É algo ilegal, mas muito comum no nosso país. O objetivo de quem vende combustível adulterado é faturar mais na bomba, diluindo o combustível “bom” com produtos que aumentam seu volume. Seria igual colocar água em um vasilhame de detergente. Quanto mais água, mais volume ele ganha e menos ele limpa. No caso de um veículo, uma gasolina adulterada ou acrescentada de produtos ilegais, pode danificar um carro e causar grandes prejuízo ao proprietário.
O que é usado para adulterar o combustível?
Pode ser com etanol. Mas outros componentes já foram encontrados como: aguarrás, solvente de borracha, óleo diesel e até querosene. O solvente d e borracha é o mais encontrado na adulteração de combustível.
Preço do combustível
Esse é o grande vilão da história: o preço do combustível. Com o preço nas alturas uma “promoção” de algum posto de gasolina atrai o motorista desavisado e com a boa intenção de economizar algum dinheiro. Mas uma gasolina muito barata, por exemplo, é um indício claro de ser combustível ruim.
Principais sinais de combustível ruim
- O carro muda muito. Observe se foi depois de abastecer em lugar desconhecido e com preço “em conta”
- O carro repentinamente demora a pegar ou até não pega mais. Uma gasolina ou álcool adulterado pode causar isso.
- O motor começa a falhar e ficar fraco, como se as velas estivem ruim. Combustível ruim pode danificar partes da alta tensão do carro, principalmente as que entram em contato direto com ele. As velas e filtro de combustível são um exemplo disso.
- Aumento drástico do consumo de combustível. Esse é um sintoma óbvio de adulteração de gasolina/álcool. Problemas na aceleração também podem acontecer.
- Derretimento de mangueiras por onde o combustível passa. Os bicos injetores também podem ficar sujo ou até queimar.
- A luz de injeção pode acender. Aliás esse é a principal causa para a luz de injeção acender. Combustível ruim pode afetar vários componentes na injeção, principalmente a mistura. A central da injeção fica meio “doida”.
- A bomba de combustível também pode estragar, principalmente se for um costume usar combustível suspeito.
Soluções
- Se possível esvaziar totalmente o tanque de gasolina descartando o combustível adulterado.
- Antes de colocar um combustível bom, mande limpar os bicos injetores, trocar as velas e filtro de combustível.
- Escanear a injeção e limpar a memória para trabalhar com dados novos. Se o scanner acusar alguma peça ela tem que ser testada antes de se optar por uma troca.
- Evite posto suspeito. Não abasteça seu carro somente porque é mais barato. Pesquise sobre o assunto na internet e procure saber se algum posto perto de você já teve problema com combustível ruim. A fama deles vai longe.