Quais carros estão isentos de IPVA?
É possível isso? Carros que não precisamos pagar IPVA? Sim, existem. Aliás, é coisa antiga e muito praticada. O que houve foi uma diminuição desses carros isentos de IPVA. A grande mudança é que temos uma situação que varia de estado para estado. Alguns isentam totalmente, outros diminuem o valor. O principal ingrediente envolvido é a idade do carro. Ou seja: isenção é para os carros mais velhinhos.
O que é IPVA no Brasil?
Segundo o Wikipédia temos a seguinte definição:
“O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.”
Resumindo
- IPVA é uma cota que tem como referência o valor do carro.
- Essa porcentagem varia de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, é uma taxa a de 4% em cima do valor venal do veículo.
Porque o IPVA no Brasil é tão caro?
No Brasil os estados usam a tabela FIPE para calcular o valor venal do veículo. Até aí tudo bem, é uma referência de mercado. Mas o problema é que esta tabela tem aumentado muito no Brasil utimamente e o IPVA aumenta junto.
Qual valor do IPVA 2024 SP?
É muito mais fácil calcular o IPVA através da alícota ou da porcentagem do imposto sobre o valor do carro. Óbvio que será um valor aproximado, mas já ajuda. Apesar de eu ser eletricista de automóveis, minha experiência de quase 35 anos também envolve questões com esta. Sim, clientes também buscam este tipo de informação. Como dito acima, em SãoPaulo temos uma porcentagem de 4% do valor venal do carro.
No caso de moto é 2%, o mesmo para ônibus, micro ônibus e máquinas. Já para caminhões a alícota ou o IPVA é de 1,5%. O interessante é o imposto para veículos de locadoras: 1%, o menor de todos.
Quantos carros no Brasil pagam IPVA?
Pergunta interessante, afinal são impostos, nossos impostos, que devem ser investidos no bem estar da população brasileira. No Brasil caminhamos para 50 milhoes de veículos que pagam IPVA. Para termos uma ideia do investimento é só fazer uma multiplicação da média de valores destes veículos e calculamos uma base de 3% deste valor. É um número bem alto. Isto pode chegar a 400 Reais por habitante do Brasil, ou por volta de 90 bilhões de Reais arrecadados por ano.
É seguro pagar IPVA pelo aplicativo?
A modernidade trouxe esta novidade para pagamentos, inclusive de impostos. Isto pode facilitar muito a nossa vida. Mas será que é seguro usar um aplicativo para pagar um IPVA?
Se for um boa escolha, sim é seguro pagar o imposto do carro desta forma. Então, o que vai ajudar é obtermos informações sobre o aplicativo. Eu fiz isto, clientes meus também, e nunca tivemos problemas.
Uma dica é se informar se o aplicativo usa a lei geral de proteção de dados. Uma consulta ao PROCON ou ao site RECLAME AQUI ajuda muito nesta escolha.
Tabela de insenção
Segundo a tabela abaixo, muitos estados brasileiro aplicam essa isenção até generosamente, com carros a partir de 10 anos de fabricação. Alguns podem ser total ou com bom desconto proporcional ao tempo de fabricação. Como exceção temos Minas Gerais e Pernambuco, que cobram a alíquota em todos os modelos registrados por lá.
Até algum tempo atrás, Minas Gerais também isentava carros com 12 anos de fabricação. Mas isso acabou e até criaram uma nova taxa: a de licenciamento. Também é importante saber que o seguro obrigatório ainda continua valendo para carros isentos de imposto assim, pelo menos por enquanto.
Afinal, o seguro DPVAT é para todos. pois o trânsito é de pessoas. Em caso de dúvida, sempre consulte o site do DETRAN do seu estado ou do local onde o carro é registrado.
CONHEÇA TAMBÉM
CURSÃO DE AUTO ELÉTRICA ONLINE COM ACOMPANHAMENTO!