Fusíveis do TL
O Tl vw é um dos modelos mais antigos produzidos pela montadora alemã no Brasil. Também é um veículo raro. Poucos circulam nas ruas, para não dizer quase nenhum. Neste post vamos publicar a lista de fusíveis do TL.
Como é o fusível do TL
Como todo Volkswagen antigo , o Tl vw usa de fusíveis tipo “cerâmica”, quando foi fabricado. Trata-se de uma peça de cerâmica com um filamento metalizado que é o fusível em si.
A parte de cerâmica é um mini dissipador de calor. Hoje já foi substituído por plástico como mostra a imagem abaixo. As amperagens também podem variar, como fusíveis de 8A, 20A e até de 30A. O Tl 1600 possui 10 fusíveis, o que é um número suficiente para a tecnologia da época.
Onde fica a caixa de fusíveis?
Essa caixa de fusíveis do TL fica no painel, lado esquerdo do motorista presa no local. Possui lâminas que seguram o fusível por pressão. Devem ser retirados com mais cuidado do que um carro moderno devido a proximidade com partes metálicas. Desligue o negativo da bateria para manusear esta caixa de fusíveis ou até para trocar um queimado.
Como trocar o fusível do Tl ou da Variant
Jamais troque um fusível que volte a queimar, mesmo que demore um tempo. Provavelmente existe um curto no carro ou em um dos acessórios que este fusível protege. Neste caso, tem que encontrar o curto para realizar a troca do fusível. Em caso de dúvidas um eletricista experiente deve resolver a situação.
Também não aumente a potência do fusível ou coloque objetos metálicos, fios etc para substituir o fusível, mesmo que seja temporário. Isso pode provocar queimaduras e até incêndio na parte elétrica do carro que possui fios grossos e inflamáveis. Veja na imagem abaixo os fusíveis do volkswagen tl 1600.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Quer consertar seu Tl?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Quer receber mais posts do Mãos ao Auto?