Qual é a lâmpada de farolete

Ela também é conhecida como luz de posição. Talvez o melhor nome seria “luz de presença”, pois esta é exatamente a sua função: indicar para outros, ou todos por perto, sobre a presença e o tamanho de um determinado veículo. Talvez, quando estamos dirigindo, não temos a noção do quanto o conjunto dessas lâmpadas é importante na arte de dirigir e na segurança alheia.

Qual é a função das luzes de posição?

Estar atento ao estado de todas as lâmpadas é uma obrigação do motorista. Sim, é um obrigação de quem vai dirigir o carro verificar todo o equipamento de segurança. Mas, no caso deste post,  qual é exatamente a lâmpada de posição ou de farolete? Embora a função e a potência sejam sempre as mesmas, existem algumas variedades nos modelos e tamanhos.

A principal função da luz de farolete, como dito no primeiro parágrafo, é indicar a posição que um carro está principalmnete anoite. Por isso são quatro. Então ele indica a presença do carro, largura dele e até a altura, se for caminhão ou ônibus. Na minha oficina eu sempre verifico se todas estão funcionando, inclusive a luz de placa que também acende em conjunto com a luz de posição.

Essas sao as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.

Essas são as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.

Os faroletes dianteiros podem ser com lâmpadas de 5 Watts modelo esmagado, ou com a ponta sem soquete, o que a deixa toda de vidro. A troca destas lâmpadas é relativamente fácil sem precisar retirar a lanterna, por exemplo.

Basta achar a tomada e retirá-la do farol. O uso de leds neste formato também funciona e tem agradado os simpatizantes deste tipo de acessórios. Todo motorista deve acender esta luz depois do pôr de sol.

lampada-67

Já as lanternas traseiras também possuem duas lâmpadas assim, porém são de outros modelos. Alguns veículos usam a lâmpada de dois polos que acende o farolete e o freio em filamentos separados. Já outros podem usar a lâmpada de um polo pequena de 5 Watts de potência (como o Uno por exemplo).

Essas são conhecidas no mercado como 67 (foto a esquerda). Excepcionalmente alguns carros, como o Fox da Volks, podem usar a lâmpada igual a do farolete dianteiro, a esmagada. Mas neste caso pode haver duas lâmpadas por lanterna.

Algumas iluminações de placa também usam lâmpadas de farolete, como a do Corsa, por exemplo, além de também usar a mesma corrente e o mesmo fusível. Alguns modelos como o Linea e Bravo não aceitam faroletes mais fortes, ou de potência maior.

Isso pode danificar seriamente a caixa elétrica destes carros. É sempre bom consultar o manual do seu carro para saber qual a lâmpada que equipa e repetir a peça em caso de queima.

Luz de posição (faroletes) dianteira

Elas pouco mudaram com o passar das décadas. Mas sejam carros antigos ou modernos. A luz de posição sempre esteve presente. Talvez a retirada dos soquetes de lata tenha sido a mudança mais significativa. Por isso elas também são conhecidas como “lâmpadas esmagadas” por serem totalmente de vidro, mas com a base esmagada para encaixar no seu lugar dentro do farol.

Até mesmo os Leds para faroletes possuem esta base esmagada. Aliás, esta foi outra mudança na primeira luz externa dos nossos carros: os Leds automotivos, que podem ser uma peça apenas ou uma fita cheia deles. “Esmagar”a base das lâmpadas tem acontecido mais. Encontramos quase todo tipo de lâmpada automotiva neste formato. Luz de freio, dois polos, um polo, luz de seta e ré estão incluídas nessa lista.

As lâmpadas de posição dianteiras são as mais fáceis de trocar, além do preço ser o menor de todos. Para localizar a posição, acenda o farolete (primeiro estágio da chave de farol) e observe onde fica a lâmpada que não queimou. Sua potência é de 5 Watts.

Mas existem no mercado lâmpadas iguais e de 3 Watts que servem apenas para iluminar painéis de carros. Uma não pode substituir a outra. Essa lâmpada (5 Watts) também costuma ser usada na iluminação de teto de alguns modelos mais antigos e na luz de placa.

A função da luz de posição é bem definida pelo nome: indicar para outros motoristas onde está o seu carro. Por isso a lei dita que ela deve ser acesa no fim do por de sol, apesar que, em alguns lugares,  já é obrigatório conduzir o veículo com esta luz acesa  de dia.

como trocar luz-de-posiçao dianteira

Como trocar a lâmpada de posição? (trabalhe com o farol totalmente desligado)

Quase todo farol é semelhante ao da imagem acima. O mais importante é você procurar o soquete bege com fios vermelho e marrom. Gire-o com cuidado e puxe para fora. Imediatamente a situação vai fica óbvia, bastando substituir a lâmpada queimada. Talvez alguns faróis possam dificultar a troca por causa de um aceso mais difícil. Mas com um pouco de paciência não é complicado fazer esse serviço. Na dúvida leve até um profissional de confiança.

Mais dicas sobre luz de posição

Luz de posição e faroletes do Linea são a mesma coisa. Trata-se das primeiras lâmpadas que se acendem quando acionamos a chave de farol. Quando queimam a situação é informada no painel como: defeito na luz de posição lado direito ou esquerdo. Em alguns modelos da Fiat, aqueles que possuem duas lâmpadas de posição em cada lanterna traseira, temos um macete ainda pouco percebido pelos proprietários. O Linea Essence é um destes modelos.

Luz de posição – faroletes – do Fiat Linea Essence. Uma boa dica!

Luz de posição - faroletes - do Fiat Linea Essence.

Foto: carros.uol.com.br

Muitas vezes, quando essa lâmpada é trocada, o sistema pifa. Ou seja: dá uma piscada e se apaga definitivamente (dianteira e traseira). Mesmo tendo a certeza absoluta de ter colocado a lâmpada correta, o descrito acima acontece por saturação do sistema.

Qual é a solução?

Isso acontece quando a lâmpada de farolete nova é de 10 Watts, sendo a original, e correta, de 5 Watts. Elas são idênticas apenas na aparência mas a saturação acontece porque o dobro do consumo é instalado nesse sistema elétrico do seu Linea Essence.

Luz de posição - faroletes - do Fiat Linea Essence.

Existem duas potências para o mesmo tipo de lâmpada.

Aparências enganam! Basta trocar a lâmpada por uma de 12 Volts/ 5 Watts e tudo vai voltar ao normal. Mas o defeito não pode perdurar, ou a lâmpada de 10 Watts ficar por ali como se fosse algo sem importância. Existem relatos sobre uma sobrecarga maior no sistema, produzindo danos no computador de bordo. Como resultado, a seta pode parar, a lanterna não acender mais e assim por diante. O custo é salgado, não tenha dúvida disso!

Muitas vezes até as luzes de uma carretinha (reboque) podem danificar seriamente o sistema elétrico do seu carro. O que antes era apenas elétrico, com simples lampadas e fios, transformou-se em eletrônica embarcada no carros mais modernos, com componentes delicados e com o calibre certo (existem soluções modernas para a ligação de uma carretinha). Fique atento a isso se informando com o fabricante do seu carro sobre as reais possibilidades.

Reboques como este podem afetar a parte ele'trica do seu carro

Reboques como este podem afetar a parte elétrica do seu carro