Tenho 32 anos de experiência em manutenção,conserto e revisões periódicas de carro. Neste post vou tentar explicar as principais, as mais importantes para que você e sua família sempre rodem de carro com segurança.

O que é uma revisão de carro?

 

Tudo que é novo ou usado tem que, de certa maneira, passar por uma revisão. Ela serve para verificar se tudo está de acordo com a proposta prometida. Até uma roupa nova merece ser revisada verificando suas costuras, assim como uma sapato novo que pode ter se deformado rapidamente.

Evidentemente quando recebe a revisão que lhe cabe, é tudo de acordo com as opiniões dos profissionais da área. Mas, a garantia fornecida pelas fábricas desses produtos não são exigentes, ligando a garantia a uma visita de revisão programada e obrigatória. Porém, com um automóvel, pode ser bem diferente.

Um carro zero sempre tem programada, pela fábrica, uma revisão que pode envolver itens variados, conforme o que foi prometido pela montadora. Por isso, até esta promessa deve ser lida e entendida quando escolhemos um carro zero para comprar.

quality-control-571149_1280

Revisão programada de fábrica

A ideia passada para o consumidor em geral é que a revisão serve para ter e manter o controle da qualidade que saiu de fábrica conservado, ou em dia. Também é usada para melhoria de futuras garantias (ou não) e também de novos produtos que ainda podem não estar no mercado. Evidentemente que não é de graça e a falta dela desfaz a garantia que a fábrica dá ao carro. Acreditem, é bem assim que vemos em nossa oficina.

Um contrato deve especificar essa situação. Aliás. isso é o que qualquer garantia é : um contrato firmado entre o fabricante (o vendedor também é responsável) e o comprador. Tal contrato deve respeitar o direito do consumidor. Na prática vem escrito que a garantia está vinculada ao comparecimento do veículo nas datas programadas. Os contratos também devem indicar uma margem de erro para o caso de esquecimento do condutor em levar o carro na revisão programada.

Isso significa que cada montadora pode oferecer outros benefícios ao cliente como chamativo para a compra se realizar. Menores preços, garantias maiores, produtos mais conhecidos, atendimento exclusivo, e até empréstimo de carro. Sem contar um possível preço menor do que o  da concorrência.

Nas primeiras revisões programadas, com certeza irão trocar o óleo, filtros e velas. Mas isso depende da quilometragem apontada como referência para a revisão, que podem acontecer a partir de 10 mil quilômetros rodados (veja o manual do seu carro). Quanto mais rodado, mais detalhada será a revisão, porque determinadas peças demoram mais tempo para exigir uma troca, como a correia dentada do motor.

O desgaste das pastilhas de freios depende do uso do carro. Nesse caso, a vida útil de um jogo de pastilhas também pode ser levada em conta. Mas isso vale para carros que ficam muito tempo parado. Na nossa oficina aparecem clientes que querem determinadas revisões, bem específicas. Veja abaixo algumas delas.

Revisão de carro para viagens

Então você resolveu sair de férias. Um feriadão brasileiro, ou mesmo no período de férias escolares, é uma boa época para isso, onde a família também  está “liberada” para uma merecida diversão. Resolveu viajar de carro? Então não esqueça do seu amiguinho parecido com os aí de baixo. Também não deixe para trás uma importante parte de uma viajem bem sucedida: uma revisão mecânica do seu carro. Sim, uma revisão de férias. Já escrevemos outros posts sobre revisões, mas é sempre bom relembrar de pontos importantes. Por isso, leia novamente as instruções nos links destacados neste post.

dogs-91689_1280

 

O que deve ser revisado antes de viajar?

Por onde começar? Que tal dar uma olhada neste check list? Mas veja esta lista como uma programação para suas férias. Fazendo assim, restarão para revisão os itens básicos de segurança, como o estado atual dos freios (pastilhas, lonas e freio de mão), pneus (rodízios ou troca de todos)No caso dos pneus, até a calibragem deve ser adequada para uma viagem. (pneus também têm validade)

Procure um mecânico de confiança. Peça a ele uma revisão de viagem e explique o tipo de estrada que você vai enfrentar no percurso. Isto será de importância para que ele avalie o estado da suspensão do seu carro. Alinhamento e balanceamento também são de suma importância e não é um serviço caro.

revisão-de-motor

Não se esqueça de verificar o estado do extintor, dos cintos de segurança, e de todas as lâmpadas do carro. Uma única lâmpada queimada pode provocar acidentes. Inclua, então, uma revisão em sua bateria, pois ela é a fonte de energia do seu carro e pode falhar durante a viagem. Um bom mecânico tem conhecimento de todas essas revisões.

Mas é uma obrigação sua, como uma medida de segurança para sua família, pedir pessoalmente a ele que verifique tudo e lhe dê alguns conselhos para a viagem.

Nós logo pensamos no dinheiro envolvido, mas investir em segurança nunca é caro! Mas se for esse o seu caso, planeje com antecedência incluindo na poupança de férias uma reserva de revisão do seu carro. Sua segurança e de sua família são importantes para uma boa viagem.

Sabemos que toda manutenção preventiva de veículos tem prazo de validade. Chega a ser uma conclusão óbvia, embora a não realização delas (um costume brasileiro) não confirme tanta lógica. O resultado: prejuízo certo no bolso!Em vários posts do Mãos ao Auto explicamos o quanto é importante manter uma rotina de manutenção em nossos veículos. Neste caso o resultado é lucrativo e também envolve nossa segurança e de nossas famílias. Então, o que mais devemos fazer? No que devemos ficar atentos?

Revisão de carro para épocas de chuva

Foto: www.jornalipanema.com.br

Foto: www.jornalipanema.com.br

Embora as chuvas estejam cada vez mais raras, acreditar que não vai chover absolutamente nada é uma temeridade para quem dirige diariamente. Vivemos uma época de seca, de muita seca, mas sempre chove por certo período e quase sempre viram tempestades por causa do calor do  nosso verão.

 FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

FOTO: HÉLVIO ROMERO/AE

Vamos então relembrar algumas dicas de como fazer uma revisão para época de chuvas para que você circule com maior segurança em dias como o da foto acima.

  • Pneus. O conjunto de pneus do seu carro, incluindo o estepe, é um item que deve estar em boas condições de uso em dias de chuva. De fato é a manutenção mais importante. Apenas a aparência de pneu novo não é suficiente. Veja mais clicando aqui e também aqui.
  • Limpadores de para-brisa. Simplesmente seria impossível dirigir sem eles. É, portanto, uma das mais importantes invenções automotivas. Em época de chuva, tanto o motor, como as paletas do limpador devem ser novos ou devem receber manutenção adequada. Veja mais aqui.
  • Desembaçadores. É muito estranho e perigoso dirigir com os vidros do carro embaçados. Muitos acidentes e atropelamentos acontecem por isso. Alguns carros desembaçam os vidros dianteiros e traseiros com eficiência. Ponha constantemente estes acessórios para funcionar.
  • Bateria. Sim. Sua bateria deve estar em boas condições de uso em época de chuva, pois muitos equipamentos serão usados simultaneamente. Uma pane de bateria pode deixar o motorista na mão.
  • Por fim, faça uma revisão elétrica básica em seu carro. Faróis, por exemplo, devem estar completos e regulados.

Uma revisão elétrica automotiva é verificar tudo que pode ser medido ou avaliado visualmente dos componentes elétricos de um veículo. Medem-se o alternador, a descarga da bateria, o aperto dos fios de aterramento, tanto na bateria como na lata do carro. E todas as lâmpadas são acesas e devem cumprir suas finalidades. Além disso, todos os outros componentes devem ser testados e funcionar conforme o manual do carro.

Revisão elétrica automotiva preço

Não existe preço fixo para uma revisão dessas, pois uma oficina séria cobra somente o que é trocado. Mas você pode fazer uma rápida e eficiente revisão elétrica de seu carro como a descrita abaixo! Então, Mãos Ao Auto!

O que é uma revisão elétrica do carro

  • Aproxime a traseira de seu carro perto da parede de sua garagem (cerca de um metro).
  • Ligue a chave de seu veículo apenas para acender as luzes do painel (não precisa acionar o motor).
  • Pise no freio e repare pelo retrovisor o reflexo na parede, da luz de freio (serão dois reflexos vermelhos, um à esquerda outro à direita).
  • Repita a operação fazendo essas luzes piscarem.
  • Em seguida, ligue a seta para um lado e confira se pisca, mas faça isso sempre pisando no freio, pois pode haver defeito de aterramento (neste caso freio e seta piscarão juntos). Repita este teste com a outra seta.

Já os faroletes podem ser verificados do lado de fora do veículo, conferindo as luzes:

  • Duas na frente (amarelo fraco) e duas atrás (vermelho mais fraco que as luzes de freio), além da iluminação da placa traseira.
  • Em seguida acione os faróis, que sempre se acendem após os faroletes, e também verifique tanto o baixo como alto.

Para conferir a luz de ré, ligue a chave do carro e engate a ré e repare o reflexo na parede, que não será vermelho ou laranja (freio e setas), mas sim um amarelo forte como um pequeno farol. A maioria dos modelos modernos acende somente uma luz de ré.

Revisão elétrica e a bateria?

Normalmente bastaria um multímetro usado de forma correta. Em marcha lenta (motor ligado sem acelerar) o multímetro deve estar calibrado pra corrente contínua até 20 volts. O resultado será uma boa medição que, para veículos modernos, é bem perto dos 14 volts ou um pouco acima.

Acima de 15 volts é sinal de sobrecarga e o alternador deverá ser reparado. Quando o alternador não está carregando, o multímetro medirá algo abaixo dos 12 volts ou o que a bateria tiver de carga.

Luz de carga de bateria

Mas e se você não tem uma ferramenta como essa? Como saber se seu carro está carregando a bateria? Existe uma técnica simples que chamamos de “primeiros testes” que deverão ser confirmados depois por uma oficina especializada.

Veja também: Luzes Vermelhas no painel? Pare seu carro

Ligue a chave de seu carro apenas para acender as luzes do painel. Procure por uma luz vermelha com um desenho de bateria. Se não encontrar já é um mau sinal. Mas achando a tal luz, acione o motor e ela deverá apagar. Se ocorrer isto, a luz acender com a chave e depois apagar com o motor ligado, seu carro muito provavelmente estará carregando sua bateria.

Mas no caso de não acender a luz ou ela acender e continuar acesa mesmo depois de ligar o motor, você deve procurar uma eletricista de confiança e efetuar o reparo, pois este é um sinal claro de falta de reposição de carga e sua bateria vai arriar em pouco tempo. Por isso a luz de bateria é vermelha.

Quanto custa uma revisão completa?

Depende. Se você prefere sempre usar os serviços ditos “originais de fábrica” – o que é uma verdade – então basta pagar o que estão pedindo ou procurar por promoções de autorizadas. E acredite: elas existem. Mas se é o seu primeiro carro zero, não fique esperando custo baixo.

A sua escolha vai ser confiar no serviço que a fábrica autoriza, ou perder a garantia e fazer revisões na oficina de sua confiança. Muitos fazem isso. E o preço é bem mais em conta. O porém, nesse último caso, é o já dito: confiança na competência do seu mecânico. Já a questão das peças, basta exigir as originais. O mais importante é manter as revisões do seu carro em dia, não importando o ano e a marca. Fazer isso é investir na sua segurança e de outros.