Peugeot 206 – Qual é a sua bateria? 

É a 50 Ah caixa alta ( Veja a ficha técnica deta bateria mais abaixo) A bateria do 206 da Peugeot (2000 a 2010) é diferenciada e uma adaptação vai comprometer a fixação dela no carro (alguns modelos tem caixa maior, o que possibilita instalar a 60 Ah caixa alta). E isso pode ser perigoso, pois a bateria pode sair do lugar, cortar fios e a energia do carro.

No mais, sempre recomendo a indicação da fábrica para substituir qualquer peça de um carro. No caso da bateria as espes são encontradas no manual do proprietário. A grande diferença é a altura, maior no caso da 50 Ah.

Peugeot 206 - Qual é a sua bateria?

Mas por que uma bateria de 50 Ah e não uma de 60 Ah? A fábrica optou por uma modelo cada vez mais difícil de encontrar no mercado. Eletricamente não existe muita diferença entre baterias de 50 e 60.

O alternador e a bateria do 206

O alternador suporta carregar as duas. As duas também suportam o sistema elétrico do carro, incluindo o ar-condicionado. A diferença seria a corrente de partida maior e 10 horas a mais na bateria de 60. Isso é bom para o carro.

Mas o espaço pode não permitir. Nem mesmo uma de 48 (caixa baixa) serve no carro apesar de ser mais fácil de encontrar e mais barata, além de especificações elétricas bem parecidas. Ela ficaria solta na sua caixa.

Bateria de 60 no 206?

A de 60 pode caber, mas teria que ser caixa alta.
A explicação do uso de uma bateria de 50 Ah caixa alta no Peugeot 206 pode ser econômica, mas para a montadora e não para o consumidor final. Por que?

A Volks também passou a fazer isso. Muitos dos seus modelos passaram a usar baterias de 40 Ah onde antes se usava a de 60 Ah. Longos testes foram feitos e a durabilidade de uma de 40 ficou bem próxima da de 60. Agora imaginem a economia ao instalar em uma frota inteira uma bateria de 40 ou 50 onde se usava uma de 60.


Por outro lado, a bateria do Peugeot 206 é mais fácil de trocar. A lógica para isso é bem evidente e usa-se de poucas ferramentas. Mas é algo que deve ser feito pelo dono do carro somente em caso de emergência, onde todos os outros recursos para uma bateria arriada foram usados. O Peugeot 206 pode dar uma complicadinha na hora de troca sua bateria.

Veja aqui o que significa Ah

Evidentemente que o modelo da bateria é dimensionado pela fábrica e foi exaustivamente testado. No caso da bateria do Peugeot 206 ela pode ter uma durabilidade maior, se for usada adequadamente no carro. Na minha oficina sempre notei a longa durabilidae da bateria do Pegeout 206. 

Modelo da bateria do Peugeot 206 segundo a fábrica

A bateria do 206 modelo 1.6 é uma de 50ah positivo a direita, caixa alta.  É possível instalar uma maior devido ao espaço onde ela é instalada, conforme vemos na foto abaixo. Mas não é recomendado.

Qual a bateria do Peugeot 206

É possível instalar uma bateria menor?

Sim. Mas também não é recomendável. Como dito acima, cada vez mais os veículos são dimensionados na sua parte elétrica. Isso, evidentemente inclui sua bateria, sua potência e capacidade de armazenamento.

Talvez em uma situação de emergência, onde a bateria apresenta defeito e não é encontrada o modelo original, uma bateria menor ou maior pode ser instalada por um período curto de tempo. Depois deve ser trocada pela bateria indicada pela fábrica.

A bateria tem deve ser selada, sem manutenção, ou vai durar pouco, exigindo reposição de água a cada 3 ou mesmo 2 meses. Também, a queda de voltagem nesse tipo de bateria é maior, principalmente no momento da partida. Isso pode implicar em uma possível pane súbita, onde o carro fica sem energia.

Característica técnicas da bateria do Peugeot 206

 

  • CAPACIDADE – 50Ah Caixa alta
  • CCA – 340 A
  • COMPRIMENTO – 21 centímetros
  • ALTURA -19 centímetros
  • LARGURA – 17,5 centímetros
  • PESO – 12.74 kg

A troca dessa bateria é muito simples. Comece o serviço sempre pelo negativo da bateria e termine ele pelo negativo. Isso vai evitar possíveis curtos.

Outro sinal de bateria fraca

Este aviso costuma aparecer no painel do Peugeot 206, ou outros da mesma fábrica: pilha do telecomando fraca. Alguns motoristas ficam sem saber o que significa “telecomando” e logo imaginam que seja algo sério ligado ao sistema eletrônico do carro, como a injeção ou outro componente.. Alguns já até me perguntaram ser era problema na bateria do carro.

Nem toda luz de advertência é algo urgente. Algumas acendem para deixar o motorista de sobreaviso de algo pode que parar o veículo ou anular um sistema menos importante, como a perda de um conforto que o carro fornece. O padrão de cores é o mesmo de sinal de trânsito: vermelho, pare, amarelo atenção. Verde quase sempre é algo normal em funcionamento

Muitos modelos brasileiros já possuem este tipo de acessório eletrônico, como o computador de bordo e todos os seus avisos de lâmpadas queimadas, porta mal fechadas e até falta do uso do cinto de segurança. Veja mais abaixo sobre esta bateria ou pilha do telecomando do 206.

Bateria do telecomando fraca no painel do 206

pilha de telecomando

O caso do aviso de “Pilha do telecomando fraca” é exatamente isso. Pode não ser tão evidente de imediato, mas o motorista mais atento vai reparar que o comando do alarme precisa estar cada vez mais perto do carro para acionar ou desarmar o seu alarme. Nesta situação pode acender no  painel o aviso de pilha do telecomando fraca.

A solução é simples: basta trocar a pilha, ou a bateria que fica dentro da chave e  tudo se normaliza. Procure um chaveiro especializado em carros e exija uma bateria idêntica em potência, voltagem, e tamanho. Muitas vezes existem diferenças quase imperceptíveis, principalmente na espessura delas. Isso é primordial para uma maior durabilidade.

Preço barato

O preço é bom, bem barato. A troca dessa pilha é rápida. Se quiser, você mesmo pode fazer esse serviço. Basta comprara pilha levando a sua como amostra. A troca segue uma lógica, bastando um pouco de cuidado. Fique atento a encaixes e/ou parafusos de fixação.