Existe seguro para carros antigos?
O que é considerado carro antigo por uma seguradora? O fato é que existe uma recusa para carros com mais de 20 anos de uso. Então, essa seria a faixa de tempo para conseguir um seguro para carros antigos. Por que é assim? Muitas vezes um veículo com mais de 20 anos saiu de linha e encontrar peças, principalmente originais, fica mais difícil. Isso dificulta o conserto, encarece o serviço e acaba não compensando para a seguradora.
Muitas seguradoras também consideram um carro assim como alto risco de sofrer um acidente. Teoricamente, a manutenção dele é baixa, a tecnologia ultrapassada e sem peças de reposição, como dito acima. Isso é visto como fator para mais acidentes. Mas existem seguradoras que assumem o risco e oferecem o seguro para veículos com mais de 20 anos. Quase sempre o mais oferecido é contra furto e roubos. É conhecido como seguro não compreensivo.
VEJA AQUI SOBRE SEGURO PARA UBER
O que é um seguro “compreensivo”
Um seguro chamado de “compreensivo” é basicamente aquele que cobre:
- Incêndios e similares (raios e explosão)
- Acidentes com danos causados por outros ou terceiros
- Batida também envolvendo capotamento do carro
- Enchentes e chuva de granizo
- Queda de árvores ou outros no veículo
- Furto ou roubo do veículo
Também podemos colocar como cobertura de um seguro compreensivo danos por furacões e serviço de atendimento 24 horas. Ou seja: é completo. Mas o que nos interessa é a cobertura para furto e roubo. Por quê? No caso de seguro de carros mais antigos, o “não compreensivo” é mais simples, com cobertura única podendo incluir perda total. Os acidentes mencionados acima não são cobertos para carros mais antigos dentro da avaliação da seguradora.
Vantagens do seguro para carros antigos (mais de 20 anos)
- Não há avaliação de perfil
- Mais barato e acessível
- Furto e roubo são bem comuns
- A assistência 24 horas pode ser incluída, o que aumenta a segurança de todos
Cada seguradora pode ter sua avaliação de quando um carro é antigo. O preço também varia, o que implica em pesquisar o mercado, o conceito da seguradora, etc. Procure se informar em sites de reclamação de consumidores e até com amigos que passaram por situações típicas.
OS MELHORES SEGUROS: COMO SIMULAR PREÇOS E COBERTURA ONLINE
Minha sugestão é que você cote o seu seguro online. Para isso, busque por seguradoras modernas e com atendimento digital: você descobre o preço sem compromisso de fechar negócio.
Eu sugiro a Youse, plataforma ligada à Caixa Econômica e que, dependendo do seu perfil, oferece até 50% de desconto!
- O passo a passo é simples:
- Clique aqui
- Aperte em cotar agora. Vale repetir, a cotação é gratuita e sem compromisso!
- Informe seus dados, incluindo a placa do seu carro – isso é importante porque afeta o valor que as seguradoras conseguem oferecer. Se for um veículo zero km ou quiser pular essa etapa, basta informar que “não sabe a placa”.
- Nas telas seguintes você precisa informar a marca do carro (Ford, Fiat, Volkswagen, etc), o ano de fabricação e o do modelo, a versão (Ka, Corsa, Fiesta, etc) e o tipo de combustível.
- Em seguida, informe seu endereço, data de nascimento e sexo – lembrando que essas informações são importantes porque todas elas alteram o valor do seguro.
- Clique em cotar. E pronto, você vai ter acesso aos melhores preços para seu veículo!