Como trocar a bateria do Clio
Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.
Não é um serviço complicado. O primeiro passo é saber se você pode trocar a bateria sem uma assistência técnica. Descubra isso consultando o manual sobre o rádio – se ele vai precisar de código para religar e se você tem este código – e sobre o computador de bordo e alguma consequência que pode acontecer devido o desligamento total da bateria.
Feito isso, examinando a foto abaixo com um pouco de atenção, percebemos que realmente é um serviço simples. Como ferramenta vai ser necessário uma chave de boca 8 milímetros e um canhão ou chave Ele de 13 milímetros. Aliás são ferramentas que você deve ter em seu kit básico.
Tenha, também, a bateria nova já preparada para ser instalada, sem seu plástico ou outra proteção. Não se esqueça de conferir a amperagem antes de comprar a bateria. Se possível sempre repita o modelo que veio da fábrica. Isso está bem explicado no manual do carro, ou na etiqueta bateria, como vemos na foto de referência desse post. Procure por números e letras tais como: 48 ah ou 60 ah, etc.
Comece o serviço sempre pelo negativo da bateria (a direita do dedo da foto) usando a chave de 8 milímetros. Não é necessário soltar toda a porca, mas apenas afrouxar o suficiente para que o terminal saia da bateria com facilidade. Lembre-se que uma bateria de carro não dá choque, mas pode provocar curtos e por isso devemos soltar primeiro o negativo.
Desligado o cabo, deixe-o a parte em lugar seguro. Em seguida faça o mesmo com o terminal positivo, que está nitidamente com uma proteção vermelha, como da foto acima. Feito isso, falta soltar a bateria do seu local. Ela é travada por um parafuso que se vê na parte de cima da foto – também na foto abaixo – bem no centro. Com a chave Ele 13 milímetros, solte este parafuso até o final. Junto com ele sairá uma chapa cinza de metal que é o suporte de fixação.
Instale a bateria nova no lugar na mesma posição que retirou a antiga. Confirme se o cabo positivo (vermelho) está do lado do pólo positivo da bateria (com o sinal matemático de +). Fixe a bateria apertando o seu suporte conforme a foto acima. Em seguida ligue e aperte, primeiro, o pólo positivo e sempre termine o serviço apertando o pólo negativo. Os motivos são os mesmo que citamos no início: evitar possíveis curtos ferramentas/positivo/parte metálicas do carro.
Para finalizar o conselho de sempre: trabalhe em segurança, sempre tendo certeza do que está fazendo. Se tiver alguma dúvida chame um profissional.
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Olá Fernando, gostaria de saber qual a função do fusivel marrom no polo positivo da bateria? o meu estourou e não acho essa peça para substituição, aliás nem sei se é um fusivel mesmo.
fiz uma boa e velha gambiarra para continuar usando o carro, mas não sei se isso pode gerar um problema pior futuramente.
Olá Andre. Esses fusíveis podem ser de carga do alternador, ventoinha do radiador e até da injeção. Se ele queimou não é recomendável fazer uma gambiarra, pois pode queimar o circuito que ele protege. Tem que medir o alternador ou procurar por fios em curto.