Qual a diferença principal?

É muito comum em lojas de baterias ou oficinas, clientes solicitar um teste ou carga em bateria de moto. Quase sempre eles agem como se uma bateria de moto e de carro fossem iguais. Ou seja: imaginam que o que testa uma serve também para a outra. O mesmo acontece em relação a carga que pode ser aplicada nas duas. Mas existem diferenças entre uma bateria de moto e uma de carro? Além do tamanho o que mais pode ser diferente?

Tamanho da bateria

O tamanho diferente é bem evidente e isso é proporcional aos cuidados que cada uma deve receber. Embora sejam fabricadas com mesmo material, a carga aplicada, por exemplo, é diferente por causa do tamanho. Seria o mesmo que encher duas caixas de água, uma sendo bem maior do que a outra, com o mesmo tempo ou pressão de água. A menor vai transbordar. No caso das baterias isso vai depender da Ah (amperes/hora) da bateria, que representa uma medida de duração de carga da bateria.

Bateria de moto e de carro

Uma bateria de moto pode ter 4, 5, 6, 7 ou até 12 Ah. Já uma de carro possui números maiores como 36, 40, 45, 48, 50, 60, 70, ou até 90 Ah. Fica evidente que quanto maior o número, maior o tempo de carga. Uma bateria de moto pode carregar em uma hora se a corrente aplicada for do mesmo número de A especificado. Isso significa que uma bateria de 5 Ah – completamente descarregada ou perto disso – recebendo uma carga constante de 5 A e em repouso (carga na bancada com carregador), vai ter carga completa em uma hora. O mesmo vale para todas as baterias citadas. É uma conta simples.

bateria de moto

Repare a diferença entre uma bateria de moto (esquerda) e uma de carro

Preço

Já o custo é inverso. Uma bateria de motocicleta pode custar o mesmo preço ou mais que uma de carro, mesmo com menos chumbo – que é o material mais caro de uma bateria. Por isso uma sucata de bateria tem valor de mercado, ao contrário de uma bateria de moto com defeito e descartada. Vários podem ser os fatores para isso. Existem mais carros que motos e a fábricas de baterias automotivas estão no mercado brasileiro há mais tempo. Tecnologia de fabricação também pode encarecer o produto final.

Qual a diferença entre uma bateria de moto e uma de carro?

É tudo proporcional. Quanto maior o veículo, maior a capacidade da bateria e portanto o seu tamanho. O que não muda é a voltagem da unidade, cada bateria tem sempre 12 volts.

 

Uma bateria de moto pode ter capacidade de 5, 7, ou 12 Ampere/hora, enquanto os automóveis teriam 40, 48, 50, 60  etc. As baterias de caminhões e similares podem chegar a 200 A/h.

bateria-de-moto

Basicamente elas são formadas pelos mesmos materiais: chumbo, ácido e outras tecnologias secretas. Cada fábrica tem a sua guardada a sete chaves. Mesmo nessa situação o uso dos materiais é proporcional ao tamanho. Por isso uma bateria de moto é bem mais leve do que a de um carro, embora seja pesada para o seu tamanho reduzido. (o chumbo é  pesado).

Baterias de moto. Principais defeitos.

  • Moto parada. Uma moto com pouco uso estraga a bateria com mais rapidez, mesmo que seja uma bateria nova. Assim como nos automóveis, a bateria de moto precisa do “gerador”, que é um magneto, para ficar carregada. Por ser feita de placas mais finas ela estraga mais facilmente. Lembrando que a garantia de uma bateria de moto é de apenas 6 meses. Por que será?
  • Magneto com defeito. O magneto é a peça que faz a luz do farol da sua moto brilhar quando ela é acelerada. É nesse momento que ele carrega a bateria. Seu enrolamento de cobre costuma queimar e passa a não carregar a bateria.

magneto

  • Vida útil. É fato que uma bateria de moto dura menos do que uma de carro. Um ano seria um tempo razoável de durabilidade.
  • Uso indevido. A maioria das motos no Brasil são usadas indevidamente, ou seja, elas trabalham muito mais do que deveriam. Lembrando que pela lei toda moto tem que circular com o farol ligado, o que força o magneto e também a bateria. Quanto mais usada, menos dura uma bateria de moto.
  • Qualidade. Existem muitas marcas de baterias no mercado. Evidentemente que as mais baratas vão durar menos. Neste caso é uma questão de escolha sua.

Existem vários tipos de motos, mas este post é para veículos de baixa cilindrada e baterias de 5 a 7 A.

Capacete de motos e novas tecnologias
Já pensou ter informações digitais na viseira do seu capacete? Endereços, orientações de GPS, e até avisos reais do que está acontecendo atrás de você, tudo ao vivo, possibilitando maior atenção no trânsito a sua frente? Ficção científica? Não, guardada as devidas proporções, essa nova tecnologia já está sendo projetada. Todo essa tecnologia visa aumentar a segurança e está bem perto de ser uma realidade.
Usar capacete é obrigatório ao pilotar uma moto por ser um equipamento essencial de segurança, diminuindo muito os acidentes fatais.

Mas estudos indicam que essas novas tecnologias podem ajudar ainda mais a salvar vidas. São os chamados “Capacetes inteligentes”.Neste post trataremos de alguns avanços tecnológicos bem promissores, que podem até influenciar em mudanças da legislação de trânsito do nosso país. A obrigatoriedade do uso de capacetes assim, com certeza, é uma mudança que virá com o tempo.

Motos - Capacetes e novas tecnologias
Capacetes inteligentes
Aplicativos para áudio. Sim podemos ter aplicativos personalizados que usam os métodos de transferência de informações (como bluetooth). Podemos receber chamadas através do capacete já conectado ao telefone. Também pode haver comunicação com o carona sem a necessidade de gritar ou se distrair com a conversa. Também existem aplicativos que podem reduzir o barulho da rua, do motor da sua moto. Isso pode diminuir o cansaço, principalmente em estradas e viagens longas.

Motos - Capacetes e novas tecnologias
Viseira com informações
Não é algo futurista. Já existem capacetes chegando no mercado com um sistema chamado de “Built-in ar”. Sensores serão colocados dentro do capacete com a capacidade de avaliar o comportamento do piloto, como excesso de velocidade, o número de freadas e até o número de freadas bruscas, além de curvas fechadas feitas pelo piloto. Direto na viseira o piloto vai saber até as condições do tráfego e qual melhor atitude ele pode tomar. Tudo isso também é chamado de realidade aumentada.

Câmeras de segurança
 

Será possível ter uma visão em tempo real de 360 graus através de câmeras que transformarão a viseira em um acessório de ampla visão. Isso vai simplesmente eliminar pontos cegos que são grandes causadores de acidentes. Ainda como item de segurança, alguns capacetes podem ser equipados com uma terceira luz de freio sem fio e usando leds.

Outra novidade será um sistema que entrará em contato com alguém via internet ou telefone em caso de acidente. Isso é muito importante quando é uma viagem solitária, por exemplo. Sem contar que as imagens serão gravadas para uma análise posterior.
Muitos sonham com o lançamento de um capacete assim. Mas não é algo muito longe de acontecer. Tecnologia existe, basta um investimento das fábricas e um preço razoável para o consumidor final. Sim, o preço no Brasil vai ser essencial.

Potência. Esta é a diferença. Assim como o motor e tamanho, a lâmpada de moto também é menor dentro daquilo que ela foi projetada. As Lâmpadas de farol de moto são as mais diferentes. Tem praticamente a metade da potência das lâmpadas dos automóveis.

Lâmpadas de Moto. Diferenças básicas

1 – A de moto é de 35/35 Watts, alto e baixo., 12 volts.

2 – As dos carros são de 65/55, alto e baixo, também de 12 volts, podendo chegar até 100/90 Watts, mas essas já estão proibidas até de fabricar.

3 – Também existe uma muito parecida: a lâmpada de caminhão. Na aparência engana, mas além de ter 70 watts por 60, ela é de 24 volts.

lamapada de moto

Apesar disso, os encaixes são praticamente os mesmos, o que pode permitir uma troca de lâmpadas de carro com as de motos, e vice-versa. Mas não é uma boa ideia, além de ser proibido nos dois casos. Então, uma não substitui a outra.

Mudança de potência.

As consequências são óbvias: aumento de caloria, superaquecimento do farol, do seu vidro, ou plástico, espelho e tomada. Esta última chega a derreter.

Além disso, existe o gasto maior de energia, o que vai danificar o magneto (se houver) e vai acontecer uma sensível diminuição da vida útil da bateria. Ou seja: tudo é proporcional. As demais lâmpadas de uma moto são, na maiorias das vezes, iguais as dos carros. Na dúvida confira e compare a potência que vem gravada nas lâmpadas.

Quase tudo no sistema elétrico de uma moto é diferente dos carros. No caso do farol também temos  estas diferenças consideráveis

A lâmpada H4 é de fabricação antiga e ainda muito usada. Sua característica principal é um bulbo de vidro mais longo, pois ele acende as duas fases, farol alto e baixo na mesma peça. Queimou uma fase, se troca a lâmpada com suas duas fases. Outra vantagem é o baixo custo dela e a facilidade de encontrar no mercado.

Outro tipo de lâmpada de farol de moto

É possível a instalação de lâmpada de leds no farol de uma moto. Alguns motociclistas preferem esse tipo de iluminação. Gasta mesmo energia, por ser de leds, atrai esteticamente também.

Mas quanto a luminosidade vai depender do gosto ou habilidade do condutor. De fato, a capacidade de “clarear” o caminho é de suma importância e objetivo principal.

Consultar o código de transito também é necessário. Alguns dizem que a lei permite, mas quando ela é interpretada. Isso sugere uma conversa mais detalhada com a autoridade de trânsito, no caso de ser parado em uma blitz.

Ainda temos uma lâmpada de farol de moto mais diferente. Ela se parece mais com uma lâmpada de dois polos de carros, como a de freio e lanterna traseiras. Também é halógena e tem potência diferenciada. É conhecida como T19 e tem potência igual: 30/30 Watts. Normalmente é usada em motos menores e mais modernas. Mas ela pode ter uma ou duas fazes, dependendo do modelo da motocicleta.