Luz de ré da Kombi
A luz de ré da Kombi funciona como a do Fusca, principalmente no caso dos modelos com motor antigo, refrigerado a ar. É até mais fácil de testar e trocar porque a Kombi é mais alta que o Fusca. Nesse post vamos analisar os defeitos da Kombi mais antiga.
Características
O que aciona a luz de ré é um interruptor que fica na caixa de marchas e é “ligado” quando engatamos a ré. Um sistema mecânico dentro da caixa aciona uma haste que empurra o pino desse interruptor e e liga os dois fios externos acendendo a luz de ré. Esse interruptor também é conhecido como cebolinha de ré.
Fica em cima da caixa e a princípio parece difícil de acessar. Mas tem uma lógica simples.
Possíveis defeitos na luz de ré da Kombi
- Verifique se a chave do carro está ligada
- Teste os fusíveis da Kombi (Veja aqui também)
- Interruptor de luz de ré simplesmente desligado. Isso é comum quando um serviço é feito por ali, como troca de embreagem ou no arranque
- Defeito no interruptor de luz de ré. Nesse caso é quando a corrente chega em um dos pinos da cebolinha de ré e não passa para o outro quando a ré é engatada, Tem que trocar a peça
- Luz de ré queimada. Tem que tirar e testar. Pode acontecer, mas é mais raro, pois usamos pouco a ré do carro.
- Fiação. Por ter uma parte elétrica mais simples, a Kombi costuma ter muitos fios caídos ou fora do lugar. Vale conferir os fios das lâmpadas de ré, se estão encaixados ou quebrados na parte de trás das lanternas traseiras.
Por fim, não insista se o fusível voltar a queimar, Também não faça adaptações ou aumente a potência do fusível. Se ele queima e queima de novo, então existe um curto no circuito que deve ser reparado