Bateria estragada
Talvez o equipamento mais desconhecido para o dono de um carro seja a bateria. A maior prova disso é a surpresa que todos ficam quando a bateria do seu carro arriou assim: “do nada”. E ficar sem bateria é o mesmo que ficar sem carro. Dependendo do lugar e da hora, somente um reboque vai poder ajudar. Mas existe uma maneira de estar prevenido quanto a isso.
Do mesmo modo que nos preocupamos com o nível de óleo do motor, com a quantidade de água do radiador, ou com quanto combustível tem no tanque do seu carro, você deve se preocupar com sua bateria. Mas como? Ela não tem vareta, ou alguma marca, ou até mesmo um marcador que indique um defeito! Como fazer para não ficar na mão por uma bateria arriada?
Alguns veículos modernos possuem um aviso no computador de bordo sobre o estado da carga da bateria. Mas são poucos os modelos e normalmente de luxo. Alguns mais antigos, como o Monza, possuíam um voltímetro no painel. Mas era muito impreciso medindo a carga que o alternador mandava para a bateria. Não media a vida útil dela.
Já especificamente nas baterias, surgiu um certo “olho mágico” que deveria avisar o motorista sobre o estado da bateria. Talvez este seja o dispositivo que mais pode ajudar. Mesmo assim você tem saber como avaliá-lo. Não é algo tão simples como: está verde está bom, ou está preto, está sem carga. Essas conclusões podem enganar exatamente porque este tal visor também tem uma vida útil. Repare na foto acima esta peça fora da bateria. Fica evidente que ela não é elétrica, como muitos imaginam, e sim um densímetro. Ou seja: de acordo com a carga da bateria, a densidade do ácido se altera e a bolinha verde (no canto direito da peça azul) flutua para o meio e sua cor é aumentada por uma lente no topo do conjunto (acima da rosca preta). Portanto, a densidade dos líquidos é quem comanda este medidor.
Na nossa opinião essa peça somente funciona quando a bateria é muito nova, talvez ainda dentro do prazo de garantia. Resta dizer que ela mede apenas a densidade de um elemento (toda bateria de 12 volts tem seis elementos). Isso significa que sua bateria pode pifar outro elemento e o visor continuar verde.
Como entender o visor?
A única ajuda que esse visor vai te dar é quando ele está branco ou vermelho, dependendo da bateria. Ou quando ele está da cor correspondente aos dizeres: bateria com nível baixo, ou ; bateria deve ser substituída. Nesse caso o visor sempre funciona, pois significa que aquele elemento está seco, e, muito provavelmente, a bateria recebeu sobrecarga do carro. E esse é um defeito que a garantia costuma não cobrir.
Bateria estragada. Sintomas
- Bateria muito antiga. As mais modernas vem com a data de fabricação gravada no corpo. Não espere mais de dois anos para trocar ou ela vai te deixar na mão a qualquer momento. (exceto linha GM)
- Vazamentos evidentes, ou muito zinabre nos pólos. Se a bateria for nova (dentro da garantia), então vale a pena limpar os polos do zinabre.
- Cheiro muito forte, tipo ovo podre. Significa que a bateria está fervendo o ácido e deve ser substituída. O carro também deve ter seu alternador avaliado.
- A bateria descarrega constantemente. Ou seja: pela manhã não pega, mas depois de uma “chupeta“ o carro funciona, roda o dia inteiro e o defeito acontece novamente, cada vez com espaço de tempo mais curto. Se a bateria for antiga troque-a. Se estiver na garantia leve-a até o vendedor.
Muitas vezes a bateria pode descarregar porque algo foi esquecido ligado. Neste caso ela voltará ao normal. Em outra situação ela arria por simples falta de uso do automóvel.
Segundo especialistas, uma bateria parada perde em média 3% da sua carga por dia, e isso é acumulativo, significando que ela pode descarregar em alguns dias. Nesse caso ela deve ser carregada por um equipamento profissional.
Para não ser definitivamente surpreendido por uma bateria arriada, a sugestão é sempre trocá-la a cada dois anos, mesmo que ela pareça estar em bom estado. Por fora é uma situação, mas por dentro ela pode estar se desmanchando.
Muito bom, esclarecedor
Obrigado Josimar e fique a vontade para participar com a gente. Abraços.
Muito legal. Esses dias quando liguei meu carro, o motor virou pesado. Até aí td bem. Parei para abastecer, quando fui ligar novamente, ele parou. Depois de uma chupeta ele voltou ao normal. Ainda n tive tempo de verificar a bateria, provavelmente seja esse o problema.
Olá, meu carro está amanhecendo sem bateria todos os dias, levei em 3 elétricas, e me disseram em todas que meu carro nao está tendo nenhum consumo de bateria, só o que eles também acharam estranho é que se eu tirar os cabos da bateria de noite e ligar de manhã, o carro pega normal, preciso de uma ajuda, não consigo resolver esse problema de jeito nenhum.
Aguardo uma resposta.
Olá Eduardo. Se abateria está boa ou é nova, fica evidente tem um “ladrãozinho” de carga no sistema. Pode ser alguma luz que não apaga durante a noite. Tente lembrar de algum hábito diferente que acontece com o carro somente a noite. E também nos diga qual é o seu carro. Abraços.
Tenho um ford Ka 2009, completo. Levei a um Lavajato e após o retorno ele apresentou alguns sinais diferentes, primeiro falha no jato de água do parabrisas, quando acionado não sai água mesmo com reservatório completo e a buzina também com defeito, não funciona mais. E agora, em uma semana precisei realizar transferência de carga 2x pois ela arria do nada e uso o carro todos os dias. O que pode estar relacionado a esta descarga da bateria?
Olá Taiane. Obrigado por participar. São defeitos bem diferentes. O da água do parabrisa pode ser entupimento ou a bomba que joga água com defeito. A buzina pode ser fusível queimado, fio solto ou simplesmente a buzina queimou. Ja a bateria tem que fazer um teste em loja ou oficina auto elétrica. Pode ser apenas falta de carga ou fim de vida útil. Se ela for nova ela normaliza com uma carga lenta.
olá, tenho um fox 14/15, precisei ficar 10 dia internada no hospital, portanto, abandonei o carro repentinamente, ate o ultimo dia q o utilizei, funcionou perfeitamente, mas dentro desse periodo de tempo meu pai resolveu andar no carro pra funcionar, porem esqueceu o farol ligado, fui perceber dois dias após quando retornei e ao ligar o carro nao funcionava mais, o seguro fez uma chupeta, mas, ao deligar e religar não retornou o funcionamento, há possibilidade de ter danificado de vez a bateria ? ( comprei carro okm, completo, em fevereiro faz 2anos, a bateria moura, garantia so de 18meses)
Olá cris. Obrigado por entrar no nosso site. De fato pode ter estragado a bateria. Mas a marca ajuda e eu sugiro uma carga lenta em oficina. É uma carga dada com carregador profissional onde a bateria fica em repouso – como se estivesse em um hospital tomando soro. Se ela estiver boa, volta ao normal e pode ser usada. Mas se houver defeito ela não pega mais carga. Um teste depois da carga vai constatar isso. Acho que vale a pena tentar por causa dos preços salgados das baterias.
Boa tarde !! Amigo varias vezes precisei de uma ajuda pra carregar a bateria as vezes ia pegar o carro e não ligava nada , levei na loja que comprei pois notei que no visor da bateria é uma moura não marca nada ta escuro e nela mesmo tem aquela legenda de verde carregada e preto descarregada e tal , mas o cara mediu e falou que a bateria ta normal e que o visor não tem nada a ver , contrariei ele levando em conta que a legenda esta na própria bateria mesmo assim ele falou que não tem nada a ver , comprei a bateria ano passado e ainda esta na garantia por mais um mês , foi medido o alternador e não apresentou defeito … e quando ligo o desembaçador traseir ofusca a luz do painel e cai a rotação do carro os vidros sobem meio pesados achei que pudesse ser a bateria mas o cara mediu e ta normal o que pode ser , qualquer ajuda agradeço mesmo !!
Olá Leandro. Grato por perguntar. Creio que o atendente da loja quis dizr que o visor com defeito não interfere na eficiência da baeria. Mas a garantia tambem cobre defeito neste visor. Com certeza a fábrica vai resolver isso. Eu sugiro procurar na garantia se existe algum distribuidor da Moura perto de você é levar a bateria até lá. Uma segunda opinião em oficina elétrica de carro também pode te ajudar.
Boa noite!
Estou com um problema no meu carro, fui retirar o carro da garagem e o carro não ligou, porém todas as luzes do painel acenderam, então fiz uma chupeta e deixei o carro ligado por volta de dez minutos, rodei com o carro durante o dia e guardei na garagem. No dia seguinte o mesmo problema voltou a acontecer fiz mais uma chupeta e voltou a funcionar, porém se o carro fica parado por volte de 1 a 2hra ele não liga.
O que pode ser, bateria ou alternador que não está gerando energia para a bateria?
Olá Leonardo. Se o carro vira depois da chupeta, então o alternador está bom. Me parece ser problema de bateria ou pouco uso do carro. peça um teste nela e no alternador para confirmar.
tenho um tempra 95, o alarme de fabrica dele esta disparando sozinho quando tento ligar o carro ja fiz o procedimento manual, mas o carro nao liga. no auto eletrico eles conseguem desativar o alarme de fabrica? quanto vou gastar?
Olá André. Sim, conseguem desativar. O preço varia de profissional para profissional. Algo perto dos 100 reais é o que seria cobrado aqui em Beaga. Mas o procedimento que você tentou foi aquele de rodar a chave no contato para trás e apertar uma tecla preta ao mesmo tempo? Se não foi, tente. Pode resolver.
Tenho uma acdeldo 75 A. Com 3 anos e 40 dias ontem useio som por +/- 5hr. Seguidas e descarregou a bateria. Esperei +/- 30 minutos e consegui dar partida no corsa, deixei por +/- 20 minutos e pronto hoje pela manhã pegou de primeira sem problema.
Porémo olho mágico tá incolor ou branco sei lá o q não dá pra ver direito.
SERÁ HORA DE TROCAR MESMO? Jáem outros foruns q podem durar até 5 anos.
Olá Edvan. Sim, pode ser vida útil no fim. Eu sugiro que tente uma carga lenta e um teste em seguida. O teste vai acusar o quanto ela pode durar ou se já tem defeito.
Valeu Fernando Ivanenko.
Ola eu tenho um monza 84 fiz uma reforma no alternador troca de diodo e rotor e quando liguei o carro percebi que o alternador aqueceu muito rapido porem ja era sabado a noite e eu estou com medo de queimar o alternador de novo .a bateria é de 80a pode ser ela? pois nao tinha nada ligado no carro
Olá Pedro. Tem que revisar o alternador novamente. Tenha certeza que o rotor é o mesmo, da mesma potência. Outra possibilidade seria o estado da bateria. Se ela estiver descarregada o alternador vai trabalhar muito para carregar, o que não é sua função.Nesse casso ele vai esquentar muito. Uma bateria descarregada tem que primeiro passar por uma carga lenta, ser testada, e aí sim instalar. Mas como você não trocou o regulador, o alternador pode estar jogando excesso na bateria e ele esquenta até queimar. Para saber tem que ligar um multímetro na bateria – escala 20 volts corrente contínua. A medida não pode chegar a 15 volts ou mais. Nesse caso também tem que trocar o regulador de voltagem,
Tenho um Voyage 1.6 2013, subi a serra hoje, era muito inclinada subi toda ela de primeira forçando o motor, quando cheguei la em cima estacionei e desliguei o carro, daí ele não ligou mais, não deu sinal de nada e ficou tudo apagado no painel. descarregou total. aí esperei uns 30 minutos, as luzes do painel voltou a ligar mas não dava partida na chave e só pegou no tranco. desci a serra normal la embaixo estacionei e desliguei o carro, ai aconteceu de novo, só pegou no empurrão. agora só pega no empurrão não pega na chave. problema na bateria ou no alternador? acho que é a bateria pois ela deveria ter carregado durante a viagem e não carregou, quando desligo o carro só pega no empurrão.
Olá Felipe. Se quando o carro estava ligado tudo funcionou normalmente, como farol, motor e outros componentes elétricos, então é muito provável que seja bateria ruim. Mas tem que comprovar com um teste nela e no alternador.
Olá Fernando, fui sair com o meu carro ontem mas ele não ligou. Imaginei que pudesse ser a bateria que tivesse descarregado e fui olhar. O pólo negativo estava em perfeitas condições mas o pólo positivo estava cheio de zinabre e o terminal da bateria estava totalmente oxidado. Neste caso a bateria tem que ser trocada não há dúvida. A minha dúvida é se o terminal da bateria deve ser trocado também, já que está todo oxidado (enferrujado).
Olá Luciano. O recomendável é também trocar o terminal da bateria. É algo bem barato e vai aumentar a vida útil da bateria nova, além de não correr o risco de mau contato.
Tenho Um Gol Bola 96 Série Especial. Com a Correira as vezes fico dois ou três dias sem ligar o Carro.
Nesses dias de frio sofri para ligar meu carro. Até então ligou mais percebi que a luz da bateria não estava mais ascendendo.
Dois dias depois minha bateria parou meu carro morreu. Consegui uma chupeta cheguei em casa e novamente morreu e não vira mais. Nem a luz da bateria ascende mais. O que pode ser ?
Olá jeferson. Essa luz é indicadora de carga para a bateria. Ou seja: ela é de fato a luz do alternador. Quando acontece o que você relata é sinal que o alternador não está carregando a bateria. Por isso ela arria. Tem que medir o alternador com o motor ligado e um multímetro na bateria,. Embora possa ser problema na fiação. quase sempre é defeito no regulador de voltagem dentro do alternador. Fio terra dele também tem que ser verificado.
Comprei u. Carro faz 6 semana hb20, o mesmo as vezes nao da sinal de vida ao ligar a chave no contato porem dou uma mexida no cabo da bateria ai as vezes pega e as vezes nao pega. O que pode ser?
Olá Daniel. Pode ser Cabo bambo na bateria. Peça para conferir o aperto dos terminais.
Boa tarde. Meu carro é uma strada adventure 2010, estava funcionando normalmente, parei para abastecer e quando fui ligar nao rodou o motor de partida, apenas acionou as luzes do painel, fiz uma limpeza nos pólos da bateria e com uma chupeta o carro pegou, uma semana após isso aconteceu o mesmo problema. A bateria marca no olho mágico que está com carga. será que isso é problema na bateria?
Olá Fernanda. Primeiro tem que conferir o aperto dos cabos da bateria. Depois tem que testar a bateria em loja especializada.
Olá boa tarde gostaria de saber o.seguimte minha bateria e marca Moura porém meu carro quando dou partida não pega hj medindo a bateria estava . torno de 9 volts após a chave pegou normal e subiu a voltagem pode ser a bateria ou o alternado
Olá Allan. Antes de condenar a bateria tem que aplicar uma carga lenta nela e medir o alternador. Para medir o alternador tem que ligar o motor e medir a carga que chega na bateria com um multímetro na escala 20 Volts-corrente contínua. A medida correta é: entre 13,5 e 14,9 volts.
Olá Fernando, obrigado pelo apoio dado a todos aqui deste fórum! Se você puder me ajudar…Tenho um Sandero 2011/12, quando o carro está com o motor quente, após rodar bastante, há dificuldade enorme de dar nova partida, a reação é similar ao veículo que está com a bateria pronta para pifar. Porém, no frio e em qualquer outro momento do dia, a partida é perfeita, inclusive nos dias mais gelados, pega de primeira. Fui a dois eletricistas, um disse que é o motor de arranque…o outro, disse que pode ser a bateria defeituosa. Não sei se a bateria tem dois anos, mas o carro pega de primeira sempre. Será que você tem uma idéia do que possivelmente seja?
Olá Beto. É uma situação que pode causar dúvidas. Mas de cara eu acho que o arranque está com mais defeito do que a bateria (possivelmente com defeito). Se a bateria estivesse ruim, com certeza o carro não virava o arranque estando frio, ou pela manhã. O motor quente significa que o arranque também vai estar quente e o defeito acusa. Quase sempre é bucha e escova de arranque. Mas um eletricista tem que avaliar o estado dele na bancada. Pode ser que seja melhor trocar o arranque todo. Para bateria basta um teste simples com o aparelho adequado. Não está descartado defeito nos dois.
Boa noite, Fernando. Tenho um polo 07/08, e ao abrir a porta o vidro desce, o que é comum para estes carros, porém, ao fecha-lá o vidro sobre um pouco e desce até a metade. Isso só acontece com o lado do passageiro. Ouvi falar que possa ser bateria, isso tem alguma pertinência? Ao ligar o carro pela manhã ele funciona um pouco pesado, mas nada de extrapolante. Tenho um voltímetro que é ligado no cinzeiro, mas pelo que vi em seus esclarecimentos é de que ele não é de muita valia, coreto? Obrigado. Abraço.
Olá Caio. Além de não ser muito preciso, o voltímetro para o motorista quase não tem valia.Ele existe porque ainda não inventaram um sinal do tipo: “sua bateria está com defeito”. Enfim, pode ser bateria se o voltímetro cair para menos de 8 Volts no momento da partida. Mas pode ser falta de regulagem do vidro. Tente os procedimentos do link abaixo. Se normalizar e voltar acontecer, mande testar a bateria. O vidro desregula por desligar a bateria ou por bateria muito fraca.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-regular-o-vidro-eletrico-do-seu-carro/
ola! tenho um citroen c3 2008 bateria maxion 60 amperes. a bateria nunca havia arriado e eu ja havia esquecido os faróis acesos algumas vezes durante o dia todo de trabalho e a bateria nunca tinha arriado. a bateria foi comprada em janeiro de 2016. hoje esqueci os farois ligados o dia todo durante o trabalho e o carro nao pegou. mas as luzes internas acendiam. chamei o seguro pra que fosse dada uma carga no carro. o rapaz conectou os cabos, tentamos ligar o carro 3 vezes e a bateria nao dava nem sinal de vida. ele acabou me vendendo uma bateria moura ali na hora, mas fiquei um pouco desconfiada se ele realmente estava dando a carga certa ou se queria logo condenar a minha bateria que nunca havia dado problema algum. é possível uma bateria estragar assim do nada sem nunca ter apresentado problema algum, com menos de dois anos e qdo as luzes internas do carro e do painel ainda acendiam? muito obrigada pela atencao
Olá Ana da Rosa. Sim, é possível uma bateria apresentar defeito do modo que você descreveu. O que acontece é que ela fica tão fraca que os cabos usados pelo seguro esquentam e a bateria não aceita. É como se ela cortasse por dentro. Além disso é provável que a sua bateria antiga seja uma Maxion com manutenção. Isso significa que ela pode ter secado por dentro. Mas a Moura é uma boa compra.
Olá!
Ontem a noite fui ligar o carro e nada aconteceu, abria as portas e nem as luzes ascenderam… Hoje pela tarde fui ligar e ligou normalmente! O que pode ter acontecido?
Olá Ana. Pode ser contato da chave ruim ou simplesmente algum dos terminais da bateria bambo.
Boa noite! Minha bateria marca 12.18 acho que assim ligaria, mas LIGO a chave tudo fica fraco , a bateria ta com um vazamentos no pólo negativo enche de zinabre mesmo limpando com lixa, oxida sempre, sera que por isso a bateria fica fraca?
Olá Adalberto. A medida de volts não significa condenar a bateria ou aprovar. Tem que aplicar um teste específico para saber. O alternador também tem que ser medido. Mas os outros sintomas, tipo zinabre, associados a mais de 2 anos de fabricação, já são sinais de bateria com defeito. Basta confirmar. O zinabre pode isolar o polo. Por isso o teste em casa de baterias tem que ser feito com ela desligada do carro.
Boa tarde Fernando!
Hj pela manhã saí com o carro (Picasso 2008) e ao encostar o carro e desligar ele, tentei acionar o alarme, mas não acionou. Então notei q a bateria arriou a ponto de as luzes indicadoras acenderem bem fraquinhas e depois sumir de vez.
Dei uma chupeta e o carro pegou.
Andei uns 5 km e qdo ia encostar o carro ele apagou por si só. Bateria arriada novamente. Mesmos sintomas.
Detalhes, o carro está com as luz da injeção acesa, falhando e perdendo a força.
O indicador de carga da bateria está preto. A bateria já tem 2 anos. Está na hora de trocar…
Olá Eduardo. Antes de condenar a bateria tem que medir o alternador. Pode ter defeito nele e a bateria arria. É um testes simples feito em auto elétrica.
Bom dia , me ajuda pelo amor de Deus , tenho um gol g3 motor ap 1.6.flex ele não pega na primeira partida pela manha o carro injeta combustível ameaça de pegar mas não pega estou usando etanol puro , coisas que ja fiz no carro : limpeza de tbi , reset dos erros do modulo , troca de anéis de bico, verificado bomba e pressão da bomba de combustível , injetor , verificado vela cabos e bobinas , quando comprei ele estava com um problema de vazamento do sistema de arrefecimento coisa boba mas decidi sanar e também aquele defeito da aceleração louca resolvido os dois problemas a ventoinha ficava disparada sempre com o carro em movimento e a temperatura estava em 95° aquecendo a água la fui eu para o mecânico novamente o defeito estava na válvula termostática nova que veio com defeito de fabrica , feito isso o carro ficou bala , porem um dia esqueci os faróis acesos e a bateria arriou precisei usar transferência de energia de outro carro pra ligar e ir embora e ai meu pesadelo se iniciou , eu do a partida ate não aguentar mais e o carro não pega , no começo eu fazia um truque de jogar água fervendo em cima da entrada da admiçao e era batata o carro pegava só no girar da chave mas agora nem isso resolve ja levei no mecânico e o ele fala que la na oficina o carro não apresenta esse sintoma de manha a e mais uma coisa por 3 x o carro deu umas panes do tipo se eu acelerasse bruscamente ou acima de 2500 o carro afogava de uma vez apagava o motor era como se eu tacase o pe no freio levei para OFICINA E MAIS UMA VEZ nada diagnosticado o problema se solucionou sozinho, lembrando que meu carro dome no tempo minha garagem nao e coberta e eu moro proximo a represa então as temperaturas mudam muito durante a madrugada e na oficina e tudo coberto e fechado e o carro nao apresenta esse pepino por favor me ajude com uma luz …
Olá Jeferson. Já experimentou mudar o combustível? O que você relata é típico de uso de etanol. Deixe chegar na reserva e abasteça com gasolina e repare se o problema acaba ou melhora.
ola ainda não experimentei colocar só gasolina , na verdade minha duvida e a seguinte sexta voltei na dita oficina e la através do scaner foi acusado um caminhão de códigos de erros de vários sensores e foi constatado também que meu carro não esta reconhecendo o combustível como etanol,o rapaz zerou os erros reprogramou para etanol e no sabado o carro teimou bem menos e conseguir fazer ele ligar com mais facilidade, porem no domingo o pesadelo voltou e é so se for dar partida de manha ou a primeira partida apos o carro estar muito tempo parado mais de 8 horas,cheguei aqui pq a minha bateria e uma bateria “velha” que estava jogada numa salinha da loja que comprei o carro, e percebi que ela nao esta boa pois a 4 dias coloquei um som no carro e nao conseguir usar pois o modulo arma proteção tipico de falta de alimentação, o que quero dizer é ouvi falar que se a voltagem da bateria cair muito durante a partida pode desprogramar meu modulo fazendo com que ele fique “confuso” e somente usando o scaner para reprograma-lo e apagar os erros lembrando que esse pesadelo começou apos eu esquecer os farois ligados e precisar da famosa chupeta, um sinal que a bateria nao esta legar e zinabre no polo negativo que ja limpei e quando eu paro o carro em frente qa garagem sempre deixo o pisca alerta ligado e memso com o carro em funcionamento a luz interna ocila e os farois tmb .
me explique o modulo pode ou nao pode enlouquecer com a falta de bateria ?
Sim, pode. Entre outras coisas também. Troque ela por questões óbvias: ela já arriou e não suporta acessórios. Isso já é motivo suficiente para uma troca. Mas é bom lembrar que nosso etanol muda muito na composição o que tem produzido problemas como o seu.
muito grato pela paciência, vou tentar trocar ela pra ver se resolvo uma ultima pergunta , consigo resetar o modulo em casa ? e aquele famoso rele que da problemas nos gol da minha configuraçao vc saberia me dizer o nome ? e um que fica estalando quando vc tenta dar partida e o injetor da partida a frio aciona , mais uma vez muiiitoo obrigado por ler esses textoes e se propor a respondelos .GRATO
Boa tarde, eu tenho voyage G5 e reparei na semana que luz da bateria no painel fica aparecendo mesmo com carro em uso.. às vezes some as vezes não, hoje deixei meu irmão no colégio e carro ficou cm Luz ligada por 5 minutos e descarregou bateria e no indicador está cm cor AZUL o que significava essa cor??
Ola Andrews. Parece que seu alternador está com defeito. Tem que confirmar testando ele na bateria com o carro ligado. Mas quando acende a luz de bateria com o motor ligado, significa que ela não está recebendo carga do alternador. Daí descarrega.