Como trocar a bateria do Peugeot 307
Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual. O imobilizador de motor também pode ser acionado e o carro não pega mais, sendo necessários alguns procedimentos.
NA DÚVIDA NÃO TROQUE A BATERIA E CHAME UM PROFISSIONAL.
O Peugeot 307 é considerado uma carro família devido ao tamanho e os acessórios que o equipam. Além de chamar a atenção por seu design, seu interior mereceu especial atenção dos projetistas, principalmente por seu amplo espaço interno. Possui um motor que inspira confiança no motorista devido sua força e ao mesmo tempo espanta pelo silêncio.
Embora receba muitos elogios, ele peca por uma ação da própria fábrica, através de suas concessionárias: elas não valorizam o valor de revenda, depreciando o seu próprio produto. Convenhamos que isso pode afastar possíveis compradores. Mas nesse post iremos ensinar como trocar a bateria do modelo 307 da Peugeot e deixaremos uma possível “disputa” com carros da mesma categoria para outra matéria.
Ferramentas necessárias
Por mais incrível que pareça você vai precisar apenas de uma ferramenta: um canhão de 10 milímetros (alguns modelos da Peugeot também podem precisar do canhão de 8).
Localização da bateria
Reparem a bateria em sua posição, a direita, de cor cinza. Alguns modelos escondem a bateria com uma capa de plástico ou pano que são fáceis de remover. Apenas preste atenção para poder recolocá-los no lugar da maneira correta.
Suporte da bateria do Peugeot 307
O suporte vai ser a única peça que vai precisar de uma ferramenta para soltar. É ele quem fixa a bateria no seu lugar. Ele fica a esquerda da bateria quando você se posiciona de frente para o carro. Ele é facilmente encontrado como mostra a foto acima. Retire-o totalmente tomando o cuidado para que não caia e suma dentro do compartimento do motor. É algo que acontece com certa frequência.
Como desligar a bateria
Como sempre, solte primeiro o negativo. Ele fica mais escondido dentro do compartimento. Repare na foto que o terminal negativo está preso por um sistema de “alavanca”, de cor verde. Basta puxá-lo ou movimentá-lo para cima. Em seguida retire o terminal da bateria. Faça o mesmo com o positivo que estará mais evidente com uma alavanca vermelha como a foto abaixo.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Mas talvez seja necessário troca esta bateria com os pólos energizados por outra. O imobilizador de motor pode ser acionado.
Para instalar a bateria nova basta seguir os passos ao contrário, terminando sempre no polo negativo por uma questão de segurança. Mas lembre-se que uma bateria não causa choques. Tome cuidado para ligar os pólos de maneira correta, ou seja: o terminal vermelho no pólo com o símbolo de +, ou positivo, e o terminal verde no negativo (com sinal matemático de -). Trabalhe sempre em segurança e no caso de ter alguma dúvida chame um profissional.
Boa Noite Fernando, tenho um onix 2013 e recentemente o relógio começou a zerar, e uma vez quando dei partida o rádio desligou, é hora de trocar a bateria? é seguro trocar a bateria fora de uma autorizada? haveria risco com relação a alguma configuração do carro que só pode ser feita na autorizada? Agradeço a resposta.
Ola Sílvio.Os sintomas são típicos de bateria com vida útil no fim. A troca em si não tem muito problema e a maioria é feita fora da autorizada. Mas se vc tem algum receio peça ao instalador que troque a bateria energizando os cabos dela com outra. Isto é um procedimento muito comum pra evitar alguma possível dor de cabeça por algo oculto na parte elétrica do carro, como um imobilizador automático, ou um radio com código. Abraços e obrigado pela participação.
Boa noite, tenho Peugeot 307 presence e ele parou na rua não quis ligar, achei que era bateria e troquei, porém agora no painel acendeu várias luzes, (abs,injeção, air bag,bateria) o Mecanico disse que era alternador mas não confiei, será que o carro desconfigurou o computador de bordo?
Olá Felipe. Pode ter desconfigurado algumas luzes. Alguns modelos precisam de uma bateria auxiliar durante a troca.Mas se o carro funciona normal, então um scanner pode apagar estas luzes.Mas a da bateria não pode acender com o carro ligado. Neste caso o alternador deve ser medido.
Qual bateria de quantos Ap seria ideal
para o Peugeot 307 2.0 16v
Olá Lucas.Qual é o ano do seu Peugeot?
Meu peugeot 307 sedam 2008/2009 1.6/16 presence pack. Gostaria de saber qual bateria comprar? Amperagem e tudo mais
Olá Lucas. Segundo o aplicativo da Moura a sua bateria é um 60 AD que custa com 18 meses de garantia e custa entre 340 e 390 reais.
Olá,tentei trocar o rádio do Peugeot 307 ano 2007 por outro rádio com USB,mas agora o rádio não para de dar bip.como procedo?
Olá Hercules. Pode se que o rádio novo precise de um code. Neste caso tem que consultar o manual do fabricante para saber se exige um código.
Troque a bateria do peugeot 207 e deu pane no ar condicionado e o km aumentou de 80 para 212 km ,levei no cara do ar ele disse que nao estava passando corrente para o compressor eo restante tava bom issoacontece?
Olá Anderson. Sim pode acontecer. mas seria bom um eletricista avaliar outras possibilidades como resetar o painel do carro. Mas tem ser um especialista no 207. Pode ser algo mais simples de resolver visto que a bateria foi desligada na troca.
Bom dia Fernando!
Tenho um peugeot 207 passion flex, vou viajar e deixa-lo na garagem, preciso desconectar a bateria, como faço
Olá July. Grato por participar. Não é recomendável desligar a bateria do seu carro. Isso pode desprogramar o imobilizador e somente com um técnico para voltar a funcionar. Não é regra, mas acontece. O correto seria pedir para alguém ligar o seu carro durante a viagem e manter a bateria carregada.
Olá Fernando, tudo bem? Estou com um problemão, meu peugeot 206 1.4 8v 2005 estava funcionando normalmente, estacionei ele na garagem de casa e desliguei. No dia seguinte, o carro não quis ligar de jeito nenhum e apareceu no CB ” anomalia anti-furto eletrônico” dai eu fuçei nele, tirei o polo positivo da bateria e ele foi pro modo econômico. Agora mandei ele para uma oficina e o mecânico me disse que minha centralina está queimada! Isso pode acontecer assim do nada? O que poderá ter ocorrido?
Olá Kathlenn. Antes de trocar a central existem duas coisas que você pode fazer: uma é fechar o carro pela chave na porta e entrar nele usando a chave novamente na porta e não pelo alarme (abre e depois fecha e por fim entre normalmente no carro). Este é o princípio de todo anti-furto. Mas não use chave reserva ou cópia de chaveiro e sim a principal. Quando entra no modo econômico existe um processo de resetar a central. Não sei se já o fez. (veja no link abaixo). A segunda opção seria pedir uma outra opinião em outra oficina sem mencionar a questão da central. Isso pode ser uma surpresa.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/01/pane-em-peugeot-206-modo-eco/
Bom dia Fernando, primeiramente parabens pelo site, sempre bom encontrar alguem disposto a compartilhar os conhecimentos.Tenho um Peugeot 307 2007, precisei desligar a bateria para executar alguns servicos, ao religar notei um problema, a luz de cortesia parou de funcionar, nao acende nem quando abre a porta nem ligando manual pelo botao on/off, o que pode ter ocorrido ?
Olá Danilo. Grato por participar com a gente. Veja se o acendedor de cigarros ou tomada de 12V está funcionando. Se não estiver é provável que seja fusível queimado. É muito comum os dois circuitos usar o mesmo fusível.
Na verdade foi a primeira coisa que verifiquei, o fusivel esta bom, o estranho é que ele possui 3 lampadas, uma no meio que acende com a porta aberta ou manualmente e as outras duas, uma de cada lado(as luzes de leitura como dizem) e estas acendem normalmente, somente a do meio que parou e a outra luz de cortesia dos bancos de tras tambem nao acendem.
Pois então. É desse que desconfio do fusível da tomada 12V. Experimente trocar o fusível mesmo que no visual pareça ok. Caso contrário vamos ter que medir a chegada de corrente e negativo nos soquetes. Mas com certeza as duas lâmpadas que não acendem são do mesmos circuito.
Bom dia Fernando. Comprei a pouco dias um Peugeot 207 XS 1.6 16V automático. Ando com o carro o dia todo fracionado em percursos de 7 a 12 km por vez mas a noite ele após estacionar quando vou sair não pegar quando vira a chave só dá um tic. Na primeira vez apareceu modo eco no CB, mechi nos fusíveis e voltou a vc funcionar no dia seguinte fez a vc mesma coisa . Será que pode ser a bateria, ele está com uma moura de 48A.
Olá Fabiano. O Modo ECO é de economia de energia quando a bateria está fraca. Você deve testar ela e o alternador do carro.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/01/pane-em-peugeot-206-modo-eco/
Olá Fernando, boa noite. Estou com um problema em meu 307 sedan 1.6 presence pack 2008. Esse final de semana fui ligar o veiculo e não funcionou, era a bateria, fiz chupeta para tirar da garagem. O carro funcionou porém falhando parecendo um ronco de motor de fusca. E tremendo internamente em marcha lenta.. o que pode ter acontecido? Pode ter desprogramado algo no motor? Desde já agradeço abraço!
Olá Eduardo. Primeiro tem testar bateria e alternador. Se estiver tudo ok e não normalizar, então deve-se verificar,com testes, as velas e cabos. Pode ser até um cabo de vela mal encaixado.
Olá. Tenho um Peugeot 307 presente 2010. Sempre que desligo o carro o controle e o computador de bordo desconfiguram. O que pode ser?
Olá Quisa. Mande testar a bateria. Se ela estiver fraca pode acontecer o que você cita.
boa tarde… o carro de minha mãe é 307 .. o alternador não estava dando mais que 10 amperes… estou indo trocar…
porem eu posso tirar a bateria e colocar outra, só pra chegar no destino? …pq eu coloquei a minha e o carro ligou de boa…agora uma pessoa disse que alem de fazer o alternador tem que passa na maquina… isso é verdade ou se eu trocar a bateria e depois de fazer o alternador vai estar tudo ok ? muito obrigado
Olá Márcio. Se for vai ser coisa simples, tanto é que ele ligou. Pode pedir o code do rádio e atualizar horas, data, coisas assim.