Um dia teremos uma sistema de carga para automóveis usando a energia solar, como a foto de capa deste post. Mas por enquanto todos ainda são equipados por geradores de eletricidade mecânicos, chamados de alternadores. Na minha oficina temos as ferramentas corretas para medir a carga do alternandor.
Não é algo misterioso medir a carga de um alternador. Se nós tivermos um mínimo de conhecimento de como usar um multímetro a tarefa se torna muito simples. É o mesmo aparelho usado em serviços eletrônicos que conseguem medir pelo menos 20 volts de corrente contínua. A grande maioria tem esse recurso.
O alternador moderno
O alternador revolucionou o sistema de recarga de baterias em automóveis e similares. (inclua aí caminhões, ônibus, barcos e até pequenos aviões). A grande mudança foi a necessidade de menos giro do motor para carregar a bateria. Ou seja: seu carro abastece sua bateria de energia apenas usando a marcha lenta do motor. Antigamente era necessário acelerar para carregar, além de outros instrumentos para medir seu funcionamento. Já no caso dos alternadores modernos até a medição de carga ficou fácil, e, como dito acima, acessível para qualquer interessado.
Ferramentas necessárias.
- Um multímetro comum (custa em média 30 reais no mercado)
- Chaves de fenda ou tipo Philips para acessar algumas baterias (apenas alguns poucos modelos como o Picasso e o Mercedes Classe A)
Basta os itens acima para medir o seu alternador.
Como medir carga de alternador
Ligue o motor do carro. Abra o capô do motor e localize a bateria. Em seguida, sem acelerar o carro, ligue o multímetro na posição V para corrente contínua. Se seu multímetro tiver vários números de referência prefira o 20 volts corrente contínua. (na dúvida consulte o manual do aparelho).
Mas não é uma manobra complicada. A ligação do multímetro na bateria é óbvia: fio vermelho no positivo, fio preto no negativo. (nunca use o medidor de amperagem do aparelho na bateria. Vai queimar imediatamente seu multímetro) A medida correta, em marcha lenta, com muitos equipamentos ligados, como faróis, ar-condicionado, deve ser de 13.8 ou próximo disso. Se o multímetro acusar menos de 13 ou mais de 15 (incluindo o 15), então o alternador está com algum defeito.
Possíveis defeitos mais comuns de alternador
Carga baixa
Uma medida abaixo de 13 significa que a bateria não está recebendo carga suficiente e muito provavelmente vai descarregar mesmo sendo uma peça nova. Podem ser por diversas causas: escova baixa (troca-se o regulador que já vem com escovas novas), fiação bamba ou estorricadas por excesso de uso. (Trocar terminais e apertar suas extremidades). Se existirem esses defeitos e mais alguns como rotor queimado ou mesa retificadora ruim, o conselho é trocar a peça inteira, pois haverá outros futuros defeitos que chamamos de “efeito cascata”.
Carga alta
Qualquer medida acima de 14,9 volts é chamada de sobrecarga. Normalmente é defeito do regulador de voltagem. Muitas vezes basta trocar essa peça e o alternador volta ao normal. A única restrição é a condição do coletor do rotor (onde as escovam se gastam).
Se ele estiver muito gasto, também ocorrerá o tal efeito cascata. Mas esse defeito é mais grave do que o primeiro, pois o alternador pode jogar até 20 volts no sistema elétrico do carro queimando desde lâmpadas até centrais eletrônicas, além de danificar a bateria e o restante das peças do alternador. Portanto deve ser corrigido o mais rápido possível.
Vale a dica: se a voltagem está dentro dos parâmetros descritos acima, a amperagem terá parâmetros iguais. Isso acontece exatamente pelo avanço tecnológico. Antigamente os geradores tinham sua voltagem e amperagem medidas separadamente, o que causava medidas com pouca precisão.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
gostei da esplicaçao e espero que sempre que possivel abordem outros temas tecnicos pois nos gostamos de obter conhecimento..
Olá Jose. faremos isto sempre e com mais informações. Um abraço.
ola meu alternador esta dando uma voltagem com o carro ligado de 15.30 voltes oque devo trocar neste caso
Olá Thiago. Se a bateria estiver boa (faça um teste nela) então seu alternador está jogando excesso de carga. Quase sempre é o regulador de voltagem o responsável por isso. Mas uma bateria muito ruim pode causar medida errada no multímetro. Neste caso o alternador deve ser medido com outra bateria em boas condições para confirmar o defeito.
Bom dia, hoje tive uma parada no meu City 2015. Chamei a seguradora, colocou bateria nova. Não resolveu.entao o técnico pegou um martelo, bateu levemente no motor de arranque e bingo! Deu a partida. Sabendo do problema, fiz uma busca e encontrei seu site para me instruir onde é o que arrumar o Motor de arranque. Grato
Fernando, boa tarde! Tudo bem?
Meu caro, estou preocupado quanto à instalação de um som automotivo. Com dois módulos de som instalados, devo me preocupar quanto à troca de bateria/alternador “mais forte”, por assim dizer?
Muito obrigado!
Atenciosamente,
Olá Guilherme. Se a bateria for nova então basta usar com equlibrio o som. Isso significa jamais gastar completamente a energia da bateria. O alternador sofre independente da potência. Duas baterias seria uma boa ideia, uma para o som outra para o carro. Nesse caso vale o uso equilibrado do som e carga lenta periódica na bateria do som.
olá boa noite , meu carro tinha algo roubando carga (gol bola g2) descobrir que era o alternado , retirei o chicote que estava conectado ao mesmo e acabou o problema . mais ao passar do tempo notei que a lenta do meu carro começou a variar muito .
quando ligo farol a lenta abaixa ,quando e acionado qualquer coisa elétrica no carro a lenta desce muito ,o carro quase desliga .
fui medir se estava carregando . sim carrega mais demora muito para começar a carregar mesmo acelerando o carro ela demora a chegar nos 13.8 obs; bateria nova
. o que devo trocar no alternador …;
obrigado …
Olá Italo. Repare se a luz de bateria acende quando você liga a chave. Se não acender pode ser que o chicote que você desligou seja dela.Quando a luz de bateria não acende na chave, é preciso acelerar muito para o alternador carregar. É ela que exita o alternador para carregar na lenta.
Boa noite Fernando.
Tenho uma Toro 2.4 com bateria start stop que recentemente passou a apresentar o seguinte comportamento:
– carro em repouso totalmente desligado – 12.4V
– carro em movimento – 13.2 V e não passa disso. Raramente aponta 14V durante alguns segundos e retorna para 13.2V.
Considerando que originalmente com o carro em movimento ela apontava 14.8V, devo me preocupar a a leitura atual de 13.2V?
Ressalto que não tenho nenhuma dificuldade com a partida e nem com a utilização dos acessórios elétricos do carro.
Tudo funciona perfeitamente, inclusive o start stop.
Contando com a sua costumeira atenção, despeço-me deixando um abraço e um obrigado.
Olá Jorge. Faça a medida com acessórios ligados e repare se sobe.
Legal as dicas. Isso da sobrecarga eu nem sabia. Mas eu queria saber é como eu meço meu alternador pra saber se ele tem 60 amperes, ou 90 amperes. Tenho um carro V8 antigo, e diz que o alternador é novo, do Agile, com 90amperes… mas eu queria saber como eu uso meu multímetro pra ter certeza disso. Agradeço qualquer dica. Abraço
Olá Giuliano. Primeiro parabéns pelo V8, sempre uma jóia de bom gosto. No caso tem que medir com alicate amperímetro. Com o multímetro não é seguro. O alicate “abraça” o positivo do alternador e você deve ligar todos os acessórios para exigir a maior medida. No caso de 90A vai ser difícil. É muito ampére. Existem medidores que forçam o alternador simulando acessórios fortes.