Lâmpada automotiva de dois polos

Existe muita oferta de venda de lâmpadas para carros na internet. Mas  encontramos poucas matérias explicando como funciona ou para que serve determinada lâmpada que queimou no seu carro. Algumas são idênticas no formato, mas tem funções diferentes ou simplesmente são instaladas e não funcionam.

Em alguns carros podem até aumentar o defeito, causando danos que vão encarecer o conserto. Você sabia que existe uma lâmpada de dois polos no seu carro?

Outra situação interessante é que uma única lâmpada pode ter duas funções independentes, como as H4 de farol, que acende alto e baixo, ou as de freios que também funcionam como seta (dois polos). Esta última tendo a primazia sobre a luz de freio.

Mas, nesse caso, é uma situação quase exclusiva de linha Ford e de carros bem mais antigos, como o Opala e Maverick. Neste post iremos explicar a aplicação da lâmpada conhecida como de “dois polos”.

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Lâmpada de dois polos

A foto acima deixa claro os dois filamentos dentro da lâmpada e explica o nome. O filamento mais alto é de 5 Watts e acende o farolete. Já o filamento mais baixo é o da luz de freio e tem uma potência de 21 Watts. Tamanha diferença de “Watts” serve para destacar a luz de freio da outras, e chamar a atenção do motorista que vem atrás.

Sua aplicação é para automóveis que acendem na mesma lanterna (sempre vermelha) o freio e o farolete, ou luz de posição, como são chamados os faroletes em algumas partes do Brasil. Como dito no parágrafo anterior, essa lâmpada pode também acender a seta usando o filamento do freio. Neste caso ela vai piscar na mesma cor da luz de freio: vermelha.

Preço? Muito mais barato do que imaginamos.

Como ela funciona?

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No desenho acima temos a explicação. No fundo da lâmpada percebemos os positivos para o farolete e a luz de freio. Quando acendemos o farolete energizamos um destes polos com o símbolo de positivo. O mesmo acontece no outro polo quando pisamos no freio.

O negativo é comum e constante para todas as lâmpadas, por isso é usada o corpo dela (repare o sinal de negativo). Apesar dos dois evidente polos, a aparência é a mesma da lâmpada de um polo, o que confunde muitos.

Como saber se meu carro usa esta lâmpada?

Basta você acender o farolete e pedir para alguém pisar no freio. Se um dos faroletes ficar com luz mais intensa, mais forte, então seu carro usa uma lâmpada de dois polos. Este teste também serve para descobrir se existe alguma lâmpada queimada.

Mas a tecnologia atual consegue avisar o motorista que alguma luz  está queimada, indicando claramente isso no painel do carro. E lembre-se de sempre substituir qualquer peça do seu carro por um produto de marca, de preferência a usada pelo fabricante do seu carro.

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