Esta matéria também vale para quase todos os modelos da família Palio da Fiat e alguns Unos.
O pisca-alerta do Palio é um acessório que faz parte do comando de setas do carro, juntamente com os faróis, limpador de para-brisa e buzina. É uma peça única. Por isso pode parecer que concertar o pisca-alerta implica em trocar o comando inteiro. Não é o caso.
Um defeito no pisca alerta do Palio e outros modelos do mercado, também pode influenciar as setas. Elas podem simplesmente parar de funcionar ou apresentar um defeito intermitente. É assim porque a corrente da seta passa primeiro pelo pisca-alerta e de lá é distribuída para a alavanca e lâmpadas da seta. É um sistema elétrico que não muda a décadas por ser bem eficiente.
Alguns modelos mais modernos usam uma central de pisca que substitui o sistema atual. Mas os modelos antigos têm conserto ou são no mínimo com menor custo, no caso de troca. Sim, existem alertas e setas bem mais caros do que aquele que pode estar equipando o seu carro.
Principal defeito
Além de quebra do alerta, o que é raro devido sua posição no carro (atrás do volante), o defeito que mais acontece é o alerta não parar de piscar, ou a seta parar, e ser necessário mexer na tecla para ela voltar a funcionar. Se você já tentou “calçar” o pisca alerta do seu Fiat, então ele está com esse defeito.
Devemos sempre ter um eletricista de autos de confiança. E eles sabem como resolver esta questão a um custo mais baixo. A peça acima é o pisca-alerta fora do comando. Ele é encontrado para compra na internet. Essa troca pode ser feita. Mas o grande problema é que o causador do defeito nessa peça continua no comando. Em médio prazo vai acontecer de novo. Agora reparem a imagem abaixo.
É a mesma peça, porém temos as duas molas ao lado. Com um procedimento simples, de 20 minutos no máximo, um eletricista retira o pisca-alerta, em seguida as molas, e monta de novo sem as molas. Tudo vai funcionar novamente. A diferença é que o botão do alerta vai perder as molas ou o efeito “vai e volta” que todos conhecem. Passamos a ter uma tecla de funcionamento liga/desliga, ou puxa e empurra.
É um serviço barato e prático. Nunca mais vamos precisar calçar o pisca-alerta para ele parar de piscar. O mais demorado é retirar o comando e fazer a “cirurgia” na bancada. Mas por 60 reais está bem pago, para quem tem prática. É aí que entra a confiança no eletricista citada acima.
Olá Fernando tenho palio acttrative 2009 Elx com computador de bordo e uma das minhas seta parou de funcionar o que pode ser? Já troquei achando que estava queimada e continua sem funcionar.
Se for somente de um lado pode ser comando ou defeito no BC. Fiação também pode causar isso, tipo alarme instalado. Verifique se todas as lâmpadas piscam com o alarme e com o pisca alerta.
Rapaz, estou com esse problema no meu carro.. fui em duas oficinas e me cobraram 400$ dizendo que tem que trocar o kit de seta. Não fiz e estou usando o carro com um calço no botao do pisca alerta. O dificil é achar mecanico de confiança e que nao quer passar a gente pra tras, aqui onde moro.
Olá Esdras. Existe uma solução bem eficaz. Tem que retirar as molas do pisca alerta. A única mudança é que o botão do alerta passa a funcionar como puxa e empurra em vez de apertar. Aqui em BH fica por 100 reais e nunca mais dá defeito. Alguns trocam a alerta. Mas o que estraga ele fica no conjunto e com pouco tempo o defeito volta.
Olá, mas posso apenas retirar as molas, ou tenho que comprar um botão novo?
Se retirar as molas não precisa comprar o botão. Apenas vai mudar o funcionamento da tecla.