Todo cuidado é pouco! Seu carro ferveu e a falta de experiência pode assustar. Alguns chegam a pensar que um incêndio está acontecendo. Isso é compreensível, pois o “ferver” é realmente isto: seu carro ferveu a água que circula pelo motor, o que vai produzir muito vapor (que se parece com fumaça). Esse também é muito quente, e o cuidado deve ser redobrado.  Também, motor ferveu e não pega mais? Isso é muito comum.

Meu carro ferveu - O que fazer?

A ajuda nesses casos é simples: manutenção preventiva e atenção aos instrumentos do painel quando dirigimos. Ou seja, deve-se evitar que aconteça e não esperar acontecer, pois nesse caso o carro deverá ser rebocado para uma oficina. Se acontecer com você, pare o carro imediatamente, com segurança.

A maioria dos carros tem dois sistemas de alerta para avisar que o motor está quase fervendo. Um deles é o ponteiro de temperatura, com seus números e marcas verdes ou vermelhas. Se aproximar da marca vermelha significa que você deve parar o carro antes que ele ferva. O outro sistema é uma simples luz vermelha com um símbolo parecendo um termômetro. Essa acende quase sempre antes da água do radiador ferver.

Seu carro ferveu – O que fazer?

A manutenção preventiva:

  • Sempre verificar o nível de água do motor, completar se estiver baixo e descobrir por que está diminuindo.
  • Se acostume a perceber o barulho da ventoinha do radiador quando ela é acionada.
  • Outros motivos para um motor ferver são extremo calor e engarrafamentos longos de trânsito. Nesses casos, desligue o motor pelo tempo necessário.

E lembre-se: jamais abra o reservatório de água do radiador com o motor quente. Isso pode provocar sérias queimaduras!

É normal a água do carro ferver?

Não. Pode ficar muito quente, mas a ponto de fever não pode, É sinal de algum defeito no sistema de refrigeração do motor. O Primeiro passo é parar o carro imediatamente e esperar ele esfriar bastante. Já tive caso que o cliente se queimou ao tentar abrir tampas e outras peças do motor. Aliás, nunca abra o capô do motor neste tipo de situação. Mangueiras pódem estourar e vai jorrar água fervente com muita pressão. 

Quando o carro aquece o que pode ser?

Pode ser muita coisa, como já explicado. Mas é muito comum o dono do carro simplesmente não checar o nível deágua no reservatório. Isto deve ser feito com o carro completamnete frio, ou antes da primeira partido diária do motor. Também há casos de esquecer de recolocar ba tampa do reservatório, fazendo a água vazar com o carro rodando. Neste parágrafo eu destaco situações de distração ou falta de manutenção básica.

Pode colocar água no radiador quando esquenta?

Não, nunca. Neste caso somente um profissional deve repor a água. E ele vai esperar o carro esfriar totalmente para resolver a situação. Colocar água com o motor quente pode causar acidentes e até produzir entrada de ar no sistema e o carro vai ferver de novo.

Qual a temperatura para queimar a junta do cabeçote?

Este é um defeito sério que pode acontecer no caso do carro ferver. Mas não existe uma temperatura , ou número para isto acontecer. Ferveu, ou seja, a água embuliu, o risco já existe. Mas se a gente rodar ou deixar o motor ligado com ele fervendo, com certeza vai queimar a junta docabeçote. Um dos sisntomas disso é o motor simplesmente não pegar mais. Gira, mas não pega. Água saindo no cano de descarga também é sinal de junta queimada. É um serviço caro, pois exige abrir o motor , fazer retífica, trocar a junta e outras peças.

Aditivo de radiador – Como funciona?

O líquido de arrefecimento é constituído por água e aditivos. Esses aditivos servem para equilibrar o pH da água, evitando que ela fique alcalina ou ácida. O etilenoglicol é o principal componente do aditivo. Esse elemento altera os pontos de ebulição e congelamento da água, fazendo com que a mesma ferva acima de 100oC e congele somente abaixo de 0oC. Outra função do aditivo é a de manter lubrificado todo o sistema e evitar o acúmulo de sujeira no sistema. Mas este produto não impede que a água ferva ou congele.

Atenção:

Antes de fazer qualquer reparo em seu veículo, sempre observe o ambiente a sua volta, se é iluminado, se existe um bom fluxo de carros e pessoas. Se seu carro ferveu, e o local for ermo, saia do veículo e se afaste da área rapidamente, procurando ajuda especializada ou de pessoas conhecidas. Nossas dicas são indicadas principalmente para veículos com problemas em garagens ou estacionamentos seguros.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook