Ventoinha do motor é um dos nomes do eletroventilador que resfria o radiador do seu carro. Dificilmente existem carros sem esse acessório, a não ser os refrigerado a ar, como o Fusca. Mesmo assim ele também tem uma hélice oculta. A diferença é que um motor com radiador é refrigerado pela água que passa por dentro dele. É aí que a ventoinha entra em ação.
Ventoinha do Motor
Acionada por dispositivos elétricos eletrônicos que envolvem sensores de temperatura, a ventoinha refrigera a água que circula dentro do radiador, mantendo uma temperatura ideal de trabalho. Esse é um processo antigo, mudando apenas a tecnologia com o passar do tempo.
Os veículos mais velhos (os bem antigos usavam uma correia na hélice) acionam esse ventilador do radiador através de um sensor de temperatura que envia um sinal negativo direto para o motor dela. Esse sensor é o famoso cebolão, que quase sempre fica instalado no radiador, mais precisamente na parte de baixo dele. Nesse caso é preciso que o radiador esquente e acione o cebolão.
Ventoinha do motor e novas tecnologias
Com o avanço da tecnologia esse cebolão diminuiu de tamanho e passou a acioná-la de outro lugar: instalado no bloco do motor. Nesse caso é a temperatura do motor que comanda o funcionamento do sistema, que passou a ter mais precisão. Com o tempo, o sistema de injeção eletrônica também mudou. Sua central passou a comandar vários acessórios que passaram a ser chamados de atuadores.
Isso significa que hoje muitos veículos têm essa mesma ventoinha descrita acima. Mas ela é acionada pela central eletrônica do carro e usando o mesmo sinal de temperatura do motor. Aliás, existem dois sinais desses:
- Um para o ponteiro de temperatura do painel, que serve de informação visual para o motorista
- Outro que envia um sinal para a central. É esse que vai fazer a ventoinha armar e refrigerar o motor do carro.
Detalhes
- Podemos ter uma ou duas ventoinhas no radiador. Isso quase sempre acontece quando o carro tem ar-condicionado instalado.
- Também podemos ter mais de uma velocidade, dependendo do modelo do carro.
- Todo seu circuito é protegido por um fusível e também usa de um relé auxiliar.
Mas a ventoinha também merece manutenção ou a troca dela em um determinado tempo. Isso vai ajudar a preservar todo o sistema de resfriamento do motor, inclusive a central, que pode queimar essa parte e o carro vai ferver. E uma central dessa é bem cara no mercado.
Veja também: Meu carro ferveu o que fazer e Como colocar água no radiador.
Boa matéria, mas pode ficar ainda mais completa.
Se me permite, eu tenho algumas pequenas correções:
1ª
“motor com radiador é refrigerado pela água “.
Atualmente somente o ar condicionado refrigera alguma coisa num carro “comum” e não é o motor.
REFRIGERAÇÃO é o ato de diminuir a temperatura de algo para abaixo da temperatura do ambiente externo (aqui no Rio qualquer coisa abaixo dos 30ºc já pode ser considerado refrigerado).
O sistema de ARREFECIMENTO é o responsável por diminuir a temperatura de algo muito quente (um motor ligado por exemplo) para próxima da temperatura ambiente, trocando calor com o mesmo mediante irradiador térmico (radiadores com circulação de liquido ou aletas nos cilindros para passagem de ar).
2ª
“veículos mais velhos (os bem antigos usavam uma correia na hélice) acionam essa ventoinha através de um sensor de temperatura”
Carros antigos de motor longitudinal arrefecidos á água, tinha-se ventoinha mecânica acionada por polias conectadas ao virabrequim por correias ou os mais antigos ainda tinham ventoinha diretamente acionadas pelo virabrequim, girando permanentemente no mesmo “ritmo” do motor.
Em carros de motor transversal, o sensores de temperatura (cebolões ou cebolinhas, depende do modelo) acionam a/as (se houver mais de uma) ventoinha elétrica (eletro-ventilador). Esse sistema é mais eficiente, pois á ventoinha só é acionada quando necessária e MUITO mais seguro do que o antigo.
Quem já viu uma pá de ventoinha mecânica quebrar (principalmente as de aço) nunca esquece (a que eu vi romper atravessou o capô da A10 e caiu TRINTA E DOIS metros distante, depois disso eu NUNCA mais fico na direção de uma girando)!
Um acréscimo:
“existem dois sinais desses: um para o ponteiro de temperatura do painel, que serve de informação visual para o motorista, e outro que envia um sinal para a central. É esse que vai fazer a ventoinha armar e refrigerar o motor do carro.”
Nos carros atuais que ainda tem termômetro, este só marca bom ou ruim (já ferveu), tudo para não assustar o condutor comum (infelizmente cada vez mais leigo em mecânica e em condução, por isso os carros autônomos são praticamente inevitáveis) com as variações normais de temperatura do motor. Nos carros atuais mais simples nem termômetro tem, só um luz espia que só vai acender depois do problema e te pegar de surpresa.
Eu sempre dirijo monitorando o termômetro dos meus carros afim de me prevenir agravar algum problema “térmico” que começa á se mostrar e não ser pego de surpresa e já pretendo por um no meu fusca (na ausência de água, medindo á temperatura pelo óleo) para poder continuar fazendo o mesmo.
De resto, boa iniciativa!
Espero continuar lendo suas matérias por bastante tempo!
Ola Leandro. Perfeitas suas considerações! Agradeço sua participação e fique a vontade para comentar.
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Olá!
A ventoinha faz o trabalho de exaustor? Ou seja, retira o calor do radiador e manda pra fora?
Outra pergunta: e nos ônibus com motor traseiro, é exaustor que puxa caloria ou ventilador que assopra ar frio no radiador?
Ola Bruno. A ventoinha puxar mais frio e joga no radiador. Seria como tomar ar frontal.
Boa noite quero só tirar uma dúvida, e normal tipo assim a ventoinha acabou de acionar mas se eu desligo o carro ela desliga também. Pq eu entendo assim a temperatura chegou no limite a ventoinha acionou eu acho que era pra continuar funcionando a te resfriar né isso
Ola Dorgival. Sim, em alguns modelos é normal. Como o carro desligado a temperatura cai naturalmente.Se seu carro tem ponteiro de temperatura, repare que a ventoinha aciona bem antes da faixa vermelha,que seria o limite de perigo.