não sabiam o que era o tal defeito estranho. Mas não é um problema ou algum defeito intermitente. Isto faz parte do sistema elétrico do carro, mas diretamente do circuito dos limpadores dianteiros e traseiro.

O que é isso?

Sempre aconselhamos o motorista a ler atentamente o manual do seu carro. Somente assim iremos conhecer todos os recursos disponibilizados pela montadora, quase todos para aumentar o conforto e principalmente segurança ao dirigir. E é exatamente esse o caso entre o limpador traseiro e a ré do seu Uno.


Limpador traseiro e a ré

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