A linha da GM no Brasil tem uma característica comum em todos os seu modelos: códigos númericos que aparecem no painel do carro. (VEJA MAIS AQUI) O problema maior é como nós, motoristas, podemos entender esses códigos. É óbvio que, se em vez de números, aparecesse uma imagem ou uma frase, ficaria bem mais fácil de entender a informação. Sim, estes números são informações importantes sobre algo que não está funcionando no carro. É o que acontece com o código 351 e sua indicação no painel do Onix plus e outros modelos da montadora.

Código 351 Onix Plus – Significado

Neste caso o numero 351 pode não aparecer no painel, mas vai uma outra luz acende por causa dele: a de luz de injeção ou verificação do motor. Neste caso usamos um scanner para descobrir o defeito, que também é incado por um número. É ai que entra o número 351. Na verdade é “PO351” que vai acusar no scanner.

” Este código PO351″ significa defeito na bobina A da ignição do motor”

Sintomas

Mas pessoal, é muito provável que o motor do carro fica ruim, falhando ou com outros defeitos como a lista abaixo.

  • Motor fica bem fraquinho e falhando muito porque uma das bobinas não está funcionando.
  • Motor custa pra pegar, como se estivesse sem combustivel
  • A luz da injeção acende no painel (principal indicação de problemas assim). Observe a imagem abaixo.

Código 351 Onix Plus

Esta luz ou simbolo que se parece com um motor de carro, significa que algum problema está acontecendo com a injeção eletrônica. A bobina de ignição também faz parte disso. Por ser de cor amarela significa : atenção. O carro pode falhar ou até parar de funcionar. Deve ser levado até uma oficina especializada em injeção eletrônica. Mas, minha experiência neste tipo de problema , pode ser uma boa dica. O uso do scanner é apenas 50% do serviço. O restante é a experiência do profissional. Veja abaixo:

A bobina A apresenta um defeito no fio primário, ou na entrada dela e acusa este código. Mas outros motivos podem causar este defeito na bobina. São eles:

  • Defeito na própria bobina
  • Defeito na central de injeção
  • Velas ou cabos de velas com defeito
  • Chicote da bobina em mau estato  ou até em curto

Manutenção é fudamental para o bom funcionamento do seu carro. Até o estado desta bobina pode ser checado com o equipamento adequado. Existem no mercado scanners que conseguem medir a voltagem do primário da bobina nos possibilitando saber se ela está dentro dos parâmetros da fábrica ou começando a dar defeito. Isso pode ajudar a não ficar “na mão” com o carro em locais estranhos e horários onde não conseguimos assistência.

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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

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