O que é um sensor de rotação

Sua função principal é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), através de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim do mesmo motor repassando essa informação a central. O sensor de rotação é um componente vital no sistema de injeção eletrônica do seu carro, a ponto de, em alguns modelos, o carro sequer ligar, como no caso do Uno. Com o fim dos distribuidores (aquela peça onde saem ou entram os cabos de velas) o sensor de rotação passou a enviar estes pulsos (negativos)  para a central da injeção.

Basicamente este sensor é um imã enrolado em uma bobina dentro de um recipiente cilíndrico e selado. Ou seja: não tem conserto,  levando a troca da da peça quando apresentar defeito. O processo de funcionamento é complexo e técnico, o que não é a intenção deste post, e sim “dar uma luz” ao motorista que pouco conhece do seu carro e de repente lhe apresentam um orçamento incluindo esta peça.

O que é um sensor de rotação

Ao contrário, por exemplo, de uma sonda lambda, quase sempre o diagnóstico de defeito no sensor de rotação leva a troca da peça. Mas vale a pena inspecionar as tomadas, ou plugues que existem no meio do caminho até a central de injeção. Por ali pode haver mau contato. Já vi cada caso de sujeira de arrepiar.

Muita sujeira na ponta do sensor, como barro e terra, podem causar a paralisia ou estragar esta peça. Este tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar (como se estivesse sem combustível) ou parar abruptamente. Em alguns casos o motor pode funcionar para desligar depois de alguns minutos. Outro sintoma que pode acontecer é a rotação do motor ficar irregular.

O que é um sensor de rotação

Como toda dica que damos no Mãos ao Auto, não é recomendável trocar o sensor por um já usado e encontrado em desmanches de carros. Isto com certeza irá causar insegurança no motorista. Mesmo porque uma peça dessa, nova, como a do Uno Fire, custa por volta de 80 reais. Um preço bem acessível para uma peça que vai durar bastante tempo, além da facilidade de trocar, o que significa mão de obra (honesta) barata. Um abraços a todos.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.