Carro não dá partida
Esse defeito pode causar confusão. Um carro que não dá partida pode significar algo diferente de um que não pega. Como assim? A partida está ligada diretamente a uma peça: o arranque ou “motor de partida”.
Quando se confunde um carro que não dá partida com um que não pega, muitas peças podem ser trocadas em vão. Quase sempre quem causa essa confusão é o propretário do carro.
A primeira peça que acusam é a bateria do carro. Como uma bateria pode ser trocada em domicílio significa que muito provavelmente a bateria não vai ser testada. Simplesmente vão trocá-la. Na confusão dos defeitos, o carro continua do mesmo jeito.
Carro não pega – Qual a diferença básica?
Para evitar a confusão devemos saber que um carro que simplesmente não pega, o motor de partida funciona. Consequentemente a bateria também. Por que? Um carro que não pega fica como um que não tem combustível. Ele gira, mas o motor do carro não pega. É a chamada pane seca.
Existe uma remota possibilidade de ter defeito na partida e no combustível. Mas seria uma baita coincidência. O que pode ocorrer é a insistência ao dar partida no carro. Como ele não pega a bateria pode arriar ou até mesmo pode causar danos no motor de partida.
“Ao procurar seu mecânico (ou eletricista) informe se o motor gira solto e não pega ou se o motor gira pesado e não pega. São informações básicas que vão definir o diagnósico e o orçamento.”
Carro não dá partida – Quais os possíveis custos?
Se a bateria acusar defeito, ele deve ser trocada. O preço pode variar entre 200 e 400 reais depedendo da marca da bateria e do modelo do seu carro. Faça uma pesquisa antes de comprar. Na dúvida peça um teste em domicílio. A maioria dos eletricistas faz esse teste de bateria.
Mas pode ser defeito no motor de partida. Nesse caso talvez a melhor alternativa é trocar a peça inteira por uma nova, principalmente se estragou por desgaste do arranque. Mas se ele estiver muito danificado, literalmente destruído, tem que descobrir a causa ou o defeito vai repetir.
Custos de um carro que NÃO PEGA
Se for diagnosticado que a bateria está boa, assim como o motor de partida, o custo pode ser simplesmente do combustível. Mas se voce tem o costume de rodar com tanque cheio ou com bastante combustível, então podemos ter outro defeito
O mais comum seria na bomba de combustível que fica dentro do tanque. O custo pode ser também algo entre 200 e 400 reais incluindo peça e mão de obra.
São defeitos parecidos mas que podem levar você a comprar uma bateria, trocar o motor de partida e/ou trocar bomba de combustível. Em vez de 400, o custo pode chegar a 800 reais.
Mas não deveria haver devolução de dinheiro e peças? Sim, se for erro de diagnóstico do profissional. Mas muitas vezes o cliente já manda trocar a bateria ou consertar o arranque. Isso é mais comum de acontecer do que pensamos.