Motor Transversal
O que é um motor transversal? O simples significado da palavra transversal é: ” aquilo que que cruza, atravessa, passa por determinado referente, não necessariamente na oblíqua…”.
O mesmo podemos dizer da posição do motor automotivo: que ele está instalado de um jeito comparado ao veículo. Quando nos referimos a uma carro pensamos, sem perceber, na frente dele, ou em outra parte qualquer como: lanterna traseira esquerda, lanterna dianteira direita, etc.
O que significa motor transversal?
Um motor pode estar instalado na frente do carro, e, em casos mais raros e antigos, na traseira do veículo (como o Fusca, Kombi, etc) Mas todos terão uma posição em relação a frente do carro. Se é longitudinal, ele também tem sua frente voltada para o radiador, ou na mesma direção do farol.
Igualmente, um motor transversal vai ter um posição atravessando o seu compartimento “de uma roda a outra”, com sua frente (do motor) voltada para a roda dianteira lado do passageiro. Durante décadas a preferência das montadoras era pelo motor longitudinal e no Brasil ficou mais tempo assim.
Mas o avanço venceu todas as objeções, principalmente a do consumidor brasileiro que sempre foi tradicional em relação a preferência por veículos. Os carros com duas portas, por exemplo, eram uma mania nacional, e era inadmissível a entrada dos modelos com quatro portas no mercado tupiniquim.
Qual primeiro carro com motor transversal?
No Brasil este carro era conhecido como “cachacnha”. O apelido vem do combustível que o carro usava: o álcool. Estou falando do Fiat 147, com motor 1050 e fez muito sucesso no nosso país.
Vantagens do motor transversal
- Maior e melhor aproveitamento do espaço do compartimento do motor.
- Uma suspensão mais leve devido ao posicionamento da transmissão (dianteira).
- Melhor desempenho da transmissão devido a a distância menor das rodas tocadas pelo motor, no caso, as dianteiras em relação as traseiras.
- Aumento do espaço interno do carro devido a mudança da posição da caixa que também passa a ser transversal. Antes ela ficava embaixo da cabine dos passageiros. Um exemplo disso é o espaço interno para as pernas dos ocupantes que também aumentou pelos mesmos motivos.
- Melhor distribuição de peso do motor.
A mídia especializada da época da grande mudança dos motores sabia das vantagens descritas acima (por volta de 1976 com o Fiat 147). Mas levou certo tempo para o público brasileiro superar a desconfiança pelo novo em detrimento do tradicional que, até então, vinha dando muito certo para os padrões de design e segurança daqueles tempos.
Hoje, praticamento todos os carros pequenos e médios saem de fábrica com o motor transversal. A exceção fica para os veículos maiores, ou com motores “monstros” como os famosos e antigos V8.
E o Motor Longitudinal?
Quando nos referimos a um carro, pensamos sem perceber na frente dele, ou em outra parte qualquer como: lanterna traseira esquerda, lanterna dianteira direita, etc. O mesmo acontece com o motor e sua posição no carro. Um motor pode estar instalado na frente do carro, e, em casos mais raros e antigos, na traseira do veículo (como o Fusca, Kombi, etc). Assim como outra peça qualquer, um motor também tem “frente” e “traseira”.
A frente de um motor é onde se instala as polias, ou onde vemos as correias que giram tais polias. Ali temos, também, o alternador, a direção hidráulica, o ar-condicionado e qualquer outro acessório que precisa girar, e, por consequência, também vai precisar de polias, correias, e do motor para girá-las.
Mas, o que é um Motor Longitudinal? A melhor definição para a palavra “longitudinal”, que tem relação direta com automóveis, é : ” Que possui o mesmo sentido do comprimento de algo…”. No caso de um carro, um motor longitudinal acompanha o comprimento dele – ou está no mesmo sentido do seu comprimento – em relação a sua posição dentro do compartimento do motor.
Uma maneira fácil de identificar um motor longitudinal é perceber se sua frente (polias) está voltada para a mesma direção dos faróis, ou até mesmo do radiador. Isto significa que a caixa de marcha do carro vai estar debaixo da cabine, e não na frente/direita, como acontece com um motor transversal. Mas este tipo de motor é mais comum em carros antigos, como o Opala e Maverick, além de veículos com motor a diesel.
Hoje em dia, a posição do motor preferida pelas montadoras é a transversal, que possibilita um maior aproveitamento do espaço interno do carro, visto que o motor vai precisar de menos espaço em seu compartimento. Basta comparar a frente dos carros antigos com os novos e entender porque os veículos de hoje são bem mais espaçosos, embora sejam menores externamente do que os “navios” de antigamente.
O motor longitudinal é usado, principalmente, em carros com tração traseira. Mas alguns como o Gol, e outros da linha da Volks, também usam a tração dianteira.
Na foto acima temos em detalhes a situação descrita no post. É um motor Volks longitudinal. Repare a frente do motor (polias) voltada para a frente do carro (faróis). Também vemos nitidamente, com uma coifa de borracha preta, (a direita e atrás) a homocinética responsável pela transferência de tração do motor para as rodas dianteiras do carro (tração dianteira).
Também é nítido que o espaço que sobra nas laterais realmente pode ser aproveitado no interior – se o motor for transversal – ampliando a capacidade da cabine. Teoricamente, este tipo de motor em uma posição longitudinal, é mais desvantajoso. Foi uma questão de tempo para a tecnologia de motores transversais chegar por aqui e reduzir a praticamente zero a produção de carros com motores como os da foto acima.