Como trocar a bateria do Peugeot 307

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual. O imobilizador de motor também pode ser acionado e o carro não pega mais, sendo necessários alguns procedimentos.

NA DÚVIDA NÃO TROQUE A BATERIA E CHAME UM PROFISSIONAL.

O Peugeot 307 é considerado uma carro família devido ao tamanho e os acessórios que o equipam. Além de chamar a atenção por seu design, seu interior mereceu especial atenção dos projetistas, principalmente por seu amplo espaço interno. Possui um motor que inspira confiança no motorista devido sua força e ao mesmo tempo espanta pelo silêncio.

Embora receba muitos elogios, ele peca por uma ação da própria fábrica, através de suas concessionárias: elas não valorizam o valor de revenda, depreciando o seu próprio produto. Convenhamos que isso pode afastar possíveis compradores. Mas nesse post iremos ensinar como trocar a bateria do modelo 307 da Peugeot e deixaremos uma possível  “disputa” com  carros da mesma categoria para outra matéria.

Ferramentas necessárias

Por mais incrível que pareça você vai precisar apenas de uma ferramenta: um canhão de 10 milímetros (alguns modelos da Peugeot também podem precisar do canhão de 8).

Localização da bateria

bateria peugeut 307

Reparem a bateria em sua posição, a direita, de cor cinza. Alguns modelos escondem a bateria com uma capa de plástico ou pano que são fáceis de remover. Apenas preste atenção para poder recolocá-los no lugar da maneira correta.

Suporte da bateria do Peugeot 307

bateria 307 4 suporte

O suporte vai ser a única peça que vai precisar de uma ferramenta para soltar. É ele quem fixa a bateria no seu lugar. Ele fica a esquerda da bateria quando você se posiciona de frente para o carro. Ele é facilmente encontrado como mostra a foto acima. Retire-o totalmente tomando o cuidado para que não caia e suma dentro do compartimento do motor. É algo que acontece com certa frequência.

Como desligar a bateria

bateria 307 2

Como sempre, solte primeiro o negativo. Ele fica mais escondido dentro do compartimento. Repare na foto que o terminal negativo está preso por um sistema de “alavanca”, de cor verde. Basta puxá-lo ou movimentá-lo para cima. Em seguida retire o terminal da bateria. Faça o mesmo com o positivo que estará mais evidente com uma alavanca vermelha como a foto abaixo.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.

Mas talvez seja necessário troca esta bateria com os pólos energizados por outra. O imobilizador de motor pode ser acionado.

bateria 307 1

Para instalar a bateria nova basta seguir os passos ao contrário, terminando sempre no polo negativo por uma questão de segurança. Mas lembre-se que uma bateria não causa choques. Tome cuidado para ligar os pólos de maneira correta, ou seja: o terminal vermelho no pólo com o símbolo de +, ou positivo, e o terminal verde no negativo (com sinal matemático de -). Trabalhe sempre em segurança e no caso de ter alguma dúvida chame um profissional.