Defeito em rádio de carro
Um defeito em rádio de carro pode ser algo simples, que nós podemos reparar. Alguns defeitos podem exigir que se retire o rádio do painel, o que envolve ferramentas especiais e experiência. Nesse caso é melhor levar até uma loja especializada, pois pode quebrar partes do painel do carro.
Mas existem defeitos elétricos onde não é preciso retirar o rádio para reparar. Existe uma lógica de testes elaborada pela fábrica que pode ajudar. Nesse post explicamos um passo a passo para tentar resolver um defeito mais simples no rádio do seu carro.
O primeiro passo é ter o manual do carro em mãos. Caso não tenha, procure por um na internet. São bem comuns. Ou entre na nossa página de fusíveis. Ali temos muitas listas numeradas de vários modelos nacionais, inclusive carros antigos (VEJA AQUI).
Dicas para descobrir o defeito
1 – Fusível queimado na caixa de fusíveis. É nesse caso que devemos consultar o manual para localizar o fusível do rádio. Consulte o índice que fica nas últimas páginas procurando pela parte de fusíveis.
2 – Retire o fusível para um exame visual. Olhe contra a luz e observe se o filamento está rompido. Nesse caso o fusível está queimado. Troque por um igual, da mesma cor. Não insista se o fusível voltar a queimar (veja aqui).
3 – O rádio ou Cd acende, mas não funciona. Verifique se aparece a palavra CODE no visor. Nesse caso a bateria foi desligada. Também devemos recorre ao manual. Procure por um cartão que vem separado do manual. Nele existe um código (CODE) que deve ser digitado no rádio. Segue uma lógica bem simples, é só ler atentamente o procedimento.
4 – Fusível fora da caixa de fusível. Nesse caso podemos ter dois tipos: um fusível ligado em linha (instalação não original) ou um ou dois fusíveis na parte de trás do rádio. Nos dois casos tem que retirar o rádio do local, o que implica em recorrer a um profissional.
5 – Rádio queimado. É bem mais comum do parece. Depois de testado os fusíveis, fiação e tomada do rádio, é muito provável que tenha queimado a saída de som dele. Os alto-falantes também podem queimar. Mas nesse caso é mais raro queimar todos.
6 – Fiação com defeito. A tomada traseira do rádio pode se soltar ou até mesmo soltar um fio dela. Mas também pode apresentar defeito no lado do chicote que entra na caixa de fusível. É um caso de procura.
Um rádio, ou sistema de som pode ser de várias marcas. Também podemos melhorar a instalação e equipamentos que compõe o sistema. Um rádio e alto-falantes de qualidade duram mais, além de uma ter qualidade bem superior.
Meu rádio do carro quando eu ligo,nl as vezes não saí áudio, depois de um longo tempo começa a sair áudio, mais chiando. O áudio vai aumentando lentamente e depois as vezes ele vai baixando sozinho. Você sabe me dizer qual seria provavelmente a peça que está causando isso?
Boa tarde sr Fernando. Estou a contactá-lo de Portugal no sentido de lhe pedir um grande favor e me ajudar a resolver um problema que tenho no meu carro. É que já fui a 2 oficinas e não souberam resolver. Tenho um Peugeot 206 hdi e instalei um rádio original. O radio trabalha, quer o radio quer o cd, mas de +/- de 15 em 15segs interrompe e ouve-se um sinal sonoro anormal (um pi). Já experimentei comoutro radio de um outro Peugeot e faz a mesma coisa. Eu moro em Portugal estando por isso longe das v/instalações.
Se me puderem ajudar ficava-vos muito gratos.
Olá Carlos. Obrigado por participar no blog. Creio que o problema seja o número do chassi do rádio. Ele pode estar diferente do número de chassi na BSI. Este caso se resolve com um scanner que tem acesso também ao rádio ou sistema de som. Através do scanner aparece o número do chassi do rádio, anota-se ele, e depois entra na BSI e informa o número anotado. Este foi o exemplo mais próximo que tive em minha oficina que parece ser o mesmo do seu.