M7 no painel da Spin
A sigla M7 que aparece no painel da Chevrolet Spin está relacionada ao modo manual do câmbio automático de 6 marchas e é um defeito ou sinal bem comum..
O que significa M7 no painel da Spin
O “M” indica que o carro está no modo manual da transmissão automática, ou seja: o automático pode não funcionar.
Já o número 7 pode ser um erro de leitura ou indicar a marcha máxima programada no momento. O erro de leitura é bem comum e um defeito vindo da central.
Mas, em alguns casos, o que já vi pessoalmente, esse código pode aparecer devido a uma falha no sistema da transmissão, ativando o “modo de emergência ou “limp mode”, onde acontece uma limitação de marchas servindo de proteção. Proteção da caixa e do próprio motor do carro.
Possíveis causas do erro M7
- Falha no sensor de posição do câmbio
- Problemas na eletrônica da transmissão (TCM – Transmission Control Module)
- Baixo nível ou contaminação do fluido da transmissão
- Solenóides defeituosos no câmbio automático
- Falha mecânica no sistema de embreagem interna do câmbio
Soluções recomendadas
1 – Desligar e ligar o carro. Às vezes, o problema pode ser um erro eletrônico momentâneo.
2 – Verificar o fluido da transmissão. Sim, uma checagem de rotina ou manutenção. Se estiver abaixo do nível recomendado ou contaminado, pode causar mau funcionamento.
3 – Realizar um diagnóstico eletrônico. Um scanner automotivo pode identificar falhas no módulo de transmissão.
4 -Levar a um mecânico especializado. Se o problema persistir, pode ser necessário reparar ou substituir componentes do câmbio.
Defeitos recorrentes na Spin pelo câmbio
- Trancos e patinação nas marchas
- Perda de força e dificuldade em trocar de marcha
- Acendimento da luz de anomalia no painel
Se o problema persistir, é altamente recomendável procurar uma oficina especializada em transmissões automáticas.
Mas quase sempre o M7 acende no painel,o repro é feito e volta a indicação no painel do seu carro. O que pode ser isto? O que descobri é um defeito na indicação vinda da central. Então fica uma dica óbvia: antes de aprovar um orçamento de retirada e reparo do câmbio, que é bem caro, porém justo, peça para dar uma revisão na central do câmbio em uma oficina especializada em centrais eletrônicas relatando para eles o problema que está acontecendo no carro.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.