Ventoinha do motor é um dos nomes do eletroventilador que resfria o radiador do seu carro. Dificilmente existem carros sem esse acessório, a não ser os refrigerado a ar, como o Fusca. Mesmo assim ele também tem uma hélice oculta. A diferença é que um motor com radiador é refrigerado pela água que passa por dentro dele. É aí que a ventoinha entra em ação.

Ventoinha do Motor

Acionada por dispositivos elétricos eletrônicos que envolvem sensores de temperatura, a ventoinha refrigera a água que circula dentro do radiador, mantendo uma temperatura ideal de trabalho. Esse é um processo antigo, mudando apenas a tecnologia com o passar do tempo.

Ventoinha do motor

As ventoinhas e suas peças

Os veículos mais velhos (os bem antigos usavam uma correia na hélice) acionam esse ventilador do radiador através de um sensor de temperatura que envia um sinal negativo direto para o motor dela. Esse sensor é o famoso cebolão, que quase sempre fica instalado no radiador, mais precisamente na parte de baixo dele. Nesse caso é preciso que o radiador esquente e acione o cebolão.

Ventoinha do motor e novas tecnologias

Com o avanço da tecnologia esse cebolão diminuiu de tamanho e passou a acioná-la de outro lugar: instalado no bloco do motor. Nesse caso é a temperatura do motor que comanda o funcionamento do sistema, que passou a ter mais precisão. Com o tempo, o sistema de injeção eletrônica também mudou. Sua central passou a comandar vários acessórios que passaram a ser chamados de atuadores.

Isso significa que hoje muitos veículos têm essa mesma ventoinha descrita acima. Mas ela é acionada pela central eletrônica do carro e usando o mesmo sinal de temperatura do motor. Aliás, existem dois sinais desses: 

  • Um para o ponteiro de temperatura do painel, que serve de informação visual para o motorista
  • Outro que envia um sinal para a central. É esse que vai fazer a ventoinha armar e refrigerar o motor do carro.

Detalhes

  • Podemos ter uma ou duas ventoinhas no radiador. Isso quase sempre acontece quando o carro tem ar-condicionado instalado.
  • Também podemos ter mais de uma velocidade, dependendo do modelo do carro.
  • Todo seu circuito é protegido por um fusível e também usa de um relé auxiliar.

Mas a ventoinha também merece manutenção ou a troca dela em um determinado tempo. Isso vai ajudar a preservar todo o sistema de resfriamento do motor, inclusive a central, que pode queimar essa parte e o carro vai ferver. E uma central dessa é bem cara no mercado.

Veja também: Meu carro ferveu o que fazer e Como colocar água no radiador.