Regulador de voltagem do alternador
Talvez você já tenha ouvido o nome dessa peça depois de um orçamento de uma oficina. Muitas vezes um nome assim ressoa na mente de um dono de carro como a famosa “repimboca da`parafuseta” que é na verdade a tradução de “vou ser enganado”.
Mas, de fato, é a peça que mais estraga dentro de um alternador. O mau funcionamento desta peça pode deixar o motorista sem bateria, o que significa a necessidade de um socorro no local ou de um reboque.
Outras peças de um alternador
Além do regulador, dentro de um alternador tem as seguintes peças: ponte retificadora, rotor (seria o induzido), estator, e rolamentos. As escovas fazem parte do regulador de voltagem. Todas estas peças podem comprometer o funcionamento do seu alternador. Mas basta apenas uma delas estragar e o sistema de carga vai parar.
Por isso, o alternador é um dos componentes do seu carro que deve passar por manutenção. Basicamente seria medir sua corrente na bateria com o motor ligado, e verificar se ele esta com algum barulho anormal (rolamentos). Em alguns casos o defeito é externo, e é algo simples, que um eletricista experiente e honesto consegue avaliar e consertar.
Os sintomas de regulador de voltagem ruim podem ser:
- Luz de bateria não acende em hipótese nenhuma. Neste caso o alternador pode enganar na medida. Mas o resultado é sempre de bateria descarregada.
- Luz da bateria acesa direto. Pode ser por defeito interno do regulador ou por escova baixa. Mesmo assim deve-se trocar o regulador.
- Excesso de carga. Isto só pode ser confirmado com um teste de carga na bateria através do multímetro e com o motor ligado. Qualquer medida acima de 15 Volts, estando a bateria em boas condições, é considerado excesso de carga. O regulador de voltagem é o grande responsável por este defeito e deve ser trocado.
Comparação interessante
Eu gosto muito de comparar o sistema de carga de um carro com a ligação de água de um casa. A bateria seria a caixa de água. O alternador seria a bomba ou a pressão da água da rua. A carga seria a própria água que entra na caixa. E, por fim, a boia seria o regulador de voltagem. Juntando tudo fica óbvio o funcionamento de cada peça dentro alternador. Não precisa complicar muito a imaginação!
No caso do regulador de voltagem e a boia da caixa, a função e os defeitos tem semelhanças. Assim como a boia comanda a entrada de água de acordo com o que tem na caixa, o regulador controla a entrada de energia (volts e corrente) na bateria de acordo com o que foi gasto por ela.
Imagine: se damos descarga no banheiro, imediatamente a boia abaixa e entra água na caixa até o nível normalizar. Também no caso de uma carro é assim. Se ligamos o farol o alternador envia a energia gasta no momento, com o regulador “regulando” a quantidade de energia necessária.
Mas, e quais seriam os defeitos? Se uma boia não abre, a caixa não enche, e há de faltar água na nossa casa. Se um regulador de voltagem não carrega (a luz da bateria acende), então obviamente vai faltar carga na bateria e ela vai “esvaziar” em horas, e arriar.
Oras, se uma boia não fecha vai transbordar a caixa de água, vazando por todo lado. Do mesmo modo se um regulador estraga aberto o alternador dispara na carga saturando a bateria. O resultado vai ser de dano na bateria, lâmpadas queimadas, e módulos também (se não houver o reparo imediato). É o que chamamos de sobrecarga vinda do alternador para a bateria.
Outra dica sobre regulador de voltagem de alternador
Como dito antes, trocar apenas as escovas não é recomendável. Pense no seguinte: as escovas são novas, mas o regulador é antigo. Seria como trocar o flutuador da boia e manter a engrenagem velha, que pode estar enferrujada, como dito na comparação. Com pouco tempo ela pode travar ou não fechará mais. Quase sempre, depois de trocar as escovas, o regulador abre o bico e o serviço tem que ser refeito. Não seria prático, visto que o regulador de voltagem é a peça mais barata de um alternador.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Gostei muito dos comentarios.tinha muita duvida ,se o defeito do regulador impedia que a luz da bateria acendece,é meu caso.desmontei o alternador de meu carro tres vezes fazendo os testes que vi no iyu tub.parabens pela competencia,é muito bem explicativo suas dicas.
Obrigado José . Volte sempre
obeigado. mas estor com um poblema com um pejote 307 que nao pega, nao acende a luzs do alternador e do olio e nao arma a bobina
A luz da bateria ñ acende, pode ser regulador de voltagem ou poblema na placa de diodo do alternador???
O mais comum é regulador de voltagem. Pode ser a placa (se for alternador), mas quase sempre a luz da bateria fica acesa, até com a chave desligada.
Obrigado, pela atenção!
muito bom s explicação estam de parabens excelente
tenho uma duster 2018 e depois de instalar gnv ,rastreador,camara de re, passei a ficar sem bateria pra virar o motor todavia fiz testes com alternador ele carrega 14.4 v mas quando ligo o carro demora a pegar ou nao pega fiz outro teste de fuga de corrente deu 1.32v como resolver.
Ola Fernando. Tem que desligar os fusíveis desses acessórios medindo ao mesmo tempo a fuga. O fusível que fizer essa fuga cair tem que mudar para pós chave.
bom dia, tenho um focus 2002, fiz a troca do regulador mas o alternador continua não carregando a bateria, o eletricista disse q pode ser q o carro reconheceu a peça trocada e está rejeitando ela, e teria que passar um scanner pra resolver isso.
tem algum outro modo de resolver esse problema?
Olá rafael. Obrigado por perguntar. Veja bem: se existe um carro onde o alternador tem que ser escaneado, então é algo bem moderno que eu ainda não vi. Sugiro um segunda opinião, ou orçamento. Com certeza tem outro defeito no sistema de carga. Pode ser ainda dentro do alternador, ou externo, como a fiação dele ou um possível fusível de proteção queimado ou com mau contato.Existe a possibilidade do regulador está errado. Neste carro é sempre melhor usar a peça original de fábrica. Pode ser isso que o eletricista tentou passar para vc.
Boa tarde,tenho um logus 93 e meu carro parou e nao ligou mais troquei a bateria so q nao adiantou…quando coloquei a bateria nova a luz da bateria no painel acendeu mesmo com o carro desligado permaneceu acesa. O fio do alternador q vai para o motor de arranque a ponta q sai do alternador derreteu ..tirei o q derreteu e fiz uma ganbiarra e o carro funcionou so q o alternador esquentou mto ..mto mais quando a ventuinha acionou pode ser o regulador de voltagem? Pq quando ligo o carro q tirei o positivo ou o negativo da bateria o carro morri oq pode ser?
Olá vania. O alternado vai ter que se examinado. O primeiro sintoma da luz acesa com o carro desligado poder ser de diodo queimado dentro dele. Ele esquentar muita jé sinal de defeito e deve ser medido sua carga. Isso pode estragar a bateria nova ou outros componentes elétricos do carro. Procure o mais rápido possível um eletricista.
Olá! Tenho um escort europeu, motor ap a gasolina. Meu alternador estava roncando, levei para trocar os rolamentos. Antes o alternador funcionava, mesmo roncando. Feito o conserto dos rolamentos, fiquei na rua com a luz da bateria acesa. Troque por conta o regulador de voltagem, mas não resolveu o problema.
O que pode ser?
Olá Adriano. Pode ser vérios fatores. O regulador seria uma deles. Mas ainda tem a mesa retificadora,estator e rotor. Talvez até o fio do alternador com problema. Tem que reavaliar o alternador. Se o alternador for argentino ( ou importado) ele é uma peça complicada. Mas se for um Bosch, então os testes são bem simples e o conserto também.
Tenho um Escort europeu s/ar s/dh, motor AP.
Hoje uso alternador Lucas (original) gostaria de trocar por um Bosch. Sabe dizer se usar o do Gol (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760515114-alternador-gol-ap-16-18-45a-_JM)
vou precisar trocar a correia dentada? Este alternador funcionará no meu carro?
Olá Adriano. O que importa no seu caso é a furação do alternador que vc está comprando. Ela tem que ser igual. Normalmente é igual no motor AP e diferente no motor CHT. Já várias trocas destas no passado, mas somente comparando os dois para ter certeza. A polia também tem que ser igual. E você faz bem em trocar porque o alternador Lucas é problemático em se tratando de reparo.
Tenho um Escort zetec 1.8, alternador esta intermitente, o cabo que sai do alternador estava solto por cima da tampa de válvulas passando perto do coletor de escap, depois q passei pelo lugar certo parou o problema, mais já chegou ao ponto de descarregar bateria na rua quando quente. Isso poderia provocar uma falha no sistema de carga?
Olá Jedson. faça uma checada completa neste cabo. Ele costuma descascar por defeito de fábrica e o alternador pode até queimar. Faça isto com o negativo desligado.
Boa matéria!! Tenho um polo sedan 1.6, e já troquei o alternador por 2vezes e na última me deixou na mão na Br parou totalmente!! Tive que ser rebocado. Seria possível ter defeito em alguma peça por dentro dele? Ou tenho que trocar por outro novamente?
Olá Adrielle. Grato por participar. Sim, é possível avaliar qual peça estragou e se vale a pena a troca dela. Basta retirar o alternador e um eletricista fazer alguns testes na bancada.Normalmente o regulador de voltagem é a peça mais frágil por ser eletrônica.
Olá!
Já li que o óleo pode criar curto no alternador. Meu filho tem um 207 e o oleo da DH está vazando e caindo no alternador. As luzes internas do carro piscam, mas é interminente. Será que apenas o óleo pode causar isso?Obrigada.
Olá leila. Grato por participar. De fato o vazamento vai acabar estragando o alternador e deve ser consertado. Quanto as luzes internas, ser for as do teto do carro, pode ser um mau contato nelas. Mas se for do painel tem que fazer alguns testes bem específicos. Eu recomendo o conserto do vazamento de óleo da direção o mais rápido possível. Um alternador desses não é barato.
Boa noite, Fernando! Obrigada pela resposta, vamos corrigir o problema da DH, pelo que li, no 207 teve recall justamente por problemas na DH. No caso da luz, pisca a interna, farois e as luzes do painel, acredito que possa ser o regulador, mas moro em Curitiba e é dificil encontrar um auto eletrico bom por aqui, levei em um que nem conseguia testar o alternador, vamos ver se tenho sorte na próxima. Obrigada! 🙂
Bom dia! Tenho um gol bola 99 e a uns 1 mês a luz da bateria acende e apaga ou fica piscando bem fraca quando estou dirigindo, e nao deu outra o carro morreu a 120km na rodovia. Posso trocar direto o regulador e dar uma carga na bateria antes de ir ao auto elétrico?
Olá Marcio. Seria uma tentativa se você tiver facilidade para trocar o regulador. Mesmo porque ele será trocado de qualquer maneira. Se trocar e voltar ao normal, então está resolvido o problema. Mas trabalhe com o negativo da bateria desligado.
Boas. Meu carro é um Peugeot 106. Meu alternador estava só a passar 12v mais ou menos e eu mudei o regulador+escovas. Ficou bom.. Ficou a passar 13.90 +/- .. Passadas umas horas o alternador começou a descer voltagem e fiquei mesmo a pé . . Pensando que poderia ser problema do novo regulador pedi outro regulador.. Conclusão.. Ficou bom durante umas horas, fiz uma viagem de 15min de noite e acabou por ficar sem carga outra vez .. Que será?
O que me chateia é que no ínicio fica bom, passado um bocado, volta a ficar mal :/
Olá Fernando. Que situação! Mande verificar se o positivo do alternador e demais fios estão apertados e nos seus devidos lugares e do aterramento dele também. Tendo certeza disso, deve-se desconfiar do suporte de escovas, caso ele seja separado do regulador, e/ou do rotor que seria o induzido dele. Se houver um curto nele o regulador queima. São testes que devem ser feitos na bancada e por pessoa experimente. Caso encontre estes defeitos sugiro comparar o custo benefício de comprar um alternador novo.
Desde já, muito obrigado pela resposta.
Reparei que naquele “veio” de cobre onde as escovas encostam (não sei o nome) há grande desgaste por parte das escovas encostarem.. Será disso? Acho que é Anel coletor ou assim 😮
O anel coletor é parte do rotor que citei. Pode ser sim, ou curto ou a escova não alcança o coletor. Observe se há marca das duas escovas no coletor. É bem nítido. Se não encontrar é sinal que não estão encostando. Basta uma não encostar. Mas neste caso específico a luz da bateria teria que acender e não apagar.
E já agora, as escovas estão incorporadas no regulador 🙂
Eu penso que possam ser as escovas que não estão a encostar bem.. Porque o coletor tem as marcas bem nítidas das ultimas escovas e estas novas como estão normais podem não entrar na tal marca (“ranhura”) das antigas..
Olá Fernando, tenho um Ford Focus 2009 e alguns minutos depois de ligar o carro a luz da bateria acende. Às vezes apaga por uns segundos depois volta a acender. O alternador foi trocado recentemente e parece que está funcionando normal, tanto que a bateria não descarrega, o carro liga sem problemas, bem como todas as luzes, etc. O mecânico verificou que a bateria está sendo carregada normalmente mesmo com a luz acesa no painel. Tem alguma ideia de que pode estar acontecendo?
Olá Geraldo. grato por participar. Eu sugiro que verifique a fiação do alternador, principalmente o fio da luz da bateria. Ele pode estar raspando em partes metálicas e a luz acende. Também pode ser problema no painel se o alternador antigo deu sobrecarga no sistema.
Boa tarde! Eu vi uma matéria exatamente sobre essa questão e isso as vezes ocorre quando o alternador é o correto porem o regulador de voltagem não. Exemplo: Alternador do focus com o regulador da ecosport ou fiesta, e o engraçado e que funciona o problema fica apenas a luz acendendo já que nao e a versao correta.
Tenho uma Santana quantum 87. Sei: é velhinha. Enfim, a bateria apresentou problemas. Parecia que não carregava. O carro não ligou. Na loja de baterias, disseram-me que não estava carregando por causa do alternador. No mecânico elétrico, a resposta foi de que estava tudo certo. E agora? Qual dos dois está correto? O eletricista disse que a bateria marcava 13,8. Sei lá o que isso significa. Obrigada pela ajuda, se for possível.
Olá Ana. A medida de 13.8 volts significa que o alternador, naquele momento estava carregando. Levando em conta a honestidade da casa bateria, pode ser que o defeito seja intermitente. Ou seja: ele pode carregar e parar e assim por diante. Quanto a bateria basta carregar ela em carga lenta e depois testar para ver se ficou boa. Peça a um eletricista que tire a medida do alternador dando umas pancadinhas na traseira do regulador de voltagem. Se ele variar na medida, subindo muito ou caindo muito, o defeito é nele.
Colocar um regulador de voltagem com uma amperagem maior que o original do alternador, pode causar algum dano?
Ex. Um regulador de 75ah num alternador de 55ah. Sendo que as medidas diferem pouca coisa, como o tamanho das escovas.
Olá Edson. O que vai acontecer é que o alternador vai liberar carga com parâmetros maiores, mas que não passarão dos 55, pois o alternador é de 55. O contrário seria mais estranho, pois um regulador de 55 faria um alternador de 75 carregar menos. Ou seja: o regulador de 75 não vai liberar 75, pois os componentes internos do alternador (rotor e estator) são de um máximo de 55. Mas o que pode acontecer é este regulador liberar todos os 55 de uma vez e ai haveria sobrecarga na bateria que pode durar menso, e as peças do alternador sofreriam. É sempre bom usar peças já dimensionadas para o carro. A não ser que não encontre ela de jeito nenhum.
bom dia,
Sr.Fernando,
tenho um spacefoxconfortline 1.6 8v 2007,quando ligo o carro,todas as luzes deveriam ascender,correto??,depois de poucos segumdos ,apagam-se,só existe uma que não ascende que é a do Óleo, já testei o cabo,a cebolinha,e cheguei
a seguinte conclusão,de que o led da luz de óleo esteja queimada,estou certo??,como trocar esse led??,onde
compta-los??
grande abraço,
luiz felício.
Olá Luiz. Grato por participar. Tem que tirar o painel, medir a corrente da cebola de óleo na tomada do painel e verificar se é led ou lâmpada. Ser for lâmpada, então é mais fácil testar ela direto. Pode ser um mau contato.
Caro Fernando, parabéns pelo site, gostaria que me esclarecesse se a luminosidade do meu velhinho uno mille 91 melhoraria caso eu colocasse um alternador de capacidade maior do que a original que deve ser de uns 35Ah, e penso em colocar um de 55Ah para melhor luminosidade; lógicamente com uma bateria compatível para aguentar a carga, já tenho a bateria de 60Ah.
OBS: segunda 20/02/2017 parece ter ficado bastante claro que as escovas do reg. Bosch já eram,será que bem dimencionado para este veículo é possível.
GRATO
Olá Marcelo. Grato por entrar no site. Veja bem: aumentar a potência do alternador não vai ajudar muito a aumentar a luminosidade dos faróis ou em geral. Para isso você tem colocar uma lâmpada mais forte com um relé de farol duplo (pode ser ilegal). A potência do alternador é relativo a capacidade de carga da bateria e do consumo do carro. Nesse sentido aumentar a potência vai ajudar a não ter uma bateria descarregada pelo acúmulo de acessórios não dimensionados pela fábrica do carro. Seu alternador é 45, e não 35, que seriam os mais antigos da Ford e GM. Este link abaixo pode te ajudar mais.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
Caro Fernando tenho um Renault RN 19, ano 97, quando troquei a bateria que sem motivo algum arriou o trocador me avisou que o carro tava com retorno de 15 a 15,5 volts e que eu procurasse um eletricista. Posso levar esse carro andando ou seria melhor desmontar o alternador e levá-lo até a oficina !???
Olá Francimar. Se a oficina for perto o carro pode ir. Outra opção seria reboque. O grande problema é o alternador passar a carregar 17 ,18 etc. Também tem que testar a bateria antes.O que você não deve fazer é rodar com o carro em uso normal com essa medida. Retirar o alternador no local dificulta o serviço.
meu monza gls 1996 com ar condicionado deu problema no alternador [bosch] levando ao eletrecista foi trocado ROTOR e REGULADOR , depois disso a voltagem medida na marcha lenta fica em 13.50 volts; mas logo a luz do painel fica oscilando bem fraca .quando isso acontece a voltagem em marcha lenta cai pra 12.80 volts e nao normaliza mais; ja levei duas vezes pro eletrecista que fez a troca do rotor e do regulador de voltagem e ele nao resolve o problema …. pode me ajudar ??
Olá Henry. Pode ser positivo do alternador bambo ou torrado. O rotor trocado tem que ser idêntico ao que estava nele ou pode não casar com o estator (isso é bem comum). Mesa retificadora ruim também causa isso. Sugiro outra revisão completa dele e conferir as peças.
Quando vc disse que o alternador nao consome conbustivel vc tem razao em partes. Pois ele consome indiretamente,quando algum consumidor é ligado no veiculo o alternador tem que suprir esta demanda de carga,sendo assim ele gera um esforço no motor consumindo mais combustivel. Um exemplo pratico é vc colocar o alternado em uma bateria boa porem descarregada e tentar girar a polia e depois fazer mesmo com a bateria totalmente carregada vc vai perceber a diferenca de forca na polia, esta força a mais pra gira a polia é responsavel pelo esforço a mais no motor. Quando ligamos qualquer consumidor eletrico no carro consumimos combustivel.
Olá Thiago. Sua explicação está corretíssima! Obrigado por participar.
Boa tarde, tenho um gol quadrado 94/95 CHT 1000
Meu carro ficou 2 dias parado e depois quando fui ligar a bateria não durou nem 10 dei uma carga na bateria e quando coloquei no carro durou 30 minutos e fiquei na mão na estrada, notei que a luz das bateria ficou o tempo todo acesa com a luz fraca enquanto acelerava é forte quando parava de acelerar
Suspeito que seja o alternador que está com problema, trocando o regulador de voltagem pode resolver o problema?
O que devo fazer para resolver o problema?
Olá Luiz. tem que retirar o alternador e testar outras peças como mesa, rotor e estator. Mas na maioria das vezes é regulador. Como acende a luz de bateria mais fraco, a mesa de diodo ficou suspeita. A fiação externa do alternador também tem que ser verificada.
Fernando, tudo bem? Usei esse seu ótimo post, para verificar um problema elétrico no meu Corcel II 1980. Depois de muito pesquisar, cheguei à conclusão que era o regulador de voltagem, que ainda era um original Wapsa. Comprei um de 2° linha (até mesmo para testa-lo) e fiz a troca, seguindo os fios que estavam no Wapsa. Conclusão: depois de 15 minutos rodando, começou um forte cheiro de queimado… Parei na garagem o mais rapidamente possível e desliguei tudo. Na caixinha do novo (marca Mobiletron), diz que atende 14V/55A. O Wapsa varia de 13,9V a 14,5V. Ou seja: o novo é mais fraco? Por isso o cheio de queimado? Mais uma vez, obrigado pela sempre gentil atenção!
Olá Guilherme. Este é o regulador do seu carro, de reposição para substituir o Wapsa. A diferença de valores é apenas referência de fábrica e não causa o que você viu e narrou. Tem que conferir novamente a ligação. Também tem que medir o alternador com o motor ligado para saber o que está ocorrendo entre ele e a bateria.
Fernando, mais uma vez, obrigado pela resposta. Na dúvida, voltei ao Wapsa e mesmo com o carro ligado por 15 minutos, não tive problemas com cheiro de queimado. O nó na minha cabeça permanece…. =/
Olá Guilherme. Faça a medida do alternador com o multímetro na bateria. Use a escala de 20 Volts contínuo (esquerda do botão do multímetro) a medida tem que ser entre 13,5 e 14,9 acelerando o motor.
Bom dia, Fernando!!!
tenho um Corsa Wind 97 , tentei fazer alguns teste nela e achei estranho o fato de acelerar o carro e a corrente da bateria cair em vez de subir, isso é normal ou tem algum problema no alternador?
Se ficar na voltagem entre 13,5 e 14,9 com alguns acessórios ligados ( farol ), e a bateria não arriar, está normal. Mas se cair muito pode ser defeito na fiação dele ou interno.
Boa noite Fernando,tenho uma s10 98 diesel,e o defeito e o seguinte,quando do a partida o alternador nao carrega ,tenho q acelerar até os 2000 rpm para ele começar a funcionar ,aí carrega 14 v e na lenta fica em 12.8 oq seria este defeito ?
Dês de ja agradeço bgd
Olá Edson. Primeiro verifique se a lâmpada da bateria está acendendo. Se não acender tem que consertar isso, pois é ela que dispara a carga do alternador na lenta.
OLÁ AMIGO, MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE, TENHO UM TEMPRA 16V que acende a luz de injeção a 1 ano e ninguém descobre, contudo hoje percebi o seguinte, primeiro é que debaixo do porta luvas existem dois reles, um deles é o do módulo, o outro da bomba de combustivel, sendo assim, quando ligo o contato, (meia chave), o rele fecha contato(MODULO0), e o segundo da bomba, arma junto por 3 segundos, consequentemente ligando a bomba.
Em seguida dou a partida, luz de injeção apaga, de-repente o rele (bomba) faz um barulho click coisa de milésimos , mas não se move! Independente do rele que colocar da o mesmo efeito….
Outro test foi o seguinte, a luz injeção apagou, marcha lenta suav normal, vou no rele da bomba e destravo com o dedo! e automaticamente a luz acende, solto e aluz injeção apaga e o carro normaliza…. agora quando o rele clica sozinho tem um mistério, ele clica mas o bracinho não se move, é como se fosse dentro da bobina do rele… rele ruim nn é, pois ja coloquei vareos…. as vzs dou a partida e a luz da bateria fica acesa, o multimetro mostra 12v, dou um leve trisco no acelerador e vai pra 14 e a luz da bateria apaga, agora fica o mistério..????
Se é o rele da bomba o defeito vem da bomba?? ou do alternador que para de funcionar por milésimos dando uma queda fazendo o rele clicar…? ouu
/?
de um mal contato em questão de miléssimos no terminal que encaixa o relê?
ou se o rele do alarme tem a ver, ou o comutador “falha”..
ou um erro(falha de injeção proveniente de algum sensor defeituoso) detectado pelo modulo?
queria saber se o alternador ou regulador de voltagem tem algo a verr. Muito obrigado
tenho todas as pistas,
porém nenhuma conclusão…
que Deus abençoe vc
Olá igor. No caso do alternador basta medir ele na bateria com o motor ligado. O multímetro deve acusar entre 13, 5 e 14,9 Volts. Se ele tem um defeito intermitente, então a voltagem vai cair ou subir abruptamente.Também pode ser aterramento ruim do relé, base dele com fio torrado. vale conferir isso também. Para saber com mais detalhes o que fez a luz acender em que passar um Scanner no carro. O motivo sempre fica registrado na memória. Mas isso não significa que é o defeito. Pode ser a fiação da peça que o Scanner acusar.
ola bom dia to com um alternador q ja troquei regulador e o rotor, mas aluz acende bem fraca ,e pior q ele esta carregando bem ok vc me sugere troca a placa de diodo tbm
Olá ailton. Peça ao eletricista que instale um diodo em linha com o fio da lâmpada da bateria. pode ser retorno de corrente do alternador.
Ola Fernando tenho um polo Hatch 2003 1.6 completo, meu painel está todo loco, fica acendendo varias luzes tipo, luz da direcção hidráulica, epc, luz do Air bag, detalhe: nem tenho Air bag, luz do cinto de segurança, luz do porta malas abeto, elas nem chegam bem a acender, ficao tipo meia fase, meio que querendo acender, e as vezes os marcadores travam, todos eles param e depois logo em seguida voltam a funcionar, e nessa parada ele apaga todo o painel apaga os leds que iluminao o painel e os ponteiros travam! Troquei a bateria, aparentemente deu uma diminuída nas paradas dos marcadores, mas as luzes volte e meia acende no painel! Será que pode ser problema no regulador de voltagem?
Att. Lucas
Olá Lucas. Tem que medir o alternador. Com o motor ligado um eletricista dá uma pancadinha no alternador e acompanha a medida. Se ela cair ou disparar o regulador está com problema e causa muitas loucuras no carro. Pode ser que a medida já esteja alta, maior que 14,9 é excesso. Também pode ser aterramento geral e do painel (tomada solta), além de defeito no próprio painel.
Olá Fernando Boa Noite, preciso de sua ajuda.
Tenho uma camionete L200 Mitsubishi-outdoor-ano-2007, que usa óleo a vácuo, foi trocado pela segunda vez o regulador-de-voltagem-do-alternador- e este queimou de novo o que seria,meu marido esta muito preocupado,o porque que esta queimando tão rápido,o que pode estar acontecendo por favor me ajude. Sou deficiente e uso o carro para trabalho e estou sem.
Fico no aguardo.
Muito obrigada.
Att: Marli Pontes Pires.
Olá Marli. Se não houver vazamento de óleo para dentro do alternador, pode ser rotor dele em curto até intermitente (regulador trabalha em cima dele). Se as escovas forem separadas do regulador, elas podem estar fechando curto uma na outra e assim queima o regulador. É curto que causa a queima constante de regulador de voltagem. Mande verificar a fiação dele.
Olá, tenho um Fusca 1300L 1982, com dínamo. Já troquei velas, cabos de velas, a bateria e o automático do motor de partida, há pouco mais de dois meses. Estava tudo muito bem, até que de umas duas semanas para cá, começou a ascender a luz de bateria, mesmo em alta. Agora, de dois dias para cá, ele está com muita dificuldade em pegar. A bobina não está esquentando, portanto acho que não seja ela. Será que pode ser o regulador de voltagem?
Olá Fávio. Sim, pode ser o regulador. Mas primeiro verifique as escocas se estão muito baixas. O sinal de escova baixa é luz de bateria acesa. isso seria o mais simples de olhar.Também pode ser induzido do dínamo ruim.
Olá,
Meu Mitsubishi Lancer GT 2014 apresentou aviso no painel indicando problemas na alimentação da bateria (CHARGING SYSTEM SERVICE REQUIRED).
O eletricista mediu passou pelo scaner e não acusou defeitos, porém medindo a tensão apontou valores acima de 15 volts.
Seria esse o motivo do aviso no painel?
O problema é no regulador de voltagem do alternador?
Existe risco de danos nos módulos e na bateria?
obrigado.
Olá Hercilio. Seu carro está com problema de carga de bateria. Pelo o que você narra é sobrecarga do alternador. Isso pode queimar qualquer componente elétrico ou eletrônico do carro. Deve ser consertado o mais rápido possível. O regulador de voltagem é o responsável. Existe uma outra possibilidade que seria bateria ruim e assim a medida seria alta, mas não seria problema no alternador. Teste a bateria também.
Caro Fernando tenho um Renault RN 19, ano 97, quando troquei a bateria que sem motivo algum arriou o trocador me avisou que o carro tava com retorno de 15 a 15,5 volts e que eu procurasse um eletricista. Posso levar esse carro andando ou seria melhor desmontar o alternador e levá-lo até a oficina !???
Boa tarde, Fernando. Comprei um Corcel GT há uns dias e notei ele está com problemas de partida, como tenho um carregador de baterias deixei a bateria velha por mais de 24 hs carregando, ficou boa. Bate na partida e ele pega, porém depois de andar uns 10 ou 15 minutos não pega mais. Coloquei outra bateria similar de outro carro e o problema continuou.
Naquele reloginho do alternador que marca -40 0 +40 , fica sempre marcando alguma coisa como -10 (entre o zero e o risco da primeira metade negativa), com o motor ligado ou não. Ví que o regulador de voltagem é novo está brilhando e a caixa dele estava dentro do porta-luvas. Ahh, ontem tentamos dar um tranco quando não queria pegar e não deu certo, teve que ir pra garagem empurrado porque a bateria, que era a do outro carro, já estava no ‘mico’. O alternador é um Wapsa/Motorcraft original e não está fazendo barulho, será que é só problema de escovas ? No reloginho com o carro ligado em marcha lenta quais os valores que ele deve apresentar ? Seria o zero ? E em alta rotação deve chegar no maximo em qual valor ? Grato pelo help.
Olá Carlos. O relógio do alternador é na verdade um amperímetro vem antigo. O correto era medir o alternador na bateria do carro com um multímetro. Com o carro um pouco acelerado e farol ligado, a medida deve ficar entre 13,4 Volts e 14,9 Volts.O amperímetro tem que subir em direção a 40 positivo quando o carro é acelerado.Na lenta ele cai.
Uma ajuda… tenho um Megane Grandtour 12/13, sistema cartão. Bateria arriou, após a recarga “só pra chegar em casa” fiz um trajeto de transito pesado, farol ficava oscilando, mas sem sinal no painel. Pois bem, trocada a bateria, trocaram tambem anel, escova, rolamento e o rotor, que estava em curto. Carro montado, andei um tempo, aprox. 20 min acendeu aviso STOP + Bateria. Levei novamente, técnico analisou o erro que estava aparecendo no scanner bosch (DF624), viu bateria, nao tem oscilação nenhuma, consegue apagar o erro, nada oxidado nos fusiveis… mas andou com o carro, apareceu o sinal novamente. parou, apagou o erro… ele acha que nao é regulador, pode ser algo dentro do alternador… alguma sugestão????
Olá paulo. Tem que conferir se a medida altera quando o aviso aparece. Se as escovas forem presas no regulador, então a troca dele também tem que ser feita. O primeiro sintoma que você descreve, de farol oscilando, é típico de fiação ruim do alternador ou regulador ruim.
Boas Fernando. tenho um kadett b 1.1 e o regulador do alternador marca BOSH está queimado, um novo custa mais de 150 euros,posso colocar outro de outra marca que custa +/- 20 euros?
Olá João. Evidentemente que temos a relação custo/qualidade. Em uma situação especial, sim pode ser usado o mais barato. Se for uma simples questão de economizar dinheiro o melhor é gastar com o original. Quando o cliente opta por uma peça paralela eu sempre recomendo uma vigilância mais constante no alternador. Isso significa levar o carro mais vezes na oficina.
bom dia meu alternado esta superaquecendo e aluz da bateria ñ apaga mais mesmo assim esta carregando o que e ?
Olá gleiciano. Pode ser excesso de carga e ele super aquece.Também pode ser um curto interno. Tem que desligar o fio da bateria que vai atrás do alternador conferir se a luz apagou. Se apagou o tem defeito dentro. Se não apagar a fiação da luz de bateria tem que ser revisada.
Olá Fernando boa noite… Tenho um Logan é minha luz de pressão do óleo acende somente quando passo de 4.000 rpm ou quando o motor esquenta… O mecânico falou que pode ser defeito no alternador, isso procede???
Obrigado pelo Blog, muito explicativo.
Olá Alexandre. A luz do alternador é a da bateria. Pode até ser defeito nele. Mas tem que testar em uma auto elétrica. Como é a luz de óleo que acende, pode ser porque o carro morre a 4000 giros (apaga) ou falta de lubrificação. Como acende também com ele quente tem que parar o carro e verificar com um mecânico de confiança. Peça uma outra avaliação sem demora.
Olá Fernando, eu tenho um Gol geração 6, depois que troquei a bateria do carro por uma Moura 60ah recentemente o carro começou a apresentar um problema. Quando aciono o vidro eletrico do carro para fechar ou abrir simultaneamente o farol alto, baixo ou luz interna do carro automaticamente dá uma leve enfraquecida, depois volta ao normal. Levei num eletricista e ele falou que pode ser o regulador de voltagem. Coincidencia ou nao, o motor hoje do limpador de parabrisa entrou em curto e ja tenho que trocar. Voce acha que pode ser o regulador mesmo?
Olá Marques. Tem que medir o alternador com o motor ligado. Se tiver com carga baixa, então Tem que verificar os cabos dele, positivo e negativo. Se estiver ok, tem que retirar o alternador e trocar o regulador. Uma dica que pode te ajudar é do Fox no link abaixo.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/10/fox-macete-para-o-alternador/
Olá Fernando, a luz da bateria a acendeu
e carro me deixou na mão longe de casa.
Um amigo seu uma chupeta e o carro não pegou o que pode ser.
Olá Alex. Se o carro rodou com a luz de bateria acesa significa que ela não está recebendo carga do alternador. Pode ser defeito nele ou correia de alternador que soltou. Tem que fazer ele funcionar com uma bateria carregada, sem chupeta. É tirar uma e por a carregada.
EU TENHO UM GOL QUADRADO ANO 93. E ESTOU TENDO PROBLEMAS COM A MINHA BATERIA. ELA É NOVA, O ALTERNADOR ESTÁ CARREGANDO BEM, MAS TODOS OS DIAS DE MANHA A BATERIA ESTÁ SEM CARGA. CUSTA DAR VOLTA NO MOTOR DE PARTIDA, CUSTA A PEGAR O MEU CARRO.
UM REGULADOR DE VOLTAGEM COM PROBLEMAS PODE ROUBAR CARGA DA BATERIA?
OBS: TENHO UMA BATERIA AUXILIAR DE 150 AMPERES E UMA DE 45 AMPERES NUM MESMO ALTERADOR.
O QUE POSSO FAZER PARA SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA DE CARGA?
Ola Marcelo. O primeiro passo é medir o alternador. Com acessórios ligados ele tem que medir entre 13,5 e 14,9 volts. Som pesado pode causar o que você cita.
Olá bom dia, meu carro está com um barulho no alternador, já fiz ele inteiro , o mecânico disse q e por que a bateria está graça, quando eu tiro o cabo positivo do alternador que vai na bateria o barulho para , mas quando eu coloco o barulho volta , oque pode ser ?
Olá Rafael. Tente testar com outra bateria. Se acabar o barulho tem que aplicar uma carga lenta nela e testar com aparelho próprio.
Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida sobre a S10 2014/15, flex 4×4. Reparei q ela fica oscilando o farol toda vez q estaciono ela de ré na minha casa. No momento q tô colocando ela já garagem de casa e vejo o muro da casa da frente constatei essa oscilação do farol qndo acelero. Pergunto se é normal. Obrigado
Olá Cléber. Basta medir o alternador com um multímetro na bateria. Com o motor ligado a medida não pode chegar a 15volts ou mais. Se acontecer isso o regulador tem que ser trocado e a fiação do alternador deve ser vistoriada.
meu fiat 1.0 pega perfeitamente quando da uma carga mas naoo segura carga e a luz da bateria sempre ta acesa ele
Olá Lucas. Essa luz é sinal que o alternador não está funcionando. Os defeitos mais simples são: Correia do alternador que arrebentou, escovas, ou regulador de voltagem.
Fernando, boa noite!
Primeiramente, parabéns pelo site. Já li várias matérias suas e sem querer agradar, são simplesmente as melhores explicações que já encontrei na Internet, além de responder todos os questionamentos.
Tenho um Siena EL 1.4 e o mesmo acendeu a luz da bateria e injeção eletrônica, depois apagou a da bateria, ficou só com a injeção acesa, que posteriormente tb se apagou, mas a lâmpada de um dos faróis queimou, as luzes do painel e teto estão com a luminosidade oscilando, os vidros elétricos desregulando e o rádio reiniciando sozinho. Teria alguma dica?
Muito obrigado e um abraço!
Ola Carlos. Obrigado pelas palavras e participação no site. Temos algumas possibilidades. Pode ser alternador do carro com problema variando a voltagem ou com sobrecarga. Seria excesso de carga na bateria, o que explicaria a luz da bateria acender junto com a injeção e o motor ligado. Tem que medir com um multímetro. Com o carro ligado, bateria boa, a medida (na bateria) não pode ser menor que 13 ou chegar aos 15. Seria anormal. Tem que fazer essa medida, pois sobrecarga pode chegar a 20 volts, o que queimaria algumas peças importantes. Outra possibilidade mais simples seria pólo da bateria bambo. Mas nesse caso a partida ficaria pesada como se a bateria estivesse fraca.
Realmente ele apresenta esse sintoma da partida pesada, mas surge de forma intermitente. Detalhe que isso persistiu mesmo após ter colocado uma bateria nova, e o polo está firme. Também sou de BH; você trabalha ou teria alguma indicação de autoelétrica por aqui?
Muito obrigado pelas informações, foram de grande valia.
Sugiro a Irmãos Siqueira. São competentes. Apenas negocie o orçamento. 🙂
Obrigado e sucesso!
Oi Fernando, boa noite!
Ótima explicação. Eu estou com um alternador Bosch de uma Kombi que parou de carregar. O regulador é interno. Eu posso isolar os fios do regulador interno e instalar um externo, para facilitar a manutenção? Grato pela atenção.
Olá Leo. Sim, é possível e até facilita futuros serviços. A ligação é simples, bem óbvia.
Tenho um gol quadrado 1.0 cht 95, quando estou com o carro ligado em movimento a luz da bateria no painel fica piscando as vezes acende e vai disminuindo o farol fica ocilando e meu som do carro o modulo quando o carro esta desligado funciona normal quando ligo e ingato uma marcha e acelero para sair meu modulo desliga, poderia me dar uma dica doq possa ser?
Olá Adailton. Tudo indica ser regulador de voltagem ruim. Tem que trocar e medir o alternador.
Boa noite Fernando ,tenho um sandero 1.0 16v 2008 -motor d4d e notei que o plug do regulador de voltagem tem apenas um cabo alimentacao e a outra entrada tem um pino verde de bloqueio ,e normal??
Olá Tadeu. Sim, é normal. Alguns modelos saem assim. Se a luz da bateria está normal (esse fio é dela) acendendo na chave e apagando assim que o motor liga, então está normal.