Start&stop
Toda tecnologia nova, de ponta, e com mudanças interessantes, acaba virando objeto de desejo do consumidor. Em se tratando de carros e tecnologia automotiva o entusiasmo é maior. Afinal, mudanças bruscas são poucas nesse setor. Alguns já estão ansiosos com a chegada do carro voador, o que ainda deve demorar um bocado. Será? Mas uma inovação tem rendido dividendos para as montadoras e para motoristas: o sistema start&stop.
Como funciona o sistema start&stop?
A ideia é simples mas genial. Apenas faltava tecnologia para funcionar bem. A função básica desse acessório é desligar o motor toda vez que o carro para. Um exemplo seria uma parada em um sinal fechado. Para religar rapidamente sem acionar a chave, basta soltar o pedal do freio ou pressionar a embreagem no caso de carros com câmbio manual. Ou seja: são ações do motorista quando se pretende movimentar o veículo novamente.
Seu funcionamento é através do arranque convencional, porém com uma central inteligente que percebe quando o carro está em marcha lenta e desliga o motor. Para ligar acontece o descrito no parágrafo anterior, mas tudo comandado por essa central especial. O arranque também é mais robusto, pois obviamente vai ser bem mais usado. O mesmo acontece com a bateria que passou a ser mais resistente, com capacidade elétrica maior de partida. Mas e outros componentes?
Velas do carro
Mas faltou reforçar as velas desse tipo de carro. Ainda não existem projetos específicos para velas de carros com start&stop. Um carro sem start-stop normalmente dá 6 ou 7 partidas por dia. Como no novo sistema as partidas serão bem mais constantes, as velas sofrem desgaste maior. Mesmo com novos materiais que estão sendo usados nesse tipo de vela, como platina e irídio, uma revisão periódica é necessária nas velas, pelo menos a cada 10 mil km. Não tem como adivinhar o estado delas e muitos estão tendo esse tipo de problema.
Carros modernos, embora pareçam mais frágeis, são construídos para suportar condições adversas, principalmente os motores, com suas centralinas eletrônicas. Por isso um defeito notado já vem acontecendo por um tempo até acender alguma luz indicadora. Por isso a importância de fazer revisões periódicas.
Qual a desvantagem do start&stop?
- Bateria muito cara. É especial devido ao liga desliga do carro
- Motor de partida pesado por necessidade de muito uso
- Muito barulho se pegar trânsito intenso
- Desgaste de componentes elétricos que tem manutenção mais cara
Qual a diferença entre Start-stop e Start & Stop?
Repararam a diferença na escrita: star-stop e star&stop? É assim por que são sistemas diferentes. o Start&stop é o sistema descrito acima, no post. Já o star-stop é aquele que tem um botão, normalmente vermelho, no painel do carro e que apertamos para o motor ligar. Também exige a chave do carro por perto. São tecnologias totalmente diferentes.
Porque desligar o start&stop?
Muitos argumentam que as desvantagens elétricas do carro equipado com Star&stop vale a pena desligar. Sim, tem como desligar e alguns modelos já estão saindo de fábrica com um botão para isso. Fazer isto de vez em quando, por causa do incômodo que muitos já reclamaram comigo (barulho constante da partida), pode ser válido. Mas se for para, por exemplo, trocar a bateria e colocar uma comum e mais barata, aí não. É um erro.
Esta bateria vai estragar mai rápido, perde a garntia por uso indevido, etc. O motor de partida deste tipo de carro é mais forte, mais robusto e exige uma bateria de alta amperagem de partida. Tem também o aumento do consumo de combustível, que é a principal ação do start&stop: desligar o motor quando o carro esta parado para economizar gasolina.
Quanto tempo dura bateria de carro com start&stop?
Dizem que é 3 anos. Mas tenho visto vários casos de durar menos, coisa de 2 anos. Mas isto acontece mais quando a bateria é trocada e o dono escolha marcas não recomendadas, mesmo que ela seja para Start&Stop. Esta escolha é feita muitas vezes por causa do alto preço destas baterias. Existem baterias que sequer duram o tempo de garantia. Portanto, eu recomendo usar a bateria original.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.