motor boxer

Vamos falar um pouco sobre o motor mais popular do mundo? Tenho certeza que alguns leram o título do post e não concordaram com minha primeira afirmativa. Mas também tenho certeza que a grande maioria concordou. Por que muitos pensam assim? Qual é a mística deste motor?

O primeiro grande destaque desse motor é que ele “vivenciou”, e até participou,  de momentos históricos da humanidade. Vivenciou porque foi criado à pedidos de um ditador que quase levou o mundo a uma destruição total, provocando a segunda guerra mundial. Mas por que Hitler queria um motor, ou um carro que é o pedido correto “exigido” pelo líder nazista?

Primeiro motivo: ostentação. Hitler queria tirar o povo alemão da penúria causada pela derrota na primeira guerra e por isso pediu a “invenção”de um carro do povo, que todos poderiam comprar. Surgiu o Volkswagen, nome original do Fusca (um apelido brasileiro) e que significa o que o ditador queria: “carro do povo” ou o nosso famoso carro popular.

Outro motivo: o carro tinha que durar, ser robusto para representar a nova Alemanha que queriam construir.

Foto: volkswagenviaserra.blogspot.com

Foto: volkswagenviaserra.blogspot.com

 Na foto acima temos literalmente o primeiro “fusca” do mundo. Era uma experiência e evidentemente que ele foi modificado rapidamente. Uma grande mudança foi no motor. Inicialmente era um motor de dois cilindros muito fraco, sem sentido. Mas os engenheiros juntaram mais dois cilindros  dobrando sua força. Foi mais ou mesmo como se colassem dois pares de cilindros, ou dois dos motores iniciais.

Motor do Fusca. Como funciona?

Imagens: carrosvirtuais.blogspot.com

Imagens: Volkswebbin

Eis o motor do seu Fusca funcionando. Rapidamente percebemos a genialidade do engenheiro na construção do motor, como ele se movimenta, a posição dos pistões que facilita a refrigeração a ar (feita pela ventoinha que gira na parte de cima), e que até hoje é uma das refrigerações de motores  mais eficientes do mundo.

Uma prova disso é que pouco tempo depois do lançamento do Fusca, explodiu a segunda guerra mundial e este motor evoluiu mais ainda pelo esforço de guerra alemã e passou a ser um motor militar, equipando alguns veículos de guerra, como o carro da foto abaixo que era um incrível carro anfíbio, uma avanço enorme da tecnologia da época.

fusca e a guerra

 Além disso o motor do Fusca tem elétrica simples, incluindo a alta-tensão que era um conjunto composto por uma bobina, um condensador, e um platinado. Simples, barato, e o principal: eficiente.

Quem tem um Fusca sabe o que é ter um bom conjunto. E o seu motor é uma das partes espetaculares desse alemão quase centenário.