Airbag: Como funciona?
Recentemente um jovem cantor de sucesso e sua namorada perderam a vida em um trágico acidente de automóvel. Muitas foram as explicações para tentar esclarecer a situação, desde rodas não recomendadas, problemas nos freios, até erro humano. Tudo pode ser verdade, mas existem fatos inegáveis provando que, apesar da gravidade, todos poderiam sair apenas com ferimentos leves.
Quando em um acidente, não importa o tipo de acidente, alguns morrem e outros sobrevivem, isso não é apenas sorte ou interferência de inteligência superior, mas é sinal de que alguns usaram de mais sabedoria ou simplesmente estavam mais informados do que outros.
Mas este é um post sobre o Airbag. E o que tem o assunto acima com esse acessório de carro?
Como o airbag é disparado
Reparem como fica o Airbag acionado, mas sem os ocupantes do veículo. Esse acessório de segurança é disparado somente para uma direção programada pela fábrica. Ou ele abre assim, ou não funciona. Ou seja: o Airbag não é projetado para direção que o motorista ou outra pessoa deseja.
Basicamente o Airbag funciona pela lógica do esquema no desenho acima. O sensor de colisão “percebe”a batida (com uma desaceleração quase instantânea), envia um sinal elétrico para o inflador e assim o Airbag é disparado, infla, e desinfla antes do impacto com a pessoa a sua frente ou de lado. O grande segredo é que tudo ocorre em uma mínima fração de segundo. Quando isso acontece o ocupante protegido vai perceber somente quando tudo já acabou.
Entretanto, para que o sistema de segurança funcione e salve vidas, é necessário o uso do cinto de segurança que mantém todos dentro de um carro em seus lugares, bem na “mira” do Airbag. Deixar de usar o cinto de segurança vai antecipar o contato da pessoa com o Airbag e a força aplicada vai ser maior, com outros danos a vítima. Ou seja: cada um no seu quadrado dentro do veículo, seja na cidade, e principalmente em estradas, onde altas velocidades são atingidas e o impacto em acidentes libera uma força gigantesca; que é transferida na sua maior parte para dentro do carro, atingindo em cheio os ocupantes. Dependendo da velocidade e impacto a energia liberada é comparada, multiplicada algumas vezes, pela força da gravidade.
É comum os motoristas e passageiros brasileiros ignorarem, ou simplesmente nem lembrar que existe um conjunto de segurança em seu carro que é de uso obrigatório. Também é bom lembrar que houve um grande avanço na tecnologia do Airbag, assim como daquele que deve ser seu companheiro: o cinto de segurança. Os dois juntos são, com certeza, os melhores amigos de viajantes e motoristas dentro de um carro moderno
Qual a velocidade para o airbag disparar?
Existe uma velocidade mínima para o airbag disparar. Em uma batida de 30 quilômetros por hora o airbag vai ser acionado, no caso de desaceleração brusca. Mas os laterais não entram em acionamento. O airbag é acionado em caso de batida frontral, ou onde acontecer o impacto. Se a batida for lateral ou traseiras e outras, o airbag dianteiro não é acionado.
Quando o bag é acionado dá perda total?
Como é literalmente uma explosão dentro da cabine para acionar as almofadas , ou os bags, pode sim dar perda total do veículo. Recuperar um painel frontral onde o airbag foi acionado é muito caro, que podem superar o valor do carro, principalmentes os mais antigos.
Como saber se o carro já foi acionadoo airbag?
Quando ligamos a chave do carro equipado com airbag, a luz dele acende e depois apaga. Neste caso o seu airbag está funcionando normalmente. Se a luz permanecer acesa significa que ele não esta funcionando e não vai acioanar em caso de batida. Mas se a luz não acender com a chave, e o modelo deveria ter airbag, é sinal de falta do equipamento o que pode significar que ele foi retirado depois de um acidente. Um especialista tem que confirmar para sua própria segurança. E acredite, ja vi esta situação em minha oficina.
Airbag de carro – O que não devemos fazer
- Nunca faça alterações no sistema de Airbag do seu carro. Ou seja: estamos falando de manutenções inadequadas em oficinas não especializadas. Isso pode fazer o Airbag disparar e causar ferimentos.
- No caso de alagamento, onde a água entra muito dentro do carro, não deixe de fazer uma manutenção no Airbag. Os componentes podem ficar afetados e o Airbag simplesmente não funciona.
- Não desmonte o volante como se faz com um carro sem Airbag. Isso é mais complicado e tem que ser feito por profissional mas capacitado.
- Jamais instale acessórios no volante que não sejam originais. Em caso de batida, isso vai interferir na trajetória do Airbag que é planejada pela fábrica.
- Do mesmo modo, não deixe objetos entre o Airbag e os passageiros. Isso pode lançar os objetos em alta velocidade e causar ferimentos.
Caso a luz do Airbag acenda, leve até uma oficina especializada ou em uma autorizada. Várias podem ser as causas dessa luz acender. Mas com certeza ela indica que o Airbag de carro não está funcionando. Ele não vai ser acionado em caso de acidente. Mas com certeza é uma das maiores invenções automotivas de todos os tempos.
Luz do Airbag acendeu – E agora?
É muito estranho a luz do Airbag acender e aparentemente nada causou isso. Logo pensamos que o Airbag pode acionar por causa dessa luz. Quase sempre a luz do Airbag é amarela o que significa atenção, verifique, ou leve até uma oficina. Se for luz vermelha significa que seu modelo de carro não pode rodar com ela acesa. Lembrando que vermelho é luz de Pare, igual os sinais de transito.
O mais importante é saber que essa luz acesa indica para o motorista que o Airbag está inoperante. Se houver um acidente ele não vai funcionar, o que seria perigoso. Afinal, o Airbag é um item de segurança tão eficiente que se tornou obrigatório de fábrica no Brasil em modelos novos. Por que essa luz acende? Como resolver esse problema? Nesse post vamos responder essas perguntas.
A luz acendeu indicando pane no Airbag. Se ela não acendia antes significa que algum atuador, ou ponto crítico do Airbag, está com defeito ou desligado, e assim a luz acende. Podemos ter um problema na central – mais raro – ou um simples mau contato.
Luz do Airbag e alguns defeitos
Os carros modernos possuem sensores nos cintos de segurança que fazem parte do circuito do Airbag. Eles são sensíveis a movimentos bruscos de uma freada repentina. Não vai acionar o Airbag, mas pode acender a luz. Quase sempre é caso de trocar esse sensor e tudo volta ao normal.
VEJA AQUI ALGUMAS LUZES QUE PODEM ACENDER NO PAINEL DO SEU CARRO
Mas, se há dúvidas sobre uma freada brusca, existe a possibilidade de mau contato. Onde? Embaixo dos bancos existem tomadas – ou plugs – que fazem parte do chicote entre os sensores e o resto do sistema. É assim para facilitar a troca desses sensores. Muitas vezes na troca ou manutenção essa tomada pode ficar mal encaixada e a luz do Airbag acende. Outra possibilidade – e muito comum – é o uso de aspirador de pó embaixo do banco. Quase sempre a primeira pergunta que um reparador faz, ou deveria fazer, é se o carro foi aspirado ou passou por um lava jato. Um movimento brusco por ali pode desconectar a tomada fazendo a luz acender.
O correto é escanear o carro com um computador de injeção e outros, quando a luz do Airbag acender. Um Scanner mais comum pode passar batido no defeito. Já com um computador conseguimos descobrir até defeitos como o da tomada citado acima. Ele acusa qualquer diferença de voltagem nas tomadas e plugs do sistema de Airbag do seu carro.
Imagine a seguinte situação: em um acidente com um carro moderno todo o conjunto de Airbag é acionado. Barreiras frontais e laterais, além do Airbag traseiro que protege os passageiros que ali estão entram em funcionamento. Além disso, todos a bordo fazem uso dos cintos de três pontos e estão em completa segurança. Pelo menos aquela segurança máxima imaginada pelos projetistas, e objeto de consumo de muitos, está aparentemente sendo usada. É óbvio que existem acidentes que nem toda a tecnologia atual vai evitar. Talvez o uso da ficção científica nos possibilite imaginar um Airbag diferente, algo como um teletransporte imediato acionado por sensores que “advinham”, ou se antecedem, a uma batida.
Mesmo assim não seria infalível se também imaginarmos todos os imprevistos que envolvem um acidente. Alguns destes itens de segurança são exigência da lei em nosso país, o que já é uma grande novidade. E também é certo que temos um avanço considerável neste tipo de tecnologia automotiva. Mas já podemos aumentar essa eficiência com uma novidade no Brasil: o Airbag central.
A função principal dele é inflar na hora certa separando o motorista do passageiro ao seu lado. Isso aconteceria principalmente em casos de colisões laterais, quando os acidentados são jogados um contra o outro dentro do carro. Pelo menos os dois que estão a frente estarão como que “enclausurados”, cercados por bolsas por todos os lados.
Evidentemente que falamos de um acidente com batidas na frente e na lateral. pois o sensor deste Airbag também é lateral. Esta situação vai evitar choques entre os ocupantes, principalmente na cabeça, e ombros, onde acontecem os ferimentos mais fatais. A notícia vinda de uma fábrica especializada em Airbag e sensores eletrônicos, não informa se os passageiros do banco de trás também usufruirão desta novidade. Mas seria apenas questão de tempo para que todo o veículo esteja protegido no Brasil.
Com certeza é um acessório que irá fazer sucesso entre os compradores de automóveis, principalmente entre aqueles que prezam sua segurança e daqueles que os acompanham.
ASSISTA O VIDEO ABAIXO!
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Olá…minha dúvida é saber se o funcionamento do air bag está condicionado com uso do cinto, ou seja, se não estiver com o cinto , ele acionará e se não houver ocupantes nos outros assentos , exemplo , passageiro, ele acionará ?
Olá Ricardo. O Airbag é acionado por sensores do lado que está instalado o equipamento (laterais, dianteiros) e normalmente não está condicionado ao uso do cinto. Mas, para que a segurança seja a calculada pela fábrica, é também necessário o uso do cinto. O Não uso do cinto pode antecipar o contato com o Airbag e causar outros danos, principalmente no rosto. Quanto a estar ocupado ou não outro assento, o Airbag continua a depender dos sensores e da pancada do acidente (nível de desaceleração súbita). É sempre bom perceber que cada montadora tem seus próprios equipamentos e sistemas. O manual do carro também esclarece bem o funcionamento do Airbag. Abraços e obrigado pela participação.
boa noite tive um acidente cai uma ribanceira de uns 30 mts bateu de frente com barranco, na hora da primeira colisão o airbag não abriu e o cinto não me segurou e o cinto do passageiro travou, segundo o perito da oficina mecanica da concessionaria vai ter que trocar uma peça do airbag que faz o comando e essa peça não conseguiu codificar com o veiculo . qual o procedimento. existe uma ligação do cinto com airbag ou não
Olá wlamir. Sim existe uma ligação. É uma trava que quando submetida a uma determinada força ajuda na velocidade do acionamento do Airbag. Muitas vezes uma freada forte aciona essa trava, mas se não acontecer colisão frontal, somente a luz do Airbag acende no apinel. Tem que codificar com computador top de reparo. E é bom lembrar que quando a luz do Airbag fica acesa, ele pode não funcionar em caso de precisão.
Gosto muito das dicas e orientações que vc passa para nós são muito significativas e lmportantes.Deus abençoe esta sua sabedoria e força de vontade é interesse de vc nos ensinar, obrigado.
Olá bati com o carro de marcha a ré em um muro e aí a luz de airbag ficou sempre acesa em vermelho que será? pode disparar a qualquer momento sem colisão ou não é muito grave? Obrigada se alguém me puder esclarecer…
Olá Maria. Tem que rastrear. Mas o cinto de segurança pode acionar essa luz no momento do impacto. Existem sensores neles ( modelos mais recentes). A luz acesa indica que o airbag está inoperante ou com defeito. Mas tem que consertar.