Fusíveis do Santana

Seria “a Santana” ou “o Santana”?  Isso pode variar de estado para estado, ou mesmo de dono para dono, cada um usando o carinho pessoal para apelidar seu carro. Mas o Santana é um automóvel de sucesso, até os dias de hoje.Também era o preferido entre os taxistas da época. Produzido pela Volks, manteve-se no mercado por anos, quase sempre com a mesma tecnologia, assim como seus  “irmãos” de linha, o Gol e Voyage.  Mas nos fusíveis do Santana, e parte elétrica, temos algumas variações. Alguns modelos usavam fusíveis e caixa de fusíveis como as do antigo Passat, bem parecidas com as do Fusca, embora maiores e com mais fusíveis. Os modelos dos anos 80 eram assim.

Fusíveis de lâmina

Os modelos equipados com fusíveis de lâminas são bem mais seguros do que os de louça, que são mais antigos. A caixa de fusível  é  mais complexa e também visa maior segurança. Isso é essencial para proteger o sistema elétrico da sua Santana.

Fusíveis do Santana

Fusível tipo lâmina

Manual

O manual também é bem explicativo. Nele os fusíveis são indicados em suas posições e funções, além do valor da amperagem baseada no código de cores. Informações sobre como trocar e o que fazer se um fusível queimar novamente estão no manual como advertência para o dono do carro. Uma leitura mais detalhada do manual indica onde estão os relés principais do sistema elétrico do Santana. E muitos deles estão na mesma caixa de fusíveis. O acesso é relativamente fácil, bastando um pouco de atenção na posição para retirar e recolocar um relé com defeito.

Fusíveis da Santana Quantum

A Quantum é um modelo antigo da Volkswagen variante do Santana. É maior, com um bagageiro interno ou com 5 portas, como costumam dizer. O modelo é bem grande mesmo para sua época. Sua parte elétrica é muito parecida com a do Santana com chicotes maiores. Os fusíveis também são bem semelhantes, variando nos anos de fabricação. Neste post temos uma relação dos fusíveis da Quantum 92.

Fusíveis da Quantum

Que tipo de fusível usa a Quantum?

São fusíveis do tipo lâmina, igual aos da foto acima. Cada cor corresponde a uma potência ou amperagem. Jamais devemos trocar uma cor por outra. Isso pode causar sérios problemas elétricos no carro. Se o fusível voltar a queimar, não insista. Existe um curto circuito no sistema que deve ser corrigido. Aumentar a potência também não é solução.

Segue abaixo a lista completa dos fusíveis da Quantum ano 92. Também serve para o Santana e anos de fabricação próximos. Na lista temos pela ordem: numeração – potência do fusível – acessórios protegidos.

1 – 15 A – Farol de neblina

2 – 15 A – Pisca Alerta

3 – 25 A – Buzina – Luz de freio – Antena elétrica ( se equipado )

4 – 10 A – Iluminação do porta malas – Rádio – Relógio – Luz interna e luz de cortesia do espelho do quebra sol – Luz de leitura

5 – 20 A – Ventoinha (segunda velocidade) do radiador para modelos com ar condicionado (Atenção: ao trocar este fusível troque também o de número 27)

6 – 3 A – Iluminação do compartimento do motor – Lanterna dianteira e traseira lado direito

7 – 3 A – Lanterna dianteira e traseira lado esquerdo

8 – 10 A – Farol alto lado direito e luz indicadora azul no painel

9  – 10 A – Farol alto lado esquerdo

10 – 10 A – Farol baixo direito

11 – 10 A – Farol baixo esquerdo

12 – 10 A – Ventilador (relé) – Iluminação  dos interruptores de luz das marchas ( câmbio automático) – Luz de ré – Velocímetro – Válvula  eletromagnética – Setas – Módulo dos vidros elétricos (temporizador)

13 – Sem uso

14 – 5 A – Luz de placa – Iluminação  do porta-luvas – iluminação  do acendedor de cigarro – iluminação  do desembaçador do vidro traseiro – Outras iluminações de interruptores

15 – 15 A – Limpador  e lavador (esguicho) do parabrisa 

16 – 25 A – Desembaçador  do vidro traseiro e sua lâmpada de controle

17 – 30 A – Ventilador  interno

18 –  15 A – Acendedor  de cigarro

19 – 30 – A Ventoinha do radiador

20 – 30 A – Primeira  velocidade da ventoinha do radiador em modelos com ar-condicionado

21 – 30 A – Quarta velocidade do ventilador interno

22 – Sem uso

23 – Sem uso

24 – 10 A – Travas elétricas das portas

25 – 10 A – Bomba elétrica de combustível ( bomba auxiliar também) – Injeção  eletrônica

26 – 10 A – Antena elétrica

27 – 20 A – Ventoinha  do radiador ( segunda velocidade) com ar-condicionado (Veja explicação no fusível 5)

28 – 3 A – Retrovisor  elétrico

29 – Fusíveis  Reservas

30 – 30 A – ABS

VEJA TAMBÉM 

Fusíveis do Monza – Veja a lista em PDF

 

 

VEJA AQUI QUANDO UM FUSÍVEL QUEIMA

Muitas vezes um manual de um único ano vale por outros, principalmente em relação a posição dos fusíveis. Mudanças, nesse caso, poderiam ser por algum acessório novo, o que varia de ano para ano. Temos alguns exemplos disso na imagem abaixo. Reparem que existe um lugar, ou um fusível, para teto solar (número 25), que é um acessório opcional e mais raro de encontrar em algum Santana circulando. Jamais mude a amperagem ou a cor do fusível indicado no manual do carro. Isso pode por o sistema elétrico em perigo.

Lista de fusíveis do Santana

Fusíveis do Santana