Buzina do Fox
A buzina do Fox é do estilo comum, muito semelhante a buzina do Gol e outros carros da Volks. Basicamente fica localizada no compartimento do motor, embaixo, lado esquerdo. É bem óbvio de trocar. Mais abaixo ensino como trocar esta buzina do Fox e outros da Volks. Mas nesse post vamos analisar alguns dos possíveis defeitos que pode acontecer nesse tipo de buzina. Veja a lista abaixo.
- Fusível queimado. Um fusível de buzina pode queimar até por excesso de uso, muito comum em comemorações, por exemplo. Mas também podemos ter um curto. Nesse caso o fusível novo vai queimar assim que tocarmos a buzina. Pode ser curto na fiação, tomada, ou até na própria buzina.
- Outro acessório em curto. É comum um fusível proteger mais de um acessório. Por exemplo: o fusível da buzina do Fox também pode proteger o rádio ou uma farol auxiliar.
- Fiação com defeito. Nesse caso pode ser fio interrompido ou no chicote ou na tomada que encaixa na buzina.
- Defeito no volante ou acionador da buzina. Pode ser na almofada do volante ou no reparo atrás dele e no comando de seta. Nesse caso tem que retirar o volante e fazer testes específicos. Mas se o carro tem Airbag não tente realizar o serviço. Leve até um profissional.
- Buzina simplesmente queimada. É o defeito mais comum no caso de buzinas. Ela pode queimar por uso, por contato excessivo com água ou lama. Esse é o primeiro teste a ser feito. Quase sempre usamos uma lâmpada de testes na tomada. Se ela acender quando a buzina é acionada o defeito está na buzina.
- Mau contato. A buzina do Fox pode apresentar mau contato na tomada ou no seu interior, Algumas aceitam limpeza e regulagem. Mas tem ser feito na bancada.
Basicamente todos os carros tem um sistema elétrico de buzina semelhante. Alguns podem ter relé auxiliar. Mas quase sempre isso acontece quando a buzina tem apenas um terminal ou para simplesmente auxiliar o acionamento da buzina. Veja abaixo como faço para trocar a buzina do Fox em minha oficina.
Este post serve também para o Gol 3 em diante e outros modelos da Volks que usam um motor parecido. Quase todos são idênticos. Trocar uma buzina pode ser algo extenuante. Mas, em alguns casos, para leigos, não é impossível realizar esse serviço. É cansativo, porque a maioria delas fica na parte de baixo do carro, atrás do para-barro, ou mesmo escondida atrás de muitas outras peças. Algumas exigem até a retirada do para-choque do carro. Mas não é o caso do Fox, apesar de também ficar em baixo.
Como trocar a buzina do Fox
Um pouco de esforço e planejamento facilita em muito o trabalho. Tudo que fazemos na vida exige isso. Eu sempre costumo dizer que, na maioria dos carros, existe uma lógica na instalação de seus acessórios e componentes em geral. Por isso foi escrito acima que um planejamento é essencial. Fazendo isso seguiremos passos que levam a um caminho, ou serviço, óbvio.
Localizando a buzina
Para localizar a buzina do Fox, fique de frente para o carro. Ela está a sua esquerda, embaixo, perto do farol. Não existem capas e outros (as) protegendo ela. Ela está bem visível e possui uma tomada de dois fios com alavancas laterais que devem ser pressionadas para soltar a tomada. Muitas vezes ela agarra por ficar mais exposta a poeira e barro vindo do asfalto.
Como esta buzina possui duas lâminas de suporte, e também duas porcas entre essas lâminas, a retirada da buzina do Fox fica mais fácil soltando as duas porcas menores que prendem o conjunto inteiro na longarina do carro. Mas uma vez lembramos para perceberem o óbvio ou a lógica do serviço.
Na foto acima estas porcas ficam na parte preta da lâmina logo depois da “curva” que a peça tem. Como dito, são duas porcas que saem com um chave de 10 milímetros. Se a buzina já foi testada e está queimada, basta trocar por um nova seguindo o sentido inverso da desmontagem.
Mas lembre-se: trabalhe em segurança, sempre acompanhado de alguém e com a roda do carro calçada. Também não deixe a chave do carro ligada durante o serviço. Em caso de dúvida, procure um eletricista de confiança.
Boa tarde, Fernando
Tenho um Fox Prime 2012 e ontem à noite ao rodar bastante nas marchas 1, 2 e 3 e algumas ré devido necessidade de manobras…Derepente a buzina acionou mas, não parava, senão ao desligar o carro… Ao desligar o carro tentei ligar de novo e a buzina soou sem parar…Constatei que ao girar a chave ou ligar o carro a buzina não parava de tocar chamando atenção de muita gente…então levantei o capo soltei o cabo da buzina, porém girei a chave e mesmo assim continuou buzinando. Como última alternativa consultei manual e vi que o número 41 era o fusivel da buzina e dai retirei-o e o problema da buzina ligada parou… Então, agora preciso saber aonde está o problema: é a buzina com defeito ou é o cabo com curto?
Poderia me ajudar por favor?
(12)99120-5703 zap
Olá Marcos. É provável que o defeito esteja onde apertamos para a buzina tocar. Tem retirar a capa do volante e verificar as molas e a paleta da buzina que fica entre o volante e o comando de será. Mas se o carro tem airbag o serviço tem que ser feito em oficina.
TENHO UM FOX 2013 ,LEVO O CARRO NO MECANICOELE TIRA A ALMOFADA DA BUZINA E ELA VOLTA A FUNCIONAR DER NOVO , MAS DEPOIS QUE DESLIGA O CARRO A BUZINA PARA DE FUNCIONAR .( A BUZINA JA FOI TROCADAMAS O PROBLRMA PERSISTE)
Olá Max. O teste tem que ser feito no volante e no comando de setas e limpador,pois a fiação da buzina passa por ali. Pode ser fio quebrado, contato no comando com falha e até relé de buzina se tiver um. Não é difícil de resolver, mas é um trabalho de procura, seguir a corrente a partir do volante. Tem que ser eletricista de automóveis com experiência.