Quanto tempo dura uma bateria de carro? Eis uma pergunta interessante – e constante – da parte de nossos clientes. As baterias de hoje são bem diferentes das produzidas há 20 ou mais anos, quando existiam fábricas de baterias caseiras, ou com pouco recursos tecnológicos.

Essa mudança começou com a “falecida” Delco Freedom , que introduziu a primeira bateria selada no mercado brasileiro. Pelo menos a primeira que funcionou. Mesmo assim, os “protótipos” costumavam explodir nos carros. 

Foi a insistência na nova tecnologia que resultou na mais duradoura bateria já produzida no Brasil. Durante anos essa marca pioneira dominou o mercado de baterias, até que veio a separação da AC Delco da fábrica Delphi – e começou a decadência comercial.

A título de comparação, imagine o efeito se o Google fosse obrigado a trocar de nome. Ou seja, trocaram o nome da marca que estava vencendo.

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Mas o que pode influenciar em quanto tempo dura uma bateria de carro?

Evidentemente que a qualidade da bateria vai influenciar na sua durabilidade. Um bateria original, em um carro zero quilômetros, pode durar dois anos em média. Isso porque também vai depender do sistema elétrico do carro, como o consumo de energia de uma casa, por exemplo.

Existem alguns modelos, como o Honda, que acendem a luz da bateria por causa do tempo de uso. Essa tecnologia mede a resistência interna dela, que aumenta com o passar do tempo. (Veja o que significa a luz de bateria acesa no Honda Civic).

Mas existem casos mais raros de vida útil longa de bateria – e alguns modelos podem durar até 5 anos!

 

 

 

Quanto tempo dura uma bateria?

Propaganda da bateria que revolucionou o mercado brasileiro.

O grande problema foi o aumento do preço das baterias. Pois muitas fábricas seguiram o modelo acima e criaram suas próprias baterias seladas. Restou aos pequenos fabricantes a produção do que chamamos em nossa oficina de sub-bateria, um produto que valia o que custava: quase nada.

Moura ou Heliar? Qual dura mais?

A Moura é uma fábrica de baterias conceituada entre motoristas e reparadores. A Heliar é uma das marcas de uma fábrica gigantesca, mundial, que no Brasil também produz as baterias Bosch, Ac Delco e Magneti Marelli.

Mas a Moura e a Heliar são semelhantes em qualidade e preços. São as marcas de maior durabilidade no mercado e também dividem o mercado de baterias originais das montadoras. No caso de reposição, é sempre recomendado usar a bateria original com as medidas, amperagem, etc, recomendadas no manual do carro.

Como prolongar a vida da bateria de carro?

Bateria selada x bateria de manutenção: diferenças 

Muitos ainda acreditam que as baterias de manutenção duram mais do que as seladas exatamente por permitir um cuidado maior, como colocar água e manter a solução interna solta das placas. Então, no caso de uma bateria não selada, verificar o nível de água delas vai aumentar sua vida útil.

Mas isso não é algo que podemos fazer em casa, pois ela possui ácido altamente corrosivo. E a sua densidade interna deve também ser medida com ferramenta apropriada. Em carros mais modernos uma bateria de manutenção tem baixa durabilidade e nem é indicada pelas fábricas de automóveis.

Já a bateria selada exige muito menos manutenção, pois sua água ou solução interna dura por toda vida útil da peça.  A introdução da bateria selada no Brasil foi uma necessidade urgente devido as mudanças que começavam a ocorrer com a parte elétrica dos nossos automóveis e o acesso restrito a essa nova tecnologia de energia. De fato, essa parte elétrica aumentava o consumo com novos acessórios e tecnologias, o que exigiu mais atenção do proprietário do carro através de uma manutenção em intervalos menores. A bateria selada não tem manutenção. Acabou, troca-se.

Alternador e a bateria 

Nos dois tipos de baterias, o alternador também tem que ser avaliado. A durabilidade delas depende do bom funcionamento do alternador, que é o responsável por manter a bateria com carga. Se ele carregar pouco, a bateria fica fraca e as placas internas podem endurecer. Se o alternador carregar com excesso, pode simplesmente secar a bateria e provocar curto interno. 

Como saber se a bateria do carro está no fim?

1 – Tempo de uso. Uma bateria com mais de dois anos pode pifar a qualquer momento.

2 – Partida pesada. Quase sempre é sintoma de bateria antiga e com muito uso. Neste caso o carro também tem ser inspecionado, como defeitos no arranque ou motor de partida.

3 – Aspecto geral da bateria. Procure por zinabre nos pólos da bateria. É um pó verde e abundante, fácil de perceber. Depois de limpar o zinabre, a bateria deve ser testada

4 – Cheiro forte de ácido. Neste caso a bateria pode estar com sobrecarga ou nem funciona mais.

Quando é a hora de trocar a bateria do carro?

É uma pergunta interessante. No Brasil temos o costume de trocar a bateria do nosso carro somente quando apresenta os sintomas citados no tópico anterior. Mas é necessário esperar a bateria acabar para trocá-la? Se imaginarmos que a bateria pode pifar em qualquer lugar, não tem sentido esperar o fim dela.

Imagine ela te deixando na mão em um Shopping, ou na garagem de casa em uma emergência, ou em uma rua erma e perigosa. Existem inúmeras situações desagradáveis onde uma bateria de carro pode simplesmente parar de funcionar. Isto significa que o carro também para, te deixa na mão.

A recomendação é dois anos de uso, no máximo três anos. Depois deste tempo ela pode “morrer” a qualquer momento. Por isso, tenha em mãos o certificado dela. Ali informa o tempo de uso. Mas, na falta dele, o data de fabricação fica gravada na bateria e já é uma boa referência.

Quanto custa para substituir a bateria de um carro?

O custo de uma bateria de carro varia muito de lugar para lugar. É um produto que sobe constantemente de preço devido, principalmente, à matéria prima mais usada, que é o chumbo. Temos aí um mercado internacional e um produto raro. O Brasil, por exemplo, produz muito pouco chumbo. Por isso a sucata da bateria tem um excelente valor no mercado, pois o chumbo dela é totalmente reciclável ficando com a mesma qualidade de chumbo cru ou novo.

A preços atuais, uma bateria de marca ou original pode custar entre 400 e 600 reais, dependendo do modelo do carro. Se for um veículo com Start Stop, o custo vai nas alturas, chegando a mais de 1000 (mil) reais no mercado.

Quanto a troca ou a instalação, quase sempre a revendedora instala sem custo adicional. Lembrando que a venda é sempre feita na troca. Ou seja: sua bateria velha é levada pelo revendedor. Se você não quiser deixar levar haverá um aumento no custo da bateria.

As marcas de carros podem interferir na duração de uma bateria?

No caso da melhor montadora (no quesito sistema elétrico), a Chevrolet, na sua linha de carros pequenos, está disparada na frente das outras montadoras em relação a durabilidade das baterias.

Esses carros possuem uma excelente parte elétrica que poupa, em muito, o desgaste da bateria. A estranha coincidência é a marca da bateria original de fabrica da Chevrolet: AC delco… Vai entender. Por outro lado, a Fiat evoluiu muito neste mesmo aspecto.

É possível recarregar uma bateria de carro?

Sim, é possível. Mas somente no caso de dúvidas se ela está ruim ou simplesmente descarregada. Uma bateria muito antiga não vale muito a pena recarregar. É salgar carne podre, como dizem por aí. No caso de ser uma bateria com pouco uso ou pouco tempo de compra, a recarga deve ser feita.

Em carros que ficam muito tempo na garagem, também podemos recarregar a bateria. Mas é bom ter em mente que isso feito constantemente pode diminuir a vida útil da bateria. O correto é ligar o carro constantemente para que o alternador mantenha o nível de carga ideal.

Uma bateria que descarrega com frequência, por falta de uso, pode endurecer as placas de chumbo e não pegar mais carga, mesmo que seja nova.

Arrancar carro sem bateria

É uma situação difícil. as opções são: usar uma bateria auxiliar, neste caso é bem improvável ter uma a disposição, ou arrancar atraves do tranco. Isto seria empurrar o carro com a ajuda de outras pessoas em um declive, usar a terceira marcha (com a chave do carro ligada), depois de embalado o carro soltar o pedal da embreagem para que o motor dê ingnição. Funciona mas existem riscos que podem danificar até o interior do motor. Raros, mas existem.

Resumo: Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Depende do uso, como ocorre com qualquer acessório do seu carro.  Desde de junho de 2014 que o INMETRO interferiu na fabricação das baterias, exigindo que o que está escrito no rótulo seja realmente o que a bateria contém. Com isso, as sub-baterias perderam o mercado e hoje em dia a durabilidade se equivale entre as marcas mais conhecidas.

Sua bateria vai durar mais se seu carro for mais simples, sem ar-condicionado, som de competição, faróis anormais, etc. Nesse caso, ela pode durar anos. Mas na média, em um carro com todos os equipamentos de fábrica, uma bateria dura entre 2 anos a 2 anos e meio ou três, com algumas exceções. leia aqui sobre garantia de bateria) 

Os primeiros sintomas do fim da vida útil de uma bateria são evidentes, com o motor parecendo girar pesado na partida, ou o rádio desligando também na partida. Se isso acontecer uma vez, não deixe acontecer outra vez. Você pode ficar na rua. Então, providencie rapidamente a troca de sua bateria.

Quanto tempo dura uma bateria de carro – outras perguntas frequentes 

Quanto tempo dura uma bateria de carro em climas frios? Em média, as baterias tendem a durar menos em climas frios, devido à maior demanda de energia para iniciar o motor.

Posso substituir a bateria do carro por conta própria? Sim, desde que você siga as instruções do fabricante e tenha as ferramentas adequadas. Se não tiver certeza, é melhor procurar um profissional.

Como descarto corretamente uma bateria de carro antiga? Baterias de carro contêm substâncias tóxicas e devem ser descartadas em centros de reciclagem apropriados. Muitas lojas de autopeças aceitam baterias usadas para reciclagem e, no geral, a venda de uma nova bateria é feita com a troca da anterior, que é encaminhada para reciclagem. 

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.