Fusíveis do Ford Ka

Já publicamos os fusíveis do Ford Ka antigo – 97/98. Nesse post temos a lista dos fusíveis do modelo mais novo (2013/14), consultando o manual de fábrica do carro. Também vamos publicar quais são os principais relés desse modelo e suas aplicações. É um post que também serve como referência para modelos de ano aproximado. Pode haver mudanças de quantidade de fusíveis e acessórios, mas seria uma mudança pequena. Quanto mais moderno o carro, mais acessórios são instalados. Assim, iremos publicar em outros post os fusíveis de outros anos do Ford Ka.

Veja abaixo uma lista de fusíveis do Ford Ka 13/14. Primeiro temos o número, depois a amperagem e os acessórios protegidos. Essa caixa de fusíveis fica na cabine, a esquerda do motorista. Se não encontrar o fusível de determinado acessório, continue vendo a lista, pois dependendo do modelo ele pode estar em lugares diferentes. Também, confira em seguida uma lista dos relés e suas funções.

fusíveis do ford ka

Fusíveis do Ka 2013/14

 

1 – 15A – Ventoinha do radiador sem ar-condicionado.
2 – 15A – Bomba de combustível – Controle eletrônico do motor do veículo.
3 – 15A – Bicos Injetores – Bobina da ignição – Válvula termostática.
4  – 7,5A – Sonda Lambda 1 e sonda Lambda 2 – Sensor de velocidade (velocímetro)

5- Sem uso

6 – 10A – Setas
7 – 20A – Limpador e lavador do para-brisa
8 – 15A – Luz de ré / luz de freio / relé dos faróis
9 – 30A – Ventilador interno
10 – 10A – Farol baixo direito
11 – 10A – Farol baixo esquerdo
12 – 20A – Tomada 12 volts
13 – Sem uso
14 – 3A – Controle eletrônico do motor
15 – 15A – Farol alto
16 – 15A – Luz do compartimento de malas – Luz de cortesia – Rádio e afins – Tomada de diagnóstico
17 -3A – Painel de instrumentos / Ventoinha

18 – 15A – Farol de neblina 
19 – 3A – Sistema de áudio 
20 – 10A – Interruptor das luzes
21 – 10A – Ar-condicionado 
22 – 10A – Partida a frio

23 – 10A – Buzina
24 – 20A – Interruptor da ignição – Relé do inibidor de partida 
25 – 15A -Pisca-alerta e/ou Relé da buzina
26 – 20A – Desembaçador do vidro traseiro – Módulo de conforto
27 – 20A – Módulo de conforto
28 – 3A- Controle eletrônico do motor – PATS – Relé do controle
do motor e bomba de combustível
29 – 10A – Air bag
30 – 5A – Desembaçador do vidro traseiro – Relé da ignição – painel de instrumentos – Módulo de
conforto – Relé do ar-condicionado –  Ar quente 
31- 25A – Circuit breaker – Módulo de conforto

Relés do compartimento do motor

R1 – 40A – Relé da ventoinha – baixa velocidade
R2 – Sem uso
R3- 20A – Relé do ar-condicionado
R4 70A – Relé da ventoinha – alta velocidade

Relés da cabine
A – 20A – Farol baixo
B- 20A – Farol alto
C e D 40A – Controle eletrônico do motor –  Bomba de combustível
E 20A – Farol de neblina 
F 20A – Desembaçador do vidro traseiro
G – 20A – Sistema de partida a frio
H – 20A – Buzina
I – Vermelho- Limpador do vidro dianteiro
II- 70A – Ignição
III – 40A – Inibidor de partida
IV – 40A – Ventoinha 

Onde fica a caixa de fusíveis do Ford Ka antigo

Muitas vezes não sabemos onde fica a caixa de fusíveis do nosso carro. Consultar o manual do proprietário ajuda. Mas e quando não temos o manual? É o que acontece com a caixa de fusíveis do Ford Ka modelo mais antigo. Muitas vezes o manual simplesmente desaparece com o tempo e troca de donos do carro.

Mas existe uma lógica que quase todas as montadoras usam para instalar a caixa de fusíveis.

Caixa de Fusíveis do Ford ka

Na foto acima vemos a tampa da caixa de fusíveis do Ford Ka mais antigo. Ela fica do lado do motorista, embaixo do painel, a esquerda. O acesso é bem fácil, pois a tampa é de encaixe plástico. Basta puxar pela parte de baixo onde até tem uma cavidade.

A caixa de fusível fica bem evidente. São poucos fusíveis e ficam em uma posição que facilita muito o teste de todos eles. Para retirar o fusível podemos usar uma pinça de plástico que normalmente fica presa atrás da tampa. Mas na falta dela um alicate de bico resolve.

Também é relativamente fácil soltar essa caixa. Observe os dois parafusos de fixação dela no alto da imagem. Mas devemos solta-la apenas para ter acesso a outro componente que possa estar atrás dela, e não para trocar fusíveis.

No caso de fusível queimado, jamais troque a cor ou a amperagem dele. Isso pode danificar outras peças ou acessórios elétricos. Se o fusível voltar a queimar, não insista com outro. Isso é sinal de curto no circuito desse fusível e deve ser consertado.

Consulte nossas páginas de fusíveis. Temos listas de funções de praticamente toda a linha nacional de veículos e até de algumas motos. No caso de dúvidas, exponha ela nos comentários para podermos ajudá-lo. É bom ter em mente que não existe problema elétrico em carros impossível de resolver. Eletricidade tem uma lógica universal.