O que pode roubar carga de uma bateria
É muito comum dizer que algo está roubando carga de uma bateria. Mas quase sempre essa é uma justificativa por não saber a causa do problema. Depois que tudo foi verificado, como: estado da bateria, troca de bateria, teste em alternador e arranque, fiação principal, e ela continua descarregando, então surge a ideia de que algo está roubando a carga dela.
Na gíria é conhecido como: “ladrãozinho de carga”. O que poderia ser? E como descobrir que algo está roubando carga da bateria?
Quando uma bateria descarrega totalmente, ou parcialmente, de um dia para o outro, pode ser que algo tenha ficado ligado durante a noite. Talvez até por horas durante o dia, sem que o motorista notasse. O que pode roubar carga de uma bateria nessa situação?
Normalmente pode acontecer: chave esquecida ligada no carro, farol ou qualquer outra luz acesa. Até mesmo uma porta aberta onde a luz de teto ficou acesa.
Muitas vezes esta luz de teto também é esquecida acesa quando o motorista a liga dentro do carro.
Uma maneira de saber se foi algo assim que descarregou o carro é observar o que vai ligar quando uma chupeta, ou carga auxiliar é aplicada para fazer o carro funcionar.
No momento da chupeta, imediatamente, o que pode roubar carga de uma bateria, ou o “ladrão”, é pego no flagrante.
Isso é comprovado quando um farol acende, o painel ou mesmo o rádio ligando na ultima estação ouvida, etc.
Outros locais onde este ladrão de carga pode se esconder seriam: porta-luvas, quando ele tem iluminação; porta-malas também iluminado.
Neste caso ele fica escondido mesmo. Assim seria necessário alguns truques de eletricista, ou detetive, para saber se a luz continua acesa mesmo quando as portas são fechadas.
Uma sugestão é colocar um celular dentro do porta-luvas, ou porta-malas, e filmar se a luz permanece acesa. Imaginação também é bem-vinda nesses casos.
Outra maneira de descobrir se algo está roubando a carga de uma bateria, seria o teste de fuga de corrente. O modo mais correto é usar uma alicate amperímetro de corrente contínua. Ele seria aplicado ao positivo da bateria e a fuga medida no visor.
Lâmpada de teste
Mas na falta de uma ferramenta assim, podemos usar a antiga e ainda boa lâmpada de teste. É a mesma usada para testar fusíveis. Mas nesse caso é recomendado usar uma lâmpada de 10 watts, que não é tão forte para algo escapar, e nem tão fraca para não acender.
Um procedimento é desligar o negativo da bateria e ligar a lâmpada em linha entre o pólo negativo e o cabo do carro. Com tudo desligado no veículo e suas portas fechadas, a luz não pode acender. No máximo pode dar uma piscada e apagar.
Quanto mais forte ela acender, maior a carga, ou o acessório que está causando a fuga. Se acender forte, e não apagar, começa um trabalho de procura. Uma opção para descobrir seria ir desligando fusível por fusível, até a luz ligada na bateria apagar. Em seguida você deve consultar o manual para saber qual circuito este fusível protege e ir direto no acessório indicado.
Porém, esse processo é mais recomendado para veículos com pouca eletrônica embarcada, pois alguns fusíveis podem desligar itens delicados, que não podem ficar sem energia.
Compare as fotos ao lado. A da esquerda mostra a lâmpada de teste ligada em linha com o negativo de uma bateria (clique em cima para ver melhor). No caso não tem fuga, pois a lâmpada permaneceu apagada.
Já a direita temos a mesma situação, porém abrimos a porta do carro e a luz interna acusou ao acender a lâmpada de testes.
Isso seria uma fuga de corrente bem forte. Concluindo: o que pode roubar carga de uma bateria, embora seja uma situação rara, é normalmente lâmpada acesa fora das vistas do motorista. O resto quase sempre é por esquecimento de algum acessório ligado.
Olá, rastreadores e alarmes roubam muito da bateria? Tenho rastreador e alarme no meu carro, e estou receoso do alternador não conseguir carregá-la, pois uso pouco o carro. Considerando um carro popular, tipo um gol 1.0, andando com ar e faróis ligados, sobram aproximadamente quantos amperes/hora direcionados a carregar a bateria?
Olá Vieira. Rastreador e alarme consomem somente se acionados, como uma armadilha para ratos. Quanto aos amperes/hora, somente dos farois são cerca de 9A de gasto e o ar tem que medir, pois varia muito. Mas com certeza com os dois ligados pelo menos 1/3 da potência do alternador estará sendo usada. A bateria fica sempre carregada enquanto o alternador estiver ok, liberando a carga que o sistema elétrico exige da bateria. Mas uma carro que roda pouco, em relação a bateria, tem que ser ligado com alguma frequência para manter a densidade da bateria, que seria a capacidade dela de armazenar carga.
Ola fernando feliz ano novo ,tenho uma duvida sobre um gol g2,qie a ventoinha nao liga mesmo ligando os dois fios so cebolao,e os fuziveis estavam todos acendendo com a lampada teste ,aera que e o rele o que poderia ser desde ja agradeço.
Olá Marcelo. Grato por sua participação no site. O correto é medir a corrente na ventoinha. Tem que chegar positivo e negativo com os fios do cebolão ligados (do radiador). Mas tome cuidado, pois a ventoinha pode ligar e te machucar. Pode ser relé ou até o motor dela com defeito interno. Se a lampada acender na fiação perto da ventoinha (que entra na ventoinha) então tem que tirar ela. Muitas vezes mexendo na tomada dela ela arma.
Olá, Fernando.
Sou muito pouco experiente com carros e recentemente instalei um rádio no meu Gol 1.0. Não possui ar nem nada, mas acabei esquecendo o rádio ligado durante 3 horas que estive fora (sei que é burrice). Consumiu muita bateria? O carro ligou normal depois.
Obrigado,
Rafael
Olá Rafael. Grato por participar. Se o carro pegou normalmente, então consumiu pouco pelas três horas de rádio ligado.Se ela vier a falhar, então basta aplicar uma carga lenta em uma oficina de elétrica de carros.
Olá Fernando,
Estou desesperado com o meu caso. Tenho uma Peugeut 407 SW 2.0 HDI de 136 cavalos de 2005. Ao fim de 5 anos com uma bateria Tudor, troquei há 17 meses por uma outra sugerida na oficina para este modelo (Bosh 74Ah 680A S4). Desde que foi instalada, que o carro circula sem problemas um mês, ou dois meses ou até 3 semanas e de um momento para o outro o motor entra em protecção (em andamento não passa das 3000 Rpm) e nestas situações ao parar e desligar o carro, este vai perdendo bateria até que por exemplo de manhã ao tentar abrir e ligar o carro, este está com a bateria descarregada, totalmente morto. No ultimo ano aconteceu isto pelo menos umas 7 ou 8 vezes em intervalos diversos (dois meses, um mês, uma semana, etc…). A forma de pôr o carro a funcionar tem sido “encostar”a bateria de um outro carro que tenho e depois tudo fica bem por mais uma temporada de uma semana, um mês ou dois, até voltar novamente tudo a acontecer. Há dois dias voltou a parar a bateria e nem com o “encosto” de outra pegou. Mandei o carro para a oficina onde me disseram que a bateria morreu mesmo . Isto é durou 17 meses. Vim a saber hoje que a amperagem que a marca indica para a minha Peugeot é de 77Ah mas a Bosh que me puseram lá é de 74Ah. Terá sido esta a razão destas avarias ou será algo mais complicado?
Obrigado,
Luís A.
Olá Luis. não existe muita diferença de 77 para 74. O carro deveria funcionar normalmente até com uma de 60 ( e, segundo o aplicativo da Moura sua bateria é um 60A caixa alta na reposição) Eu sugiro que troque a bateria, mas que também mande medir o alternador e sua fiação. pode ser um defeito intermitente. O carro também não pode ficar muito parado, pois diminui a vida da bateria. Por fim, a marca Bosch – que é segunda linha da Heliar – não agrada muito os instaladores em BH. Elas tem durado pouco.
Olá, Fermando! Tenho um gol 1.0 e o mesmo havia me dando problemas no que eu acreditava ser a bateria. Comprei o carro usado e, no segundo mês de uso, ele começou a não ligar. Após a chupeta o mesmo funcionava, mas após chegar ao meu local de destino (ao fazer o teste novamente) ele não ligava mais. Este fato ficou recorrente.
Bem, um funcionário de um SOS de baterias me afirmou que pelo fato disso estar acontecendo muito, valeria a pena verificar se havia fuga de corrente e, após o teste, ele identificou como sendo a causadora da fuga de corrente a instalação errada do aparelho de som . Enfim, fui a um mecânico e este afirmou não haver fuga de corrente e que a verdadeira causa era o alternador. Confiei e paguei o serviço; desde então o carro tem funcionado, mas sempre retiro a “capa” do som, pois ainda não confio. Há mesmo esse risco de deixar a “capa” do som e meu carro não ligar?
Mais uma dúvida, ao realizar uma viagem com meu carro, utilizei o som por duas horas ininterruptas enquanto viajava; no entanto, após parar em um posto de gasolina, meu carro não quis dar a partida. Tentei mais duas vezes e por fim ele ligou (com muita dificuldade) e continue o resto da viagem sem utilizar o som. Ao chegar no meu destino, tentei ligá-lo novamente e funcionou normalmente. Desde então estou com ressabiado com este aparelho, vale a pena verificar se há essa fuga de fato, então?
Abraço!
Olá João. Veja bem: uma fuga só ocorre com o carro desligado. Como o motor ligado em 99% dos carros o alternador sustenta o sistema elétrico, principalmente em uma viagem onde o carro está em constante movimento. O que deve ser feito é uma medida do alternador com o motor ligado e todos os equipamentos elétricos também. A medida deve ser entre 13.8 a 14,8, com alguma variação aceitável. Uma dica: se a bateria estiver boa arranque pesar, vale conferir o arranque e suas buchas. Isto é muito comum no gol e outros Volks quando o motor está quente. Você deve retirar a frente do rádio, mas a noite, e não com o carro em uso.
Muito obrigado, Fernando!
Texto elucidativo!
Fernando, bom dia!
Utilizando-se de um multímetro conectado em linha com a bateria, qual seria a corrente máxima de fuga admitida?
(GM Corsa 1.0 2009)
Obrigado!
Olá Alexandre. Até 0,05 A é admitido desde que o carro tenha uso normal, sem ficar parado.
0,05 A ou 0,05 mAh?
Olá Sebastião. Seria 50mah medido no multímetro em linha com o positivo da bateria. Também pode usar um alicate amperímetro.
Meu carro está com corrente de fuga em 140 mAh. Qdo tiro o fusível que proteje o sistema de imobilização e do painel de instrumentos do carro, ele passa a acusar 0,01 mAh. Uma diferença enorme que descobri de fuga nesses equipamentos. Aí toda vez que eu vou sair coloco o fusível e quando chego retiro o mesmo. Aí a bateria não descarregou mais. Sei q isso é errado, mas a solução seria eu encontrar o erro em algum desses equipamentos ou nos cabos que ligam eles? Se desconectar o plug que entra no painel e deixar ligado o do sistema de imobilização e depois fazer o inverso seria um bom teste pra descobrir qual deles tá roubando cargas? Se for o painel tem conserto ou só outro ? Muito obrigado desde já!
Olá Sebastião. Se a bateria for antiga faça um teste de carga nela. Também, pode ser que tenha outro acessório ligado nesse fusível mas que o manual não indica. Seria algo instalado fora da fábrica. Repare se algo mais para de funcionar sem esse Fusível. Também leve em conta se o carro fica muito parado. E sim, o teste é esse se for possível desligar o acessório. Não é recomendável no caso do imobilizador.
Muito obrigado pelas dicas! Irei seguir suas recomendações. Difícil encontrar boa vontade das pessoas hoje em dia. Claro que em certos casos não tem como ser solidário, devido à vida corrida.
Oi bom dia !! Tudo bem ?
Preciso de um esclarecimento . Tenho um palio 2000 e minha bateria da marca moura não tem 2 anos de uso … mas no período de 1 mês a abençoada me deixou na mão por 3 vezes … e sempre da mesma forma : fui a um determinado lugar estacionei e quando fui sair o carro não liga. meu carro não tem ar e por 2 vezes estava chovendo então usei o ar quente do carro pra ajudar a desembaçar o vidro achei q era isso q tava ” forçando ” a bateria mas ontem num sol de rachar o infeliz me deixo na mão de novo. Notei q ao girar a chave em todas as vezes ao para de girar a chave eu ouço um pi – pi como se fosse o alarme avisando q ta sem bateria. Meu carro tem um alarme instalado mas diz meu marido q ta desativado . pq quebro o controle e nós não encontramos outro pra comprar. Sera q e o Alarme q ta roubando a carga ? obs. em todas as vezes apos uma transferência elétrica de outra bateria ele funciona e fica uns dias sem dar problemas mas não confio de sair com ele pq posso ficar na mão de novo.
Tudo de bom e desde já muito obrigada ,
Olá daia. Grato por sua participação no post. O primeiro passo é aplicar uma carga lenta na bateria. Em seguida um teste é feito nela e se estiver boa ela é reinstalada no carro e o alternador é medido com todos os equipamentos do carro ligados. Se tudo estiver ok, então um teste de fuga de corrente deve ser feito. É um teste simples que qualquer eletricista sabe fazer. Se houver fuga, então tem que procurar e sanar. Pode ser o alarme, ou uma lampada acesa e longe do olhos de todos.
Prezado Fernando,
Possuo um ASTRA 2005, e a cerca de 03 meses a bateria começou a descarregar, na oficina eletrica me aconselharam a trocar a mesma, porém com a nova batéria se o carro fica 02 dias sem funcionar a bateria descarrega completamente. Fiz a troca da bateria com outro carro, onde a bateria funcionou normalmente de pois de 03 dias e a outra no meu carro descarregou (o que descarta defeito na bateria). Em ambos os casos as baterias ficam cheias de zinabre nos polos. Alguma dica?
Grato pela atenção
Cleber Luiz
Cidade de Claudio/MG
Olá Cleber. Primeiro tem que medir uma possível fuga de corrente na bateria. Um eletricista tem que usar uma lâmpada de teste em linha com o negativo da bateria. A luz não pode acender. Pode piscar e apagar. Se ficar acesa existe um roubo de carga. Para descobrir se desliga os fusíveis até apagar a luz, descobrindo o acessório onde está a fuga. Mas se não aparecer essa luz acesa, então é fuga intermitente. Tem que medir o alternador com tudo ligado e ficar de olho na ventoinha do radiador. Essa linha do Astra pode apresentar um defeito estranho: a ventoinha liga durante a noite, do nada, e descarrega a bateria. É raro, mas já vi acontecer algumas vezes.
Presa do Fernando. Tenho um gol g3 compreto alarme e trava coloquei uma bateria nova a 4 meses fui ligar o carro hontem e ele só pegou uma vês e descaregol a bateria o que faser pra que a bateria não descarrega mais
Olá Francisco. Se existe uma rotina de ligar o carro quase todos os dias, então pode ter um roubo de corrente que tem que ser procurado com alguns testes. Um eletricista consegue fazer com facilidade. Mas se o carro fica parado dias então pode ser acúmulo de descarga. O alternador sozinho não consegue carregar totalmente a bateria. Nesse caso tem que aplicar uma carga lenta e ligar mais vezes o carro.
Tenho gol g3 e a bateria está descarregando o gol e compreto
Boa tarde…comprei um uno e bateria nova, som simples….mas ele perde toda bateria…..ja vimos q não é bateria nem o alternador…pq tb troquei achando q fosse e nada…ainda cai toda a bateria…..o q ir pode ser…nao sei mais o q pensar.
Ola Cintia. Uma bateria descarrega por três motivos: defeito interno, alternador com defeito, ou deficiente, e algo que fica ligado dia e noite ou por horas com o motor desligado. Como você trocou a bateria e o alternador eu sugiro reforçar o positivo e negativo dele e medir fuga oculta de corrente. Um eletricista experiente descobre o defeito com facilidade.
Bom dia
Tenho Astra 2001 já fiz alternador já foi medido fuga energia tá tudo ok.
Mas continua descarregando bateria ,pois ele descarregou a bateria em quarto horas.. eletricista diz que não a mais nada a fazer.. não sei que posso fazer..
Ola Genilson. Existem três motivos principais para uma bateria descarregar: alternador ruim, roubo de carga, e bateria com defeito.
No caso do alternador a medida deve ser entre 13,5 e 14,9/com todos os acessórios ligados. Menos que isso. é defeito, mais também. Para testar a bateria tem que aplicar uma carga lenta e depois de um descanso aplicar o teste com equipamento. Simplesmente pôr ela no carro sem testar pode enganar. Roubo de carga é medido com uma lâmpada de teste em linha com o negativo. Não é difícil de resolver. Sugiro que procure uma segunda opinião. Muitas vezes algo pode escapar de um profissional e outro achar rapidamente. Faz parte.
Oie boa tarde estou com um problema paguei para que instalassem um alarme da hbuster 2000 para mim ontem porem hoje cedo fui ligar o carro e a bateria estava arriada totalmente descarregada nem as luzes do painel estavam com a cor forte ? O Profissinal que instalou meu alarme fez todos os teste nessesarios e tudo esta ok . ele disse que pode ser a centralina do alarme que esta roubando carga pois comprei pela internet
Poxa. Nunca pensei que uma pane elétrica me tiraria tanto assim do conforto! Desde Fevereiro que meu carro vem descarregando a bateria, já levei a vários eletricistas, mas nada acharam. Falam que o motivo é eu não andar muito no carro e a bateria não é de marca boa, porém quando eu consigo dar partida nele, seja pela carga que dou na bateria, ou até tranco, o carro funciona normalmente, e fora que se passado das meia hora ligado, logo após ele liga normalmente. No entanto, no dia seguinte a primeira partida já fica pesada, se passar um dia sem ligar ele então, ai pronto! Não liga mesmo. Até concordaria com o termo: Você quase não ta andado no carro. Porém já tem um ano que tenho ele, e antes ele não tinha isso! Começou do nada e ninguém acha o defeito… Alguém me da uma luz, please!!!
Meu carro, Golf 1.6 Sportline 2008/2009, me deixou na mão um dia. Porém já o levei a 4 elétricos diferentes e nada deles acharem onde está a fuga de corrente. Isso está acontecendo desde Fevereiro, 3 meses já nessa brincadeira. Primeiro acusaram o som, isolaram o fusível. Ai segundos os testes tinha parado, so que isso durou duas semanas. Depois descarregou de novo. Ai por último alegaram que é prq eu quase não ando com meu carro, porém minha rotina é a mesma. Por que só agora ele veio apresentar esse problema. Ta na cara que não ta normal, até prq com 3 dias parados, ele já descarrega a ponto de não conseguir dar partida. E o engraçado é que isso coincidiu com uma troca de step que tive que fazer, ai no dia seguinte ele apresentou esse problema. Só que já verifiquei no alojamento do step, porta malas, e não tem fio algum o qual eu poderia ter danificado ao tirar o step. Não sei mais oq fazer…
Olá, tenho um polo 2008 já troquei alternador, motor de arranque, testei a bateria e está perfeita, porém em 24 horas o carro não funciona, e descarrega a bateria. o que devo fazer?
Olá Sérgio. Tente o macete usado para o alternador do fox do link abaixo. Mas também pode ter uma fuga de corrente oculta. Nesse caso tem que medir em linha com o negativo da bateria usando uma lâmpada de teste.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/10/fox-macete-para-o-alternador/
Boa tarde! como eu posso descobrir uma fuga de energia no meu celta? ele esta consumindo 0.33 com tudo desligado! dois dias e a bateria descarrega, Obs: A bateria é nova e o alternador esta carregando a bateria! quando eu tiro o fusível do painel ai o multímetro zera.
Olá Jefferson. Qual fusível que você tira?
Depois de uns dias parado a bateria do meu carro parou de funcionar, não tinha nenhuma luz ligada, nem chave e rádio.
Ele tem um alarme que não toca, qdo abri ou fechei o.carro acho que ficou ativado, pois qdo entrei para dar partida escutei um pi-pi bem fraquinho, acho que devido a bateria estar descarregada.
Olá Cristiana.Sim, é possível. Mas tem que aplicar uma carga lenta na bateria (se não for muito antiga, mais de dois anos) e depois testar alternador e fuga de corrente. Se você tem o costume de deixar o carro desligado passe a ligar mais vezes. Carro parado acumula descarga de bateria.
Boa noite. Tenho um Vectra CD 1994 que está descarregando a bateria, que comprei faz 3 meses. Não ando muito com o carro, mas ligo ele pelo menos uns 10 minutos de 3 em 3 dias. Mesmo assim descarrega. Já levei em eletricistas e não acharam fuga de carga e o alternador está carregando normalmente. O que devo fazer?
Olá Carlos. Ligar mais o carro e observar se a ventoinha do radiador liga sozinha com o carro frio e desligado. Isso era comum nos vectras.
Rapaz estou com meu carro a 1 ano e começou a descarregar a bateria. Levei no elétricista mais pelo visto foi só um elétricista curioso pois o cara desligou o módulo do carro,som,kit gás, sensor de ré, alternador, causa de fusível que tem no motor do prisma, sensor do capô, alarme ante furto e o bloqueador e nada. É foda já estou pensando em tocar fogo no carro. Kkk. Na assistência autorizada nada resolve. Fogo
Olá, meu carro (classic. GM 2011) tava roubando carga, tirei o fusível da bomba de combustível e ele parou, será que a bomba pode está com defeito?
Olá André. A bomba só funciona com a chave do carro ligada. Repare se isso acontece. Pode ser outro acessório ligado no mesmo fusível.
Boa noite amigo, tenho um gol Cl MI 97 1.8 com injeção 4 bicos, tive vários problemas de falhas, corte de aceleração etc, problemas que a princípio eram de velas, rotor, distribuidor, bomba de gasolina, sanei todos os problemas, aí instalei vidros elétricos, travas, e alarme e farol auxiliar nele, tendo bateria nova, motor de partida também, e alternador revisado com regulador de voltagem novo, e o carro começou incomodar, as vezes pega normal e do nada você desliga e ele não dá partida mais, troquei a bateria para testar e funcionou, troquei o fio terra e ficou jóia, porém começou persistir o problema novamente, o rádio se desliga sozinho, tem um barulhinho de ” TEC TEC TEC ” que vem das saídas centrais do ar condicionado ( ar condicionado original de fabrica) aí o carro começa se cortar, desliga as luzes do painel ( como se fosse andando e acabando a bateria e não carrega a mesma) já mexi em todos os sensores possíveis, rotação, TBI, carro tá no ponto, não é problema mecânico, mas sim elétrico, você desliga o carro e o mesmo não pega, aí você faz pegar no tranco ou com chupeta e o mesmo volta e funciona um tempo normal, mas quando começa esgotar a bateria começa se cortar a aceleração, dar trópicos fortes como se faltasse gasolina ou algo do tipo
Olá William. Tudo indica ser problema de carga. A maior prova disso é a chupeta que faz o carro pegar. Pode ser um defeito intermitente no sistema de carga, como o fio positivo torrado nas pontas. Uma ideia seria reforçar esse cabo positivo do alternador até a bateria.
@fernando
Fernando me tira uma Duvida?
Segredo de Carro pode roubar carga de energia com o carro parado?
Ano passado quando comprei um meu gol g2 ap.16, coloquei um segredo. Depois disso volta e meia o carro morria. Ai me indicaram a troca a correia do altenador e o regulador de voltagem e um coloquei uma bateria de 60 ap. Fiz isso. Ficou um bom tempo sem dar esse defeito. Agora essa semana voltou acontecer, cheguei em casa quando fui sair com o carro de manha o carro não dava partida tive que fazer chupeta. A minha duvida o Segredo de carro pode roubar carga?
Olá Ismael. Se for um antifurto que aciona ao abrir a porta do motorista, então não deve ser este o motivo. Tem que nedir a tensão do alternador e também nõa deixar ele dias parado.