Citroen. O que significa a marca?

Em outro artigo explicamos o que significa o nome da fábrica alemã – a Volkswagen – e descobrimos muitas curiosidades. Dessa feita iremos falar da Citroen, marca antiga e francesa, que tomou conta da Europa e se espalhou pelo mundo. No caso da montadora alemã o nome tem um significado bem direto que é “carro do povo”.

Mas no caso da Citroen temos uma situação que acontece muito no Brasil: o nome segue o dono. No caso, segue a família, algo bem parecido com o caso do Gurgel no Brasil e da Ford nos EUA, quando nos referimos a automóveis.

VEJA AQUI OUTRAS MARCAS E SEUS SÍMBOLOS

Amaral Gurgel, Henry Ford e André Citroen. Esse último fundou a Citroen automóveis em 1919. Sim, quase centenária. Porém André  não era um aventureiro no ramo, mas um especialista. Sabia bem trabalhar com produção em larga escala e tinha conhecimento de novas tecnologias. Bem no início do século 20 ele já tinha sua primeira empresa.

Citroen

Pois foi o desenvolvimento de como cortar engrenagens que levaram a famosa técnica de corte de engrenagens em V, imediatamente registrada por André. Basicamente as engrenagens passaram a ter o formato em V e foi empregada na indústria automotiva.

Mas é exatamente essa engrenagem em V que se tornou inspiração para o logotipo da Citroen, como o da foto acima: dois VV invertidos e sobrepostos, e que é usado até os dias de hoje. É bom ter em mente que a Citroen primeiro se especializou em engrenagens e depois mergulhou na indústria automobilista. Foi se espelhando no trabalho de Henry Ford que André criou seu primeiro modelo, o Type A, lançado junto com a inauguração da fábrica em 1919.

Citroen

Típica engrenagem em V

Vendas do primeiro modelo Citroen

Foi um sucesso! Dez mil unidades vendidas em menos de um ano. O Type A era uma carro barato para a época e muito rápido também. Podia chegar quase aos 70 Km por hora, o que foi uma proeza para a época. Também possuía partida elétrica em vez de manivelas. Outra novidade introduzida pela fábrica francesa foi a sinalização das estradas para melhorar a segurança dos motoristas franceses.

De fato, André foi um homem inovador. Seus carros estavam além do seu tempo e se espalharam pelo mundo, merecendo com louvor que seu sobrenome virasse uma marca famosa.

Como funciona a garantia da Citroen?

Então você comprou um Citroen zer e ficou na dúvida sobre a garntia. Já me perguntaram muito isso. O interessante é a não informação ou a falta de atenção do comprador, algo bem comum, afinal nós sempre ficamos muito animados com o carro novo e podemos esquecer de detalhes importantes. Mas a Citroen dá garantia de fábrica, em carros de passeio de sté tres anos. Isto para dfeitos de fábricação ou de algum material que não deu certo ou de pouca durabilidade, como a bateria, por exemplo, pneus etc.

Qual a vantagem de ter um C4?

Pessoalmente eu percebi ser um carro bem potente. Também gostei do design. O modelo Cactus tem um ótimo espaço interno, algo surpreendente. existem 5 versões diferentes do Citroen C4, inclusive com câmbio automático. O modelo é considerado um SUV.

Uma das vantagens que vi é a tecnoligia embarcada ou que equipa este modelo. Existem vários comando no volante, o que um grande conforto, vem com câmera de ré e seu painel é todo digital. Também possui um sistema de freios comnovas tecnoligias que permitem uma dirigibilidade segura.