O Chevrolet Classic foi fabricado até 2016. Por isso escolhi este ano do modelo para fazer este post sobre seus fusíveis, pois abrange quase todos os fusíveis de modelos anteriores. Os fusíveis do Chevrolet Classim bem bem a cara da montadora: simples na construção, fáceis d tstar ou de trocar. Segue abaixo esta lista.
Fusíveis do Chevrolet Classic
Obs: Sequencia para entendimento. F – Fusível/Número do fusível/potência/acessórios
- F01 – 10A – Módulo de controle de Air bag (SDM)
- F02 – 10A – Sistema de imobilização (immobilizer) / Módulo de controle do motor (ECM) / Sensor de velocidade / Painel de instrumentos / ABS
- F03 – 20A – Tomada de acessórios elétricos / Rádio /Mostrador digital de funções triplas (se equipado de fábrica)
- F04 – 7,5A – Relé do compressor do a/c e Relé principal do a/c Também a iluminação dos interruptores internos e porta-luvas
- F05 – 7,5A – Luz ré
- F06 – 15A – Luz de freio / Luz indicadora de direção
- F09 – 15A – Farol alto direito e esquerdo / Luz indicadora de farol alto no painel de instrumentos (Luz azul mo painel)
- F10 – 10A – Farol baixo do lado esquerdo
- F11 – 10A – Farol baixo do lado direito
- F12 – 7,5A – Faroletes dianteir0 e traseiro do lado esquerdo
- F13 – 7,5A ou 10A – Faroletes dianteiro e traseiro do lado direito / Iluminação dos botões do painel, iluminação do painel de instrumentos, rádio [se disponível], TID (veja o manual) / Luz de placa
- F17 – 25A – Positivo do módulo de freio ABS
- F18 – 10A – Positivo do rádio / Mostrador digital de funções triplas
- F19 – 10A – Sistema de imobilização / Painel de instrumentos/Módulo de controle do motor
- F20 – 30A – Sistema de vidros elétricos, lado esquerdo
- F21 – 20A – Luz de freio/ luz de setas / Alimentação do conector de diagnose ALDL / Luz de iluminação interna
- F22 – 20A – Módulo de trava elétrica central das portas
- F23 – 30A – Sistema de vidros elétricos, lado direito
- F24 – 5A – Luz interna do teto / porta-malas
- F28 – 5A – Buzina / Bomba de combustível / Sistemas elétricos do motor do veículo
- F29 – 10A – Buzina
- F30 – 20A – Bomba elétrica de combustível e bicos injetores de combustível
- F31 – 20A – Bobina de ignição / Alimentação da ECM/ Sensor de oxigênio / Cânister
- F32 – Alimentação do Módulo de Controle do Motor (ECM)
- F34 – 30A Solenoide do motor de partida
- F35 – 7,5 – Bomba de partida a frio
- F37 – 30A – Desembaçador traseiro
- F39 – 25A – Alimentação do motor Limpador de para-brisa
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.