Muitos proprietários de carros desconhecem essa terceira luz de freio. Todo automóvel tem que sair de fábrica com duas lâmpadas de freio, uma em cada lanterna funcionando adequadamente. Essas são bem conhecidas do público. Mas e a terceira luz de freio? O que é e onde fica? Quais são seus defeitos principais e suas características? É um acessório obrigatório? Esse post vai responder essas perguntas.
Ela também é conhecida como “brake light” (literalmente: luz de freio) e tem como objetivo reduzir às chances de acidentes por causa da sua posição elevada em relação as outras duas lâmpadas de freio. Sua potência também ajuda nesse sentido. Tudo é uma questão de “ser visto” por outros motoristas, seja na estrada ou em vias de grandes centros.
Onde fica?
Como dito, ela fica em posição elevada, normalmente na parte de cima do vidro traseiro, no meio dele. Tem um tamanho quase padrão e pode usar uma lâmpada de um polo e 21 Watts, várias lâmpadas tipo esmagada de 5 Watts, ou um conjunto de leds que vem equipando os carros mais modernos. Em veículos com porta-malas separados da cabine – imagem abaixo – o brake light fica na parte inferior do vidro, também no meio, mas sempre em posição acima das lanternas.
Características
Por lei qualquer luz de freio tem que acender na cor vermelha. Também no caso do brake ligth a lâmpada é vermelha ou a lente dele é. Alguns veículos mais antigos (somente mais antigos) têm essa lanterna de brake light, mas sem as lâmpadas, funcionando como o conhecido “olho de gato, que reflete em vermelho o farol do carro que vem atrás. Também tem a mesma função de chamar atenção de outros motoristas.
Defeitos principais
Basicamente são os mesmo das lanternas de luz de freio: luz queimada, falta de aterramento e mau contato. Mas uma característica desse acessório é apresentar defeito na fiação, principalmente onde os fios passam da porta para a coluna dela através de uma sanfona de borracha. Por causa do uso dessa porta, um fio pode quebrar e a luz para de acender. Um conselho é jamais aumentar ou diminuir a potência desse acessório. A cebolinha de freio também pode influenciar o brake, mas seria no conjunto inteiro de lâmpadas de freio.
É obrigatório?
Sim. Mas somente para veículos fabricados depois da lei, que é recente. Em fevereiro de 2007 foi publicada a resolução 227 pelo CONTRAN. Foi decidido que veículos fabricados a partir de janeiro de 2007 teriam que sair com o brake ligth de fábrica. Também houve a recomendação para não usar vidro muito escuro, o que poderia atrapalhar o funcionamento básico da terceira luz de freio. Evidentemente que veículos anteriores a essa resolução não são obrigados a ter o brake ligth, pois a lei no Brasil não retroage. Mas se ele foi instalado como um acessório pelo motorista, mesmo que em carros mais antigos, o bom funcionamento é obrigatório e sujeito as mesmas multas.