Problemas elétricos em carros
Dizer que um carro comum não é elétrico é como fazer uma soma errada. Noventa por cento do seu carro depende da eletricidade para funcionar, inclusive o motor. Apenas esse funciona também por outros meios, como a combustão. Mas mesmo assim, o motor precisa de eletricidade para funcionar. Fica óbvio a chance maior de ocorrer problemas elétricos em carros modernos
São vários os sensores que atuam no funcionamento do motor, quase todos eles enviando informações elétricas e importantes para a central, que seria o “cérebro” do seu carro. Evidentemente que algumas falhas dependem de equipamento especial para uma avaliação e um reparo adequado. Neste post vamos apresentar 5 dicas elétricas que podem ajudar a um motorista, naturalmente pouco informado, a entender o que pode estar ocorrendo com seu carro.
5 dicas para você!
- Luz de injeção acendeu
É absolutamente comum de acontecer ultimamente. Mas nem sempre é algo grave. A grande dificuldade dos técnicos nesse caso é não conseguir interpretar o diagnóstico e simplesmente trocar a peça que acusou defeito no Scanner. Depois de alguns dias, ou até de horas, a luz da injeção acende de novo. A dica é perguntar. Pergunte se algo a mais está acusando outra peça, como por exemplo: o local do sensor de rotação está limpo? O combustível pode acusar defeito em sonda lambda? Não seria influência do catalizador? (no caso de acusar sonda). Peça que ao mecânico (de confiança) que verifique o estado das velas e cabos. Isso também faz a luz de injeção acender. Aliás, é parte da manutenção do carro trocar velas e cabos baseado em tempo e rodagem. Veja mais sobre esta parte na categoria “injeção eletrônica” do nosso site.
- Bateria fraca
Nem sempre uma fraqueza na bateria significa que ela está com defeito. Do mesmo modo quando a luz da bateria acende não é necessariamente defeito nela, e sim no alternador. Ela acende para indicar ao motorista que, enquanto estiver acesa, a bateria não está sendo carregada e o carro pode parar por falta de energia. Verificar o estado da bateria do carro também faz parte da manutenção dele, assim como fazemos com os pneus, óleo de motor e outros.
Como ela fica “escondida” dos olhos do motorista (muitas vezes literalmente oculta), quando ela estraga é motivo de surpresa. Mas pode ser indicação de problemas elétricos em carros. Leve seu carro para um teste de bateria. Qualquer auto elétrica possui um teste de bateria e de sistema de carga (alternador). Evite deixar o carro parado por muitos dias. Não se iluda com uma bateria que liga o carro depois de uma semana parado. A descarga de uma bateria é acumulativa e o alternador não é um carregador de baterias. De preferência ligue o motor diariamente. Dez minutos ligado, e em marcha lenta, são suficientes para manter uma bateria carregada.
- Lanterna traseira pisca como árvore de natal
Este é o chamado efeito “fantasma”. O motorista usa da seta e quando pisa no freio ela pisca mais rápido no painel e quem está observando a lanterna percebe nitidamente que tudo pisca junto, mas com menos intensidade de luz. O diagnóstico é simples: falta de aterramento na lanterna em questão, mas é um dos problemas elétricos em carro mais comum de acontecer.
Basta uma inspeção visual na tomada da lanterna que encontraremos um fio (provavelmente preto) chamuscado. Muitas vezes, tanto a tomada, como a lanterna, também ficam com aspecto de queimadas. Isso acontece porque existe apenas um aterramento para todas as luzes da lanterna. Com o tempo, ele enfraquece, torra, e um sistema tenta usar o aterramento do outro, causando o efeito descrito acima. O conserto pode ser a troca da tomada e da placa das lâmpadas, ou então fazer o que se conhece em Minas como “ponte de safena”. Isso seria passar um fio por fora, ligado direto no fio preto da tomada e soldando a outra ponta na mesa de aterramento da placa de lâmpadas. Mas isso é um serviço para quem tem pelo menos um mínimo conhecimento de eletricidade automotiva, além de ser uma adaptação.
- Lâmpada de farol queimando constantemente.
Também é algo comum. Mas o diagnóstico muitas vezes pode enganar. Não é muito comum existir um defeito crônico que queima apenas a lâmpada de um determinado farol. Tampouco um curto faria isto, porque o fusível queima neste caso exatamente para proteger todo o sistema elétrico de um farol (no caso, a lâmpada principal) . Raramente pode acontecer de um alternador com sobrecarga, ou jogando muita carga na bateria, queimar lâmpadas de farol. Mas não vai ser sempre a mesma ou apenas uma, e sim algumas ou todas elas, e mais alguns componentes elétricos do carro.
A principal causa de queima intermitente de lâmpada de farol é a sua qualidade, além do uso excessivo pela obrigação de ligar os faróis nas estradas. E isso vale também para outras luzes, como as de freio, por exemplo. Algumas marcas chamadas de “importadas” são de baixíssima qualidade e não duram muito, as vezes dias. Prefira sempre as marcas nacionais, de renome. Muitas vezes o barato pode sair caro.
- Seta não funciona
A seta parou de funcionar. Se o alerta ainda funciona, na maioria das vezes não é relé de seta. Pois existe somente um relé para os dois sistemas. Um teste que tem ficado famoso aqui no Mãos ao Auto é o teste da tecla do alerta. Basta ligar a chave do carro, dar a seta para um lado qualquer, e então mexer na tecla do alerta sem acioná-lo. Se a seta piscar, ou ameaçar piscar, o defeito é na tecla do alerta. (veja aqui também).
Mas algumas setas podem parar por ter dois relés, como no caso do Corsão, ou sofrer interferência do computador de bordo, como acontece em alguns modelos da Fiat. Porém, nestes dois casos, quase sempre apenas um dos lados da seta para de funcionar, enquanto o outro continua normal. Além disso, o defeito se repete ao usar o pisca alerta.
Neste post procurei resumir alguns defeitos que mais aparecem em oficinas. Mas os links em destaque contém outras informações sobre como lidar com esses defeitos. Além disso, temos muitos outras dicas sobre os mais variados defeitos elétricos e eletrônicos. Se o leitor estiver com alguma dúvida basta perguntar nos comentários. Somos um dos sites que responde mais rápido porque gostamos do que fazemos. Abração a todos.
Meu palio 2005 quando eu aperto o freio do lado direito acende mais estar fraca a luz já do lado esquerdo estar forte pode me ajudar. Será que é a lâmpada fraca?
Ola Robson. Obrigado por participar. Pode ser lampada quase queimando, ou errada, e também o mais comum: aterramento ruim da tomada da lanterna em questão> para confirmar isto retire a tomada da lanterna e procure por algum fio chamuscado.
Amigo, tenho um A3 2001, ele as vezes quando dou seta para esquerdo ou direita, ele acende porem nao fica piscando, fica ligada. E as vezes quando aciono novamente, ele fica piscando, funcionando normal. o que pode ser?
Olá Guilherme. tente o teste da tecla do alerta. Ligue a chave do carro e de seta para um lado qualquer. Quando ela parar de piscar mexa na tecla do alerta para os lados e pra cima. Observe a seta pisca ou ameça piscar. Se isto acontecer, então o defeito é na tecla do alerta. A outra possibilidade é : relé de seta cansado. Para saber tem que trocar. (podem ser dois ou um caixa elétrica completa) Abraços e obrigado por participar.
ola sou douglas gostaria de sabe pq meu carro fica sem forca ja troquei cabo e vela nova fica pifando sempre gostaria de uma ajuda pode ser
Olá Douglas. podem ser muitos motivos além dos cabos. Pode estar molhando as velas pela válvula que controla combustível na flauta (bicos) se o carro for injetado , combustível ruim ou até bomba. Um mecânico vai ter que fazer testes para descobrir a causa.
meu carro teve o mesmo problema, após a troca de cabos e velas o problema persistiu ,fomos para o bomba de gasolina,e os sintomas pararam , fica a dica.
Olá nazareno. Obrigado pela dica!
ola sou Denismar eu tenho um corsa classic 2011 ele estar acendendo a luz da injeçao fica alguns dias e depois apaga depois volta de novo acender ja levei para mecanico ja passou o rastreador so fala defeito nao indetificado gostaria de uma ajuda sua desde ja agradeço
Olá Denismar. Se o carro está normal,então é provável que seja combustível ruim. Deixe chegar na reserva e coloque uma gasolina especial. Depois ande com o carro por 11 km ou 20 minutos sem desligar ele. veja se normaliza assim. (pode ser gasolina de um posto de confiança).
oi, tenho palio07, saio de casas as 6;00 rodo uns 30 km e acende a luz da injecao e fica ate eu chegar ao destino, mais uns 5 km, apos umas 5 horas dele parado, volto a fazer os 35km isso no calor da tarde e nao acende nada, no outro dia mesma situacao…
Olá adriana. Tem que escanear o carro para saber porque a luz acendeu. Toda vez que ela acende fica registrado o motivo na memória da injeçào. Isso é importante fazer porque pode ser uma peça que está com defeito e o carro pode parar, como a bobina, por exemplo. Mas o pode ser apenas combustível ruim.
Olá Fernando, sou Eduardo e tenho um Fiat idea adventure 2012. Gostaria de saber se há algum problema com a parte elétrica do meu carro e como solucionar, pois a luz do display do radio (Original) apagou de uma hora pra outra e não acendeu mais. Percebo também que a luz do conta giros no painel ao dar partida no carro fica apagada, porém ao andar com o carro por alguns minutos a mesma acende (estranho). E recentemente a luz dos botões do vidro elétrico começou a piscar parecendo um pisca pisca de arvore de natal, parando de piscar após alguns quilômetros andando com o carro. Gostaria de saber se existe algum procedimento ou inspeção pra identificar esses possíveis defeitos antes de ir a uma oficina especializada. Desde já agradeço.
Olá Eduardo. Grato por entrar no site. A única opção que você pode verificar sem ajuda de um eletricista é verificar se algum fusível está queimado. O alternador deve ser medido, pois excesso de carga dele causa o que você narra. Também a bateria e o aperto de seus terminais devem ser verificados. Enfim, pode ser um trabalho de procura até de um fio de aterramento bambo debaixo do painel ou atrás dele.
Olá meu carro quando liga a rotação esta fraca e a luz da bateria acende e quando a luz da bateria acende se não acelero o carro morre oque devo fazer?
Olá Rodrigo. Muito provável que seja combustível com muito álcool. Se ele for flex veja se o reservatório está com gasolina.
Boa tarde ! prezado tenho um fiat siena 2005 , e o painel está ascendendo 3 lampadas especificas, quando abro as portas dianteiras e as mesmas continuam ascesas com o carro em movimento, lampada do ABS / FREIO DE MÃO / AVARIA DE LAMPADA. sendo que o carro não tem abs, o fluido de freio está normal, e as lampadas estão todas boas, uma coisa que observei foi que a lampada do freio só ascende a do farolete, quando piso no freio a de 21w não ascende sendo que são a mesma lampada.
Ola Diego. Verifique a posição da lampada de freio. Pode estar mal encaixada. Também confira o estado do fio de aterramento da tomada da lanterna em questão. Se estiver torrado tem que consertar. A luz de avaria de luz deve estar acendendo por isso. Procure por algum fusível queimado. Muitas vezes um queima e deixa o painel maluco. A luz de fluido de freio pode ficar acesa por: pastilha baixa, fluido baixo, ou mau contato no interruptor do freio de mão. Mas existe a possibilidade de defeito no painel por causa da luz da ABS que não deveria acender por motivos óbvios.
Olá.
Estou pensando em fazer um curso de eletricidade automotiva porém não sei se o mercado de trabalho é bom.
Você poderia me dar algum conselho?
Obrigado.
Olá Eduardo. É uma profissão cada vez mais requisitada pelo mercado, incluindo aí a especialização em eletrônica de carro. Os modelos estão cada vez usando mais de eletrônica embarcada e com o passar do tempo e uso, as oficinas comuns passam a fazer manutenção desse carro. O link abaixo pode te ajudar.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/eletricista-de-automoveis-um-profissional-cada-vez-mais-requisitado/
ola, tenho um c3 2008 e acontece de quando dou seta esquerda ela fica acelerada quando piso no freio e todo o jogo de luz traseira pisca e fica luz fraca tbm a seta dianteira fica acelerada e em um dessas panes a direçao ficou dura desliguei o carro e quando fui sair novamente com o ar ligado voltou a funcionar normalmente.
Olá edmar. verifique o aterramento da tomada da lanterna com problema. Ele costuma torrar por ali. Também tem que medir o alternador e o aterramento da bateria.
Boa Tarde! tenho uma s10 199 motor Maxion 2.5 disel, Percebo que há fulga de corrente medindo com multímetro quando o corro fica desligado de um dia para outro. Percebí também que ao desligar o cabo negativo da bateria e fazendo um jampe com um fio à parte do negativo da bateria para a carcaça ou lataria dá um pequeno curto com faíscas. O que poderia estar acontecendo e como proceder pra eliminar este problema? grato
Olá edison. Para saber se tem uma fuga, ou roubo de corrente, tem que fazer alguns testes como os do link abaixo. Quanto ao teste que você se refere, seria o mesmo que raspar o jump no polo negativo da bateria. Sempre existe uma fuga flutuante que tem que desaparecer em segundos. Seria, por exemplo, o alarme do carro entrando no stanby dele.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/12/o-que-pode-roubar-carga-de-uma-bateria/
Amigo meu carro tá com o problema o conjunto de seta esquerdo dianteiro e traseiro ficam ligados juntas a lâmpada de farolete quando liga o pisca para esquerda ele pisca o farol alto esquerdo e não pisca mais nada a lâmpada continua ligada mais sem piscar no painel fica piscando rapidamente já a seta direita funciona tudo normalmente. Esse problema apareceu depois que tive que desmontar farol e para choque minha cidade é muito pequena não tem quem faça isso meu carro é um Fiat linea 2010
Olá João. Como você mexeu no farol e para-choque, e o problema está relacionado, então procure por um aterramento solto ou tomada do farol bamba. Uma tática que usamos em casos assim é refazer todo o serviço observando mais. Se você desligou a bateria também pode desprogramar o comutador. Mas isso é mais raro.
Ola Fernando,
tudo bem.
Eu tenho um corsa milleniun 2001, estes dias ele me deixou na mão, parece uma pane elétrica. Eu dou na partida o motor gira mas não funciona, não pega. O mais estranho é que acende algumas luzes no painel mas algumas sem sentido, o marcador de gasolina não funciona e nem a temperatura. Se eu aciono a buzina ou pisco o farol as luzes se apagam conforme o acionamento mas não faz barulho de buzina e nem relampeja o farol, isto tudo com a chave ligada. Se desligo a chave e aciono alguma coisa (buzina ou farol) a luz no painel pisca (acende). Ahh os vidros elétricos não funcionam mais também, nem as travas.
Vc tem alguma ideia do que pode ser???
Olá Dilson. É um serviço de procura. Temos um evidente mau contato. O primeiro passo é verificar os pólos da bateria, como estão e se os terminais estão todos apertados. Tente desligar o negativo da bateria por 10 minutos e reaperte o positivo; em seguida ligue o negativo apertando bem. Uma segunda possibilidade pode ser o comutador da chave com defeito. Ali passam correntes importantes como a da bomba e muitos instrumentos. Tente mexer na chave do carro de maneira diferente, apertando mais ela ou girando mais lentamente. Repare se o carro pega e os acessórios voltam a funcionar. Outra possibilidade é algum fio bambo na caixa de fusíveis, vindo desse mesmo comutador, algum relé com mau contato ou bambo.
Bom dia!
Dei a partida no carro com a marcha engatada, o carro teve a reação normal, mas não liga mais. Não dá sinal de bateria, nenhuma luz de aviso, nada. Mortinho da silva. Detalhe: a bateria tem 2 dias, novíssima.
Me dá uma luz? Não resisti o trocadilho…
Olá Carlos. Aposto uma cerveja que tem terminal bambo na bateria.
Boa noite…..
Estava voltando para casa com a minha esposa….ela foi subir o vidro percebeu q não estava subindo…verifiquei o meu lado tbm não funciona…..aí logo percebi que o medidor de rotação e medidor de gasolina tbm pararam….Tenho um fiat tipo 94 i.e…..será q vc poderia me ajudar??? Desde já agradeço
Olá Wellington. Parece ser fusível ou do vidro ou de instrumentos do painel. Verifique ele.
Ola Fernando!
Sou o Campos, tenho um Hyunday Grand I10 e meu display do radio apagou completamente, ja verifiquei o fusivel no quadro ele ta intacto, levei o carro a um tecnico ele reiniciou o radio e ele ligou mais depois de 30 minutos apagou de novo e o fusivel intacto outra vez. poderia me ajudar?
Olá Campos. Pode ser bateria do carro fraca. Mande testar ela. Outra possibilidade é defeito na fiação ou no próprio rádio.
Troquei a lampada h4 do meu uno 2019, mas a lampada que estava funcionando do outro lado ficou meio apagada. E o meu farol de neblina que nao acendia, acendeu 🤔
Dependendo do dia, quando ligo a chave da ignicao, alguma janela do carro perde a funcao one touch, de subir ou descer a janela com um cliqie.
Mas a minha indagação msm é com as lampadaa do farol. Troquei do ladp esquerdo e na hora seguinte a do direito ficou morta. E nisso meu farol de neblina que funcionava apenas 1, esta com os dois funcionando
Olá André. Primeiro verifique as tomadas das lâmpadas. Pode ser aterramento ruim.
Troquei as duas lampadas por philips h4 de 25,00 cada, moça disse que eram originais.
Tudo funcionando, mas agora quando desligo o carro, se o farol estiver em posição ligada, ele mantem farol baixo ligado, apesar de ja ter tirado chave ignição.
Comprei carro zero em 2019, ta com os 150mil km mas nao fiz nada eletrico alem de substituir lampadas… Medo de levar eletricista e ele acabar condenando o carro mexendo sem saber