Lâmpadas de farol: como escolher a ideal para seu veículo?
Qual clareia mais? Uma coisa eu já garanto: não vale a pena escolher pelo menor preço, simplesmente. Aprenda mais sobre lâmpadas de farol.
Muitas pessoas compram lâmpadas, conhecidas como importadas, mas sabendo ser um subproduto que evidentemente vai durar pouco. Eis o gato sendo comprado por lebre. Já vi muito desta situação em minha oficina.
A grande diferença do preço fica evidente dentro do farol, pelos danos que uma lâmpada, como a da foto abaixo, pode causar no sistema elétrico do carro em geral.
Por quê? Comprar “gato por lebre”, que é um dito popular, significa comprar um produto pensando que ele é bom, mas na realidade ele é ordinário. Mas nós, motoristas e proprietários de automóveis, não podemos trocar a lebre por gato tendo consciência do que pode acontecer.
Uma lâmpada como esta da foto, embora seja mais rara de encontrar hoje em dia, pode queimar o espelho do seu farol, derreter plugues e fiações que levam energia ao conjunto ótico e até coisas mais graves.
- Veja também:É perigoso andar com a luz da injeção acesa?
- Os defeitos mais comuns em vidros elétricos – parou de funcionar? O que fazer?
- Os defeitos mais comuns nas buzinas e como consertá-los
- A seta do seu carro parou de funcionar? Saiba o que fazer
- Como colocar água no radiador do carro, passo a passo
- Qual é a lâmpada da luz de ré do carro?
- Gás natural veicular: como funciona? Vale a pena?
Lampâdas de farol: como escolher a ideal
Para impressionar o cliente, alguns fabricantes aumentam a potência da lâmpada, afirmando ser como os produtos legalmente fabricados e fiscalizados pelos órgãos competentes, no caso, o INMETRO. Esse aumento de potência é proibido por motivos óbvios, como ofuscar outros motoristas e causar acidente graves.
Tal aumento de potência também gera calor, algo para o qual a parte elétrica do seu carro não foi feita para suportar. Daí vem os riscos que citamos acima, de derretimento de fios e comandos, como o dos faróis comuns e também os de neblina.
Resumindo: o uso de produtos como esses pode causar grandes prejuízos financeiros e até ferir outros, além de ser ilegal. Mas, para os mais audaciosos, á encontramos outros tipos de iluminação para o seu possante que podem trazer benefícios.
Lâmpada de farol super branca
Quais são os possíveis problemas que uma lâmpada superbranca pode causar? Existe algum risco elétrico? Seu uso é permitido? Por fim, vale a pena instalar no meu carro?
Essas são perguntas frequentes que nos fazem sobre essas lâmpadas e seu uso. Quase sempre são donos de carros que querem melhorar o desempenho dos faróis, mas gastando pouco. Nesse caso também vale o ditado: “o barato pode sair caro…”.
É assim porque a qualidade da lâmpada superbranca pode cair muito, algumas beirando ao ridículo, como desmontar na mão do instalador ou sequer acender. Fica fácil de imaginar o perigo se ela funcionar dentro de um farol. Algumas partes do sistema ótico e elétrico ficam em risco permanente e o dano pode ser bem dispendioso.
Para conquistar o consumidor, as fábricas desse tipo de lampada aumentam a sua potencia, muitas vezes sem sequer informar na embalagem, enganando o consumidor por afirmar que a potência é a permitida por lei. Ou seja: informa que é 65/55 Watts, mas é mais e uma incógnita, diga-se.
Sua cor “branca” também é um disfarce muitas vezes mal feito, deixando a luminosidade meio azulada e com pouco durabilidade. Aliás durabilidade é o que falta nesse tipo de produto.
Como identificar uma lâmpada de carro ruim
Mas, e se a lâmpada é oferecida com um preço parecido com de marcas boas – seguido de elogios do vendedor – como saber se é produto ruim? Uma simples comparação com uma lâmpada de marca (pode ser a que queimou no seu carro) acusa as más qualidades do produto.
As diferenças são bem evidentes. As marcas boas e originais são: Philips, Osram ou GE. Mas, se ainda houver dúvidas, a origem de fabricação pode ajudar. É fato que nem todos os produtos fabricados na China são de qualidade duvidosa. As lâmpadas originais dos carros chineses são boas, por exemplo. Mas a tal sigla RPC (República Popular da China) é um sinal claro de ser um subproduto e com as qualidades citadas no parágrafo anterior.
É permitido colocar lâmpada super branca?
O primeiro e principal problema é a lei. Fomos testemunhas que um carro pode ser rebocado usando lâmpadas assim, azuladas e mais potentes (incluindo as tipo Xenon – Veja aqui). Até tentamos argumentar com a autoridade para ajudar o motorista, mas a regra (lei) é clara: não podemos usar acessórios assim.
O interessante foi que a Blitz aconteceu de dia e o policial pediu para acender os faróis para conferir. Concordamos com a proibição da potência mais alta. Isso pode provocar acidentes. Mas quanto a ser branca, a lei diz que a luz de farol tem que ser branca. O problema é que o “branco” de lâmpadas mais antigas é amarelo, e as superbrancas não são consideradas brancas. Vai entender nossas leis.
Problemas das lâmpadas super brancas
Veja abaixo problemas que podem acontecer na parte elétrica ao utilizar uma lâmpada super branca.
- Derretimento de partes internas do farol por aquecimento da lâmpada. O farol foi dimensionado de fábrica para suportar determinada caloria produzida pela potência da lâmpada (65/55 Watts). Isso implica em troca do farol, ou conjunto ótico. E é bom lembrar que são dois.
- Fiação comprometida. O mesmo acontece com os fios e a tomada do farol. Isso seria o começo dos defeitos e o mais barato de consertar. Também tem que trocar as tomadas e reparar os fios.
- Fusíveis. Com certeza podem queimar também por caloria. O grande problema é que, nesse caso, demoram a queimar e interromper a corrente. Sua função de proteção fica quase inútil.
- Comando do farol. É a chave que liga o farol. Ela também pode derreter suas partes internas. Em alguns casos pode sair fumaça do local, o que pode provocar acidentes de trânsito e até incêndio no carro.
Os dois últimos itens podem ser amenizados com o uso do relé duplo de farol. Mas nem todo carro – principalmente os mais modernos – aceita a instalação desse relé.
Quais são as boas marcas de lâmpadas de carro?
Quem pensou em “marcas nacionais”, acertou. Elas são chamadas de nacionais porque são marcas conhecidas em nosso país, com boa fama na fabricação de diversos produtos, como a Philips, Osram, GE e outras. Mas são produzidas em outros países como na Polônia. O nome melhor seria lâmpada de farol original.
Outras são fabricadas na Argentina, Hungria, Alemanha e até, pasmem, na China! Nesse caso, porém, elas têm a mesma qualidade que leva o nome das grandes fábricas. Então, até na China existe uma boa marca de lâmpada de farol, e que já domina o mercado brasileiro.
É bom lembrar que este post também vale para todas as outras lâmpadas do seu carro. Então use de sabedoria e não se engane, e também não deixe outros te enganarem com relação à comprar uma boa lâmpada de farol.
Marcas intermediárias de lâmpada de carro
Temos as marcas intermediárias de lâmpadas de farol, mas de qualidade. A Tesla e Multilaser, são produtos que cada vez ganham mais espaço. Não são originais, mas percebemos uma grande melhoria na qualidade do material e durabilidade melhor.
Essas não estufam, como as da foto, são mais baratas e têm um durabilidade que pode surpreender.
Qual a melhor lâmpada para farol?
Pergunta difícil. Existem leis no Brasil para o uso de lâmpadas de farol. Basicamente, é: tem que ser a original do carro! Mas, tecnicamente, a melhor é lâmpada de Xenon. Somente as que saem de fábrica não são proibidas, não levam multa ou apreensão do carro.
Sim. Lâmpadas de xenon estão na lista negra do CONTRAN. Os motivos são óbvios. A segurança de outros é mais importante que ter o seu caminho super iluminado. Quando escrevemos “lâmpadas”, é para indicar que a instalação em carros comuns, sem seguir a legislação, é que está proibida. Vários fatores estão envolvidos quando um veículo sai de fábrica com conjunto óptico de lâmpadas a gás, ou xenon.
Como funciona a lâmpada de xenon?
São lâmpadas sem filamentos, como as de faróis comuns. E como elas acendem com tanto brilho? Ela possui em seu interior um gás chamado xenônio (daí vem o nome como a conhecemos) que é ativado por um pequeno reator fazendo o gás brilhar em alta intensidade. Nesse processo estão envolvidos milhares de volts!
O faróis de fábrica possuem um sistema que diminui o ofuscamento que ataca o carro vindo de outra mão. São pequenos motores acionados por sensores que identificam se o veículo está subindo ou descendo uma via. Ou seja, existe um controle de nível do farol em relação ao solo. Qualquer farol que não seja assim trata-se de uma adaptação de xenon, o conhecido kit encontrado em lojas de artigos importados.
Mas existem outros tipos de lâmpadas que também são proibidos. Foi moda por um bom tempo a instalação de lâmpadas de 100 por 90 Watts. São lâmpadas com o dobro da potência das que saem de fábrica em seu automóvel. Do mesmo modo que as lâmpadas de xenon, elas ofuscam outros motoristas que vêm em sentido contrário.
Mas, por outro lado, essas lâmpadas, ao contrário das xenon, esquentam muito e sobrecarregam o sistema elétrico do seu carro. Alguns profissionais instalam os famosos relés duplos, que suportam até 400 Watts. A última informação que tivemos sobre essa lâmpada é que ela foi proibida de ser fabricada pelas autoridades. É muito difícil encontrá-la no mercado. O mesmo acontece com as lâmpadas super brancas.
Lâmpada de Xenon pode dar multa?
Sim, você pode ser multado. Em uma blitz, o veículo é multado em 195 reais e é considerado uma falta grave, onde o motorista perde 5 pontos na carteira. O carro também pode ser rebocado se o motorista não “consertar”, ou retirar o xenon. Como isso é quase impossível de se fazer em uma blitz, com certeza o carro vai ser ficar retido em um pátio.
Sem dúvida, é um risco para todos esse tal de xenon!
Farol de led é permitido?
Muitas vezes queremos trocar a lâmpada do nosso carro por uma mais moderna, ou aparentemente mais forte, como a lâmpada de led, tão comum no mercado. Isso pode dar uma sensação de maior segurança. Mas farol de led é permitido? E outros tipos?
Infelizmente o código de trânsito diz ser proibido usar iluminação, de qualquer tipo, que não seja original. E original de fábrica é o que o manual do carro diz, caso não soubermos dessa originalidade.
Farol de led para moto
Isso também vale para qualquer veículo, inclusive farol de led para moto – e até farol de led para trator também tem que ser original de fábrica.
O mesmo acontece com lâmpadas tipo Xenon e até para lâmpadas halógenas (comuns) com potência maior que a original, a famosa 100×90 Watts. Lâmpada super branca também entra nesta lista.
Farol de Led dá multa?
Sim, dá multa (Veja aqui). Conforme for a situação, local da lâmpada, por exemplo, pode ter até apreensão do veículo, embora mudanças recentes do código permitem fazer o reparo ou a troca da lâmpada no local da blitz .
Mas a multa ou advertência será aplicada pela autoridade. Muitas vezes, em carros mais modernos, o que atrapalha a iluminação dos faróis pode ser a lente precisando de polimento e reposição do verniz dela.
Regulagem de farol do carro
Uma regulagem do farol deve ser feita como parte da manutenção. Muitas vezes, ao efetuar a troca da lâmpada, ela é mal posicionada mudando completamente o foco e a luminosidade.
Por isso, sempre que trocar a lâmpada do seu farol, faça uma regulagem ou alinhamento deles. Lojas ou oficinas mais modernas tem que ter esse alinhador. Somente tirar uma e por outra é arriscado, inclusive para a integridade do farol. Pode derreter internamente.
Resumindo
1 – É proibido? Sim.
2 – Dá multa? Sim?
3 – Pode ser apreender o veículo? Sim, mas pode trocar a lâmpada no local.
4 – Quais são as opções? Originalidade.
Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Coloquei lâmpada autto x no meu carro, e gostaria de saber algumas informações ex. Durabilidade, qualidade, fabricante, etc…
Olá Carlos. Se for a Philips X extreme é uma lâmpada de boa qualidade e iluminação excelente. A durabilidade é a mesma que as originais , embora o preço seja meio salgado aqui em BH. Mas se não um produto Philips ou outra maraca nacional, trata-se de um produto duvidoso. Neste caso o pior será a pouca durabilidade. Abraços.
Boa tarde Fernando,
Você sabe dizer se uma lâmpada de LED chamada “Ray X” é boa? Obrigado.
Olá André. Led é meio complicado e até a Philipis tem recalmações. O grande probela é a durabilidade do produto. No caso dessa marca existem reclamções por durar 4 a 5 meses. Então, depende do preço, da instalação, e da boa garantia da fábrica. No caso da ray x o atendimento ao consumidor é bem elogiado.
Falou, Falou e não disse nada….vc deveria citar os modelos das lampadas e não somente as marcas, a Osram por exemplo fabrica vários modelos…. E pra fazer, faça direito…
Olá Vander. Este post é sobre a melhor marca e não sobre modelos de lâmpadas.Sabemos que existem muitos modelos dependendo do carro. Já as marcas realmente se diferenciam muito em qualidade, e esta foi a intenção deste post. Mas é uma boa ideia escrever sobre qual é o melhor farol, ou conjunto ótico entre o carros nacionais. Abraços e obrigado por participar.
Os dois faróis do meu carro queimaram de uma só vez. Fui a concessionaria pois o carro ainda está na garantia. Ja era final de tarde anoitecendo e eu com medo de ser multada a noite por não estar com o farol aceso. Disseram que a garantia não cobre lampadas e me trocaram Lampadas H7 OSRAM 12v 55 w Original me cobraram 103 reais cada lampada. Fui conferir em uma loja de auto peças e na internet e constatei que os preços variam de 25 a 40 reais porem não esse absurdo. Acabo de enviar um email à montadora e estou me sentindo lesada. Vc pode me elucidar em algum parecer tecnico sobre isso?
Olá Maria Tereza. De fato as peças de autorizadas são mais caras e sao as mesmas que encontramos em lojas de peças.O argumento deles é que a fábrica tem um controle de qualidade em cima das melhores peças que as fábricas de lâmpadas tem. Na minha opinião eles apenas trocam a embalagem. Dizer que as lampadas não tem garantia é assumir que o produto é o mesmo que custa 40 reais. Todo produto tem garantia legal de 3 meses que passa a valer quando ocorre um defeito oculto, que e o caso, pois queimaram as duas. Mande um email também para a fábrica das lampadas e passe a troca-las em uma auto elétrica de confiança.
Ola fernando! Tudo bom
Então eu tenho uma ecosport 2013 freestyle e acho o farol dela muito pouca iluminação as lâmpadas sao 55|60 ,marca osran você recomendaria outro melhor ? E se tem que colocar o relé?pbrigado
Olá Edilson. Sim. Existem lâmpadas mais fortes. Mas não são permitidas e podem gerar multas. Existem as lâmpadas de 100 watts que precisam de relé duplo e dobram a capacidade de iluminação. Mas é preciso ter em mente que ofuscam outros e podem causar acidentes. Por isso foram proibidas.
Queria saber se a multilaser super branca e boa? Encontrei na internet por 19,90 e queria saber se ela e boa mesmo.
Olá Matheus. Não conheço a marca. Mas veja a potência dela. Se ela for de 100 por 90, então um relé duplo tem que ser instalado também.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
Matheus bom dia,
Instalei as multi laser super branca em Jun/2018 e não são boas, iluminam pouco.
Estou preparando ou philips x-treme ou osram nith braker
Amigo tou pensando em trocar a lampada do meu corolla 2007 a luz alta
Estou em duvida entre a super branca e a de led ambas importada.
Qual a melhor?
Qual ilumina. Mais?
E qual tem mais durabilidade?
Obrigado
Olá Fabio. Grato por perguntar. Super branca é nula, esquece ela. O led é bom. Mas tem que pedir ajuda a um eletricista para instalar senão não funciona. Mas a durabilidade é pouca. A luz amarela, ou comum, é mais durável e seria a melhor se não existisse a xenon. Mas a xenon pode ser legal se for de fábrica ou seguir as normas do Detran quando instalada.
Fernando, por que vc diz que a super branca é nula? Qual é o problema dela? Vc conhece a marca skyway? Obrigado!
Olá fabio. Grato por sua participação. Me referi as lâmpadas de bulbo azul. Em teste com fotômetro uma lâmpada amarela (comum) registra maior claridade. É um teste simples que pode ser feito com máquina de regulagem de farol.De fato, não conheço a skyway, mas vou pesquisar ela e te dou um retorno. Mas o mais importante é que as lâmpadas superbrancas foram definitivamente proibidas com o carro ficando sujeito a reboque.Fique atento a isso. Mas existem lâmpadas que tem o bulbo azulado, mas clareiam como as comuns, dentro da lei. Pode ser o caso da Skyway.
As lampadas super brancas não são proibidas, muito pelo contrário, pois elas são halógenas assim como as originais dos carros.
Você pode me informar se a lâmpada h7 da marca prime e boa e tem boa iluminação a noite ou dia chuvoso.qual a melhor halogenados ou super branca.
Olá Mauro. Grato por participar. Desconheço a qualidade desta maraca. mas o importante é perceber a procedência. Se vem da Ásia é inferior, se vem da China ou RPC, é muito mais inferior, o que implica em menos durabilidade. Também desocnfie de preço bem menor. As boas marcas são Philips, Osram e GE
Olá tudo bem? Estou interessado em adquirir as lâmpadas da Philips Diamond Vision 5000k, minhas dúvidas são: Será q estarei fazendo um bom negócio? O carro é zero. E qnto se o produto é original ou não, como saber? Na caixa vem escrito made in polonia.
Obrigado pela atenção.
Olá Lucas. É um produto de origem excelente e que domina o mercado. Normalmente seus produtos tem boa durabilidade. Mas você tem que avaliar o preço, pois ela também queima como as outras da mesma marca. O que você está comprando é visibilidade melhor, mas talvez a um custo bem maior. Mas se não houver muita diferença de preço, vale a qualidade.
Tenho gol quadrado 95 e acho o farol muito fraco de 55w . Quero trocar esta lâmpada. Qual devo colocar dentro das normas do detran?
Olá Elio. Infelizmente as normas de potência de lâmpadas são as mesma para qualquer ano do carro. (menos para as Xênons que tem uma regulamentação rígida e muito cara). A potência permitida é 55/65 watts. O que mudou foram os faróis que se transformaram em conjunto ótico bem mais fortes, mas com as mesmas lâmpadas. No caso do seu carro instalam a lâmpada 100/90 junto com um relé duplo. Mas ela também não é permitida.
O foco do seu farol deve ter acabado. Tem que colocar faróis novos.
Boa noite, Fernando! Tudo bem?
Tenho um Punto 2014 e estou pensando em trocar as lâmpadas para dar um aspecto mais bonito. Gostaria de trocar
todas elas, baixo/alto, as Leds. Como não quero colocar porcarias no meu carro, devo ir de Phillips ou Osran? Será preciso 2
lâmpadas H4 e as Leds. obg
Olá Fabio. Eu gosto muito do resultado final da Philips, em termos de aparência. Digo isso porque a durabilidade é semelhante, de acordo com o tempo que o farol fica ligado durante o uso do carro. A outra diferença entre elas é o preço. A Philips é sempre mais cara, principalmente as estéticas que vem aos pares, muitas vezes até com os faroletes.
Fernando boa tarde!
Eu vou trocar as lâmpadas do meu carro, estou em dúvida se coloco as super branca ou as super LED, e qual marca, as lâmpadas são H4 e H3, você poderia me ajudar ?
Olá Carlos. É bom lembrar que as super brancas e Leds estão proibidas por lei. Tenho visto até apreensão de veículos por causa disso. Somente as originais de fábrica podem circular. As melhores marcas de lâmpadas comuns são> Philips e Osram. A GE vem em seguida.
Olá, amigo!
C já ouviu falar na marca ASX? Se sim, fale nos sobre ela!
Quero colocar super LED 6000lm e 6000k no meu carro!
O que acha?
Boa noite,
Fernando voce conhece a marca de lampada de freio de 2 polos gauss porque achei no mercado livre por 1,70 a unidade e a osram esta 3,50.
Existe muita diferença na qualidade das 2 ?
obrigado
abc
Olá Eduardo. Conheço sim. É uma marca intermediária recomendável apenas para luz de posição, no que se refere a durabilidade. O pólo do freio dura bem menos do que a Osram, por exemplo. O preço está bom se você for comprar quantidade.
ola fernando e a lampada h7 da gauss e boa
Ola Carlos. A Gauss melhorou muito de qualidade. O que tenho percebido é uma durabilidade maior do que antes, ainda mais com a obrigação de lugar os faróis nas estradas
Bom dia Fernando?
Tenho um golf 2013 e gostaria de colocar uma lampada que clareie melhor apenas no farol alto. Qual voce me indica juntamente com as especificaçoes dela?
Olá denis. Quase sempre modificar as lampadas para uma mais forte é ilegal. mas alguns instalam uma lâmpada de 100 por 90 mais um relé de farol duplo (essencial).
Salve, Fernando. Entre uma OSRAM H8 NIGHT BREAKER UNLIMITED, uma OSRAM H8 COOL BLUE INTENSE VISUAL XENON e uma PHILIPS H8 BLUE VISION XENON EFFECT, qual você recomenda? Desde já obrigado e um abraço.
Olá Ricardo. A H8 Philips tem agradado muito. É a qualidade junto com eficiência já comprovada.
Boa noite, existe algum modelo de LED que não necessite adaptação (plug and play) que supere em luminosidade as lâmpadas originais h4 e h11 no meu caso (halógenas)?
Boa tarde Fernando, poderia me informar se a lâmpada GAUSS H7 é boa e se é durável e se tem algum perigo pois, já troquei já que não havia lâmpada de marca na loja.
Olá Augusto. É intermediária. Já melhorou muito na qualidade. Perigo não tem. Mas a durabilidade é menor que uma Philips, por exemplo.
Bom dia Fernando, estou querendo colocar uma lâmpada super branca h7 na S10 nova e gostaria de saber qual marca seria a mais branca, pois mesmo alumas marcas boas a claridade fica um pouco amarelada.
Olá Pedro. Tem a Eagles. Mas é bom ter em mente que é proibido. Por isso existem essas lâmpadas de bulbo azulado, mas que acendem amarelado. Repare que são as grandes marcas que fazem isso. Talvez esse seja o caso da Eagles hoje em dia.
Obrigado pela resposta Fernando. Onde posso encontrar essas lâmpadas eagles e qual marca?
Na internet ou lojas de peças. Já outras superbrancas proibidas, aqui em BH, somente na internet.
Boa tarde Fernando!
Não consegui entender o seu post, no caso as lampadas osram e Philips sendo de origem chinesa são inferiores se forem fabricada no Brasil?
E as lampadas Multilaser, gerlux e rio estrela o que vc tem a dizer sobre elas?
Pois tenho enteresse em trabalhar na distribuição de lampadas automoveis e motos e gostaria muito que me auxiliasse nesse sentido. Desde já agradeço!
Olá Silvio. Obrigado por participar. Houve uma grande mudança no mercado de lâmpadas automotivas, principalmente nos últimos dois anos. Quase todas Philips que são vendidas no Brasil vem da China. Precisei de um tempo para avaliar a qualidade e percebi que é semelhante as fabricada no Brasil e na Europa. Evidentemente que existem as falsificadas, o que é outro caso. Se você comprar as lâmpadas em lugar com bom conceito, a qualidade vai ser a mesma (Philips, Osran, Ge), não importando a origem gravada na peça. Observei também que as lâmpadas horríveis ainda existem, mas bem pouco (como as que estufaram na foto). Essas são encontradas mais na internet. A Multilaser é um pouco inferior, mas melhorou muito. É um bom produto para ter uma margem de lucro maior e com qualidade. A Tesla também cresceu muito no mercado.Essas duas são muita usadas em Uber sem muita reclamação, o que atesta a qualidade. A única lâmpada que eu recomendo utilizar de marca Top é a H1, principalmente naqueles faróis que tem uma lente de aumento na frente. Ali a temperatura interna é bem maior e percebi que somente Philips e Osram duram bem. As outras H1, tipo Multilaser e Tesla duram bem menos, nesse caso. O mesmo vale para as lâmpadas de freio e faroletes. Somente no caso do Onix e similares que é melhor instalar uma marca original, tipo Philips. Questão de durabilidade. Gerlux, não conheço. Mas para saber se é um produto com qualidade, repare se o metal da base é firme ou entorta com facilidade. Também compare o acabamento com uma já conhecida. As diferenças são bem nítidas. Qualquer outra dúvida é só perguntar. Espero ter ajudado.
Bom dia Fernando queria saber se a marca Hella é boa, vc conhece?
Olá Marcelo. É uma marca internacional e de qualidade. Mas tem que comparar preços com a Philips e outras de primeira linha. Não vale se for muito mais cara.
Amigo! Tenho frota e posso te dizer com total segurança. Quando falamos na linha H (H1, H3 ….) Hella é muito superior a Philips! Reduzi meus custos com lâmpadas em praticamente 70% depois que troquei entre as marcas.
Em que questão de preço a linha standart da Philips e Hella estão próximas.
Verdade Wanderson. Também estou percebendo isso. A Hella está superando a Philips.
Fiquei na dúvida. Qual melhor marca, Philips, Osram ou Hella?
Olá Igor. Todas as três são top, sendo que a Hella entrou no mercado com força.
Oi Fernando, blz? Queria colocar uma luz branca na saveiro G7, uma lampada não tão cara mas tbm não queria uma de baixo nivel, poderia me indicar uma??
Normalmente esse tipo de lâmpada pode gerar multa ou até apreensão do carro. Mas a Philips lançou uma lâmpada de led, o que pode indicar que ela é legal. Nesse caso teria que ler as instruções da fábrica. Mas isso é, na minha opinião, apenas decorativo, não ilumina mais que as lâmpadas comuns. Até pode ser menos eficiente. Com exceção das xenon, que também precisam de uma licença do Detran.
Entendi, me fale mais marcas com um preço um pouco mais acessível, como as marcas medianas que você citou acima, e também sabe me falar um site onde posso comprar?
Teslla é uma boa marca,com custo benefício muito bom. Magneti Marelli é uma que é considerada original com preço mais baixo. A Eagle também. Quanto ao site, a melhor opção é procurar no mercado livre. Mas para lâmpadas de 100 watts (100/90), um relé Duplo tem que ser instalado ou pode derreter fiação e chave. O normal é 65/55 watts.
bom dia fermando
a marca GE É BOA
Bom dia Edson. Sim, a GE é primeira linha concorrendo com a Philips.