Bateria de Caminhão e sua carga
Muitos perguntam se pode instalar uma bateria mais forte em um carro. A pergunta é sempre baseada na conclusão que, sendo o alternador mais fraco, não se deve instalar uma bateria maior ou com capacidade maior de carga. O argumento é bom, mas o exemplo, pelo menos do passado, não apoia essa teoria. Como assim? Até alguns anos atrás, o alternador mais forte do mercado era de 35 A, quando usado usado no seu máximo.
Alternador de caminhão
Hoje existem no mercado alternadores que chegam a 150 A, ou mais, se forem peças preparadas, como aqueles que carregam baterias de som profissional. Durante a história automobilística existiram alternadores com menores ou maiores capacidades do que algumas baterias do mercado. Um bom exemplo disso são as baterias de caminhão, os antigos, que eram equipados com baterias de 150 A e possuíam um alternador de apenas 35 A.
A bateria do caminhão
Dificilmente uma bateria dessa arriava por ter um alternador mais fraco. O que explica isso? Como esclarecemos em outro post, uma bateria pode ser comparada com uma caixa de água, e o alternador com uma bomba ou com a pressão da água que vem do cano da rua. Enquanto tudo estiver ok, então a boia da caixa vai permitir a entrada de água apenas para completar o que já foi gasto.
Regulador de voltagem a a carga da bateria de caminhão
O mesmo acontece com um carro ou com um caminhão. O regulador de voltagem, peça que fica dentro do alternador e tem um função parecida com a da boia, controla a entrada de corrente que que foi gasta da bateria.
Ou seja: a bateria sempre vai estar carregada, sem esforço, não importa o tamanho. Isso é assim porque o que falta de energia na bateria é sempre o mínimo – isso em condições normais de uso. Mas por que a bateria de caminhão é maior do que a de um carro de passeio? Simples. Por causa da força elétrica que precisa para fazer o motor pegar.
Resumindo sobre bateria de caminhão
Tudo em um caminhão é maior, inclusive o motor de partida. Embora o princípio de funcionamento dele seja o mesmo do arranque de um carro, suas peças são maiores por causa do motor (do caminhão) maior, e por serem movidos a diesel, combustível com maior dificuldade de ignição. Uma bateria maior, ou com placas de chumbo mais largas, tem maior capacidade de corrente de partida. Então o que é uma bateria de caminhão?
Ela é uma bateria de carro aumentada. Mais chumbo, mais ácido, mais densidade e portanto mais energia/hora ou de partida como dito acima. Apenas a voltagem (12 volts) é a mesma. Quando se deseja uma bateria de 24, basta ligar em série duas de 12. O preço também é bem maior. Elas são fabricadas com 150, 170, 200, e até de 220 amperes/hora.
Maior do que isso são chamadas de “baterias mentirosas”, pois suas placas não caberiam dentro de um caixa comum de bateria de caminhão. O certo, ao comprar uma, é verificar a presença do selo do INMETRO, e de preferência ser um produto de fábrica com bom nome no mercado (normalmente as mesmas que fabricam baterias Top para carros de passeio).
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Mais qual seria a bateria boa para ser usada? Na foto vc usou uma pioneiro você julga ser boa essa bateria?
Olá Julio. Sim, a pioneiro tem crescido muito e gosto dela. O preço é bom e assistência aqui em bh é boa. Creio seria que uma boa opção. Mas é evidente que uma Moura é top, porém é para quem está disposto a gastar mais em uma bateria.
Olá Fernando, gostei muito da sua coluna e já estou tentando tirar umas dúvidas, gostaria de saber se poderia me ajudar…. meu caminhão utiliza duas baterias, as duas foram testadas e uma delas está em bom estado e outra não está táo bem assim…. recentemente tenho notado um problema com o carregamento das baterias, uma noite percebi que a iluminação do painel estava mais fraca e o rádio começou a desligar, desliguei o farol e o rádio retornou…isso já aconteceu outras vezes….percebi que há algo errado, meu raciocínio seria que o alternador não está carregando o suficiente pois a partir do momento que o motor está funcionando ele deveria suprir a necessidade elétrica do veículo….o fato de uma das baterias estar com problema significa que ela não vai guardar a carga de um dia pro outro.
Detalhe, enquanto o veículo estava funcionando medi a voltagem na bateria com voltímetro, estava em torno de 13,6v mas me lembrei que o farou não estava ligado neste momento, vou refazer o teste.
O que acha? obrigado.
Olá Guilherme. Seja bem-vindo ao nosso site. Me parece ser problema de carga do alternador, pois com ele ligado as baterias passam a ser a reserva de energia e ele sustenta a parte elétrica. Tem que medir ele com tudo ligado. De preferência desligue a bateria ruim, pois pode interferir na medida. Basta desligar o negativo dela e medir com o multímetro na outra bateria. A medida ideal seria entre 13,5 a 14,8 Volts. Também, fique atento a luz de bateria. Ela é a única referência do funcionamento do alternador. Se acender, ele não está carregando. Forte abraço e sucesso por aí!
Olá Fernando, fiz como indicou. Desliguei a segunda bateria, liguei o veículo e deixei os faróis e rádio ligados, medi na primeira bateria e deu 13,6 v, acho que está normal não é? Recentemente reapertei os bornes e sinceramente não voltou a apresentar aquele problema de falta de carga. Aparentemente está carregando normal, então vou apenas trocar a segunda bateria que como falei anteriormente já foi testada e estava 50 por cento….obrigado
A medida com tudo ligado está boa e deveria manter tudo funcionando. Mas fique atento a um possível defeito intermitente. Ou seja: o alternador pode falhar e voltar a funcionar com o caminhão rodando. Ele de modo algum pode deixar a parte elétrica fraca. Se isso acontecer de novo, reforce os negativos e positivo do alternador e troque o regulador de voltagem que quase sempre é responsável por este defeito intermitente.
Beleza, acompanharei. obrigado!
Fernando estou com muitas duvidas sobre amperagem de bateria e o alternador. Um alternador de 90 amperes de caminhao consegue carregar normalmente uma bateria de 150 amperes e uma de 90 amperes. O que preciso fazer para nao sobrecarregar o alternador e nao estragá-lo.
Obrigada.
Ola Jessica. O que sobecarrega a bateria são os acessórios pesados e de uso contínuo. O ar-condicionado é um exemplo disso. O altetnador repõe a enerģia exigida e sobrecarrega a bateria.Outros equipamentos hidráulicos que usam de eltricidade, farois, etc. Mas o que manda é o tempo de uso. Quanto mais equipamentos mais forte vai ser o alternador. Antigamente as bateria também eram de 150 mas os alternadores ta de 35 a 55. Mas eles não tinham acessórios como hoje. Usar com equilíbrio é a solução.
estamos colocando uma geladeira no caminhao que consome em media 6 amperes/hora, pelo que estou entendendo essa energia é tirada do alternador quando o caminhao esta ligado e nao da bateria? A bateria de 150 amperes nao esta dando conta do interclima, farois acessos o dia todo, geladeira, tacografo e mais todas as fontes de energia que se utiliza o dia todo, será que acrescentar uma bateria de 90 amperes mais a de 150 que ja tem resolve, sem mecher no alternador que é de 90 amperes? Ou tenho que mexer no alternador tambem? Muito obrigada pelas suas respostas. Ate mais.
Primeiro você deve colocar outra bateria. Seria como aumentar o tamanho da caixa d’água porque a antiga esvaziava pelo consumo mais alto. Depois, devem ser feitas medidas periódicas no alternador, observando se ele vai trabalhar no limite dele (que seria 70A) que não vai desgastá-lo rapidamente. Mas não tenha dúvidas que a vida útil vai diminuir. Aumentar a potência vai dar uma margem melhor. Na verdade a energia é retirada da bateria que é a fonte estática. O alternador repõe imediatamente o que é retirado dela (como a boia de uma caixa d’água)
muito obrigada….vamos colocar a outra bateria e ficar sempre de olho no alternador para ver se será necessario aumentar ele tbm….obrigada pelas informacoes…..ate mais
Eu que agradeço. E qualquer dúvida é só perguntar.
Bom dia
Tenho duas baterias em meu ônibus a uns 4 anos.
Uma delas começou a apresentar problema de descarregar.
Devo trocar as duas?
Se trocar apenas uma, esta pode durar menos tempo?
Olá celso. Seria interessante analisar o estado da outra. Existem testes que avaliam a vida útil dela. Se ela estiver ok pode usar sem problema. O único fato seria que a durabilidade da mais antiga vai ser menor.
ate quanto posso deixar minha bateria no carregador no multimeter tem que marcar quanto de carga ate que limite posso deixar ou seja no painel tem que estar 12/ 13/ ou 14 qual seria o limite maximo que nao pode ultrapassar
Olá fernando. O limite de voltagem durante a carga é 14,9 volts. Mas é com um amperímetro que conseguimos saber ou ver a carga da bateria durante o processo.
Bacana nos depararmos com pessoas assim como o Fernando, dispostas a ajudar, contribuir na solução dos problemas dos outros, sem nem mesmo conhece-las. Parabéns e fique com Deus.
Obrigado pelas palavras, Alexandre, e fique a vontade para participar. Forte abraço e sucesso por aí!
Fernando.Bom dia. Tenho problemas com a luminosidade do tacógrafo do meu caminhão. É zero. Posso colocar uma lâmpada de maior amperagem. Se sim; qual. Se não; o que fazer. Abraços.
Ola Fernando, estou adaptando um onibus pra ser um moorhome e morar nele. Tem um alternador que carrega duas baterias de 12volts, Tdo sistema do onibus (lampadas, farois etc) e de 24volts. Mas eu quero ter uma bomba dagua de 12 volts e baterias estacionarias pra um inversor de 110volts pra geladeira. Eu gostaria de saber se tem como carregar as baterias estacionarias com o mesmo alternador de 24volts e mesmo assim ter saida delas em 12volts pro inversor e pra bomba dagua de 12volts.
Pode me ajudar?
Olá renato. Tudo é uma combinação de ligação paralela e em série. As baterias estacionárias tem que ser de 12V ligadas em série para serem carregadas pelo alternador de 24. Se precisar de 12V basta achar ele com um multímetro, medindo entre pontos positivos e negativos das baterias.É possível, mas tem que ter certeza das medidas e se estão no local correto. Mas no caso da carga, eu instalaria uma chave de mudança de voltagem. Todo o sistema extra de acessórios devem ficar desligados da bateria para liberar o alternador para carregar em 24.
Bom dia
Tenho uma dúvida sobre qual é a faixa mínima que uma bateria de caminhão deve ter para ser considerada boa depois de carregada. Por exemplo: Ficou carregando a noite toda na carga lenta, mas no teste com aparelho testador de bateria (TB), caiu pra 8 amperes? Ouvi dizer que neste teste deve dar 10ah e manter estável por 10 segundos?
Abraço
Olá Agnaldo. Os valores que você cita devem ser em volts e não em ah. De fato uma bateria boa e carregada deve segurar em 10 volts durante o teste. Se for menos e continuar a cair ela está com defeito ou descarregada.
Opa ..tenho uma bateria de 110a com 690 CCA na camionete ..mas vira devagar o motor ..posso colocar mais uma de 45a pra ajudar na corrente de partida ?… O motor de arranque de uma d20 guenta até quantos CCA ?obrigado
Olá jô. Sim, pode, embora o aconselhado é duas baterias iguais. Mas a sugestão é testar a sua bateria e o arranque. Ele não pode virar pesado com uma bateria de 110 ah.
Boa tarde, parabéns pela coluna! pelo que entendi, posso usar no meu auto-passeio bateria de maior amperagem(78A ou 150A caminhão) a diferença é que vai demorar mais para q seja recarregada pelo meu alternador original do carro, certo?
Olá Jorge.Sim. Mas se a bateria descarregar muito ela deve receber uma carga lenta. O alternador (qualquer um) não é um carregador de bateria e pode queimar pois será forçado. Mas em uma situação normal, sem descarga excessiva, o alternador funciona bem. O que atinge o alternador é a parte elétrica do veículo.
Olá Fernando
Como faço para fazer a transferência de carga de bateria em um caminhão de 24v?
Olá Diogo. Use duas baterias de 12 Volts ligadas em série (veja no link abaixo como fazer) com a de caminhão.
https://www.maosaoauto.com.br/2017/09/ligacao-em-serie-e-paralelo/
Olá, tenho uma dúvida. No caminhão utiliza se duas baterias de 12 v em série e geralmente a segunda bateria apresenta problemas e segundo alguns eletricistas por ela ser utilizada menos que a primeira, então eles orientam fazer rodízio das baterias, este conclusão está correta ou é só coincidência ? E por que não fazem a bateria de 24 v ?
Olá Helder. Não fazem baterias de 24 V por causa da pouca demanda. Mas esse caso das baterias que você narra eu já vi em ligações de paralelo e com marcas diferentes de bateria. Ou seja: eletricamente não acredito que ocorra isso. As duas são usadas simultaneamente em série ou o sistema do seu caminhão não receberia 24 volts. Repare se a marca e as especificações são idênticas.
Ola Fernando boa noite. Voce conhece algum protetor de surto que possa ser utilizado em Onibus para proteger os equipamentos? tenho clientes que utilizam DVRs automotivos para monitorar o interior dos seus onibus, e vez ou outra um aparelho queima, o problema é que o fabricante informa que a tensão suportada varia de 9 a 35 volts.
Obrigado.
Claudinei
Boa tarde mestre.
Tenho uma bateria que era utilizada no gerador da empresa em que trabalhei, ela é de 110 A. Tenho uma no meu carro que é de 50A, porém tenho som de mala e ar condicionado, meu alternador é de 50A, teria problema de por essa bateria de 110A no meu carro?
Olá Hugo. A grande questão é a bateria descarregar muito. Nesse caso força qualquer alternador e no caso do seu pode queimar o estator, que é uma peça interna. O conselho é usar o som com comedimento e aplicar uma carga lenta de bancada periodicamente.
boa noite , tenho um hyundai hr com plataforma para guincho de veiculos e uma bateria parece nao esta dando conta pois quando utilizo a plataforma perde muita força por ser eletrica. posso instalar outra bateria em paralelo com a mesma amperagem (100ah( cada.obrigado
Caminhão parado a 5 meses, descarrega a bateria totalmente? Será que consigo fazer ele pegar? Tenho que buscar ele em outro estado, e estou em duvida.
Olá Rafael. Se ninguém ligou o motor nesses 5 meses é muito provável que esteja descarregada. Para conseguir fazer uma chupeta tem que pelo menos acender o painel e usar cabos curtos. Outra possibilidade e aplicar uma carga lenta de 24 horas.