Tanque de combustível do Fusca
É pequeno, mas existem menores. É durável e fácil de manejar. Afinal, é uma invenção alemã para tempos de carestia e guerra: funcional e barato. O tanque de combustível do Fusca é o mais conhecido dos modelos antigos da Volks. Feito de aço, suporta anos de uso, talvez décadas, como já descobrimos em alguns Fuscas.
O tanque do Fusca possui boia indicadora de nível que pode ser elétrica ou até de cabo. Embora seja de funcionamento bem simples, é o defeito mais comum que acontece nesse conjunto de tanque: marcar errado ou simplesmente não marcar. (VEJA MAIS AQUI)
Características e defeitos do tanque de gasolina do Fusca
- Fica no “porta-malas” do Fusca, debaixo do capô dianteiro. Embora seja perto do coração elétrico do carro, existe pouco perigo de curto. A engenharia é boa. O Abastecimento pode ser externo, como outros carros, mas existem alguns modelos que são abastecidos abrindo o capô.
- Em média tem capacidade de 40 litros. É uma boa litragem, mesmo para a época atual. Os carros antigos sempre são grandes consumidores de combustível, mas na época do Fusca a gasolina era muito mais cara. Tem uma autonomia de cerca de 400 quilômetros na estrada, pé em baixo, acelerando muito.
- A corrosão é sinal de fim da vida útil do tanque de combustível do Fusca. Já durou muito. Hoje em dia o álcool e outros aditivos da gasolina diminuem a vida útil dele. Mesmo assim é muito resistente.
- Tem bom preço se comparado com outros e por ser considerado um carro antigo com peças fora de linha. Ainda encontramos tanques originais usados ou ainda em embalagens originais. São vendidos pela internet na faixa entre 120 a 250 reais, dependo da marca.
- fácil de trocar. São apenas alguns parafusos e chapas bem evidentes. Uma chave em L é suficiente para a retirada. Também existem mangueiras em cima e por baixo, além da maior que serve para abastecer o tanque. Mas tudo segue a lógica simples citada acima.
É um serviço que qualquer um pode fazer. Mas o tanque tem que estar vazio para ser retirado. A bateria deve ser desligada pelo negativo e devemos prestar atenção em vazamentos quando instalamos o tanque novo. Mangueiras devem ser novas e adequadas, além de apertar bem as abraçadeiras.