Vela de carro
A maioria dos motores de automóveis são a combustão de gasolina ou álcool, ou os dois. Para que ocorra a queima temos várias peças. Entre elas existe a vela de ignição, a responsável final pela explosão do combustível. Até em carros a gás (GNV) a vela de carro é fundamental.
A função de explodir explica o nome dessa peça: vela de ignição, e é assim desde que foi inventada.
Seu formato também pode lembrar uma vela comum. Vela de carro em inglês se escreve “spark plug” ou plugue de faísca.
É exatamente esta faísca que caracteriza sua função de explodir ou iniciar a ignição para que o motor do seu carro funcione.
Por isso ele também é conhecido por motor a explosão. A localização das velas de carro é no bloco do motor, atarraxada nele e com um cabo elétrico em cima. São os cabos de velas.
Cada cilindro do carro tem uma o que define o número de velas de ignição de um motor.
Como funciona?
1 – O princípio básico é o mesmo de quando foi inventada.
2 – Uma corrente elétrica de alta tensão vem da bobina e é distribuída pelos cabos.
3 – Como a vela já está aterrada no bloco, ocorre a faísca e a explosão do combustível.
4 – Nos carros mais modernos o princípio é o mesmo. Porém, a eletrônica é usada em larga escala eliminando o distribuidor, rotor, etc. A bobina continua existindo, mas com novas tecnologias. Alguns modelos possuem uma bobina por cilindro ou por vela de ignição.
Nesse caso, de carros mais modernos, um defeito em vela, cabo ou bobina, pode acender a luz de injeção e ser diagnosticado com um scanner automotivo ou um computador apropriado.
Defeitos e sintomas
Já no caso de carros mais antigos, sem a tecnologia de injeção de última geração, alguns sintomas podem ser observados pelo motorista no caso de falha. São eles:
- Aumento de consumo de combustível. Se tem muito tempo que as velas não são trocadas o consumo pode aumentar sem o carro simplesmente falhar. A troca das velas e cabos melhora muito a economia de combustível.
- Carro falhando. também é conhecido por “motor rateando ou mancando”. Quando na lenta parece que vai apagar. Mas ao acelerar o motor, ele fica “soprando”. isso acontece porque uma ou duas velas podem falhar e o carro fica sem o cilindro correspondente. As velas e cabos devem ser trocados.
- O carro simplesmente não pega. Mas nesse caso ou ele já vem falhando ou pode ser defeito na bobina (s).
Na prática as velas devem ser trocadas dentro da manutenção programado do motor. O manual do carro sempre informa quando deve ser.
Na falta do manual, o próprio fabricante das velas estipulam uma quilometragem para a troca. Do mesmo modo que acontece com qualquer peça, a marca é fundamental.
Dê preferência as originais e cuidado com as velas falsificadas. Sim, elas existem. Procure uma loja conceituada para comprar as velas do seu carro.
Como trocar as velas do seu carro?
Esta dica é apenas para carros com velas voltadas para frente, ou para o radiador.
Para que servem as velas do motor? Para explodir o combustível dentro dele através de uma faísca que ela produz. Então, somente os carros movidos a combustíveis “explosivos” estão equipados com velas automotivas. Por exemplo, todos os carros flex, movidos a gá natural, ou apenas por gasolina ou álcool. Os que não possuem velas são os movidos a diesel, e evidentemente, os veículos elétricos. Estas velas acima fazem parte do conjunto de alta tensão do motor do seu carro. Isso significa que dão choques, mas somente com o motor ligado ou, ocasionalmente, apenas com a chave ligada. O primeiro passo é trabalhar com tudo desligado e o motor frio.
Por que? Com o motor quente os metais se dilatam e vai dificultar retirar a vela do bloco do motor. Então, como trocar as velas do seu carro? De quais ferramentas você vai precisar? Veja a lista abaixo.
Chave de vela (normalmente seu carro vem com uma junto ao estepe).
Um jogo novo de velas (confira comparando com a que você retirar do motor).
Um pouco de paciência, e também pouco olhares em volta.
Com o motor frio, de preferência pela manhã, solte o cabo de vela do primeiro cilindro (da esquerda para direita). Se houver capa protegendo o motor tente retirá-la com cuidado, procurando por parafusos ou encaixes
Use a chave de vela para desenroscar a vela no sentido anti-horário (para sua esquerda) a retirando totalmente do motor. Compare a vela antiga com a nova para confirmar ser a mesma peça. Coloque a vela nova e enrosque (para a sua direita) com a chave. Aperte até sentir a chave começar a pesar. Cuidado para não danificar a cerâmica da vela (parte branca) mantendo a chave sempre reta e bem encaixada na vela.
Em seguida ligue o cabo que você desencaixou no início. Repita a operação vela por vela. Por que? Para que você não se confunda depois com qual cabo vai em qual vela. Nesse caso, se você trocar os cabos, o carro não vai funcionar, e alguns “tiros”serão ouvidos vindos do escapamento.Também tenha cuidado para que nenhum objeto estranho caia dentro do motor pelo lugar da vela. Como último serviço, veja se algum cabo de vela ficou mal encaixado. Então, ligue o carro e repare se o motor está “ronronando”, ou seja, se não está falhando. Se você trocou as velas porque o motor estava falhando, e o defeito persistir, então será necessária uma visita ao seu mecânico de confiança.
Como trocar os cabos de velas?
Não recomendo testar os cabos de velas se eles são antigos ou o conjunto já rodou milhares de quilômetros. O correto é trocá-los junto com as velas, a não ser que sejam velas bem novas. O grande sintoma de cabo de vela ruim é uma falha visível do motor. Ele fica como se estivesse mancando, fraco, ou “soprando”dentro do capô. O problema também pode estar nas velas, cabo de vela frouxo, ou até em um dos bicos injetores. Neste último caso é um serviço para oficinas. É muito mais fácil do que trocar as velas, como demonstrado em outro post. Basta um pouco de atenção e cuidados com sua segurança. Talvez você nem vai precisar de ferramentas. Primeiro não ligue o carro, sequer ligue a chave de ignição, para que o circuíto dos cabos de velas fique completamente sem energia.
Como trocar os cabos de velas do seu carro. (somente para velas e cabos voltados para o lado da frente do carro)
Com o jogo de cabos novos em mãos, comece retirando o cabo da primeira vela da esquerda para a direita, depois retire a outra ponta da bobina, ou, se houver em seu carro, do distribuidor (carros mais antigos). Instale o cabo novo, comparando o tamanho deles, religando as pontas, a maior na vela e a menor na bobina ou distribuidor. Repita a operação como os outros cabos. Não retire todos os cabos achando que depois vai ser fácil colocar os cabos novos. A maioria dos clientes , e até mecânicos, se confunde e ocorre uma troca dos cabos. O ponto do carro está diretamente relacionado com esse fato. Com os cabos trocados, ou fora da sua posição correta, ao dar partida o carro não vai pegar e alguns “tiros”poderão ser ouvidos no escapamento.
Não vai sair um fogo como o acima, mas pode causar estalos que assustam. Na dúvida procure um mecânico de confiança. Mas se o carro ligar e o motor ficar “redondo”, então você fez um bom serviço.
Fernando, excelente materia!
Meu carro aumentou um pouco o consumo e meu mecânico sugeriu a troca das velas, já que estou com esse veículo a 3 anos e nunca troquei. Ele sugeriu comprar uma vela de IRIDIUM, disse que tem ponta de diamante e que vai diminuir o consumo em uns 15%. É verdade isso? Você conhece essa vela?
Encontrei uma NGK Iridium marca brasileira, e parece que tem outra americana que é mas cara. A diferença no preço dessa vela vale a pena?
Abraço!
Olá Daniel. Até prova contrária a sugestão é repetir a boa experiência que você teve com as velas antigas. Uma economia de 15 % é algo exagerado para qualquer novidade. A NGK brasileira é uma das melhores do mercado. Obrigado por participar com a gente.